Anúncio do HT Forum

Sistema de elevador de TV

Discussão em 'DIY' iniciada por carlmart, 13 Nov 2017.

1. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Faz algumas semanas chegou um projetor de vídeo, e com ele a questão da sua instalação.

Como não quero abrir mão da TV LED de 50" e a sala é uma só, o problema é como compartilhar TV e projetor.

A tela de projeção seria de quase a parede toda: 340 a 360cm de largura. Altura em torno de 200cm, para um formato 16:9.

A primeira ideia tinha sido chumbar a TV na parede, e instalar uma tela motorizada no teto que desce para a projeção quando necessário. Pelo custo tinha que ser um projeto DIY, ou ficaria mais caro que o projetor. E tinha suas complicações, principalmente como manter a tela totalmente esticada.

Como já tinha projetado vídeos com sucesso direto na parede, me ocorreu de inventar um sistema que abaixasse e subisse a TV.

Podia ser com uma dobradiça chumbada na parede, onde a TV ficaria pressa, e abaixando 90 graus para projetar. Solução simples, mas com os seus riscos, principalmente o de quebrar a TV ao abaixar e como segurar na parede quando subir.

A outra era um trilho deslizante, como o de gaveta, que permitisse subir e descer a TV.

Foi quando trouxe a ideia para este forum, no tópico "Clube dos marceneiros de finais de semana":

https://www.htforum.com/forum/threa...e-finais-de-semana.85966/page-10#post-7845719

Nele a colaboração do amigo Guilherme Curcio tem sido fundamental.

A ideia central e fazer um sistema de TV lift, ou elevador de TV. Ele fica por trás de uma mesa onde estão o HT, bluray, media center, etc. A altura desse móvel determina a altura inferior da tela de projeção.

Passo agora a adicionar aqui as imagens que estão no outro tópico, que anexou o amigo Guilherme.

Carlos

Anúncio do HT Forum
  2. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    O sistema proposto pelo Guilherme é uma placa aparafusada aos trilhos.

Uma parte dos trilhos fica chumbada à parede, e a TV fica presa à placa que sobe e desce.

Na parte traseira da placa tem uma polca por onde corre um parafuso de 60cm, que seria o que girando faz a placa subir e descer.

Na base do parafuso vai um motor, que pode ser o aquele de vidro elétrico de carro, encarregado de girar o parafuso num sentido e no outro, subindo e descendo a placa.

A polca tem que ser soldada numa plaquinha metálica para aparafusar na tábua.

Até aqui chegamos. Agora estou tentando achar algum tutorial de como chumba a minha TV na parede com o sistema original dela, que pareceria ser simples.

A TV não é muito pesada (8Kg), portanto acho que o motor vai dar conta. Só não sei com certeza se o trilho que comprei não vai envergar para a frente com o peso da TV.

Para isso, o primeiro passo seria instalar o trilho na parede, seguindo o desenho acima, sem o motor, e ver se a TV sobe e desce sem problema.

Ideias, dúvidas, críticas, sugestões, são todas aceitas. Acho que outras pessoas podem estar pensando numa coisa parecida. Ou já fizeram até.

Carlos

3. wobeto

wobeto Usuário

Desde 2 Mai 2012
    Porto Alegre
    Creio que esse sistema utilizando barra roscada vai ficar bastante suscetível à problemas. Utilize um sem fim específico para movimentação.

Particularmente eu acho que esse sistema ficaria muito lento para movimentação. Se não faz questão de automatizar, utilize cabo, roldana e contrapeso.

4. gvcurcio

gvcurcio Toca do Kowalski

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
    Opa Carlos

Vamos dar continuidade ao projeto então.

Sobre sua dúvida de como prender a TV na placa, é simples. Basta ver qual a medida das furaçÕes da TV para suporte e fazer furos na placa do lift com as mesmas medidas e aparafusar a TV na placa do lift. Muito simples.

Wobeto, ótimas suas observações. Como já venho conversando sobre este assunto com o Carlos a bastante tempo, já inclusive consideramos algumas delas que foram descartadas. Abaixo tento explicar-lhe alguns detalhes.

O uso de barra roscada de fato é mais susceptível a problemas, mas com alguns cuidados no dimensionamento podemos sair disso e é o que estamos tentando fazer ao utilizar uma barra mais grossa e uma polca longa, o que dilui o peso em mais linhas de rosca, diminuindo o desgaste da mesma. De fato a utilização de um eixo próprio para movimentação, utilizando esferas seria mais adequado, mas esbarra no limite de orçamento exposto pelo Carlos bem no início da conversa.

Ele também deseja que seja elétrico para que possa no futuro incluir a movimentação da TV junto com o on/off do projetor, o que seria uma função muito fácil de fazer contando com uma saída de trigger do projetor ou mesmo na ausência deste com um sensor de corrente ligado ao projetor.

A questão da velocidade, vai depender da força do motor e da relação das polias que conectarão o motor ao eixo e é um assunto que ainda verificaremos mais pra frente.

A sugestão de um contrapeso é muito boa, pois pode diminuir muito o esforço do motor, possibilitando menos desgaste do sistema e uso de maior velocidade.

5. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    O problema das polias e contrapesos que eu imagino, pois não tenho absoluta certeza de como isso seria implementado, é se tiver que ficar por cima da altura da TV, invadindo o espaço da tela.

A TV tem que ficar o mais embaixo possível, para que ao subir fique por cima da mesada que fica na frente.

Isso também é importante porque estamos cogitando abaixar a altura desse móvel, que é de madeira maciça e muito pesado.

Já consegui o manual completo da minha TV, que a Sony não tinha fornecido. Explica direitinho como chumbar a TV na parede. No nosso caso, a parede vai ser a placa de madeira que sobe e desce.

Agora então precisamos definir qual seria o parafuso certo, segundo as questões levantadas pelo wobeto.

Não se preocupa sobre adaptar o botão de sobe/desce ao projetor. Se pudermos instalar um remoto melhor, que acho que hoje em dia não seria muito problemático. Ou então uma chave liga desliga também resolve.

Com o parafuso e a polia em mãos posso ir na oficina na cidade que vai fazer as soldas, e ver como ficaria o assunto do motor e as engrenagens con o motor.

Carlos

6. gvcurcio

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
  7. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Vi a sua pergunta, que já foi respondida que não tem.

O preço desse fuso é quase o preço do motor da tela elétrica!

Como seria esse sem fim que o wobeto sugere?

8. gvcurcio

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
  9. gvcurcio

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
    Boa tarde Carlos

Fiz algumas outras consultas. No link abaixo ele tem o fuso de rosca trapezoidal com 600 mm e já faz a usinagem na ponta como desejar (tem a usinagem para encaixar no rolamento e para encaixar a polia):

https://produto.mercadolivre.com.br...-tr10-passo-2-250mm-rosca-esquerda-flange-_JM

Veja a minha pergunta e a resposta dele:

PERGUNTA:
    "Olá, boa tarde. O 8mm passo 8 é com 4 entradas? Este 8mm passo 8 seria capaz de suportar a movimentação de uma carga vertical de aproximadamente 12 Krg? Se sim, qual seria o valor dele com 60 mm, com uma das pontas usinada e com a respectiva castanha, que poderia ser inclusive uma polca quadrada em vez da castanha redonda?"

RESPOSTA:
    "Ola amigo, sim 4 entradas, movimenta sim 12 Kg, o valor de 600mm com a Castanha de bronze mais usinamento e frete gratis pelo Mercado Envios fica tudo por R$173,70, nesse passo de 8 eu não tenho como fabricar a porca, posso adaptar nessa flange um quadrado."

Não vejo necessidade da adaptação sugerida por ele, pois conseguiremos usar a flange como está em problemas.

Só começo a pensar se não é mais prudente comprar um fuso com 70cm em vez de 60 pra depois cortar a sobre, pois se faltar um pedacinho vai acabar tendo que comprar outro.

10. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Oi Guilherme,

Obrigado pela tremenda ajuda que você esta dando.

Acabei de medir de novo, e acho que 70cm de fuso esta bem. Ficaria justo no limite da mesa atual.

A TV mede 65cm de altura, mas tem que botar ela no lugar, com a tralha do trilho (isso ficou divertido) e ver em que altura do chão fica.

Claro que o que esta preso ao trilho é a tábua, não a TV. Ou seja que a TV pode chegar mesmo até o chão, acho. Imagino que esta acompanhando o meu raciocínio.

Só não fica muito claro se a polia continua a mesma, e como adicionar a engrenagem que conecta ao motor.

As peças usinadas são as de latão? Fica uma em cima e outra embaixo? Se for assim, a de cima prende onde?

Como seria a velocidade de subida/descida do fuso?

Carlos

11. Mackson

Mackson Usuário

Desde 26 Abr 2016
    São Bernardo do Campo
  12. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Maravilha o sistema! Pena que só um elevador desses custa em torno de $600 na Amazon.

• 1
  13. gvcurcio

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
    Carlos

É , este elevador é sensacional mesmo, mas aqui no Brasil o mais em conta que se pode achar sai por mais de R$ 1.000,00 sendo que no ML o normal de achar está entre R$ 3K e R$ 5K.

Até agora trabalhamos na questão de como solucionaremos os problemas gerais e ainda não nas medidas e creio que estamos quase na hora de chegar neste ponto, mas ainda temos uns pequenos detalhes a serem resolvidos.

Tentando responder à sua pergunta, a usinagem seria apenas em uma das pontas para que esta encaixar no rolamento de roletes e na polia e acoplamento com o motor, conforme desenho abaixo, em que o aparelho é "visto" por trás:

Novo Documento 2017-11-14 11.24.23_1.jpg

Sobre a velocidade de elevação, vamos levar em conta que um projetor leva algo em torno de 30 seg pra aquecer, portanto temos este tempo para eleva ou descer a TV, sendo assim e considerando que a TV tem 70 cm, teremos 23,3 mm por segundo. Se temos um eixo com deslocamento de 8mm por volta, precisaremos de 3 voltas por segundo para deslocar 24 mm por segundo. Temos agora que medir a velocidade do motor que você vai utilizar, para calcular as reduções que teremos que utilizar para o uso. Se acharmos muito ruim, podemos utilizar um fuso de apenas 1 entrada com deslocamento de 2mm por volta e damos mais voltas por segundo. Neste caso ele faz menos força, mas terá que girar mais rápido.

Quanto ao tamanho do eixo sem fim, sugiro calcularmos certinho pois um erro nos levará a ter que comprar outro. Insisto ser melhor pagar um troco a mais por 10cm adicionais e cortar depois do que ter que jogar fora e comprar outro maior.

Vamos conversando e continue contando com minha ajuda.

14. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Concordo em comprar o fuso com alguma folga de tamanho. Imagino que não deve ser fácil de cortar depois, sendo de aço. Portanto alguns cm a mais tudo bem, mas não muito.

Nem pensar nesses outros elevadores carérrimos. Ali volto para a tela descendo. Eles também são muito altos.

Naquela URL do móvel pode abrir um site que tem os tais de "actuators". mas usam polias de borracha dentada. Imagino que são para CNC, e não suportam o peso de uma TV.

Hoje vi o primeiro elevador DIY de verdade, também com borracha dentada. Não sei a disponibilidade dessas peças no Brasil.

Carlos

15. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Este se parece muito a nosso projeto, e o cara diz que gastou uns $80 nele.

Usa trilhos nas laterais, como o nosso. mas o mecanismo do meio (que hoje vi bastante) não sei como se chama e se tem no Brasil.

16. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Acho que esse tipo de mecanismo se chama actuator, e tem de diversos tipos.

17. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Esse outro sistema de elevador é para bar, não para TV. Mas acho que o sistema serviria:

18. gvcurcio

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
  19. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Mas como funciona esse atuador?

Ele empurra o peso de baixo para cima? Ou pode segurar uma placa vertical pelo meio, subindo e descendo?

Como armaria tudo com essa peça?

O cara do vídeo diz que gastou $80 com tudo. Mas o atuador parece diferente.

20. gvcurcio

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
    Carlos

Este atuador é uma peça pronta do que estamos fazendo. Ele tanto empurra quanto puxa. A montagem não muda em relação ao que desenhamos até agora, ele apenas substituirá o fuso com o motor.

No exterior as coisas são mesmo mais em conta. US$ 80,00 já dá quase R$ 300,00 aqui. Se colocar o custo Brasil, isso mais que dobra.