Anúncio do HT Forum

Software para Calibração com Colorímetros: HCFR x CalMan

Discussão em 'Conversores, Scalers, Ajustes, Acessórios, etc.' iniciada por R.O.N.A.L.D.O, 23 Mar 2010.

1. R.O.N.A.L.D.O

R.O.N.A.L.D.O Usuário

Desde 25 Out 2002
    Recife - PE
    Amigos,

Como a grande maioria que usa colorímetro para calibrar o vídeo, eu uso o HCFR, mas andei fuçando e vi que o aclamado CalMan tem uma versão home-edition por US$179, será que vale a pena ????

Alguém saberia dizer se o o CalMan vai proporcionar uma calibração mais precisa do que o HCFR ?

Quais seriam os prós e contras do HCFR e do CalMan ???

2. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo

Fala Ronaldo,

eu matei as minhas duvidas aqui:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=84198

e segui esse tutorial excelente:

http://www.curtpalme.com/forum/viewtopic.php?t=10457

,

acho o eye one o melhor na categoria, até pq não tem muito tutorial de calibração com os demais programas...:D

abraços...

3. R.O.N.A.L.D.O

R.O.N.A.L.D.O Usuário

Desde 25 Out 2002
    Recife - PE
    Robert,

A dúvida não está relacionada ao colorímetro em si, este parece que é consenso que o Eye-One é a melhor opção, a minha dúvida é relativa ao software: HCFR ou CalMAN ?

4. ALEGRETTI

ALEGRETTI Sempre aprendendo

Desde 1 Jul 2006
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Calman acho mais indicado pra quem é mais detalhista e perfeccionista, pois apresenta os parâmetros de forma mais clara.

1°. Quem calibra as cores do sistema(CMS) nunca repara no parâmetro DeltaLuma(HCFR) das cores primarias e secundarias, que mostra o valor de luminância das cores.

Em todos os reviews utilizando o Calman é apresentado um belo gráfico deste parâmetro.

2°. Vejo que ninguém utiliza o recurso Saturation shift graph(HCFR), que serve pra ajustar o conhecido controle de "cor" ou "saturação" básico dos ajustes.

3°. Um defeito que reparo no HCFR é que os valores são apresentados no valor DeltaE76 enquanto o Calman apresenta o DeltaE94 (mais atual, com valores mais tolerantes, menos inflacionados).

4°. O Calman tem recurso de gerar um relatório completo e personalizado (mais indicado pra profissionais que precisam imprimir para seus clientes)

Existem outras pequenas diferenças, mas o HCFR não fica devendo em nada no resultado prático da calibração.

5. Murilo

Murilo Moderador

Ronaldo,

Tive a mesma dúvida e postei lá no tópico da calibragem de Plasmas e LCD do Edú (y)

Trocando idéias lá com ele achamos que não se faria necessário, para uso como o nosso, ou seja, uso não profissonal (comercial).

6. Skaliskas

Skaliskas Usuário

Também penso que para nosso uso o HCFR é suficiente.

Eu reparo sim.(y)

Não basta apenas a regulagem do x/y, sendo necessário observar o Y (maiúsculo - Luminance). O delta é a relação xyY.

Abraços
    Paulo.

7. ALEGRETTI

ALEGRETTI Sempre aprendendo

Desde 1 Jul 2006
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Paulo legal saber que vc está antenado nas calibrações. (y)

Tem muita gente gabaritada que não sabe disso. ;)

8. R.O.N.A.L.D.O

R.O.N.A.L.D.O Usuário

Desde 25 Out 2002
    Recife - PE
    Minha dúvida reside principalmente na questão da precisão, mas pelo que tudo indica a diferença pró CalMAN não seria significativa em relação ao HCFR, o que me disseram é que com o CalMAN seria mais mais fácil chegar ao resultado final, por apresentar as informações de forma mais prática.

Agora se isso vale ou não pagar os US$179 é o "x" da questão.

9. Gradius

Gradius Consultor TI/TIC

Desde 11 Mar 2006
    Planeta Terra
    Lembre-se de levar em conta o tempo de aprendizagem, todo software novo requer self-training (e varia de pessoa a pessoa).

Pelo lado prático, se os $179 não te farão falta vá em frente, caso contrário ficaria com o HCFR.

10. fabiocz

fabiocz Usuário

Desde 24 Abr 2011
    Mandaguaçu/Pr/Brasil
    E qual dos 2 é mais fácil para aprender e quebrar a cabeça em mil pedaços? haha

11. Gafanhoto-RJ

Gafanhoto-RJ Vendo e ouvindo

Desde 1 Out 2006
    RJ/RJ/BR
    Eu não acho difícil usar o HCFR, o que não significa que eu esteja usando certo!:D

Eu simplesmente segui o que está descrito nesses tópicos aqui:

http://www.curtpalme.com/forum/viewtopic.php?t=10457

http://www.curtpalme.com/forum/viewtopic.php?t=35322

O primeiro link é o "original", onde você conseguia fazer basicamente a mesma coisa usando o HCFR. Já o segundo link é uma versão dita atualizada que mais me parece uma propaganda do software ChromaPure do que qualquer outra coisa.

Se um povo se animar a montar um tópico específico e dedicado à calibração usando o HCFR eu tô dentro. Já calibrei duas TV minhas, sendo que tenho algumas dúvidas aparentemtene bestas sobre o processo e posso estar errando em alguns aspectos.

O que sinto falta hoje também é sobre calibrar no modo HDR, pois não tenho as imagens para calibrar nesse modo, apesar de ter fonte e TV capazes para tal.

Abs.

12. utsu

utsu Usuário

7 0 2

Desde 10 Mar 2011
    São Paulo
    Boa tarde pessoal, desde criança sempre fui muito antenado e autodidata para tudo que envolvia tecnologia de audio e vídeo, mas nos últimos 8 anos tive q me afastar desse meu hobby por questões de dinheiro e tempo. Estou retornando agora e gostaria de começar aprendendo a calibrar minhas tv´s e monitores de computador, porém como estou aprendendo não queria investir em um colorímetro logo de início, apesar de saber que nossos olhos não chegam perto de um colorímetro. Existe alguma maneira de fazer uma calibração aceitavel (para pessoas mais detalhistas) sem colorímetro?
    Desculpem se minha pergunta for muito básica.

13. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Pessoal não entendo bulhufas e baixei alguns vídeos de calibração ...

Qual a ideia de projetar essas imagens ?
    No caso essa são fotos do meu projetor ...
    Mexer os ajustes do projetor até conseguir a melhor definição de barras de tom de cinza ?
    Mexer na definição até ter o melhor detalhamento ?
    Nas cores precisa de um colorimetro então nem vou no detalhe ...
    P1020358.JPG P1020359.JPG
    P1020358.JPG

Anexos:

14. murissu1985

murissu1985 Usuário

Desde 31 Dez 2015
    São José do Rio Preto
    Boa noite galera! Onde baixo o HCFR?? Alguém tem link para disponibilizar? Tenho um colormunki da x rite! Da certo nesse Colorimetro?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso