Sobre RGB e RGBW

Discussão em 'Painéis 4K' iniciada por phelipebreves, 21 Fev 2017.

Tags:
  1. phelipebreves

phelipebreves Usuário

Galera, a Samsung está fazendo propaganda massiva a respeito do quão bom é o RGB e o quão inferior é RGBW.

Afinal de contas, o resultado final é tão inferior assim? Realmente não vale a pena comprar as TVs LG por conta de serem RGBW? Algum site tem uma relação de quais painéis utilizam quais tecnologias?

• 1
  2. Khimo

Khimo Usuário

Desde 7 Jan 2014
    Brasília/DF
    É difícil encontrar essa informação. Mesmo no site da Sumsung isso não está claro nas especificações de todos os modelos.

3. Apocalipse20

Apocalipse20 Usuário

Desde 3 Abr 2009
    SP
    Não é só propaganda massiva da samsung...só a LG que usa esse rgbw nas suas tvs LED. ( não em todas)

O painel LG RGBW não tem certificação 4K nos EUA (CEA) e Europa (DE), então algum motivo deve ter não acha?. É claro que não entrega um 4K "real", só pesquisar.

Agora se você não liga tanto assim, e aceita levar uma tv que diz ser 4K mas não é, vai de cada um...Depende do preço também.

Eu não compraria.

• 4
  4. dirct

dirct Usuário

223 178 45

Desde 20 Jan 2012
    Tarumã/SP/Brasil
    As OLED da LG que são consideradas as melhores 4k do mundo usam RGBW e aí? Vai me dizer que uma B7 com sua imagem fodástica não é 4k real?

• 1
  5. PhantomStranger

PhantomStranger Usuário

37.437 14.864 856

Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    Não tem nada a ver RGBW da IPS LG com da OLED.

LCD IPS RGBW é um painel para cortar custos: "An RGBW LED LCD TV may be cheaper, but you’ll be paying the ultimate price in the form of compromised picture quality."

• 4
  6. dirct

dirct Usuário

223 178 45

Desde 20 Jan 2012
    Tarumã/SP/Brasil
    A intensão do meu questionamento quanto a contradição de "tudo que usa RGBW não é 4k legítimo" e "a melhor TV do mundo usa RGBW" é exatamente essa Phantom, trazer pessoas com bom conhecimento (como vc) para esclarecer as diferenças para o autor do tópico e para todos também.

• 2
  7. Insane Metal

Insane Metal Tecno-maníaco

Comparação descabida visto que o RGBW da OLED não tem nada a ver com o RGBW da LED. No caso da LED um pixel em cada 3 é substituído pelo branco, com isso tem-se efetivamente 25% a menos de definição de imagem. Nas OLED é adicionado um pixel branco juntamente com os 3 de cores, sendo assim não se perde nenhum detalhe da imagem.

Última edição: 12 Set 2017
    • 8
  8. dirct

dirct Usuário

223 178 45

Desde 20 Jan 2012
    Tarumã/SP/Brasil
    .

Ótima informação Insane Metal, a minha intenção foi exatamente fazer este questionamento para tirarmos a dúvida do tópico de porque o RGBW é prejudicial na Led e nas OLED não interfere na qualidade da imagem já que são referência no assunto, isso que vc escreveu vai ajudar tanto a mim quanto a muita gente que fica em dúvida quanto aos dois casos (RGBW+Led RGBW+OLED).

Com tudo que foi dito aqui acho que todas as dúvidas do tópico em questão foram respondidas com louvor.

• 2
  9. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    Painel RGBW segundo a rtings:

https://www.htforum.com/forum/threa...-diferenca-e-perceptivel.288578/#post-7774071

• 1
  10. binhonorberg

binhonorberg Usuário

Desde 22 Dez 2008
    Santos
    Bom, vou falar por experiencia própria. Tenho uma TV LG RGBW 4K - modelo de 43 polegadas (43uh6100).
    É uma ótima TV, ela é mais brilhante que uma Samsung 4K que já averiguei na casa de um amigo que é RGB.
    O Angulo de visão é superior graças ao painei IPS da RGB (já no da Samsung, fica lavado as imagens vendo de lado)
    MAS... Nem tudo São "flores". A minha TV RGBW tem um péssimo nivel de preto (No escuro, o preto dela é meio cinza) - o que não acontece no da Samsung.
    No ambiente claro, você não vê muita diferença, mas no ambiente escuro, aí o bicho pega...
    Não senti diferença na Nitidez, ambas apresentam uma nitidez muito boa... Mas o Contraste no da Samsung, é um pouco superior.

Acredito que o RGBW tem apenas duas vantagens : Angulo de visão e mais claridade.

• 2
  11. san.ollz

san.ollz Usuário

282 115 45

Desde 3 Jan 2011
    Bragança sp
    Eu tenho as duas aqui RGB e RGBW e no geral não vejo diferença todas tem imagem muito bonita.

12. Fernando.nascimento.1987

Fernando.nascimento.1987 Usuário

Desde 22 Out 2017
    Sao paulo
    eu tenho uma lg uj6565 com painel rgbw e não vejo diferença nenhuma em filmes 4k com hdr imagem excepcional chega impressionar claro depois de uma boa calibração da imagem

13. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    Isso é característica de painél IPS (seja RGB ou RBGW). (Da mesma forma que é característica de painél VA "esbranquiçar" a imagem quando visto mais de lado).

Tv com painél IPS em ambiente totalmente escuro: "Rabiolation" nela.

https://www.htforum.com/forum/threads/discussao-tv-4k-lg-modelo-uj6565.283675/page-10#post-7877551

14. supreme_bangiras

supreme_bangiras Usuário

Desde 1 Nov 2008
    Em alguma caverna.
    http://www.avsforum.com/forum/166-l...-rgb-vs-rgbw-lcd-4k-ultra-hd-designation.html

• 3
  15. san.ollz

san.ollz Usuário

282 115 45

Desde 3 Jan 2011
    Bragança sp
    Eu to postando essa foto pra mostra a diferença que da em textos no PC.
    Com o uso no dia a dia eu conclui que em leitura não fica bom com painel RGBW,

Pontos negativo.
    -os textos ficam deformados e apagado.
    -o excesso de pixel branco da um cansaço visual maior.

No resto em jogos e filmes não notei diferenças da pra usa tranquilo.
    Como monitor não é bom fica a dica.

imagem real da minha tv uj6525 e meu monitor velho
    IMG_20171107_224814dedddd.jpg

Última edição: 8 Nov 2017
    • 2
  16. ARANDAS

ARANDAS morungaba

Desde 1 Abr 2008
    SÃO PAULO
    Amigos tanta briga pra nada !!! Somos todos vítimas da indústria eletrônica q tende a tomar proveito do nosso país de cultura inferior em relação a outros mercados internacionais !!! Mas graças a Deus existe hj ferramentas q pode mudar um pouco esse cenário !!! Quem sabe num futuro bem próximo , as empresas começaram nos enxergar com mais respeito !!! Mas mesmo com briga fico feliz e acompanhar o empenho dos senhores em transmitir informações !!! Um forte abraço a todos

• 1
  17. ARANDAS

ARANDAS morungaba

Desde 1 Abr 2008
    SÃO PAULO
    Em casa tenho uma uj 7500 49 !!! É uma Samsung Ku 6300 40 !!!

LG ótimo ângulo de visão ...som maravilhoso !!! Sistema webos 3.5 ...ótimo !!!

Samsung imagem levamente superior !!! Porém o ângulo de visão e horrível ...de lado fica tudo apagado sem brilho !!!

LG ...percebi q meus filmes em HD ficaram melhores !!! Na LG ela reconhece na hora q o filme está em HDR !!! Na Samsung não !!! Fiz a comparação assistindo o filme simultaneamente nas duas TVs !!! Ponto pra LG !!!
    Como tudo na vida existe prós e contras !!! Nós canais abertos prefiro a Samsung !!!

• 1
  18. PhantomStranger

PhantomStranger Usuário

37.437 14.864 856

Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    Nenhuma dessas tem HDR, aquilo que reproduzem não é HDR....

• 2
  19. san.ollz

san.ollz Usuário

282 115 45

Desde 3 Jan 2011
    Bragança sp
    Eu dei a dica pra quem esta com duvidas usar para ler textos no PC RGBW não fica bom.

• 1
  20. ARANDAS

ARANDAS morungaba

Desde 1 Abr 2008
    SÃO PAULO
    Mass na LG UJ 7500 quando coloco um filme em 4k na hora aparece o simbolo HDR no canto superior da tela !!!

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso