Anúncio do HT Forum

"Som de Qualidade (SQ)" - Informações e dicas para iniciantes

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Mazinger_LFO, 11 Ago 2017.

1. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário

355 133 1

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    Boa tarde galera do HT Fórum,

Venho observando uma constante abertura de tópicos "repetidos" em relação à como montar um sistema SQ para quem é iniciante. Se o pessoal realmente usasse a pesquisa do fórum iriam ver que tem vários tópicos onde eu explico e dou informações para as pessoas que querem montar um SQ.

Então me prontifiquei à abrir esse tópico para AJUDAR e auxiliar as pessoas que estão começando ou até mesmo já iniciaram. As minhas informações são baseadas em experiências reais e também com muitas pesquisas, leitura de fóruns e conversas com outros users.

Vamos começar pelos princípios básicos de um som focado para qualidade (SQ), NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, deve-se usar 6x9. Porque? Porque o 6x9 acaba com o seu palco sonoro, sendo que o intuito do SQ é o palco estar direcionado na parte da frente, de preferência no painel (para-brisa). Seguindo a linha de raciocínio do palco sonoro, se o objetivo é ajustar o palco sonoro para frente, não tem a necessidade de utilizar falantes traseiros (coaxial, triaxial, quadriaxial, kit 2 vias, cornetas e ST) nas portas traseiras e muito menos no tampão.

Os componentes mais utilizado para um SQ são:

Head Unit (Player)
    Kit 2 Vias
    *Amplificador(es)
    Subwoofer(s)
    RCA (de qualidade)

*Geralmente nesse caso tem 2 opções, onde utiliza-se apenas UM amplicador para alimentar o sistema todo. Exemplo SD400.4, ligando CH1 e CH2 no kit 2 vias e CH3/CH4 faz a ligação bridge pro Subwoofer.
    OU utiliza-se DOIS amplificadores no sistema, UM dedicado ao Kit 2 vias e o outro amplificador MONO dedicado ao subwoofer.

Encerrado os princípios básicos, agora vamos para os equipamentos focados à SQ.

FUJA de marcas como Bomber, Pioneer (EXCETO PLAYERS), Bravox, Taramps e Stestom, elas são focadas para TRIO, SPL e o famoso "som para animar churrasco".

O ator principal do seu sistema é o Kit 2 vias, ele será responsável pelo equilíbrio entre grave,médio-grave,médio-agudo e agudo. O que isso quer dizer? Não adianta você colocar um kit 2 vias que seja muito estridente (agudo demais) e você não ter um grave e médio-grave que acompanhe isso e vice-versa. Para isso você tem que pesquisar o kit que mais te agrade de acordo com opiniões de pessoas que já ouviram ou que já possuíram, compartilhando experiências. Claro que sempre dentro do seu orçamento, o céu é o limite

O ator "coadjuvante" (não menos importante) é o subwoofer, ele será responsável em dar PESO ao seu sistema com subgrave e grave. Não adianta escolher qualquer um, procure aquele que tenha timbre, que seja musical e não mononota.

As seguintes marcas são focadas pra SQ, tanto para kit 2 vias, amplificadores, subwoofers:

Focal, Morel, GroundZero, NAR, Audison, JL Audio, MB Quart, DLS, Hertz, Helix, entre VÁRIAS outras. Porém nesse meio tem duas marcas nacionais, além da NAR que já consta, que não citei que PODEM se encaixar em um sistema SQ, que são SounDigital (LINHA EVOLUTION) e Audiophonic (Kit 2 Vias kc.6.3)

Dessas marcas citadas as que possuem o melhor CxB são NAR, Audiophonic e SounDigital. Na questão de amplificadores temos uma exceção que é a SounDigital com a nova linha Evolution. Pois a SD acertou em cheio nessa nova linha de amplificadores na questão da qualidade e potência declarada. A Audiophonic com o Kit 2 Vias Kc6.3 também é uma boa pedida para quem tem o orçamento LIMITADO e quer ter uma qualidade de entrada. Já a NAR é um pouco mais cara do que o Audiophonic, PORÉM, sua qualidade é muito superior!

Segue abaixo o vídeo do meu sistema SQ:

Head Unit: Pioneer AVH-X5880TV
    Kit 2 Vias: Focal PS165
    Amplificador Stereo: Fosgate 400.4 (Old School)
    Amplificador Mono: JX1000/1
    Subwoofers: 2 12W0v3 (dutada)

No vídeo esqueci de mencionar que as portas dianteiras estão tratadas com manta acústica da DAT, tem uma bateria auxiliar no porta-malas de 80aH e os ganhos no amplificador stereo estão em 1/4 e o ganho no amplificador mono na metade.

Abraços amigos.

Última edição: 12 Ago 2017
    • 22
    • 4
  2. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Muito boa iniciativa.
    Realmente são dezenas de posts pedindo informações sobre SQ de entrada.

• 4
  3. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário

355 133 1

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    Obrigado amigo!
    Realmente fica muito massante e repetitivo os constantes tópicos referente à mesma dúvida ou assuntos!

• 1
  4. Peixoto_Gsia

Peixoto_Gsia Usuário

9 3 1

Desde 13 Set 2013
    Goianésia/Goiás/Brasil
    No aqui então não sei se estou postando o lugar correto.

Duvida em som.

Comprei os seguintes itens para montar em um corolla 2010:

Amplificador DAT EX5 1.400RMS
    Kit 02 vias Rockford Fogaste T2652s (200 RMS o par)
    Subwoofer de 10" 350RMS V3 JL
    Cabos RCA Stinger 4000 Series

Duvidas:
    1- Vou ter um som descente? Mudaria alguma coisa?
    2- No corolla atrás o furo é de 6x9.
    a- Deixo sem nada para que o furo seja passagem para o grave?
    b- Faço uma adaptação e coloco um coaxial (NAR ou Audiophonic)?
    3- O que está faltando que seria necessário para ter qualidade?

• 1
  5. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário

355 133 1

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    Duvidas:
    1- Vou ter um som descente? Mudaria alguma coisa?
    Um som bacana você terá sim, PORÉM, o esse kit da Fosgate ele é mais pra SPL do que pra SQ, mas muito melhor do que os Bravox, Pioneers e alguns nacionais.
    2- No corolla atrás o furo é de 6x9.
    a- Deixo sem nada para que o furo seja passagem para o grave?
    Recomendo deixar sem nada pro grave passar pra frente.
    b- Faço uma adaptação e coloco um coaxial (NAR ou Audiophonic)?
    A resposta está no tópico que criei, leia novamente! ;)
    3- O que está faltando que seria necessário para ter qualidade?
    Qual é o seu player? Um player com recursos e uma boa qualidade de áudio é primordial. Eu no seu lugar trocaria esse amplificador! Pegaria dois; Um para os kits e outro dedicado ao sub!

• 1
  6. Peixoto_Gsia

Peixoto_Gsia Usuário

9 3 1

Desde 13 Set 2013
    Goianésia/Goiás/Brasil
    DVD Player Pioneer 2 Din Avh-x598Tv

Sobre o Kit 02 vias vi comentários de gente que teve Nar; Focal de entrada e Hertz dizendo que esse da Fosgate agradou muito mais. Ai tive oportunidade e acabei comprando.

• 1
  7. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário

355 133 1

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    Vai muito de gosto! O Focal Acess de entrada nunca ouvi, mas dizem que não é tão legal. O Focal PS165 a galera fala muito bem, tem um mid com bastante pegada, mas o tw tem que saber domá-lo. Nar série 2 ou 3 é muito boa, em questão de qualidade prefiro ele do que esse Fosgate. Já o kit da Hertz bastante gnt fala mal!

• 1
  8. Peixoto_Gsia

Peixoto_Gsia Usuário

9 3 1

Desde 13 Set 2013
    Goianésia/Goiás/Brasil
    Ja estava esquecendo. Acha necessário trocar os fios originais do carro?

• 1
  9. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário

355 133 1

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    Sempre bom colocar cabos melhores e de melhor qualidade! Acredite, influencia no resultado final!

• 1
  10. Rodrigo candido

Rodrigo candido Usuário

4 2 1

Desde 1 Jul 2017
    Espirito santo castelo
    Ola boa tarde a tds eu naum sei se e o luga certo para pergunta mas estou cm uma duvida tremenda eu vou monta uma caixa trio cm um sub de 600wrms a 4ohms bubina dupla uma corneta ou ate duas d250x de 100wrms e um st200 de 100wrms agora q vem a minha duvida qual modulo usa? Tiver fazendo umas pesquisa de custo beneficio e achei o modulo falcon de 1200 de 5 canais sera q realmente ele vai toca o meu projeto ou qual outro vcs m indicariam
    Vlw obg

• 1
  11. Rodrigo candido

Rodrigo candido Usuário

4 2 1

Desde 1 Jul 2017
    Espirito santo castelo
    Sera q esse modulo falcon e um bom modulo??

• 1
  12. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário

355 133 1

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    Aqui é apenas pra quem busca SQ! Não trio, me desculpe!

• 1
  13. Marco1973

Marco1973 Usuário

758 228 78

Desde 2 Set 2015
    Rio de Janeiro
    Excelente iniciativa.
    Meu sistema:

Última edição: 15 Ago 2017
    • 4
  14. padula7210

padula7210 Usuário

Desde 8 Ago 2017
    Santo André
    Olá boa tarde, gostei do tópico.

Sou iniciante e também pretendo comprar um sistema de sim SQ para um Corsa Hatch (modelo novo).

Li muito em alguns fóruns e acho que estou bem encaminhado na questão de quais equipamentos comprar... Gostaria que você desse sua opnião:

• HU Pionner AVH-3880
    ( sei que não é voltado para SQ mas nao pretendo trocar no momento)
    • Kit 2 vias NAR CS-1
    (concordo que o CS2 e CS3 devem ser muito superiores a este, vale o investimento? - Caso meu orçamento não suportar existe alguma outra recomendação no lugar do CS1?)
    • Subwoofer NAR 10' SW3
    • Módulo Soundigital
    (qual seria o ideal para esse set? 1x stereo 400.4D EVO para o kit e qual usar para o sub?)
    • Cabos
    (não tenho conhecimento de marcas boas com bom custo benefício- por favor indicar)

• 1
  15. MqSteelrs

MqSteelrs Usuário

9 1 1

Desde 20 Jul 2017
    Brasília

Muito bom. Grande iniciativa.
    Baseado nas pesquisas que tinha feito aqui acabei comprando justamente o que vc recomendou.
    Estou com um SD400.4, kit 2 vias NAR cs2 e Sub NAR 10" 250rms

Uma dúvida que tive mais dificuldade em encontrar respostas, é quanto aos cabos. Já ouvi dizer que é recomendável que sejam blindados e tal, mas ainda fico perdido.

Se puder dar sua opinião sobre isso também, acho que seria de grande valia, não só pra mim, mas pra todos que estão buscando aprender.

Um abraço

16. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário

355 133 1

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    • HU Pionner AVH-3880
    ( sei que não é voltado para SQ mas nao pretendo trocar no momento)

Não é que não seja voltado pra SQ, o grande porém são os recursos. Esse seu DVD tem EQ de apenas 3 bandas (isso fica um pouco limitado o seu som), saída RCA de apenas 2V e não possui corte HPF, somente LPF.
    • Kit 2 vias NAR CS-1
    (concordo que o CS2 e CS3 devem ser muito superiores a este, vale o investimento? - Caso meu orçamento não suportar existe alguma outra recomendação no lugar do CS1?)

Primeiramente, qual é o seu orçamento? Até quanto você pretende gastar no kit 2 vias?
    • Subwoofer NAR 10' SW3
    Pra começo esse subwoofer é o ideal, perfeito!
    • Módulo Soundigital
    (qual seria o ideal para esse set? 1x stereo 400.4D EVO para o kit e qual usar para o sub?)

Vai depender do seu orçamento! Se tiver com a grana curta, pegue um SD400.4 evo e utiliza no sistema todo. CH1 e CH2 você liga no kit 2 vias, CH3/CH4 liga em bridge no sub!
    • Cabos
    (não tenho conhecimento de marcas boas com bom custo benefício- por favor indicar)

Olha, CxB eu recomendo Technoise, mas se tiver um pouco mais de grana, vai de LeyLine, cabos de qualidade excelente. Procure pelo Bernardo no AutoFórum, ele é o dono da empresa que faz esses cabos.

• 1
  17. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário

355 133 1

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    O ideal é utilizar cabos blindados, pelo seguintes motivos: Da menos interferência, menos ruído e melhora o sinal, mandando um sinal mais limpo! Existe cabos de blindagem simples, dupla e tripla, PORÉM, quanto mais blindagem mais caro.

18. padula7210

padula7210 Usuário

Desde 8 Ago 2017
    Santo André
    Primeiramende, obrigado pela resposta...

Como eu havia dito meu orçamento é limitado... Visabdo que nao comprarei outro HU, e queEo subwoofer custa R$ 450,00 ainda me restam R$ 1000,00-1300 para o kit 2 vias,
    modulo e cabo.

19. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário

355 133 1

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    Vamos la,

Módulo SD 400.4 - R$ 200,00

Cabos Technoise Série 800 (RCA) - R$ 58,00 (cada) vai precisar de 2

Cabos de alimentação - R$ 120-180 (vai depender da marca e grossura que escolher)

Vai te sobrar 780,00-480,00 (se restar respectivamente 1300,00-1000,00), com esse preço você consegue pegar um Morel Máximo, Morel Tempo ou NAR CS-3 nos classificados do AutoFórum, tem BASTANTE coisa boa usada por lá. E fica tranquilo que o pessoal lá é bastante confiável.

Agora vai de você garimpar bastante!

20. car_sound

car_sound Usuário

Desde 20 Set 2011
    PR/ BR
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso