Anúncio do HT Forum

Som automotivo (1° Projeto)

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Leeosiilva, 6 Out 2018.

1. Leeosiilva

Leeosiilva Usuário

3 0 1

Desde 6 Out 2018
    São Paulo
    Senhores, boa tarde.

Gostaria da ajuda de vocês, tenho um palio fire 2008, estou querendo montar um som custo benefício, que ocupe pouco espaço do meu porta mala

Escolhi os seguintes itens:

Subwoofer Pioneer Tsw 3060br 12 350 W RMS

Kit duas Vias da Pioneer TS- C170BR

Super Tweeter ST 200 de 100W RMS

Driver JBL Selenium D250X - 100 Watts RMS

DVD Player Shutt Detroit.

Queria saber qual módulo mais recomendado para atender isso, e sugestões sobre os itens, se estão bons, ou se vale trocar algo.

O que vocês acham ?

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    É uma das propostas muito debatida aqui no fórum, por isso irei economizar nos comentários.

Tem vários tópicos ricos em detalhes, que podem servir como base.

Nessa relação de itens, só incluiria aí mais um item, um médio de 8" para poder reproduzir todas as faixas de frequência com itens corretos, não fazer com que o Sub (não foi feito para isso) e Driver fenólico (nem pode descer tanto), atuem na faixa de voz.

Quanto ao amplificador eu escolheria um SD 800.4 evo, desde que o seu pioneer seja 4 ohms.

Sendo 04 ohms mesmo, numa ligação bridge use o Sub e na outra ligação Bridge, médio + Drv + Stw;

Para usar três alto-falantes distintos, compre um divisor de frequência passivo de 3 vias.

Se precisar de ajuda na questão do divisor é só falar.

Observação 1:
    Se os itens ainda não foram comprados, pode existir uma pequena variação, que vai até melhorar a qualidade final, sem falar na simplificação do sistema, sem contudo prejudicar o resultado final.

No lugar de Super Tweeter ST 200 de 100W RMS + Driver JBL Selenium D250X - 100 Watts RMS,
    PODEM SER SUBSTITUÍDO POR: Driver JBL Selenium D220Ti

Observação 2:
    Como o kit 02 vias será usado apenas em uma ocasião e parte da caixa trio (sem o Sub, que irá servir nas 02 situações) em outra, uma chave liga-desliga ajuda a alternar de acordo com a situação.

É um artifício para não ter que comprar outro amplificador.

3. Leeosiilva

Leeosiilva Usuário

3 0 1

Desde 6 Out 2018
    São Paulo
    Cara, muito obrigado pelos esclarecimentos. só peço desculpa por ser tão leigo e algumas coisas ficarem confusas na minha cabeça.

Comecei a estudar sobre o assunto de som ainda essa semana, portando estou cheios de duvidas ainda.

Vamos lá, em cima do que você me falou fiquei com as seguintes duvidas:

1º - Sobre incluir um médio de 8", não excluo isso, visando que o que procuro é ter boa qualidade, mas sem um investimento gigantesco. porem o foco é ocupar o mínimo possível do meu porta mala, (por isso pensei na caixa trio, numa necessidade joga ela lá no cantinho do porta mala, não atrapalha muito rs.) Nesse caso, para incluir um médio de 8", não teria que aumentar muito a caixa para incluir ele ?

2º Pode me explicar o esquema de ligação para esse modulo ? como casar as impedâncias e os rms dos equipamentos citados, com o modulo que sugeriu, vi que ele tem 4 canais de 200w rms. 1 dos canais ligaria em bridge o drive, st e o kit 2 vias ? (a potencia do kit é 120w rms(60 cada falante), somaria 320w rms 20% a menos dos 400w rms fornecido em bridge, isso não prejudicaria os drives, st e kit ?, e sobre a associação da impedância fiquei em duvida do resultado final que teria, pois vi um video dizendo que a associação em paralelo do drive e do st não dividi a resistencia, mas pelo fato de entrar o kit 2 vias que seria + 2 falantes, como ficaria a impedância de tudo isso ? ) (sobre o sub acredito está tudo bem, pois vi que até o dobro de potencia é o ideal pois eles tem um melhor aproveitamento, eu teria um ganho melhor se usasse mais potencia nele ? ou por se tratar de um sub "fraco" não vale a pena, os 400w rms é o suficiente ?)

3º sobre o divisor, vou precisar de ajuda sim, qual seria o ideal para o meu projeto ?

Nada foi comprado ainda, não teria problema algum em trocar todos os itens citados, se me atendesse dentro do que falei, ocupar o menor espaço do porta mala, e ter uma boa qualidade.

sobre a troca da dx e do st, eles somam 200w rms, somente o d220ti com 90w rms iria ter o resultado tão bom quanto ?

Então, pensei no kit 2 vias, por conta de querer um som de qualidade na parte interna do veiculo, principalmente pela frente, e não ficar apenas com o som que vem do porta mala.

Mas se houver a necessidade de 2 amplificadores não há problemas.

Aceito sugestões sobre editar todo esse projeto se necessário.

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Que bom que começou a estudar. A proporção que você vai descobrindo novos conceitos, vai começar a olhar o som de outra forma e o difícil será largar de estudar, rs rs.

Quanto aos questionamentos, ótimo que existam. É um bom sinal. Ninguém aprende nada, sem pelo menos questionar. Das duas uma ou você entendeu tudo ou não entendeu nada e fica com receio de fazer uma pergunta óbvia e alguém te responder atravessado.

R1 - A imagem fala por si só. O que ocupa na caixa, seria praticamente o mesmo que ocuparia nessa caixa do vídeo. A diferença é que, sendo no carro, essa caixa estaria deitada e não em pé, claro, ajustando o posicionamento dos alto-falantes. Em relação ao aumento, será muito pequeno, mas vai simplificar em outros pontos e evidentemente não teria o player na caixa, mas seria bom ter um voltímetro para monitorar a tensão e ligar o veículo, quando estivesse abaixo dos 12.6V.

R2 - A resposta 2 será bem fracionada, pois estão sendo envolvidos muitos conceitos. Como o objetivo do comentário é fazer com a pessoa entenda, irei quebrar

a - como casar as impedâncias e os rms dos equipamentos citados, com o modulo que sugeriu, vi que ele tem 4 canais de 200w rms. 1 dos canais ligaria em bridge o drive, st e o kit 2 vias?

a ligação bridge seria apenas para o conjunto médio + Ti, pois dentro da caixa terá o divisor (no caso de 02 vias)

não poderia ligar o kit em bridge, pois a impedância resultante (junção ou ponte feita de 02 canais), é idêntica à impedância de um conjunto Mid + Tw do kit e ai ficaria de fora o outro conjunto. Mesmo se fosse possível deixar apenas um conjunto ligado, essa potência gerada, iria ultrapassar o limite de potência suportada pelo kit e assim geraria danos, que poderiam ser irreversíveis.

b - 400w rms fornecido em bridge, isso não prejudicaria os drives, st e kit?

pelo fato de não ligar kit e/ou Drv Ti + médio, não estariam ligados junto, portanto o risco de ter alguma alteração de impedância é mínima e se existir, está dentro da normalidade, sem afetar a integridade dos alto-falantes envolvidos.

c - pois vi um video dizendo que a associação em paralelo do drive e do st não dividi a resistencia, mas pelo fato de entrar o kit 2 vias que seria + 2 falantes, como ficaria a impedância de tudo isso?

c1 - a divisão de frequência no kit é feita pelo crossover que vem nele

c2 - dentro da caixa terá o divisor (no caso de 02 vias)

d - é o ideal pois eles tem um melhor aproveitamento, eu teria um ganho melhor se usasse mais potencia nele ? ou por se tratar de um sub "fraco" não vale a pena, os 400w rms é o suficiente?

claro que se tiver um amplificador à parte para o sub, pode ficar mais simples essa jogada de ligação explicada acima. Com um amplificador dedicado para o sub além da simplificação, tem a questão do melhor controle, pois mesmo sabendo que você poderia aplicar um pouco mais potência no Sub, surgiria o fantasma de ter que ficar preocupado com ampificador que seja ao mesmo tempo ótimo para o sub, mas muito forte para os demais alto-falantes e e acho até bem melhor, porque num amplificador de 4 canais, a ligação que é feita apenas num lado alternando entre kit e médio + Ti (o que foi sugerido acima), seria feito assim: 02 canais seriam para Kit e os outros 02 canais médio + Ti. Só teria de ligar um lado e desligar o outro, dependendo da situação.

Quanto ao resultado com Driver Ti, seria até melhor, mas claro, o gosto pessoal influencia muito. Eu particularmente não gosto de Stw e o motivo de oferecer essa opção com é que além de simplificar, eu não tenho diferença tendo Stw ou não.

Só acho que com Stw, agride muito meus ouvidos, mesmo que minha audição já esteja comprometida pelo meu o avanço de cronologia (rs rs) e o D250X é particularmente um Driver extremamente estridente.

5. Leeosiilva

Leeosiilva Usuário

3 0 1

Desde 6 Out 2018
    São Paulo
    Cara, poderia me ajudar nas escolhas dos itens então ?

Relação custo benefício, qual sub, medio, ti, kit 2 vias e módulos, divisor, voltimetro e etc... me recomenda ?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso