Anúncio do HT Forum

SINTONIA DA CAIXA TRAPEZOIDAL?

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Xezz, 4 Dez 2018.

1. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Eai galera eu comprei um Banda ice x 802 pra empurrar meu Sub N.A.R 12" mas eu queria saber como calculo a sintonia da minha caixa pra eu fazer o corte subsônico correto. Eu ja cansei de pesquisar na Net mas so acho daa caixas Quadradas, Retangulares e Triangulares. As Trapezoidais nao acho q forma alguma. Se alguem conseguir me ajudar fico grato.

Se for ajudar segue as medidas da minha caixa:

comprimento - 59.5cm

altura - 34cm

base lateral superior - 29cm

base lateral inferior - 40cm

Espessura da madeira : 20mm

Litragem - Aprox. 51 lts.

Duto:
    Diametro - 10cm
    Profundidade - 22cm

2. soaresrey

soaresrey Usuário

A sintonia independente do formato, poderia ser um losango que a fórmula continuaria a mesma

• 1
  3. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Poxa Soares obrigado pelo comentário, eu pesquisei isso mas nao encontrei, eu fiz um cálculo que achei na internet entao daria 44hz de sontisia minha caixa, nao e muito baixo isso? Pelo oq pesquisei com essa sintonia eu terei um sub mais longo e mais suave, quanto maior a sintonia a batida tende a see mais seca e mais forte né? Bem meu estilo musical favorito eh Rap internacional tipo Soulja Boy, Gucci mane, Paul Wall entre outroa rappers. Mas tb gosto muito de eleteonica e pelo que entendi um equilíbrio legal entre esses estilos musicaia seria uma sintonia de 60hz.

Vou ver oq posso fazer...

4. soaresrey

soaresrey Usuário

Desencana
    Faz a caixa conforme o manual, corte subsônico em 20hz e seja feliz..
    Se quer velocidade nos graves faça selada, problemas resolvidos.

5. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Na verdade mano a caixa eu ja tenho ganhei de um amigo a caixa ja montada com o sub, eu so estava atrás da sintonia dela pra saber como vou fazer o corte do filtro Subsônico. Ai conforme a sua ajuda ai vi q essa caixa dutada q ele me deu tem 44h de sintonia. Entao vou colocar o Subsônico pra cortar em 44 no módulo e zaz. Ou vc colocaria o corte Subsônico mais baixo mesmo a caixa sendo de sintonia a 44hz? Eu achei uma tabela aqui na internet achei interessante a partir do 40hz.

"
    Tabela das frequências (resumida):
    • 1hz: significa um movimento do cone (ida e volta) em um segundo, é inaudível.

• 10hz: significa 10 movimentos de ida e volta do cone em um segundo, só vento.

• 25hz: Mais vento do que som. Movimento mecânico, treme o ambiente.

• 40hz: Você começará a ouvir o sub-grave, além de sentir tudo vibrando. Sub-grave bem extenso.

• 50hz à 60hz: Sub-grave com mais pressão, graves fortes porém bem extensos.

• 70hz à 100hz: Pouco sub-grave. Sensação de mais pressão, vibração.

• 100hz à 150hz: Muita vibração, grave bem firme, bem forte, dói os ouvidos.

• 150hz à 250hz: Vibração bem rápida. Aqui os alto falantes com suspensão de borracha já não renderão quase nada.

• 250hz à 500hz: Muita vibração. Voz mais encorpada e batidas bem rápidas e secas.

• 500hz à 1000hz: Voz pura, voz encorpada, e também vários instrumentos, alarmes, buzinas, etc.

• 1000hz à 3000hz: Voz com pouco agudo, voz gritante, buzinas e alarmes mais agudos, outros instrumentos e sons que causam desconforto a nossos ouvidos.

• 2000z: Esta é a frequência de ressonância da maioria dos humanos. É uma frequência irritante aos ouvidos. Indicamos abaixar essa frequência em 2 a 3 dB, caso você tenha um equalizador, assim o som dos drivers ficará muito mais agradável.

• 3000hz à 5000hz: Voz com agudo, vozes muito finas e agudos fortes, bem definidos, chiados, sons de violino, teclados, últimas notas da guitarra, sons de metais batendo, etc.

• 5000hz à 20.000hz: Agudo puro, quanto mais alta a frequência, mais fino e fraco o agudo, ou seja, à 5000hz você ouve um agudo mais forte, porém acima de 10.000hz ele já é muito fraco.
    Acho que vou deixar o corte Subsônico em 40 mano oq vc acha?

6. soaresrey

soaresrey Usuário

deixe em 20hz.. mas se quiser colocar em 44 fique a vontade

abs

• 1
  7. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Vou seguir seu conselhor brow vou deixar em 20 entao...

• 1
  8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    A propósito, qual o valor do Fs do alto-falante?

Vejo falarem em colocar corte em 20Hz, querendo colocar um corte baixo, sem dar a sintonia da caixa.

Primeiramente, acho que deveria saber o volume líquido (volume bruto - volume ocupado pelo alto-falante) dessa caixa e depois usar um desses programinhas de simulação, fornecendo-se o valor do líquido e especificação dos dutos. A partir daí saber a sintonia.

Os programinhas mais comuns são Bass Box e Win ISD.

Na simulação, devemos fornecer a potência a ser aplicada e o mais crítico, é identificado nesse gráfico de Cone Excursion.

Vou tratar esse caso do gráfico exemplo:

O Fs desse alto-falante gira em torno de 35Hz(horizontal) e supondo que ele tenha Xmax de 10mm(vertical), o corte mínimo deve ser próximo aos 30Hz, sendo que mais próximo do valor do Fs, é ideal.

Existem casos, em que o projeto é tão crítico, que até mesmo realizar corte no valor do Fs, não é seguro.

Tem muitos e até pelo Youtube:
    https://www.pcpaudio.com/pcpfiles/doc_altavoces/tutwinISD/tut.html

• 1
  9. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP

BOOOA coelho, cara o FS do meu Sub eh 23hz e a caixa esta sintonizada em 44hz maa foi como vc falou nao fiz os calculos em cima do espaço ocupado pelo sub

10. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Essas sao as especificações do meu sub:

Alto falante 12" NAR Subwoofer 12SW-3 D6
    Especificações técnicas:

• Dimensões: 12" / 304mm;
    • Fs: 23.40 Hz;
    • Qts: 0.318;
    • Vas: 175.5 Lts;
    • Potência Watt RMS: 300W;
    • Faixa de Resposta (Hz): 20 a 1000;
    • Impedância Nominal(Ohms): 2x6;
    • Qes: 0.347 ;
    • Qms: 3.908 ;
    • Xmax: 13 mm;
    • No: 0.631 %;
    • Sens.: 90.02 W/m;
    • Sd: 53.093 m²;
    • Le: 1.9 mH;
    • Re: 2.4 ohm;
    • Bl: 10.36 Tm.

11. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Coelho Meu note queimo a tela to so no cel mesmo. Baixei um app chama BassReflex galera fala q eh tao confiável quanto o WinISD, conforme os parâmetros aqui deu 39,69 Hz a sintonia da caixa, se vc tivee a boa vontade vc faria ai pra mim no WinISD? So pra ver se casa esse valor? So to pedindo por causa q to sem pc mesmo se nao eu baixava e fazia.

Última edição: 6 Dez 2018
  12. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Infelizmente não irei poder instalar o software, por usar um computador do trabalho, mas se o Fb é de cerca de 39 Hz, o corte em 35Hz, já estaria de bom tamanho.

Penso que é melhor poder sacrificar um pouco a resposta, mas pelo menos não irá sacrificar seu investimento.

• 1
  13. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Boooa mano shooooow!

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso