Anúncio do HT Forum

Sistema para inibir latido de cachorro

Discussão em 'DIY' iniciada por Sr.Burns, 28 Mar 2008.

1. Sr.Burns

Sr.Burns Headphonic

Desde 28 Nov 2006
    São Paulo - SP
    Pessoal, preciso de uma ajuda para verificar a viabilidade técnica e financeira de construir um sistema inibidor de latido de cães. Como não tenho conhecimento técnico nenhum, conto com a ajuda de voces.

Baseando-se neste aparelho http://www.albrasil.com.br/products.asp?ccode=InibAut , pretendo construir um sistema que reproduza frequencias ultra-sonicas que apenas os cães escutam, fazendo-os parar de latir. O aparelho do link acima não serve para mim, pois ele tem alcance de até 12 metros, e eu preciso de um que tenha alcance de até 20 metros.

Minhas duvidas são:
    1) qual seria o valor de um sistema desse?
    2) existe algum alto-falante/tweeter facilmente encontrado e de baixo custo que reproduza frequencias altissimas, nao audiveis aos humanos (os cães ouvem até 60Khz)?
    3) posso utilizar algum receiver/amplificador para servir de fonte, ou é necessario um específico?

• 1

Anúncio do HT Forum
  2. Pante

Pante Caju, Peru, Edu... sem acento!

Desde 28 Jan 2005
    São Paulo
    Rafael,

20 metros? Humm... Você quer adestrar o seu cachorro ou o do vizinho? :lol:

Piadas à parte, vamos aos questionamentos:

1)Difícil dizer quanto custará sem ter já definido o que vai ser feito. Se for montar tudo é provável que passe dos 248,00 que custa o aparelho que você indicou;

2)O tweeter mais indicado seria um piezoelétrico, aliás, parece que a empresa que monta esse que você indicou usa este aqui: http://www.leson.com.br/tlc4.htm. São bem baratos. mas talvez devesse escolher outro modelo, já que o alcance deve ser maior e, nesse caso, quanto mais direcional o tweeter, melhor. Talvez este outro aqui: http://www.leson.com.br/stn4004sc.htm que pela aparência e uso, deve ser bem mais caro (questão de definir o que usar);

3)Pode usar um receiver, mas seria melhor que você já o tivesse, para poder avaliar se resposta de frequência do receiver é ampla o bastante para o uso;

Há! É preciso definir em frequência isso irá operar: 25Khz creio ser adequado, já que é alto o bastante para ninguém (normal :D) ouvir e não ser alto demais nem para o possível receiver, nem para o tweeter;

Ainda estaria faltando o oscilador que iria gerar esse tom de 25KHz (com a devida caixa e fonte de alimentação).

poste mais informações de sua idéia, principalmente o qual seria o receiver e se sabe a frequência do tom usado naquele aparelho que indicou.(y)
    (y)

3. Led-SP

Led-SP Música é a linguagem dos anjos

Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Sem querer atrapalhar o topico, mas veja o motivo do seu cachorro latir tanto assim.

Pode estar carente.

4. corvão

corvão Usuário

Desde 25 Mar 2003
    Pegando carona no tópico, alguém sabe se este produto da Albrasil funciona mesmo?
    Eu não acredito muito nestes produtos milagrosos, mas tenho interesse pois tenho um vizinho com cachorro carente também que late 24 horas por dia a uns 10 metros de minha varanda.

Abraços

Fernando

5. Led-SP

Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Po pessoal,
    Sei que tem cachorro que é chato pra caramba, mas esse tipo de aparelho é uma sacanagem com o animal...

Imagina só um apito agudíssimo no seu ouvido direto?

O uso de ultrasom acho toleravel qdo usado para chamar a atencao do cachorro, tipo uns apitos que usam em treinamento.

Mas para uso direto... sei nao... acho que pode ate prejudicar a saúde do animal.

Talvez algum veterinário participante possa tirar essa duvida. (apesar que tem veterinário que faz cirurgia para acabar com os latidos...(n))

6. corvão

corvão Usuário

Desde 25 Mar 2003
    O problema Led é que a gente fica sem solução, a culpa é do dono, não do animal, é claro, mas uma vez que o dono não toma providencias e não educa o animal, provavelmente porque não respeita e não gosta tanto dele assim, não há o que fazer.

Este cão que me incomoda por exemplo, fica preso (pela diarista) numa varanda de 1,5 por 0,5 metros quase o dia todo, da muita pena, a família sai de manhã e ele fica sozinho o dia todo latindo para qualquer coisa que se mova, é um absurdo, reclamei inúmeras vezes e ninguém está nem ai.

Está no código penal, é perturbação, mas voce vai ter que chamar a polícia (eles vão rir da sua cara) para o cidadão poder ser identificado, depois fazer um B.O., para depois entrar com um processo contra o dono do animal.

É por isso que muita gente desumana envenena animais, porque não tem na prática a proteção da lei.

Eu penso da seguinte forma, já que ninguém toma providencias, na cadeia de culpados pela perturbação eu sou o último e o dono do animal é o primeiro.
    Deve ser ruim para o cão mas antes ele do que eu, ele não compreende mas não há o que fazer quando pessoas incapazes de ter um animal de estimação incomodam a vizinhança toda.

Abraços

Fernando

• 1
  7. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Led, estou exatamente na mesma situação que o corvão, só que no meu caso tem uns 5 (cinco!!!) cães no terreno de uma advocacía e os cachorros passam a noite sem ninguém presente.... e infelizmente há muito mais pessoas que se preocupam com coitado do animalzinho de que com o direito de famílias (inclusive crianças pequenas) de dormir uma noite sossegada. :aff:

Neste caso, NÃO são cães de guarda treinados (que sabem distinguir um real perigo de um simples pedestre passando na frente), eles latem por qualquer coisa, ou seja, nem motivo de segurança pode ser alegado. No caso concreto o pior periodo é quando a cadela está de ciú...

Você pode verificar em vários tópicos minha atitude e manifestações de admiração em relação à animais... mas numa situação destas, até você iria perder a paciência. :-/

PS: já fiz tudo para tentar uma melhoria; tentei conversar com responsável do local de forma amigável com resultado que eu me fez xingar e ameaçar, avisei do problema por escrito, sem resultado, tentei chamar varias vezes a polícia que se recusou de vir por uma causa destas (até entendo, eles devem ter mil coisas mais relevantes para se preocupar) me direcionando para secretaría do meio ambiente do município, liguei para esta secretaría que falou que não está no perímetro deles, só se o barulho estivesse oriundo de pessoas (ex. boate, festas, etc.) e no início do ano quando passei por um periodo de não conseguir mais dormir por quase três semanas (porque os cachorrinhos estavam aparentemente muito "carentes") até abri um BO na delegacía.... e até agora NADA. Ou seja, o cidadão comum está completamente VENDIDO numa situação destas.... alguém ainda quer lamentar o coitadinho do animal??? Haja paciência...:irado:

• 1
  8. Led-SP

Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Agora eu li direito as caracteristicas do aparelho que vc falou.

Ele não emite direto ultrasom...
    É sensível ao latido. Ou seja, latiu, emite o som.
    Eu tinha visto um aparelho que emite direto ultrasom... afastastando o cao.

Esse tipo acredito que possa resolver sem deixar o cao maluco.(y)

Eu entendo a situação de vcs.. o meu tem dia que resolve latir direto (querendo brincar mais), e realmente é muito chato.

9. corvão

corvão Usuário

Desde 25 Mar 2003
    E o pior é que a gente que gosta de animais sofre duas vezes, pelos latidos e por ver os animais sendo maltratados, porque cães bem tratados e educados dificilmente são tão neuróticos assim.

Abraços

Fernando

• 1
  10. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Falou tudo, Fernando!! :concordo: (y)

• 1
  11. Audionet-01

Audionet-01 Usuário

Desde 26 Nov 2005
    SP
    Altas frequências não são direcionais?

O tweeter ou driver terá que ficar na direção dos cães.

Uma coisa que dá certo é rojão. Mas, por favor, não na direção do bicho!!! As baixas frequências geram subharmônicos, além do fato do bicho não entender o que seria este forte som, portanto, temeria-o.

Sérgio

12. Alexandre RS

Alexandre RS NÃO COMPRE, ADOTE

Desde 2 Ago 2006
    Caxias do Sul
    É bem complicado. Sou protetor, já fui inclusive da administração da sociedade protetora em minha cidade. Há 10 anos atrás cheguei a ter 47 cachorros em um terreno ao lado da minha casa, chegou a um ponto que tive que começar a usar bombinhas(não rojões), pois qualquer barulho e era a maior confusão.

Penso, antes assustá-los à larga-los ou incomodar vizinhos que não tem nada há ver com a história. Aprovo medidas como essa e acompanharei o desenrolar do tópico, pois a muitos isto pode ajudar.

13. Avalanche

Avalanche Usuário

Desde 16 Jan 2006
    SÃO PAULO/SP/BRASIL
    Será que existe um aparelho que queime o som de desocupados que adoram abrir o porta malas (sempre na frente das nossas casas, nunca das casa deles) e tocam em alto e péssimo som, as piores músicas que existam? :lol:

JezuizMariaJuzé!!!! Tem hora que dá vontade de importar um MTX Thunder 1.000.000 (aquele modesto de 60") apontar para esse povinho pamonheiro e sentar o BASS!!!! :ataque:

Se souberem de algo que não seja similar a anti-aérea, AR15, calibre 12, favor me informar.

14. Sr.Burns

Sr.Burns Headphonic

Desde 28 Nov 2006
    São Paulo - SP
    Pessoal, tive problemas com minha conexao da internet neste fim de semana, por isso estou acompanhando apenas agora o topico.

Gostaria de esclarecer antes de tudo que adoro cachorros e animais em geral, e jamais faria mal a eles. Este sistema inibidor de latidos não faz mal ao cachorro, inclusive é vendido em alguns pet shops. Ele apenas emite um som desconfortavel, para fazer o cachorro parar de latir, não causa danos fisicos e/ou emocionais ao animal.

No meu caso, o cachorro nao é meu, e sim do vizinho (pra variar). É a noite inteeeeira latindo e uivando, não há paciencia que aguente isso dia após dia, mês após mês, foram muitas noites de sono mal dormidas, ou nada dormidas, por isso resolvi apelar para esses dispositivos.

Sobre os comentarios/perguntas do amigo Pante, vamos lá:

Os tweeters que voce citou, o segundo realmente me parece ser melhor, porem nas especificacoes técnicas dos dois, diz que a resposta de frequencia vai até 20Khz, será que serve?

A frequencia que deve ser emitida para fazer o animal parar de latir é 25Khz, com no minimo 120 decibeis. Eu posso utilizar como amplificador meu receiver Pioneer VSX-D710S, ou um aparelho de som (minisystem) Aiwa. Como fonte, será meu notebook

Minha idéia é a seguinte: ligar meu notebook num receiver/amp, emitindo um tom de 25Khz, e ligar um tweeter no receiver/amp. Irei apontar o tweeter para a janela do vizinho, em direção ao cachorro. A distancia entre a minha janela e a do vizinho é de aproximadamente 20 metros (vou aferir melhor depois com uma trena eletronica). Não vou deixar ligado a noite inteira, apenas quando ele começar a latir. Acho que não preciso de oscilador, sensor de latido, nada, apenas de um tweeter que sirva para este proposito.

15. corvão

corvão Usuário

Desde 25 Mar 2003
    Certo, vamos imaginar um sistema como este do Rafael, notebook + amplificador + piezo.
    Vamos gerar um sinal de 25K por software, ai começam minhas dúvidas; o hardware de audio do notebook reproduz 25K?
    O amplificador/system reproduz 25K? Como saber?
    As especificações do tweeter são claras?
    Outra dúvida é se a frequencia é esta mesmo pois já testei vários destes apitos ultrasõnicos para adestrar cães e não aconteceu nada.
    Em resumo, a questão é; como saber se o sistema está falho ou se o ultrasom não é tão eficiente assim, uma vez que não podemos escutar para conferir se o som está ou não tocando?

Abraços

Fernando

16. Pante

Desde 28 Jan 2005
    São Paulo
    Pessoal,

Esse assunto já foi discutido na Audilist a pouco tempo. O tópico é esse http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=3479&highlight=cachorro
    ...mas lá o tópico descambou para outros assuntos. De qualquer forma tem algumas questões técnicas válidas para este caso aqui.

Corvão, muito bem lembrado sobre as placas de som. Se a mesma fizer amostragem em 44,1KHz (a maioria é assim, graças ao padrão digital dos CDs) a máxima frequência possível de ser gerada via computador será 22KHz!:concordo:
    Mesmo assim é alta o bastante e serve para testar o funcionamento.

Funcionamento??? Como saber se sai som se não ouvimos? Creio que teremos que avaliar pelo efeito que causará no cachorro em questão.:lol: É engraçado, mas não vejo outra alternativa.(y)

Quanto aos tweeters, A especificação xKHz até 20KHz, neste caso, é só para constar no manual ("para inglês ver" :mal:). Se olharmos a curva de resposta que está mais abaixo, veremos que o TLC-4 está com sensibilidade de 100dB em 20KHz e, pela tendência da curva nesse ponto, continua caindo. Já o STN400 tem sensibilidade em 20KHz de 105dB (estimada) e continua subindo daí para frente, bem melhor.

Quanto ao uso do Receiver Pioneer, deve funcionar, mas, seguindo recomendação da audiolist, deve-se colocar um resistor de 47Rx10W em paralelo com o tweeter como carga, para não desestabilizar o amp do receiver, já que esses tweeter se comportam como capacitores, o pior tipo de carga para um amplificador.

Há. Localizei o stn400 em um site automotivo por 65,00. Não é tão caro.

Creio que já há infomação suficiente para por esse monstrengo :ataque: em prática.(y)

17. Sr.Burns

Sr.Burns Headphonic

Desde 28 Nov 2006
    São Paulo - SP
    Fernando, minhas duvidas são iguais as suas.

o hardware de audio do notebook reproduz 25K?
    Nas especificaçoes tecnicas diz HD audio sample rates
    8 kHz, 11.025 kHz, 16 kHz, 22.05 kHz, 32 kHz, 44.1 kHz, 48 kHz. Acho que ele chega só até 22Khz.

O amplificador/system reproduz 25K? Como saber?
    Eu acho que nao, no manual diz: Frequency Response - CD, AUX, VCR/DVR, CD-R/TAPE/MD, DVD/LD, TV/SAT, VIDEO - 5 Hz to 100,000 Hz. Em outra parte diz: Continuous average power output of 100 watts per channel, min.,at 8 ohms, from 20 Hz to 20,000 Hz

As especificações do tweeter são claras?
    Pelas especificacoes, ele reproduz até 20Khz, mas olhando no grafico de frequencias, da pra ver que ele vai mais.

Outra dúvida é se a frequencia é esta mesmo pois já testei vários destes apitos ultrasõnicos para adestrar cães e não aconteceu nada.
    Sim, a frequencia é 25Khz. Esses apitos não servem mesmo, pois eles são para adestrar, nao para fazer o animal parar de latir, e não chegam a 25Khz, o melhor deles chega a 15Khz, e sem muita potencia de som. Eu tenho um apito (foi a primeira coisa que tentei).

Em resumo, a questão é; como saber se o sistema está falho ou se o ultrasom não é tão eficiente assim, uma vez que não podemos escutar para conferir se o som está ou não tocando?
    É só usar um decibelímetro, nao? Não sei se tudo isso vai funcionar, mas como ja mencionei, estou apelando pra qualquer coisa pra fazer o dito cujo parar de latir.

18. Sr.Burns

Sr.Burns Headphonic

Desde 28 Nov 2006
    São Paulo - SP
    Pante, obrigado pelo link e pelas dicas.

Estive pensando melhor, e estou quase certo que o sistema que quero montar não dará certo. Então eu pensei: já existe um sistema a venda que faz o que eu quero (vide o link do meu primeiro post), ele só não me atende devido a potencia, pois é feito para atuar em até 12 metros. E se eu comprasse esse produto, e fizesse alguma modificação nele para ele ter alcance de até 20 metros? Não seria mais facil/barato?

19. corvão

corvão Usuário

Desde 25 Mar 2003
    Acho que é uma solução melhor mesmo.
    Mas e se a gente comprar e for mais uma enganação?
    Vamos pesquisar mais.

Abraços

Fernando

20. Pante

Desde 28 Jan 2005
    São Paulo
    Rafael (Sr.Burns) e Fernando (Corvão),

Sem dúvida, comprar aquele produto pronto, e fazer pequenas modificações, seria mais prático: já está funcionando, na frequência certa (se é que há uma frequência certa) e com o sensor de latido (muito importante).

Nesse caso, a modificação que recomendo seria substituir o tweeter/transdutor desse aparelho pelo stn400. Essa substituição, sozinha, produziria 6dB a mais no nível de saída do aparelho (potência do ultra-som gerado), pode ser o o suficiente para ganhar o alcance desejado.

Claro que isso é considerando que o tweeter atual seja o tlc-4 e aquelas curvas no site da leson estejam corretas.

Mas...

Se for por aí, dá para comprar o tal do stn400 e testar a idéia inicial! Que tal? Se der certo, para-se por aí. Se não der, compra-se o aparelho do primeiro post e faz-se a modificação.(y)

Boa sorte e poste os resultados, por hora não tenho problemas com cacchoros latindo, mas nunca se sabe...:D

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso