Anúncio do HT Forum

Sony X905F 2018

Discussão em 'Painéis 4K' iniciada por Batman-X, 2 Mai 2018.

1. nedaum

nedaum The best game ever!

4.045 1.453 526

Desde 19 Mar 2010
    Belém/PA
    Não foi isso que eu disse?

• 1
  2. nottlle

nottlle Usuário

Desde 27 Mai 2007
    Niterói/RJ/Brasil
    Não sei se entendi bem o que você disse em relação a parecer uma FHD.

Quanto a questão da tv ser reconhecida como FHD, acredito que se trate apenas de interface e não de conteúdo (vídeos).

Seja qual for o player, entendo que vc sempre deva deixar configurado para mostrar o vídeo como ele foi feito, isto é, conforme a origem.

3. FMtaue

FMtaue Usuário

Desde 21 Mai 2005
    São Paulo
    Isso está descrito no próprio manual do produto:
    https://helpguide.sony.net/tv/fusltn1/v1/pt-br/04-09_02.html
    • Ao usar o [Formato aprimorado], imagem e som podem não ser apresentados corretamente. Nesse caso, conecte o dispositivo a um HDMI IN que esteja no [Formato padrão] ou altere o formato do sinal HDMI de HDMI IN para [Formato padrão].

• 2
  4. BAKIoMago

BAKIoMago Usuário

Desde 22 Mai 2019
    São Paulo

Hummm para dar mais exemplos.

Via HDMI no computador, eu determino a resolução de 4K. Tenho certeza que tudo reproduzido na TV então está debaixo desta resolução. Se aperto o botão Display no controle remoto ele me confirma que a resolução está em 4K.
    Conectei o HDMI a uma Android TV Box e nela também consigo configurar a resolução para 4K e confirmar via o botão Display.

Quando estou usando o sistema Android da TV o botão Display não traz nenhuma informação esteja no sistema ou em algum APP.

Citei o MX Player, mas usando o VLC ou outro app de vídeo ocorre a mesma coisa, quando ajusto o formato da tela via APP que tem opções como 4:3 que deixa quadrado, Ajustar a tela, que caso o arquivo tenha resolução menor que a tela ele estica o que costuma deixar a imagem ruim, caso a resolução seja maior que a tela ele diminui para não deixar conteúdo de fora da tela. E eu sinto que é este o caso que esta ocorrendo. A opção "100%" exibe o arquivo do tamanho de resolução que ele tiver, se ele for menor que a tela ele vai ficar com espaço preto ao redor do vídeo, se o arquivo é maior que a resolução da tela, no caso 4K em uma tela FullHD o arquivo vai mostrar o centro e o restante vai ficar fora da tela, que é o que acontece.(Acontece o mesmo no monitor do PC que é FullHD, rodando o arquivo 4K e ajustando no player para exiber 100% do arquivo ele exibe o centro e o restante fica para fora, afinal esta exibindo apenas 1920x1080 pontos dos 4k possíveis.

Para ver a resolução da tela, como eu disse, instalei o AIDA, ele me deu a informação que o android esta usando a tela com resolução de 1920 x 1080 xdpi / ydpi 40 / 40 dpi e 60 Hz, anexei uma foto do AIDA executado na TV. Também uma foto do AIDA no meu celular que tem resolução FHD+ e aparece corretamente a resolução.

Se realmente o Android aplica a resolução de 1920 x 1080 na TV qualquer player de vídeo vai rodar também nesta resolução, e os arquivos 4K terão de ser apertados via configuração do APP para aparecer corretamente na tela. Não sei se isto acarretaria grande perda de qualidade, ou se não perde qualidade nenhuma.

Anexos:

• 1
  5. PhantomStranger

PhantomStranger Usuário

32.847 11.604 766

Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    Nenhuma TV tem Smart em 4K, é 1080 de resolução. Só na reprodução que é 4K se claro o conteúdo for 4K....

6. mpvo

mpvo Usuário

Desde 25 Jan 2009
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Bom eu li seu texto todo e me pareceu que você informou meia verdade. Olhando ali vc diz claramente uma que não HDMI4.
    Enfim, relax.

Aqui eu ligo na HDMI-1 tv por assinatura.

• 1
  7. PhantomStranger

PhantomStranger Usuário

32.847 11.604 766

Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    Ele estava falando dos HDMI traseiros...
    Enfim., é isso ai....

• 2
  8. nottlle

nottlle Usuário

Desde 27 Mai 2007
    Niterói/RJ/Brasil
    Foi o que disse para ele. mas...

Por curiosidade, instalei o MXplayer aqui no meu cel... a configuração padrão de exibição é "ajustar a tela"...

Botei um vídeo 4k para rodar...rodou blz... alterei para a opção de exibição "100%", e foi como se fosse dado um zoom no vídeo, cortando boa parte do que é visualizado na opção padrão.

Depois botei um vídeo de resolução bem menor (640x352)... Quando botei em 100%, ficou aquele quadradinho pequeno no meio da tela...

Resumindo...

Com o vídeo em 4K, resolução maior que a tela do meu cel, em 100% o vídeo fica cortado, com área menor que a real.

Com vídeo em resolução menor que a do meu cel, em 100% vemos o vídeo na integra, com a área real da filmagem, mas ocupando um espaço menor do que a tela....

Dado essa teste, entendi o que ele quis dizer...

Parece que o vídeo em 4K está sendo ajustado para rodar em 1080P...

Confesso que não imagina que isso fosse acontecer com o vídeo rodando....

A questão é...

Isso afeta a imagem de algum forma? Gera alguma perda?

Edit:

ps: parece que isso acontece em qualquer player...acabei de testar com o Kodi...

Última edição: 12 Jun 2019
    • 2
  9. BAKIoMago

BAKIoMago Usuário

Desde 22 Mai 2019
    São Paulo

Exatamente este o ponto que eu queria mesmo exemplificar. E a questão é realmente, estamos tendo alguma perda de qualidade?

Teoricamente o Player esta renderizando o conteúdo em FHD e ao utilizarmos a opção de "Ajustar a tela" ele pode estar fazendo um Downscaling ou Downsampling para caber os 4K dentro de FHD.

O player nativo da TV, aplicativo "Vídeo" não tem nenhum tipo de opção a se observar, ele executa arquivo de qualquer resolução neste formato de ajustando a tela, mas como não há informação não consigo chutar o que ele estaria rodando, se em FHD como o sistema ou 4K como a TV. Independente, este aplicativo não permite customizar nada, uso o MX Player ou VLC para mudar cor da legenda, tamanho etc.

Se isto afetar de alguma forma a reprodução do vídeo para pior, é mais um ponto negativo para o sistema Android Integrado, e provavelmente de configuração do fabricante, pois qualquer Android Box vai passar a resolução configurada por HDMI, no meu caso tenho uma com suporte a 4K 30FPS. Posteriormente vou testar com atenção e tentar notar se vejo algo de diferente em um vídeo 4K rodando nela e no Android da TV.

• 1
  10. nedaum

4.045 1.453 526

Desde 19 Mar 2010
    Belém/PA
    Com a devida vênia, falha de interpretação sua, amigo. Eu não disse isso que você escreveu. Uma vírgula muda todo o sentido.

"Dito isso, na traseira tem as duas portas que suportam HDMI aprimorado e uma que não, a HDMI 4."

Ou seja, há duas portas HDMI aprimorado. E há uma que não é HDMI aprimorado: a HDMI 4.

Supus que o colega queria ligar a NET em uma das portas traseiras (por isso nem citei a HDMI 1) e recomendei a 4 pelo motivo acima exposto.

• 2
  11. PhantomStranger

PhantomStranger Usuário

32.847 11.604 766

Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    Sobre esses Plays não sei dizer, talvez tenha algum ajuste correto, etc.,. Não uso...
    Mas todos os APPs Play nativo, etc., das TVs 4K estão em 1080 (as mais antigas eram 720). Tanto que em estatística de Nerd do Youtube diz isso. Ou seja, quando esta navegando nos APPs, Play Nativo, etc.,. a resolução é 1080 (a resolução deles), mas ao reproduzir vai ser a resolução do conteúdo, menor como 720, ou maior como 2160...

• 1
  12. nottlle

nottlle Usuário

Desde 27 Mai 2007
    Niterói/RJ/Brasil
    É assim que eu sempre entendi, mas esse ajuste dos players me deixou confuso...A impressão que da é que não funciona como eu imaginava...Não lembro de ver isso ocorrer no windows...Em casa vou testar no PC para ver como será o comportamento...não sei se vou tirar alguma conclusão desse teste....rs

13. PhantomStranger

PhantomStranger Usuário

32.847 11.604 766

Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    Esses Plays não sei dizer...

14. danielrodrigo

danielrodrigo twitter.com/hdtvbrasil

Desde 3 Jun 2007
    São Paulo-SP
    Oi @miharo - sim, sim - como disse no post - estou na sindrome do dia 1..rs - Troquei a TV, instalei na parede e aproveitei a deixa pra dar uma geral total em tudo aqui - nao mexia no meu cabeamento desde 2012. É tudo embutido. Tinha ate cabo DVI instalado aqui...nem lembrava dele...rs

por isso esta tudo desligado, tirei o rack limpei ele todo - retirei todo cabeamento, limpei, troquei por novos o que precisava, etc.

e dai fiquei so com um cabo ligado na net pra "testar" e ir fuçando a tv - pq so vou ter tempo pra arrumar o rack, reposicionar tudo certinho no fim de semana agora. entao ta tudo empilhado, desligado.. etc arrumei um banquinho liguei o decoder da NET nele e so.

por isso nem tinha testado o PS4 - q seria o natural. (@Ariseco@Ariseco vou usar o PS4.. estava usando a NET por acaso so... )

ai na fuçacao, nao mexi em quase nada so coisas mais basicas, linguagem, horario, rede.. e vi essa opcao do HDMI APRIMORADO e ativei - ja q estava usando o cabo optico. e fui fazer outra coisa.. vi netflix, configurei o google.. e qdo voltei pra net - reparei q tava sem som - mas nao me passou na hora q poderia ser por causa do HDMI APRIMORADO..

mas, sim - nao tem necessidade de usar a net ali - mas tb.. nao imaginava esse tipo de restricao... pela questao de "retrocompatibilidade" - na minha cabeça ja vinha a ideia de que "a mais nao prejudica o a menos".

@PhantomStranger@PhantomStranger - sim, faz todo sentido mesmo - como vc disse, se nao desse "problema" de compatibilidade, era mais facil ja vir habilitado direto.. tem razao.. valeu!

oi @nedaum@nedaum - pensei exatamente isso - qdo percebi esse "problema" - o fato de ou ativar ou nao ativar PRAS 2 PORTAS. Pq uma vez ativado - se eu nao tenho 2 equipamentos que sao compativeis eu automaticamente perco uma das portas.

minha ideia iniciar era ligar o PS4 e a NET nessas portas - pq sao os dois equipamentos que tenho que fazem uso do 4k. Nas outras portas ia ligar o HT e a SKY (no ambiente eu tenho 2tvs uma eu uso como monitor - e vira TV secundaria nas horas vagas - e como tenho esse decoder da sky sobrando - uso ele nas duas tvs - assim acabo usando uma de PIP..rs)

como deu esse problema - agora ja nao sei.. vou ver se roda usar o decoder da sky ou o HT.

- ah - o cabo optico que falei é um HDMI 2.1...rs - Ja deixei instalado dois cabos opticos HDMI 2.1 nessas 2 entradas "aprimoradas" - nao que precisasse, mas como aproveitei pra dar uma "manutencao geral" em toda instalacao - ja troquei tudo o que podia - pra nao ter que mexer nisso tao cedo. Meus cabos todos eram HDMI 1.4 - mas eu ja tinha cabo CAT6 instalados isso em 2012 qdo montei tudo.. minha rede geral ja era giga - pena que a TV ainda so vai ate 100M (passei agora tudo pra CAT7 - mesmo nao precisando tao cedo - mas pelo trampo de trocar tudo, ja troco por coisa mais top)

- alias - eu nao cheguei a fazer esse teste - mas alguem aqui fez - via LAN meu cabo bateu 87M - via Wireless por ser protoco AC é mais rapido? No meu PS4 bate 192M (quase o dobro mesmo sendo wifi)

@FMtaue@FMtaue valeu! li o manual mas nao reparei nisso. :D

• 1
  15. BAKIoMago

BAKIoMago Usuário

Desde 22 Mai 2019
    São Paulo
    Esta dica do Estatísticas de Nerd do Youtube foi ótima! Pelo bem da ciência já fiz alguns testes rs, olhem só que curioso.

Anexei uma foto para cada teste realizado, bem como as devidas explicações.

Foto 01 – O Youtube rodando na Android TV um vídeo em FullHD.

É possível notar que temos a informação da resolução na linha “Current / Optimal Res 1920x1080@30” que indica a resolução do vídeo e frames do arquivo. Acima desta linha temos o “Viewport / Frames 1920x1080*2.00” Esta linha indica quantas linhas estão exibidas na tela naquele momento. Ele esta fazendo o famoso upscaling duplicando o vídeo FHD e o transformando em 4K 1920x1080*2=3840x2160.

Foto 02 – Youtube rodando na Android TV um vídeo 480p 4:3

Claramente vemos a resolução do vídeo bem baixa 640x480 e o quanto ele ocupa na tela 1440x1080 Aqui creio estar ocorrendo dois efeitos, um de esticar a imagem de 640x480 e um segundo de dobrar a imagem por upscaling para alcançar a resolução da tela em 4K como o vídeo tem bordas pretas nas laterais pelo formato 4:3 ele usa a resolução do viewport um pouco menor.

Foto 02 2 – Meu PC com meu monitor FHD rodando youtube no navegador em FullScreen

Notem que ele só estica a imagem de 480p para 1080p sem multiplicar por 2 já que o monitor é FHD. Eu não sei dizer se o upscaling seria a esticada da imagem ou a multiplicação que eles fazem pelo *2 que vemos na TV.

Foto 03 1 Android TV rodando youtube um vídeo 4K

Aqui temos algo bem curioso... Como informa o youtube o vídeo é nativo 4K@60frames.

Porém o que está sendo visualizado na TV é uma resolução FHDx2! A TV não está recebendo a mensagem original do vídeo.

Foto 03 2 Meu PC com o Monitor FHD rodando youtube no navegador sem ser Fullscreen mesmo vídeo de antes.

Formato original do vídeo em 4K porém meu PC exibindo o mesmo dentro de 1280x720 pixels.

Foto 03 3 Mesma situação anterior porém com o vídeo em full screen.

Agora meu PC exibi o vídeo dentro da resolução FHD para caber no meu monitor.

Foto 03 4 Conectei o PC na TV e coloquei o navegador lá sem ser full screen.

O vídeo mesmo de antes, nativo 4K porém a área exibida na TV foi 690x388*3 Aqui ele esta adequando o vídeo dentro de um quadro no navegador, fiquei bem curioso do porque ele multiplicar por 3 no lugar de ocupar diretamente a resolução ocupada na tela que seria 2070x1164...

Foto 03 5 Mesmo cenário anterior, porém com o vídeo em FullScreen

1280x720*3=4K Porém ainda temos o estranho fenômeno do upscaling ou esticamento ocorrendo, isto não deveria ocorrer, na foto seguinte, Foto 03 06 eu mostro que o monitor está recebendo do PC a resolução 4K.

Foto 03 7 PC conectado na TV com navegador exibindo Youtube 4K Fullscreen e com ajuste no Windows.

E aqui chegamos no creme de la creme. Lembrei que o Windows tem uma configuração que fica junto a resolução, onde ele indica o ajuste de escala e layout, isto serve para que os ícones, letras e coisas do sistema não fiquem minúsculos em resoluções maiores. Estava ajustado para 300% e mudei para 100%, ficando desta forma o natural sem nenhum tipo de esticamento.

Teste do youtube comprovou que neste cenário tivemos o vídeo 4K nativo sendo apresentado nativamente para a tela da televisão sem nenhum tipo de truque de esticamento ou multiplicação dos pixels. No meu entendimento, o Android TV deveria exibir desta forma qualquer conteúdo tocado diretamente nele.

Conclusão?: O Android TV roda em FHD e todo conteúdo executado por ele utiliza de técnicas de Upscaling ou esticamento para mostrar a imagem na tela inteira, no caso dos vídeos 4K que tocamos nos players ele usa alguma forma de downsampling para exibir o vídeo dentro do espaço 1920x1080 do sistema.

Fiz os testes bem rapidamente, estudando e tentando entender os resultados, acabei não notando se as imagens ficam melhores ou piores dependendo de cada situação com o vídeo 4K, ainda temos a questão se isto influência na qualidade ou não. Vou tentar gastar um tempo mais tarde tentando descobrir isto.

Anexos:

• 3
  16. PhantomStranger

PhantomStranger Usuário

32.847 11.604 766

Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    Roda 4K nativo!
    Menus, etc., são em todas as TVs 1080...

Veja que agora que a Sony baixou o brilho dos menus, etc.,. isso fica fácil de entender. Os menus, etc., são separados da reprodução...

• 2
  17. BAKIoMago

BAKIoMago Usuário

Desde 22 Mai 2019
    São Paulo
    Mas os testes dizem que não roda 4K nativo os vídeos, independente do sistema. Rodar 4k Nativos seria receber do arquivo de vídeo 4K e exibir na tela 4K. Porém no youtube foi possível ver que é recebido um vídeo em 4K e entregue para tela FHDx2(O que da 4K também, porém ouve um processo de diminuir o vídeo e depois multiplicar ele novamente.) O único modo de rodar 4K nativo foi passando o vídeo através de uma conexão HDMI configurada como 4K.

O mesmo esta ocorrendo em qualquer player de vídeo, ao ajustarmos para mostrar a imagem nativamente ela fica maior que a tela, afinal a tela está em 1080p. Somos obrigados a solicitar que o player em questão baixe o vídeo para caber dentro dos 1080p. Único player que não da para confirmar isto é o "Vídeos" que acompanha o sistema, pois ele não fornece nenhum tipo de informação ou ajuste para sabermos o que esta acontecendo, mas eu chutaria que está ocorrendo a mesma coisa que no youtube.

18. PhantomStranger

PhantomStranger Usuário

32.847 11.604 766

Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    A janela / interfase é 1080. A reprodução / o vídeo fica em um plano separado é 2160...

• 2
  19. psko

psko Usuário

20 15 4

Desde 20 Nov 2009
    São Paulo
    tem um video de teste que da pra ter certeza se o conteúdo está sendo reproduzido em 4k original ou se houve algum downscale e posterior upscale.

https://nextcloud.semperpax.be/s/4a4a721775d14bd2f946bb2d37d80095/download

Se o texto em roxo ficar legível, é pq o conteúdo está em 4k sem alterações.

Nos testes que fiz, o Kodi rodou 4k nativo. Já o player padrão não (fez downscale e depois upscale).

• 1
  20. nedaum

4.045 1.453 526

Desde 19 Mar 2010
    Belém/PA
    O que é esse HT? É um receiver, um HT-in-a-box, uma soundbar? Supondo que é um HT-in-a-box ou uma soundbar (sem entradas HDMI)...

Liga:
    - Sky na HDMI 1 (podia ser na 4).
    - PS4 (é o Pro?) na 2, por causa do 4K HDR.
    - HT na 3, pra usufruir do ARC.
    - NET na HDMI 4 (podia ser na 1). Não tem problema ela ficar na 1 ou na 4. Todas as HDMI suportam 4K.

Liga o HDMI aprimorado. Deve funcionar tudo. Se o HT não funcionar (duvido, porque a incompatibilidade de áudio com HDCP 2.2, que eu saiba, é do dispositivo 2.0 para a TV 2.2., e não o contrário), liga ele à TV por um cabo óptico.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso