Anúncio do HT Forum

Sou "novo" no mundo do cinema. Por onde devo começar? (Estou em busca dos CLÁSSICOS.)

Discussão em 'Cinema e Filmes' iniciada por Usuário Número 98523, 13 Ago 2018.

  1. Usuário Número 98523

    Usuário Número 98523 Usuário


    Desde 13 Ago 2018
    São Paulo
    Anúncio do HT Forum
    Tentarei ser breve.

    Na literatura, os clássicos são: Homero, o tetro grego, Virgílio, Dante, Shakespeare, Cervantes, Swift, Goethe, Sterne, Stendhal, Dostoiévski, Tolstói, Mann, Dickens. Na filosofia: Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, Leibniz, Kant (e outros modernos), Hegel, Lavelle, Husserl, Zubiri. Na música: música sacra (canto litúrgico, gregoriano), Bach, Vivaldi, Haendel, Haydn, Mozart, Beethoven, Weber, Chopin, Wagner. Claro que existem outros autores, poetas, filósofos, músicos, mas acho que deu para transmitir a ideia do que costuma-se entender por "clássicos". Tem também os famosos da literatura que vendem milhões e milhões de livros: J. K. Rowling, Rick Riordan, Dan Brown, George R. R. Martin, Paulo Coelho, Douglas Adams etc. Os famosos da música que lotam estádios e possuem bilhões de visualizações no YouTube: Madonna, Michael Jackson, Katy Perry, Justin Bieber, Taylor Swift, Rihanna, One Direction etc. Não estou interessado nos famosos e badalados. Estou interessado somente nos clássicos. Por isso preciso da ajuda de vocês.

    Sendo "novo" no cinema, ou seja, tendo visto muito poucos filmes sérios nesses 21 anos de vida, gostaria de saber dos especialistas em cinema daqui do fórum (ou pelo menos "aspirantes" a especialistas, ou ainda, sujeitos com vasta experiência em assistir filmes) quais são, verdadeiramente, os clássicos do cinema que alguém sério deveria assistir? Sabe, filmes que tocam e elevam a alma humana, filmes que edificam o homem tornando-o mais empático, filmes que mostram as possibilidades reais da vida humana. Nada de "imagens coloridas e barulhentas" (leia-se "filmes ruins e pueris que danificam a imaginação"), mas, sim, filmes que te fazem mergulhar numa experiência real, como se você estivesse dentro do filme, sabe, sentindo o drama humano das personagens, suas emoções momentâneas: alegria, tristeza, medo, raiva, vergonha, compaixão, bondade, inveja, maldade. Quero sentir tudo isso junto com as personagens.

    Por exemplo, deu em mim de assistir alguns filmes bons há alguns dias atrás (até hoje não sei o que é um filme bom, porque acho que nunca vi um; não porque vi milhares de filmes e nenhum deles me agradou, é que vi poucos filmes mesmo, e dos que assisti, como já disse, eram de um nível bem baixo, tipo Tela Quente, Sessão da Tarde etc.). Fui no IMDb, naquela lista de 100 (ou 250) melhores filmes de todos os tempos (segundo os frequentadores do site, que são, em grande parcela, homens americanos mais ou menos entre 20 e 35 anos - peguei essa estatística folheando um livro de cinema em espanhol que achei por aí em PDF) e meio que escolhi sem muitos critérios (só olhando a capa e o título) de alguns filmes que figuravam entre os 20 primeiros do ranking. Os filmes foram (não exatamente na ordem): Pulp Fiction, Clube da Luta, Forrest Gump, O Silêncio dos Inocentes, A viagem de Chihiro, Cidadão Kane, O Poderoso Chefão. Daquela lista dos 100 melhores acho que só tinha visto o Cidade de Deus e 12 Homens e Uma Sentença. Minha memória não é das melhores, por isso não vou julgar estes dois últimos filmes citados, que vi há muito tempo atrás. Agora os outros, meu Deus!

    No geral, todos eles têm alguns elementos interessantes, mas fiquei muito frustrado. Vamos lá. Um a um. O Pulp Fiction dá para assistir despretensiosamente numa tarde de domingo depois do almoço. Clube da Luta até fiz um esforço para gostar do filme depois de assisti-lo, mas vi que era bobagem. Forrest Gump encaixa-se na série dos "dá para assistir depois do almoço" também. O Silêncio dos Inocentes acharia mais interessante se não fosse aquela cena inverossímil do homem algemado dentro de uma cela matar dois policiais treinados e armados e em seguida escapar de uma edifício rodeado pela polícia depois de um plano mirabolante de fuga. Poderia ser bem melhor. A Viagem de Chihiro foi o pior de todos dessa minha breve lista (junto com o Cidadão Kane). Muito ruim. É aquilo que eu disse: imagens coloridas e barulhentas: seres humanos que viram porcos gigantes, monstros gosmentos gigantes, sapos gigantes, um velhinho com 8 membros (6 braços e 2 pernas), um dragão coloridinho que fica voando, o cenário é uma espécie de "hotel" para deuses onde eles se hospedam e tomam banhos (?), a "chefona" é uma bruxa nariguda anã e com super-poderes, capaz de se transformar em pássaro e sair voando (sem falar que no escritório dela vivem três cabeças rolantes e saltitantes pulando e trombando entre si de maneira medonha de um lado para o outro, e que ao lado do escritório dela tem um bebê gigante - aparentemente seu filho - que apesar de ser uma "criancinha" fala como adulto), nada é devidamente explicado, o filme acaba e você fica tipo "What?!". Estou traumatizado de filmes assim. Que estilo de filme é esse que mal conheço e já odeio deveras? Cidadão Kane também. Talvez tenha que rever, mas não vi nada de impressionante nele, não. Me senti chupando um picolé cremoso de alface com creme de chuchu. A resenha de 3 linhas que vi em algum lugar desse filme foi mais interessante que o filme em si, de modo que seria preferível voltar no tempo e ler só a tal resenha e ficar a minha vida toda pensando como seria o filme do que ter visto o filme propriamente, que foi muito decepcionante. E, por fim, o famosíssimo Poderoso Chefão. Aconteceu o seguinte: a primeira cena pensei comigo mesmo "Uau! Esse vai ser O filme." Uma hora depois não aguentei o tédio e dormi. Mas pretendo dar uma segunda chance, quem sabe, no futuro, para todos estes filmes.

    Com isso, notei uma coisa que já tinha sido "avisado", primeiro pelo romance A Nascente (Ayn Rand) e depois folheando um livro de cinema (Que És Una Buena Película, Laurent Jullier) que esta lista do IMDb está viciada. Sabe quando você diz uma coisa só para não ser o estranho da turma, o cara "do contra", o "diferentão"? É quase a única explicação para filmes como A Viagem de Chihiro receber uma enxurrada de notas 10,0 no IMDb. Graças ao bom Deus, nos comentários do IMDd, tem sempre os haters que acabam fazendo um contra-ponto (e classificam o filme como 1,0), muitas vezes justamente (mas nem sempre, lógico). Uma expressão muito usada nas críticas negativas do IMDb e que gosto bastante é a famosa "O rei está nu!" usada contra os filmes famosos mas sem substância. Ali não são os maiores filmes de todos os tempos. Só são os filmes que a maioria das pessoas gostam, e muitas vezes classificam o livro mais ou menos da seguinte maneira: gostei, então é 10,0; não gostei, então é 1,0. O que é ridículo. Não quero uma lista de filmes que "as pessoas" (leia-se "americanos" - maioria) gostam, quero uma lista dos filmes bons, clássicos. A Viagem de Chihiro, Batman, o Cavaleiro das Trevas (não assisti, mas me arrisco a imaginar mais ou menos como é o filme e ainda assim figurar no top 4 dos melhores filmes de todos os tempos) etc. etc. São estes os melhores filmes de TODOS os tempos? Sério mesmo?

    Se a resposta for "não", então quais são verdadeiramente os clássicos do cinema? Ainda estou pesquisando, mas tenho aquele sentimento de que vou gostar de um filme só pela capa e pela data de estreia: The Searchers (Rastros de Ódio, 1956), Seven Samurai (Os Sete Samurais, 1954), Casablanca (1942), Gone with the Wind (E o Vento Levou, 1939), Sunrise: a Song of Two Humans (1927) etc. Parece que os filmes mais antigos são de uma geração não contaminada pela cultura do "tiro, porrada e bomba", imagens coloridinhas bem diferentinhas, efeitos especiais etc., estavam realmente preocupados com algo mais elevado, com a transmissão de valores, conhecimento, realidades, possibilidades, com algo que não fosse somente o entretenimento puro e simples. Algo que fosse eterno. É isso. A busca por aquilo que é eterno. Filmes que fossem feitos para ensinar, comover e inspirar gerações e gerações.

    Quais são esses filmes?!

    Encerro pedindo aos que manjam de cinema para criarem uma listinha básica (pessoal, mas ao mesmo tempo universal) de 10 filmes que acreditam ser clássicos do cinema. Ou apenas postem os filmes de um em um (com título, data de estréia, capa, um resumo breve do enredo do filme e a sua opinião sobre o filme, o que você sentiu etc.). Os filmes precisam ser clássicos, jóias, divisores de água, produtos finos do gênio humano. Obras-primas!

    (Hoje mesmo vou assistir Os Sete Samurais. Vamos ver no que vai dar.)
     
  2. Bernardi

    Bernardi Usuário


    Desde 3 Fev 2006
    curitiba/parana/brasil
    quando eu decidi que iria realmente ver mais filmes "cults" parti para o cinema italiano, que é o mais acessível.

    indico diretores como giuseppe tornatore, vittorio de sica, luchino visconti, mario monicelli e obviamente frederico fellini.

    AQUI tem uma lista com 15 e alguns dos filmes importantes.

    a coisa é longa, vi muitos, mas muitos filmes clássicos de todas as nacionalidades, e nem arranhei a superfície. (y)
     
  3. Mozts

    Mozts Jamais ofensivo por acidente.

    5.782 2.361 276

    Desde 27 Jul 2013
    MG
    Eu não sou especialista em p***** nenhuma, mas minha recomendação é Casablanca, que você mesmo já citou. É um filme perfeito e esperto, porém simples e atemporal, fácil de assistir e perfeito como "clássico de entrada".

    Grande listinha essa sua viu. Seven Samurai, The Searchers e Casablanca constam entre meus filmes favoritos. Outro que costuma acompanhar esses 3 é o The Godfather, obviamente, e eu condordo com esse posicionamento.

    Se você quiser ver um verdadeiro épico Hollywoodiano, Lawrence of Arabia talvez seja um pouco longo pro olho moderno, mas é uma representação do um tipo de filme que não existe mais, aquele filmaço de alta produção, com 3 horas e meia, Introdução e Intervalo. O tipo de filme que foi precursor do blockbuster e poucos - se algum - são melhores que Lawrence of Arabia.

    Falando de blockbuster, Star Wars. O primeiro, em sua forma original, hoje disponível somente através do "de-specialized cut", é um clássico que mudou a indústria junto com o Jaws de Spielberg.

    Indo um pouco mais atrás, com Charles Chaplin e Buster Keaton, dois grandes da comédia sutil e visual, Chaplin um gênio polimáta, exímio roteirista, diretor, compositor, ator, comediante e até stuntman. E em termos de stunts, Buster Keaton era o Jackie Chan de sua época, saltando de prédios, se pendurando em cordas e todo tipo de maluquice pelo bem de um filmes. City Lights, de Chaplin, e The General de Keaton, são ótimos pontos de partida.

    E falando de comédia, Monty Python and The Holy Grail não pode passar sem menção.
     
    • 1
  4. Fandangos

    Fandangos Usuário


    Desde 10 Fev 2011
    Araraquara
    Se quer aprender sobre cinema assista:

    Metropolis (1927)
    King Kong (1933)

    Se quer aprender sobre os filmes pare de assistir somente .mkv baixado da internet e tente assistir medias completas, seja bluray ou DVD em que você possa assistir os extras. Assista os filmes primeiro e depois documentários sobre o que você acabou de ver. Isso vai te dar um panorama de porquê aquele filme é importante.
     
    • 2
  5. Bernardi

    Bernardi Usuário


    Desde 3 Fev 2006
    curitiba/parana/brasil
    bem colocado, muitas vezes por conta de nossa "criação" cinéfila perdemos o por que da obra ser importante para o cinema.
     
  6. Pamuju

    Pamuju Paulo


    Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Só cuidado que em cinema, clássico é sinônimo de chato ou incompreensível em grande parte das vezes ...

    Eu prefiro filmes antigos divertidos ...

    Musicais como, "My Fair Lady", "A Noviça Rebelde", "Alta Sociedade", "Dançando na Chuva" e por ai em diante ...
    Comédias como "O Esporte Favorito dos Homens", "Se Meu Apartamento Falasse" ou "Irma la Dulce" ...
    E alguns dramas como o já citado "E o Vento Levou ...", "Vidas Amargas", "Gata em Teto de Zinco Quente", "Desafio a Corrupção", "Rocco e seus Irmãos" (não é aquele Rocco) ...
    Policiais como "A Marca da Maldade", ...

    Enfim são muitos, tem os westerns também, filmes mais recentes, não acaba mais a diversão ...:)
    Deu vontade de ver todos de novo ...:p
     
    • 1
  7. Bernardi

    Bernardi Usuário


    Desde 3 Fev 2006
    curitiba/parana/brasil
    cuidado que gosto é subjetivo, para mim os que citou (negrito) é que são chatos :D
     
    • 1
  8. Pamuju

    Pamuju Paulo


    Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Sem dúvida ...
    Musicais são sempre polêmicos ...

    Eu gosto da maioria e os coleciono ...
     
  9. FMtaue

    FMtaue Usuário


    Desde 21 Mai 2005
    São Paulo
    Só digo que Clube da Luta, A Viagem de Chihiro, O Silêncio dos Inocentes e Cidadão Kane são muito mais profundos do que seu valor de face pode deixar transparecer.
     
    • 4
  10. Delta.40

    Delta.40 Usuário

    2.906 1.851 461

    Desde 2 Mar 2011
    Brasil
    Eu acho que já pode se aposentar do mundo do cinema. Não é pra você.
     
    • 2
  11. Usuário Número 98523

    Usuário Número 98523 Usuário


    Desde 13 Ago 2018
    São Paulo
    Bernardi: "a coisa é longa, vi muitos, mas muitos filmes clássicos de todas as nacionalidades, e nem arranhei a superfície." Maravilha. Então existe a possibilidade dos verdadeiros clássicos serem MUITOS.

    Mozts, suas recomendações batem com uma listinha que encontrei num livro sobre os clássicos do cinema. Muito obrigado.

    Fandangos, não quero exatamente aprender SOBRE cinema, não quero ANALISAR filmes como se eu fosse um aspirante a cineasta, só quero ver excelentes filmes como um espectador normal (e com "excelentes" me refiro a filmes MUITO melhores que os fraquíssimos A Viagem de Chihiro, Pulp Fiction, Fight Club, Forrest Gump etc.). Obrigado pelas duas recomendações. Também batem com a lista do tal livro (The Wordsworth Book of Movie Classics").

    Pamuju, não me importo muito do filme ser "chato" (difícil de entender, complexo, tedioso) ou "divertido" (leve, engraçado, de entendimento instantâneo, "cotidiano"), se for bem feito já terá sido alguma coisa, já terá valido a pena. A minha ideia básica é assistir filmes que mostrem vidas, dramas, situações POSSÍVEIS, que podem de fato acontecer na realidade ou no mundo dos sonhos, mitos etc., ou ainda filmes que comprimam as possibilidades reais através de símbolos, alegorias etc. Obrigado pelas recomendações.

    FMtaue, concordo. Mas complexidade nem sempre é sinônimo de qualidade. É perfeitamente possível criar filmes complexos, sobre mundos inteiros (inexistentes), com dramas e situações complexos, com cenários e atuações complexos, MAS, sem deixar de ser tudo, no fim das contas, uma bobagem inverossímil (ainda que muito bem arquitetada - é verdade) desconecta da realidade. E claro, tem ainda a clássica mania dos fãs de um filme de dizer que quem não gostou daquele filme, na verdade não entendeu sua profundidade. Quem aqui nunca ouviu que "Racionais MC's é complexo", "Chico Buarque é complexo", "Harry Potter é complexo"? Não vejo problema algum em alguém gostar de algo por achar que aquilo é complexo, mas sempre (ou quase sempre) a maioria dos fãs de um filme se esquecem (ou não são capazes) de provar ou evidenciar (ainda que de maneira sucinta, por escrito ou verbalmente) a tal profundidade do filme que passou despercebida aos críticos daquele filme. Então fica assim: os que não gostaram de um filme é porque não entenderam, e os que dizem ter entendido não conseguem explicar a profundidade do filme, porque, afinal, ela é muito profunda (?). É sempre bom considerar a possibilidade da pessoa ter assistido o mesmo filme que você, ter entendido tanto quanto você (ou até MAIS) e mesmo assim ter achado o filme pueril e dispensável. Claro, existe também o perigo de você assistir um filme, não entender, e achar o filme ruim por isso, quando na verdade o filme é bom, e o problema não é o filme: é você. Sua inteligência, sua cultura, seu humor, talvez não estejam em sintonia com o que o filme propõe. Pode acontecer.

    Delta.40, Não diga. Fiquei curioso. Explique-se melhor. Para quem é o mundo do cinema e por que ele não é para mim?
     
  12. Usuário Número 98523

    Usuário Número 98523 Usuário


    Desde 13 Ago 2018
    São Paulo
    Obrigado pelas respostas! Consegui o que queria. Arrumei um bom livro com muitos filmes clássicos, já dei uma olhada em algumas listas, peguei algumas dicas daqui (das suas respostas) e acho que já posso trilhar meu "caminho" sozinho. Não tem muito o que fazer daqui para frente, eu acho. É anotar os filmes e assisti-los. Mais uma vez: obrigado!
     
  13. Bernardi

    Bernardi Usuário


    Desde 3 Fev 2006
    curitiba/parana/brasil
    de uma olhada no trabalho deste cara, ele é um excelente critico de cinema que adora cultura pop também, então não é bitolado. (y)

    http://www.cinemarden.com.br/os-livros
     
    • 1
  14. Delta.40

    Delta.40 Usuário

    2.906 1.851 461

    Desde 2 Mar 2011
    Brasil

    Para quem gosta. Você viu alguns dos melhores filmes de todos os tempos, segundo, praticamente, a unanimidade da crítica e público, e não conseguiu gostar de nenhum.

    Se um cara me diz que comeu 10 gostosas boas de cama e não gostou, eu recomendo a mesma coisa: mude de ramo.
     
    • 2
    • 1
  15. Mozts

    Mozts Jamais ofensivo por acidente.

    5.782 2.361 276

    Desde 27 Jul 2013
    MG
    Toda essa preocupação com aquilo que é verossímil, tu tens então que procurar filmes neo-realistas italianos. Recomendo Ladrões de Bicicleta do Vitorio de Sica e múltiplas obras do Roberto Rossellini. Esses filmes são pura verdade, incluindo alguns membros do elenco que não eram atores profissionais.
     
    • 1
  16. celsoracer

    celsoracer Usuário


    Desde 8 Abr 2008
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Acho que filmes europeus, dramas ingleses, franceses também podem entrar na lista.
    Eu não tenho saco de ver os classicos antigos mais já vi alguns achei muito bons mas hoje passo.
     
  17. dubom

    dubom Usuário


    Desde 20 Jun 2006
    São Pedro da Aldeia/RJ
    Falando em cinema italiano, o meus favoritos são "O Monstro" e "A Vida é Bela".
     
  18. Alex Sound

    Alex Sound Usuário


    Desde 23 Jul 2003
    Londrina - PR
    Penso que o cinema é uma forma de expressão artística que já tem mais de cem anos de evolução e os filmes representam a cultura da época em que foram feitos.

    Ou seja, se você vai assisitir os filmes clássicos necessariamente vai ter que se imaginar como uma pessoa daquela época quando o filme foi lançado.

    Aqui tem uma seleçao dos 100 melhores filmes do cinema norte-americano para começar
    Recomendo ver dos mais antigos para os mais novos para perceber a evolução
    http://www.filmsite.org/momentsindx.html
     
  19. sergioserra

    sergioserra Usuário sem ONG.


    Desde 12 Jan 2005
    Curitiba
    Pegue uma lista confiável dos 100 melhores filmes da historia e assista a todos. Se achar pouco produtivo faça uma metanálise das 5 listas mais confiáveis e assista. Vai filtrar 100% do gosto pessoal que é o que pega muito. Eu por exemplo acho Metropolis um marco, um filme fora de sua época, mas aquele fundo musical monotonal o torna pra mim insuportável, embora tenha visto 2 vezes. A segunda sem volume.
     
  20. Bernardi

    Bernardi Usuário


    Desde 3 Fev 2006
    curitiba/parana/brasil
    a versão colorizada e com trilha do queen é bem melhor. :D
     
    • 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso