Anúncio do HT Forum

Smartwatches, bands e outros wearables

Discussão em 'Smartphones e Tablets' iniciada por placard, 4 Out 2013.

1. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Anúncio do HT Forum
    ATENÇÃO: ESTE TEXTO E DE 2013. DE LÁ PRA CÁ, MUITA COISA MUDOU. POR EXEMPLO, HOJE EXISTE UMA LOJA de apps DEDICADA DO PEBBLE. Portanto, está análise tem mais valor histórico que prático.

Como prometido, algumas impressões do Pebble smartwatch…

Compra:

Já tinha dado uma olhada no Pebble, mas não pensava em encontrar facilmente em lojas físicas. Comprei na Best Buy por USD 150. Foi uma surpresa, e não perdi tempo: foi ver e comprar. Só havia dois na loja, e pelo que me disseram, eles esgotavam rápido. O meu é o preto.

Out of the box:

A primeira impressão é a surpresa: meu Deus, um relógio geek que é bonito! Quem diria! Sinal dos tempos... (y)

Nos EUA não pude usar mais que como um relógio básico, pois o Pebble só vem com algumas watchfaces (painel de relógio) e um despertador. Como também já disse, venho de um Citizen Skyhawk Blue Angels, um relógio excelente (nunca precisa trocar pilha), mas cujo despertador sofre do mesmo problema de muitos relógios de médio a alto padrão: baixo volume. O Pebble, ao contrário, não parece ter som, mas sim vibração. Gostei muito desse aspecto, desde que esteja no seu braço. No braço, a vibração é melhor que o som. Nesse ponto, é melhor que muitos relógios de médio a alto padrão.

Outra coisa legal "out of the box" são as notificações: você baixa o app do Pebble no seu telefone, deixa pareado, e ele recebe avisos de coisas importantes (e-mails, sms, Whatsapp, Facebook...) e controla os apps de música (avançar, retroceder e pausar). Também avisa quando tem alguém ligando, incluindo o nome do contato, o que pode ser muito útil quando você está ocupado ou dirigindo (você escolhe se vale a pena parar para atender ou não, sem precisar tirar os olhos do trânsito).

Também não parece ter nenhuma "app store" para o Pebble, nem mesmo um índice centralizado, um catálogo, do que está disponível. É preciso garimpar muita coisa: pesquisar por "pebble" na Play Store, por exemplo. Há também exemplos espalhados pelo site oficial e em fóruns. Achei isso um ponto muito negativo que deveria/deverá ser resolvido logo, pois não há justificativas técnicas para isso. O próprio app oficial poderia ter uma seção de catálogo para a plataforma onde está instalado (iOS/Android).

Bateria:

O tempo de bateria parece ser suficiente. O tempo de carga é rápido (salvo engano, 1 hora), e diz durar 1 semana. Carreguei uma vez até agora, mas estava com o bluetooth desligado por lá. Só o tempo dirá quando eu usar com o BT pareado ao telefone.

Tela e formato:

O que mais me fez gostar do Pebble foi o visor de e-ink (correção: e-paper, um LCD de memória). É simplesmente perfeito: quanto mais Sol, mais visível o visor! Testei sob o Sol das praias escaldantes da Flórida e foi tudo perfeito (é à prova d'água). No escuro também funciona, pois o botão esquerdo liga a luz do visor. Aliás... aqui vai um alerta: estou vendo smartwatches com telas de LCD (adição: LCD normal, sem boa visualização sob o Sol ou sem luz de fundo), mas eu simplesmente não consigo entender, pois uso relógio no Sol, mais ainda que celular... enfim, não cogito relógio com telas iluminadas, pelo menos por enquanto. Idem quanto a visor que desliga: pra mim não faz sentido num relógio.

A tela é de e-ink (correção: e-paper) monocromática (não é tom de cinza, é monocromática mesmo: preto ou branco), com 144x168 pixels e uns 3 cm de diagonal. Isso dá uma proporção bem "estilosa" no braço, de 6 : 7. Não ficam aquelas bolachas geek enormes (aham... Galaxy Gear), e a forma arredondada o deixa mais natural, e não simplesmente um quadrado no braço. Ele não faz vergonha e nem passa por relógio geek, pelo contrário: recebi vários elogios nos EUA de pessoas avulsas, inclusive vendedores de lojas de roupas (que possuem mais visão pra formas e estilos que eu, certamente).

A watchface mais agradável é a Text Watch, que também é a mais bonita (NMHO, claro).

Programação:

Fiz hoje a coisa legal que tinha em mente (NMHO, muito legal). Como vocês sabem, comprei o Pebble smartwatch. Agora que cheguei, finalmente tive a oportunidade, hoje, de dar uma olhada no SDK dele. Abaixo segue uma coisinha bem legal que fiz com ele um pouco mais cedo agora de noite. Ainda não funciona, é só um protótipo visual, mas dá uma ideia do que se pode esperar. Vejam a foto.

O desenvolvimento em si é feito em Linux ou OS X. Como uso Linux, foi tudo bem fácil. Não posso falar da parte de OS X, muito embora os sistemas tenham bases muito similares. Windows não é suportado (bem, a não ser através de máquinas virtuais Linux, claro) oficialmente, e também não sei dizer se é possível através de artifícios como cygwin/mingw.

A comunicação entre dispositivos é, oficialmente, restrita ao Android e ao iOS. Nada de Blackberry, WP nem outros. A parte de Android parece ser bem familiar para quem já teve algum contato com qualquer desenvolvimento em Android, pois o PebbleKit usa os onipresentes Intents. Com o iOS você precisa apenas tomar algumas precauções adicionais, devido a algumas peculiaridades (limitações) no funcionamento interno do iOS. Além disso, em virtude das limitações que a Apple impõe aos acessórios de hardware, pelo que vi é preciso obter uma autorização (meramente formal, burocrática) do pessoal do Pebble para que seu app possa ser publicado na App Store e consiga se comunicar com o Pebble. E isso também implica nas limitações que se terá ao se programar o smartwatch para o iPhone. Mais detalhes no site getpebble.com.

Atualização 09/out/2013:

A parte de programação é bem simples. Com alguns poucos dias já dá pra fazer muita coisa. Isso porque, como falei abaixo ("O Pebble e os smartwatches"), ele é um aparelho bem limitado do ponto de vista computacional, então uma das melhores formas de explorar o potencial dele é fazendo todo o processamento no celular e jogar os dados para visualização para o Pebble, no fim. Eu praticamente não li o guia do site e já consegui portar um app Android que mantenho na Play Store. Desde que você não precise fazer nada dentro do Pebble, é tudo bem fácil.

Porém, por ser um ambiente limitadíssimo, algumas coisas triviais não estão disponíveis. Mal comecei e já vi que sprintf, por exemplo, não existe. Mas, felizmente, C é algo onipresente e muito utilizado nesse tipo de ambiente, então não foi problema achar uma versão do sprintf para utilizar no Pebble.

A demanda:

Dizem que um smartwatch precisa ter funções engajantes. Eu discordo. Eu quero um relógio que não seja uma aberração visual e que me permita verificar informações breves de maneira rápida. Só isso. Como, no mundo de hoje, surge um tipo diferente de informação a cada minuto, nada melhor que a versatilidade de um smartwatch para preencher esse vazio. Escolhi o Pebble porque ele preenche esses requisitos de forma satisfatória.

Eu não queria um reator nuclear no meu braço. Eu sempre odiei relógios-calculadoras, p.ex. Por isso mesmo, não me convence o discurso da falta de coisas engajantes. Se é pra durar mais que alguns (poucos!) segundos interagindo, eu tenho meu telefone.

Bugs: Adicionado 22/out/2013:

Encontrei dois pequenos bugs. O primeiro na parte de programação, especificamente quanto ao Android 4.3, uma incompatibilidade não resolvida pelo app gerenciador do Pebble. O segundo bug, que mais afeta o usuário, é que, se dois alarmes tocarem em sequência, e você deixar na tela do primeiro sem apertar em "Dismiss", o segundo não poderá ser cancelado, e só parará de vibrar quando terminar o alarme (uns 10 a 15 segundos).

Como é um projeto do kickstarter, sem uma grande empresa por trás, fica difícil ficar mais confiante quanto ao suporte futuro do produto. Felizmente foi o único bug realmente do relógio que vi agora depois de 1 mês de uso. Por enquanto, nada demais. Mas é a impressão que fico de um produto de grande sucesso, mas que não nega suas origens meio "experimentais". Pelo menos é minha impressão.

Apps: Adicionado 09/out/2013:

Como falei no item "Out of the box", não existe uma app store propriamente. Dá pra encontrar muita coisa pesquisando. No meu caso, a Play Store parece já ter algumas coisas úteis. Jotta perguntou, nos comentários abaixo, se seria possível controlar o app de música e o volume. Out of the box, não. Porém, dá pra baixar o aplicativo Music Boss for Pebble, que parece ser uma excelente opção para usar ao invés do app de música padrão que vem no relógio.

Com esse app, dá pra adiantar/retroceder, aumentar e reduzir o volume, bem como outras coisas. E, claro, aparecem as tags das músicas. O app explica bem como configurar. Custa entre 4 e 5 reais e definitivamente vale o preço. Eu já comprei e recomendo a todos que façam o mesmo.

O Pebble e os smartwatches:

Finalmente, aquele comentário "visionário": o Pebble é um smartwatch? Sim, é. Porém, ele, evidentemente, NÃO é um aparelho independente. De forma compreensível, ele é um aparelho de hardware bem limitado. Apps são feitas em C, ou seja, algo bem cru. Além disso, o SDK, nem de longe, sequer se assemelha a um sistema completo (e.g., Android ou iOS), e visivelmente é muito voltado a se comunicar com um outro aparelho, recebendo os dados dele, não processando os dados ele mesmo (até porque só tem Bluetooth, nada de WiFi).

Portanto, a parte "smart" dele é voltada para ser um segundo aparelho, um companheiro para o telefone.

A impressão que fica é que virão smartwatches mais requintados no futuro, com mais capacidade de hardware. Porém, eu vejo isso com certa desconfiança, pelos motivos de hardware que já citei. Por ora, o Pebble parece ser o smartwatch mais perfeito do mercado, pelo menos pra mim, numa opinião preliminar de 15 dias. O preço de 150 USD também é, na minha opinião, mais que justo pelo que ele oferece. Mesmo sem a extensibilidade, ele já valeria os 150 USD. Podendo extender com apps então...

E a conclusão final: muito divertido. Existem alguns bugs, e não estou confiante quanto ao suporte futuro. É um prato cheio, principalmente, para quem gosta de experimentar, instalar coisas nele. Valeu totalmente a pena. Ah… e eu já disse que ele é bonito? Sim, ele é.

(y) (y) (y) :brinde:

Imagens:

[​IMG] [​IMG]

Pontos positivos:

- Visor E-INK (correção: e-paper, LCD de memória).
    - Excelente aspecto e aparência externos.
    - Facilmente extensível via C.
    - Compatibilidade com as duas plataformas majoritárias do mercado (iOS e Android).
    - Preço módico.
    - Tempo de bateria a princípio razoável e carga rápida.

Pontos negativos:

- Resolução modesta.
    - Poucas facilidades out of the box.
    - Falta de uma "app store" (ou sequer um índice oficial de apps) para o Pebble. É preciso garimpar.
    - Botões. Eu consigo antever todas as funções dos botões substituídas por tela capacitiva logo logo.
    - Dúvidas quanto ao suporte futuro do produto.

Última edição: 24 Out 2016
    • 1
  2. Jotta

Jotta Usuário

Desde 8 Mai 2008
    Curitiba/PR
    Placard, muito legal o review! Nunca tinha imaginado pegar um relogio desses, acho q pq tinha lido mais sobre o gadget da samsung que tem algumas caracteristicas incompativeis com um relogio de pulso (ex: ter q ligar a tela para ver horario...).

Me confirma uma coisa... Vc disse que consegue controlar o player de musica do android, correto? Consegue tambem aumentar/diminuir o volume enquanto esta escutando musica com fones de ouvido? Gosto muito de caminhar, e o nexus nao tem suporte a fones com controle de volume, isso me irrita muito, cada vez que tenho que modificar o volume eh necessario tirar o telefone do bolso... Isso eh frequente, seja por alteracao do barulho externo como pelas variacoes das proprias faixas de musica.

Talvez esse seja mais uma razao para experimentar um brinquedo novo! :)

3. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Obrigado!

Mesmo pensamento meu, só que fui feliz em ter visto o Pebble primeiro. Assim, nem cogitei usar relógios como você falou. Eu quero um relógio inteligente, não um smartphone no meu braço. ;)

Out of the box, avançar, retroceder e play/pause.

Como está claro pelo tópico, olhei apenas superficialmente os apps de terceiros. Mas achei o Music Boss, que aparentemente controla o som (vide vídeo na Play). Estou com vontade de comprar pra testar. Talvez à noite quando estiver em casa.

Quando experimentar, digo a você. Mas pelo vídeo do app parece funcionar normalmente (ele parece ter um delay para reconhecer o clique único para avançar/retroceder e duplo para volume, enviando o comando apropriado pro telefone).

Como falei, estou pensando em comprar o app. Também uso o Play Music e me interessa isso.

[']s!

4. Mr. John

Mr. John Tech lover

6.261 1.350 576

Desde 27 Mai 2008
    Hell de Janeiro
    Ele se conecta via Bluetooth, correto?

Consigo usar ele é um fone de ouvido a2dp simultaneamente?

5. antoniolcrd

antoniolcrd Usuário

Desde 26 Out 2007
    Brasilia, DF
    E em relaçao a bateria do telefone... Como ficou a autonomia quando pareado ?

Tks.

6. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Sim.

Não sou um expert em bluetooth, mas acredito que sim.

O telefone fica pareado com mais de um dispositivo e você os usa simultaneamente. Vi sua mensagem ontem, e embora não use fones BT, fiz um teste hoje: pareei o telefone com o relógio, um outro aparelho Android e um Ecosport (o carro). Enquanto pareado com o carro, enviei um arquivo para o outro aparelho e uma notificação para o relógio. Funcionou tudo simultaneamente sem problemas.

Não sei se se aplica ao fone BT, mas creio ser um indício forte de que não se terá problemas. Mas não posso afirmar, claro.

Como falei no item "Bateria", no texto, "parece ser suficiente. O tempo de carga é rápido (salvo engano, 1 hora), e diz durar 1 semana. Carreguei uma vez até agora, mas estava com o bluetooth desligado por lá. Só o tempo dirá quando eu usar com o BT pareado ao telefone."

[']s!

7. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.857 2.765 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
  8. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Fico feliz em lhe informar que o Music Boss funciona perfeitamente.

Os botões de + e - servem para volume, e um "clique longo" avança e retrocede na lista de músicas.

Claro que eu comprei o app e não vou pedir reembolso. Parece funcionar muito bem, com nome de músicas e tudo mais. O app também explica bem direitinho como configurar (é preciso "autorizar" o Music Boss no app do Pebble para que os comandos sejam reconhecidos corretamente).

Adicionei essa informação à análise. (y)

Uma coisa ruim que andei vendo, mas que não me afeta, é que, devido a algumas limitações do iOS, a questão da comunicação pode ficar um pouco errática. Então quem tiver iPhones (ou pretender adquirir um) deve pesquisar um pouco melhor antes de comprar um.

[']s!

9. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Bump. Atualizei algumas coisas pra quem se interessar.

10. braspunk

braspunk Oi!

Desde 11 Out 2006
    BR
    placard, o que achas de transformar este tópico para um clube? (y)

Estou com um pebble "classic" (já que agora tem o steel) há cerca de 3 meses e estou gostando bastante! Com o lançamento do firmware 2.0 para os usuários finais e o novo app com a "lojinha", creio que vão começar a aparecer coisas ainda mais interessantes.

Aproveitando o ensejo, solicito a todos indicações/sugestões de watchfaces e apps!

No meu está instalado: BazaWatchBrasil, Stopwatch, Suunto, Futura Weather, CMD Time Typed, Pebble Calendar 2.0 e Battery Lifetime.

EDIT: estou usando o app pebble no iOS...

11. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Oi braspunk, acho uma boa ideia. Como estamos com muitos "clubes", sugiro um sinônimo melhor, para facilitar a leitura da seção. Algo como Central do Pebble, Pulso Pebble ou algo sugestivo ou ironico assim. Basta entrar em contato com um dos moderadores, ou chamar a ayencao usando o icone de atencao eu suponho.

No momento estou viajando e nao estou muito a par desta secao. Só quando voltar.

Aqui uso com Android, mas desde o firmware 2 que alguns problemas foram solucionados aqui, e pelo que li aquela limitacao do iOS das notificacoes também.

12. braspunk

braspunk Oi!

Desde 11 Out 2006
    BR
  13. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Acredito que sim...

Até porque tópicos podem ter um autor, mas isso nada significa em termos de propriedade... o autor não é "dono"... Todos são donos do tópico eu suponho, especialmente em tópicos com apelo geral como são os "clubes". Ou pelo menos é assim que penso, e no fim a moderação é que decide.

Por mim, "no problemo" :D

14. BELTON

BELTON Usuário

1 0 0

Desde 6 Mar 2014
    SÃO BERNARDO DO CAMPO
    Olá Placard!

Gostaria de comprar um e estou em dúvida entre este que vc comprou e o de metal lançado recentemente, vc sabe se há diferença nas configurações ou esta diferença de U$100 é só pq é metal mesmo?

Obrigado!

15. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

8.857 2.765 601

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Não sou o Placard, mas como estou (estava) pensando em comprar um Pebble, tinha pesquisado o assunto. Até onde eu pude verificar é só mesmo o metal mesmo.

A princípio desisti do Pebble pois não preciso de mais um gadget para ficar carregando toda semana (hoje tenho smartphone, laptop, e três tablets - meu, da mulher e da filha pequena - que tenho que carregar...).

Estou pesquisando outros relógios na faixa de US$200-US$300 para comprar lá fora (estou pendendo para um Suunto Core). Qquer dica de relógios é bem-vinda! (desculpem em adiantado o offtopic...)! (y)

16. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Metal, diferente cabo de energia, LED RGB para notificações e para indicador de carregamento (o que mais sinto falta), Gorila Glass e o dobro de armazenamento.

Exceto o LED, nenhuma dessas funções ocasiona perda de funcionalidade no software. O armazenamento extra parece que nem ao menos está ativado nem mesmo no firmware do sistema, mas so comprando um para ver se isso permite armazenar mais aplicativos que o Pebble original. Mas repito: isso não implica em mudança na capacidade dos apps. Só o LED que passaria a ser um extra para apps que queiram dele tirar proveito.

Difícil dizer, mas pelas imagens eu prefiro o design do original. Esse novo parece um relógio genérico, perdeu um pouco a originalidade do Pebble eu achei, embora certamente seja mais "premium". Minha opinião.

No mais, quem usar o Pebble com Android pode instalar meu programa, que tem suporte ao Pebble (e eu bem que preciso de beta testers! :) ). Mas nem adianta colocar avaliação baixa se não estiver atualizado. A descrição é clara: só para Pebble 2.0 ou mais recente! (y) :p

17. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Pessoal, uma dica de programa para o Pebble é o Morpheuz. Ele é um monitor de sono, e verifica, através de movimentos, se seu sono é leve ou pesado. Também inclui um relatório de sono quando você acorda e permite ativar um alarme flexível, que desperta assim que você sai do sono pesado num determinado espaço de tempo.

Isso permite que você defina um horário flexível (a partir das 6 mas não mais tarde que 7 por exemplo), e baseado no perfil de sono ele vai despertar você no melhor momento (aquele em que você estiver mais acordado).

Muito legal, e só o gráfico de sono do relatório já é bastante interessante!

[​IMG] [​IMG]

18. macellobravin

macellobravin Usuário

Desde 5 Ago 2011
    Medeiros Neto - BA
    Fala galera, Topic life?
    Comprei um Pebble Stell nos EUA, um amigo trouxe e chegou ontem aproveitei a promoção e mais um desconto que eles deram no site deles, saiu por $149,00 com a pulseira de aço.
    Era bom fazer uma lista com os APP´s e Faces.
    Vlw vou usar e passar o que achei.
    Abração.

• 1
  19. placard

placard Usuário

7.399 3.382 601

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    No momento, uso:

- Battery Life.
    - Pixel Miner.
    - Multi Timer.
    - Music Boss.
    - Tábua de Mares Brasil.

Não uso muitas coisas nele, mas os poucos apps que uso uso frequentemente. Principalmente Music Boss.

• 1
  20. macellobravin

macellobravin Usuário

Desde 5 Ago 2011
    Medeiros Neto - BA
    Legal placard, o que vcs acham do Pebble Tools E o (Pro)?
    Ou qual recomenda para agregar varias funcionalidades em um app?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso