Som da TV do vizinho vazando para o meu apartamento

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por brunool, 17 Out 2017.

1. brunool

brunool Usuário

Desde 7 Nov 2012
    Brasília
    Pessoal, preciso de ajuda para encontrar mais facilmente a origem do problema.
    Já conversei com meu vizinho, e ele foi bastante receptivo em relação ao assunto (gente boa!).
    O som da TV dele vasa demais pra dentro do meu apartamento, mesmo com volume baixo. Já outros como conversas pessoais ou bater de panelas eu nunca ouço. Recentemente ele adicionou um painel de madeira na parede, que é aberto em baixo e em cima e tem um vão de aproximadamente 3cm. Desconfio que o painel está amplificando o som através da minha parede. Poderia ser esse o caso?
    Gostaria de opiniões de vocês para podermos achar a solução mais rápida e acertada para o problema.
    Detalhe: ele não ouve o meu HT no apê dele, nem com o volume muito alto. Já eu ouço muito bem os diálogos e os tons médios emitidos pela TV dele. O pior que é a TV dele fica na parede que seria o meu sofá.
    Obrigado pela ajuda pessoal!

2. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário Muito Ativo

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Problema curioso este ...
    Vc's são vizinhos parede com parede ? So para confirmar.
    Qual é o tipo de parede usado neste prédio ? Blocos , lajotas ou outro tipo?

3. brunool

brunool Usuário

Desde 7 Nov 2012
    Brasília
    Rapaz.. não faço ideia do tipo de tijolo. Somos vizinhos de parede sim. Nossas salas ficam ao lado uma da outra. A TV dele está na mesma parede q o meu sofá e antigamente eu não ouvia o som do aparelho. E mesmo com meu HT no volume bem alto, ele não escuta o som. De qualquer maneira, eu não ouço eles conversarem (o que deveria acontecer, já que eu ouço a conversa da TV).

4. Márcio Veronez

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Pela sua descrição esta dando a entender que a TV que esta colocada no painel de madeira esta emitindo som e transferindo através da vibração ou furos para passagem dos cabos para a câmara interna do painel de madeira que esta agindo como uma camará de amplificação do som e por consequência transferindo através da parede para o seu AP.
    O fato so som do seu lado não passar ou ate mesmo a conversa não interferir sugeri que a transferência esta sendo por vibração e não pela fragilidade da parede.

Faça um teste , solte a tv do painel de madeira (veja se ela esta em um suporte ou se esta fixada por parafusos de modo suspenso por encaixe , basta apenas desencostar a tv e veja se o som some de sua sala...
    Teste isto , pois creio que ira resolver , em caso de positivo tire uma foto do painel de madeira de frente e de lateral para que eu possa te ajudar com uma solução(y)

brunool agradeceu.
  5. brunool

brunool Usuário

Desde 7 Nov 2012
    Brasília
    Essa fera aí meu! p* resposta!
    Então, na casa dele colocamos algumas almofadas bem onde ficam os faltantes da TV (**que apontam para baixo**) e já deu uma disfarçada. A TV está pendurada no painel, e realmente encosta nele. O painel é grande, de uns 2m X 2m (ou um pouco mais) feito em 3 placas separadas de madeira por fora que apoiam na estrutura que tem uma "canaleta" onde passam os fios. Um desenho mais ou menos pra se entender como é. O preto é a estrutura interna, em vermelho as placas frontais, azul a TV com as caixas destacadas e verde é a canaleta. Será que bastaria encher o espaço vazio com aquela espuma ondulada? Há um espaço de 3 cm entre a frente do painel e a parede, lembrando que o painel é aberto em baixo e em cima.

6. Márcio Veronez

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Mas e ai ao desencostar ela do painel o som pareou de sair no seu AP ?

7. brunool

brunool Usuário

Desde 7 Nov 2012
    Brasília
    Saiu menos, mas não completamente. O estranho é que eu não ouvia o som anteriormente. Desconfio que por ser apontado para baixo, os falantes da TV direcionam o som que entra no painel que é aberto e é amplificado pro meu apartamento. Estou pensando na solução de encher o painel com espuma. Um suporte de parede que desencostasse a TV do painel pode ser uma solução??

8. Márcio Veronez

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    A espuma pode ajudar sim , sem ver maiores detalhes prefiro não afirmar , mas como é uma solução simples e barata não custa tentar.

brunool agradeceu.
  9. HenriqueSD

HenriqueSD Usuário

78 17 18

Desde 12 Set 2017
    São José
    Estou também com um problema parecido. A parede do meu quarto da para a parede da sala do meu vizinho, a qual ele tem uma TV. E eu escuto bastante barulho da TV dele no meu quarto (as vezes até da minha sala da pra escutar).

Essa parede no meu quarto, tem um armário que ocupa ponta a ponta da parede (de alto a baixo também), então pensei em forrar a parte de dentro do armário com alguma coisa, pensei em por isopor no fundo do armário (do lado de dentro), será que resolveria ?

Alguém tem uma sugestão do que eu poderia fazer para diminuir (ou acabar) com esse barulho ?

10. brunool

brunool Usuário

Desde 7 Nov 2012
    Brasília
    Acredito eu que isolar do seu lado, a não ser que seja com outra parede, não vai adiantar muito. A parede entre os apartamentos (a não ser que de gesso sem tratamento acústico) tem que conseguir segurar o som de uma TV. Tanto que dentro do meu próprio apartamento eu não ouço a TV do quarto através da parede do escritório, mas ouço a do meu vizinho. Talvez a TV dele esteja encostada na parede e a vibração transforma a parede/armário em um tipo de amplificador. Perceba que provavelmente são só os sons de tom médio que se ouve. Se não for esse o caso.. aí é preciso estudar melhor a situação.
    Conversei com meu vizinho que reconheceu o problema, inclusive foi la em casa e ouviu também. Vamos arrumar a melhor solução possível.
    Fale com seu vizinho, mostre o problema pra ele. Até sugeri pagar espumas pra colocar dentro do painel do meu vizinho, que assim é bom que da uma isolada do lado de lá e eu posso fazer barulho : p. Mas desconfio que tem mais a ver com o fato da TV estar literalmente encostada no painel, pois o suporte que ele usa não é muito bom.

11. brunool

brunool Usuário

Desde 7 Nov 2012
    Brasília
    Uma atualização sobre o assunto pra vocês:
    Após pesquisar empresas e fazer alguns testes com meu vizinho, resolvi comprar o material para fazer a instalação na casa dele, junto com ele. Colocaremos lã de rocha atrás o painel, além de, talvez, alguns adesivos entre o painel e o quadro de suporte para evitar a transferência de vibração. Vamos ver como isso irá resolver o problema. Coloco a atualização aqui.

12. HenriqueSD

HenriqueSD Usuário

78 17 18

Desde 12 Set 2017
    São José
    Se você puder depois comentar aqui se funcionou, ficarei muito agradecido. Eu comprei umas placas de dry wall e coloquei no meu armário (eu cortei elas e fui pondo no fundo do armário, pelo lado de dentro), mas não resolveu.
    Minha próxima ideia é tentar conversar com o dono do apto ao lado para a gente tentar por algo na parede do apto dele, acho que a lã de rocha pode funcionar.

13. brunool

brunool Usuário

Desde 7 Nov 2012
    Brasília
    A lã de rocha é o que vai dentro do drywall pra isolar acusticamente. Nas placas que você comprou tinha a lã?
    Colocamos a lã de rocha atrás de todo o painel dele, que era completamente oco, (diferente do que eu tinha desenhado antes) o painel so aparafusa na moldura ao redor dele todo, nada no meio. Torando ele uma caixa acústica mais potente ainda. Enfim..
    Testamos com o volume da TV bastante alto, e deixou de passar 90% do som. Eu diria que está resolvido, pois não escuto mais a TV dele, só se eu prestar MUITA atenção e ela estiver alta. Creio que parte da culpa também seja das caixas da TV que não são muito boas. No volume mais alto o som é bastante metalizado e ate estoura algumas vezes. Creio que a forma que o som seja gerado também está influenciando em como ele passa ou não através da parede.
    A instalação da lã foi simples, mas o negocio esfarela bastante.. tomem cuidado pra não respirar o pó que solta.. passei o dia tossindo.

TLDR: lã de roxa resolveu em 90% o meu caso, lembrando que foi instalada em um painel de 2,40x2,40, quase toda a parede atrás da TV (creio que esses 10% seja por conta da qualidade das caixas acústicas da TV do meu vizinho, que não emitem um som muito regulado). Ainda penso em colocar um painel com lã de rocha aqui em casa para eu poder fazer barulho também e isolar mais ainda o som entre nossos apartamentos.

14. brunool

brunool Usuário

Desde 7 Nov 2012
    Brasília
    Então Henrique, é capaz que seu armário esteja funcionando também como caixa acústica pro som que vem da TV. De qualquer maneira, não era pro som da TV estar passando tanto pela parede.