Anúncio do HT Forum

Socorro !! Alguem manja de Transistor TIP ?? (relacionado a receivers)

Discussão em 'Amplificadores, Prés e Integrados' iniciada por Volcane, 14 Fev 2008.

1. Volcane

Volcane Usuário

Desde 14 Fev 2008
    Franca / São Paulo / Brasil
    Anúncio do HT Forum
    Ola, eu possuo um receiver Kenwood SR-4090 montado pela CCE na década de 70. O aparelho é um espetáculo, deixando praticamente todos os minisystens vendido hoje em dia no chinelo. Porem, após ele queimar, mandei em uma autorizada e o som voltou um lixo. Verifiquei os transistors e vi que eram os TIP41. Levei em outro lugar e mi disseram que o transformador deste aparelho tem potencia de sobra para acomodar outro transistor de maior potencia, e estão querendo colocar os TIP35 E TIP36.
    Ai vai a pergunta: Será estes TIPS a melhor solução para o meu aparelho ??? Tem algum outro melhor que estes pra ser colocados ??? Eu não sei qual eram os transistor antes de ser colocado os TIP41.
    Valew !!!

Anúncio do HT Forum
  2. HelioM

HelioM What... me worry?

Desde 25 Jul 2005
    Rio de Janeiro - RJ
    Volcane,

Tá na hora de você trocar o receiver por um mais atual... :D :D

3. dumas

dumas Ação é a Missão

Desde 27 Ago 2007
    Curitiba/Paraná/Brasil
    Quanto aos transistores, são praticamente de uso geral e existem em diversos amplificadores de áudio - modelos Tip 35, 36 ... 41 e outros.
    O que varia, basicamento, de um "TIPo" para outro é a capacidade de corrente, a tensão máxima de trabalho, ganho (hfe), curvas de trabalho intrínsecas, capacidade de dissipar potência e se são NPN ou PNP.
    Se o técnico sugere, acredito que deva trocar mesmo - lembrando que eles tem custo bem baixo, uns R$5,00 cada ... desde que receba garantia de funcionamento ok.
    Acho que vale a pena reestabelecer o normal funcionamento se o custo não for muito alto.

4. MárcioRibeiro

MárcioRibeiro Pesquisador

Desde 12 Set 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Volcane,

não sei lhe dizer se os transistores originais são os TIP41. Mas os tip35C e o tip36C são realmente melhores. Se vai fazer grande diferença não posso lhe dizer pois existem outros fatores envolvidos, mas penso que vale a pena fazer o teste.

Márcio

5. §ilvio

§ilvio Usuário

Desde 1 Mai 2004
    Campinas - SP
    Nossa, meu irmão teve um desses ! era realmente bom mesmo !

Não creio que os originais fossem mesmo Tip...

Mas vale sim a pena testá-los. Faça você mesmo ! é simples, treine um pouco com o ferro de soldar e DIY !!

E mesmo para um único tipo, teste várias unidades, compradas em lugares diferentes, pois o que tem de transistores lixo por aí... Se vc puder, meça o hfe de cada candidato, para ver se consegue pegar um de boa procedência...

Boa sorte

6. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Olá,
    Em todo caso o melhor é encontrar o esquema. A partir dele podes até melhorar o amplificador. Se não fica tudo na base do chute. Pode até dar certo de acordo coma experiência do técnico. Os TIP 35 e 36 são 115W 25A e os 41 e 42 são de 65W 6A.
    As letras depois são a tensão máxima de trabalho:
    Sem Letra=40V
    A=60V
    B=80V
    C=100V

São transístores muito ruins para áudio.

Mas se for para colocar os TIP 35/6 compra dois pares de 2SC5200 e 2SA1943 e seja mais feliz.(y)
    abraço

7. Volcane

Volcane Usuário

Desde 14 Fev 2008
    Valew pelas dicas ... vou tentar esses transistors da Toshiba que vc mi recomendou ...... Não largo mão deste receiver por que realmente ele era muuuuito bom, tocava o som do rancho com tranquilidade.
    Se alguem souber algum melhor que os TIP podem postar que vejo se encontro por aqui !!
    Abraços ....

8. No Noise

No Noise Usuário

Desde 2 Fev 2006
    Rio de Janeiro
    ... Não largo mão deste receiver por que realmente ele era muuuuito bom, tocava o som do rancho com tranquilidade.
    Se alguem souber algum melhor que os TIP podem postar que vejo se encontro por aqui !!
    Abraços ....[/quote]

Os "vintage" Sansui, Kenwood e Pioneer sao excelentes. Quem os tem em bom estado, deve mante-los, pois nao sao nenhum pouco desatualizados em relacao aos circuitos de audio atualmente utilizados em equipamentos 2 ch. Naquela epoca nao havia miseria. Em geral as fontes sao generosamente dimensionadas e os circuitos muito bem projetados. Procure conseguir o diagrama esquematico e a partir dai substitua, levando o aparelho a algum tecnico recomendado, os transistores de saida pelos originais ou equivalentes, conforme recomendado pelo Schmaedecke. Certamente ele voltara a te proporcinar momentos de prazer.

NN

9. MárcioRibeiro

Desde 12 Set 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Sem querer polemizar não penso que os TIP35C e o TIP36C sejam ruins para áudio de forma alguma. São transistores antigos sim mas não ruins, é só questão de se projetar usando os drivers apropriados para eles.

Acredito que os Toshiba 2sc5200 e 2sa1943 sejam melhores sim, mas com uma ft de 30MHz, se o circuito não for ajustado para eles o amplificador pode oscilar, aí dá mais trabalho fazê-lo ficar estável do que se você tivesse usando um transistor de menor ft como os tip 35c/36c.

Abs.

Márcio

10. Volcane

Volcane Usuário

Desde 14 Fev 2008
    Olá Marcio, vou testar se o som ficou bom com os TIP 35 e 36 neste fim de semana e posto aqui. Mas acho que não vou ficar desapontado nem um pouco. Valew .....

11. blmn

blmn Usuário

Desde 28 Set 2005
    .
    Os TIP35 e 36 são mais do que suficientes para essa aplicação.

Os Toshibas, caso sejam tomadas precauções quanto ao que apontou o colega Márcio, servirão também.

Agora, não creio que o problema do som ruim tenha a ver com os TIP41, mas sim com os ajustes do circuito (corrente de repouso, offset etc) após substituídos os anteriores, se é que o técnico os fez. Outra possibilidade é a existência de outros componentes danificados, degradando a reprodução.

Sugiro que você encaminhe o equipamento a um bom técnico e que o mesmo utilize o manual de serviço do aparelho, que tem todas as informações para o correto ajuste do mesmo. O manual normalmente é fácil de achar na Internet, e barato.

saudações,

12. Volcane

Volcane Usuário

Desde 14 Fev 2008
    To sem meu som até hoje !!!! Quando eu levei na loja autorizada para arrumar, eles levaram dois meses para mi falar que não deram conta, agora ja faz quatro meses que o som esta no tecnico que ia adaptar os Tips 35/36 pra mim. O Tecnico alega que este tipo de som é muito chato de consertar, que demora muito mexer nele. Disse que ele não permite margem de erro, se errar tem que desmontar tudo de novo e demora muito fazer isso. Estou no aguardo, assim que ele arrumar eu posto aqui como ficou !!!

13. mcesar

mcesar Usuário

Desde 5 Set 2005
    belo Horizonte
    ==================================

Amplificadores de Audio é a coisa mais simples de arrumar , ainda sendo desta epoca com certeza é classe B , a nao ser que tenha algum CI critico no circuito , o resto é muito tranquilo e na realidade o circuito sao quase todos parecidos.

O que voce precisa é de um cara que goste da arte e é caprichoso.

Normalemte oficina e autorizadas gostam de serviços rápidos e rendaveis , se ficar um pouco dificil dizem que nao tem conserto ou colocam o orçamento lá em cima , para correr do pau.

2 meses 4 meses , isto é conversa de preguiça , se o cara pegar para consertar mesmo , 2 no máximo 3 dias.

mas é bom que o equipamento nao seja muito mexido , depois fica ate ruim para consertar,

escolher transistor apenas por ser + potente , é péssima ideia , existem inumeras caracteristicas que influenciam no resultado final , uma das mais importantes é o ganho ( HFe ) ,este par TIP35/36 nao sao desenhados para audio , usa-se muito em inversores de potencia e controle de corrente , apesar de funcionar com audio tambem .
    Detalhe , transistor de alta potencia sao menos sensiveis , precisam de driver a altura.

Eu colocaria um par RCA3055 e RCA2955 , tranquilamente neste aparelho , este par de transistor foi usado em muita ambundancia nos receivers da época com ate 40Wrms/Canal.

Abraço e boa sorte.

Grande abraço.

14. MárcioRibeiro

Desde 12 Set 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Mcesar,

o que exatamente você viu nos rca3055/2955 que é melhor que nos TIP35/36?
    Eu baixei os datasheets para comparar e não achei nada interessante nas especificações dos rca3055/2955.

Márcio

15. Volcane

Volcane Usuário

Desde 14 Fev 2008
    Olá Marcio,
    Aparentemente voce manja bastante de Transistor, então tira uma duvida minha. Tem como eu colocar transistor Darlington no lugar dos TIP35/36 ?
    Eu encontrei os TIP142-TIP147 Darlington que penso ser os parecidos com os TIP35/36. Se der certo colocar a melhora é realmente perceptivel ??? Obrigado pela ajuda .....:)

16. MárcioRibeiro

Desde 12 Set 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Volcane,

pode até funcionar, mas como os TIP142/147 possuem um Vbe que é o dobro dos TIP/35/36 pode ser necessário alguma modificação no circuito de bias. O hfe dos TIP142/147 também é bem mais alto, o que é uma vantagem, pois o estágio anterior a eles trabalhará mais tranquilo e diminuirá a distorção teoricamente. Vai depender da sua intimidade com a eletrônica caso haja a necessidade de modificar algo no circuito e também da sua disposição em experimentar.

Eu não gastaria meu tempo "inventando moda" com este amplicador. Eu colocaria os TIP35/36 ou os originais mesmo e pronto.

Abs.

Márcio

17. MárcioRibeiro

Desde 12 Set 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Oi pessoal,

Estou me sentindo como um advogado defensor dos transistores TIP35/36, mas na verdade não é nada disto. Como já cheguei a utilizá-los e o que gostaria de dizer é que o resultado sonoro de amplificadores transistorizados está mais relacionado às técnicas de projeto e construção do que com a utilização de componentes com algumas especificações que impressionam.

Como ja disse nos primeitos posts deste tópico e volto a insistir: penso que os tip35/36 não seriam os melhores transistores do mundo para uso no áudio, mas eles são surpreendentemente bons e baratos e causariam menos efeitos colaterais na substituição proposta pelo colega Volcane. Se eu tivesse que projetar algo novo, provavelmente não seriam minha primeira escolha, mas também não estaria descartada a sua utilização.

Quanto à Ft de 3MHz não penso que por si só seja um parâmetro que impossibilite a sua utilização, afinal os MJ15003/15004 com FT de apenas 4MHz eram usados em excelentes amplificadores da Krell . Se o circuito dos drivers conseguir carregar e descarregar rapidamente a capacitância base-coletor dos transistores de potência o problema está resolvido e isto não é complicado de se fazer.

Abs.

Márcio

18. marcosreg

marcosreg Usuário

Desde 16 Mai 2008
    Florianópolis
    Não vi ninguém falar sobre o ganho do transístor.
    Não é só corrente, frequência de corte, Vbe, etc..
    Se o ganho for menor, a potência do amplificador ficará reduzida.
    É preciso enfatizar a necessidade de trocar todos os transístores do estágio de saída e ajustar a corrente de realimentação.
    Marcos
    (y)

19. MárcioRibeiro

Desde 12 Set 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Marcos,

não sei exatamente o que você quer dizer com "ganho" e com "corrente de realimentação", poderia ser mais preciso?

Márcio

20. rochaeletro

rochaeletro Usuário

1 0 0

Desde 3 Mar 2009
    poa;rs;brasil
    Caro amigo pelo esquema que tenho aqui os transistor são o 2sd525 e o 2sb595 estou entrando agora não sei se você ja resolveu mas se precisar te ajudo e so falar , ou posso arrumar para você ,ok!!(y)

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso