Anúncio do HT Forum

Som Automotivo x Som Domestico

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Rickupgrade, 13 Jul 2018.

  1. Rickupgrade

    Rickupgrade Usuário


    Desde 27 Nov 2017
    São Paulo
    Ja pesquisei muito a respeito e não consigo sanar minha duvida , se alguem puder comentar algo a respeito
    EU sei que esses som domestico Tipo LG , Sony , Panasonic , que compramos em loja como Casas Bahia etc , informa um numero muito alto de RMS , por exemplo 4000 RMS e consome apenas 350 Watts por exemplo , ja vi em vários fórum que pela conta isso não é equivalente um som ter toda essa potencia de consumir apenas 350 Watts , teria que consumir mais de 4000 watts e claro , dependendo da rede domestica nem aguentaria essa quantidade de consumo, mas como um som automotivo então utiliza módulos com mais de 1000 RMS e utiliza fonte d energia 12V ?
     
  2. soaresrey

    soaresrey Usuário

  3. nunnes.rs

    nunnes.rs Usuário


    Desde 13 Set 2013
    Passo fundo/ RS/ Brasil

    Olá Rickupgrade.... tranquilo??

    Cara, vou tentar esclarecer pelo conhecimento que eu tenho. Primeiramente, temos que escalecer algumas coisas:

    1 - Existe uma diferença entre potência de PICO (PMPO) e a potência REAL (RMS), que seria a potência constante;
    2 - O funcionamento dos equipamentos (residencial ou automotivo) parte do mesmo princípio, porém o que vai ter de diferença será a CORRENTE que cada um consome - como o residencial trabalha em 110/220v e o automotivo em 12v, o automotivo terá um consumo MUITO maior;
    3 - Teoricamente falando, se o fabricante informa que a potência é 1000W RMS, independente de ser automotivo ou residencial, ele vai entregar essa potência (mas claro que alguns outros fatores tem que ser observados, mas vamos desconsiderar);

    Explicado isso, vamos a algumas considerações: potência é o resultado da multiplicação da Tensão (em Volts) x Corrente (em Amperes) P = VxA.
    Independente de vc estar falando da potência de um rádio, de uma TV, de um aquecedor, o princípio será SEMPRE o mesmo. Em se tratando de um equipamento que vai AMPLIFICAR o som, isso também não muda (seja doméstico ou automotivo).

    Para que um equipamento possa entregar uma Potência X (seja qual for), SEMPRE existirá um consumo, porém o QUANTO vai ser esse consumo vai depender da tensão de trabalho do equipamento e da potência desejada.

    Vamos supor que vc tenha um rádio residencial de 1000W RMS e um módulo de carro também de 1000W RMS - RMS que é a potência REAL e não potência de PICO (a PMPO). Teoricamente falando, os 2 vão entregar a potência informada, porém o CONSUMO deles será diferente.
    No residencial, que trabalha com 220v, o consumo será de 4.5 Amperes aprox (1000/ 220 = 4.54). Já no automotivo, um módulo de igual potência vai consumir 83 Amperes (1000/ 12 = 83A). Claro que esse consumo só vai acontecer se vc demandar os 1000W - ou seja, no volume máximo, por exemplo.

    Agora falando especificadamente sobre o exemplo que vc citou, um rádio residencial que DIZ ter 4000W mas consome SOMENTE 350W, significa que:

    1 - Ou a potência informada é potencia de PICO (PMPO) e a potência REAL (RMS) é cerca de 300W (que equivale aproximadamente ao consumo do equipamento - 350W);
    2 - A potência REAL é a informada porém o consumo está errado (deveria ser próximo a faixa de potência sonora).

    Se tratando de equipamentos DIGITAIS, que são de alta eficiencia (acima de 90%) o consumo será SEMPRE muito próximo a potência informada. É matemática - não existe milagre rsrsrsr
     
  4. dudufuddellys

    dudufuddellys Usuário


    Desde 24 Out 2008
    Brasília-DF-Brasil
    Só acrescentando. Um amplificador automotivo, por exemplo de 1000Wrms, só vai liberar os 1000Wrms se ele estiver recebendo a corrente de consumo indicada pelo fabricante. Por exemplo, se o amplificador fornece 1000Wrms e consome 83A, não adianta ter uma bateria de 50A que esse amplificador não vai estar entregando os 1000Wrms com essa corrente.
     
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso