Anúncio do HT Forum

Sintonia (hz) caixa de som.

Discussão em 'DIY' iniciada por soadrox1, 31 Jul 2014.

1. soadrox1

soadrox1 Usuário

Olá amigos, sou novo aqui se estiver no lugar errado por favor peço que movam..
    Mas a duvida e a seguinte..
    Estava aqui lendo o tutorial do Winisd, mas nao consigo entender sempre da errado o calculo :/
    Daí pensei em perguntar a vocês que tem mais especiencia nesse ramo de som..
    Tava tentando descobrir em quantos Hz a caixa com meus paini ta sintonizada, ela tem 43L cada camara com Dutos de 4x35cm ..
    Eu queria deixar ela sintonizada em 55hz a 60hz.. Mas não sei se 35cm de duto resulta nessa sintonia..
    É apenas uma curiosidade minha mesmo, pois o som ta me satisfazendo muito bem!
    Agradeço desde já, abraços!

Anúncio do HT Forum
  2. sub_grave

sub_grave Usuário

Desde 11 Jan 2007
    São Paulo/SP/Brasil
    Me passa o modelo exato do falante, eu posso simular para você e ver como esta sintonizado

3. soadrox1

soadrox1 Usuário

Então amigo, os meus são 2 Subwoofer de 12 da Pioneer.. É um TS-w310S4 e um TS-w309D2 ligado em serie.. Ambos tem 400rms..
    Abraço

4. soadrox1

soadrox1 Usuário

UP!!!!!!!!

5. sub_grave

sub_grave Usuário

Desde 11 Jan 2007
    São Paulo/SP/Brasil
    Utilizando o software winisd 0.50a7 (Pro Alpha), deu os seguintes resultados:

TS-w310S4 com caixa de 43 L e 1 duto de 4" x 35 de comprimento.

A caixa esta sintonizada em 36 Hz com um pico de +ou- 4 dB em 50 Hz Hz e f3 em 31,18.

Se quiser sintonizar este sub em 55 Hz, você precisa diminuir o duto para 11,3 cm.

Porem isto vai gerar um pico de quase 10 dB eu creio que o som não ficaria legal...
    Mas como acredito que esta querendo som no estilo paredão, deve ser isto que deseja.

Já o TS-w309D2, não encontrei os parametros dele, se encontrar me manda e eu calculo.

Uma pergunta, porque eles estão ligados em série ?

E outra.

Para sintonias tão altas não seria melhor trocar estes subs por woofers ?

Para sintonia entre 55 e 60 Hz, você encontra woofer de 4 ohms e aproximadamente de 96 dB SPL, o resultado seria muito melhor, "falaria" muito mais alto e provavelmente utilizando menos potencia que atualmente 2 x 400 Wtts RMS.

6. soadrox1

soadrox1 Usuário

Olá amigo tudo bom? Obrigado pela resposta!
    Mas o meu proposito é um som com MUUUITO SPL.. Os Pioneers são muito bons em SPL, gosto muito deles..
    Eu quero sintonizar em 55~60hz porque pelo que li nos foruns esta é a frequencia dos alarmes de carros, e eu queria brincar um pouco as vezes de disparar uns alarmes.. Esses dutos de 4x35cm ja dispara, mas raramente.. Então tava pensando em mudar pra 28cm.. Será que ira disparar com mais facilidade?
    Entao o 309d2 eu ligo em serie as bobinas dele para resultar em 4ohms assim colocando no bridge do meu Bbuster 3600gl..
    Desculpe qualquer coisa e continuo agradecendo sua ajuda.. Aguardo contato, abraço

7. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    Puts cara! Mas que pensamento esse em?

Regular a sintonia de um subwoofer a fim de sacanear a vida dos outros?!

8. soadrox1

soadrox1 Usuário

Ah cara, muitos ja tiveram essa fase.. É mais um teste tambem pra mim.. Não quero sair sempre igual um doido ai disparando so as vezes e tal..

9. sub_grave

sub_grave Usuário

Desde 11 Jan 2007
    São Paulo/SP/Brasil
    Vou dar uma dica amigo, aqui é um excelente fórum, porem tem uma area do diy relativamente pequena.

Se cadastre em um fórum de som automotivo, por exemplo o autosom.net, la encontrara pessoas com o mesmo intuito que o seu, e disposto a te ajudar.

Procure por videos ensinando a utilizar o software bassbox, e aprendera a simular caixas, é mais fácil que perguntar e esperar a resposta, demoraria bem menos.

Abraços!

10. nivaldopinheiro

nivaldopinheiro Do curioso fez-se um mestre!!

Leva a mal não soadrox1,mas os amigos do fórum,muitas vezes fazem de tudo para ajudar,seja pesquisando,fazendo testes e até contatando empresas,e se deparam com situações iguais à sua...lembre-se,não use o fórum para causar transtornos ao próximo,porque pode ser vc a próxima vitima.

11. Alex_uxp

Alex_uxp Usuário

1 0 1

Desde 30 Out 2014
    paraná

Caixa 57 Litros; Duto interno 60cm , externo 30cm , diminuiu muito a freqüência para fins sub grave, Regular 50hz 0 -12 !

Sua cada recomendo usar 65 litros para cada camada com 1 duto de 4'' com extensor interno"...

12. Marcossilvasantos

Marcossilvasantos Usuário

1 0 1

Desde 5 Jun 2018
    São Sebastião SP
    Bom dia gostaria de uma ajuda comprei um sub endurence 2k 900 RMS de 15"
    Estou na dúvida sobre a caixa pra ficar um grave tanto pra dentro e fora ?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso