SPLIT

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por fabio costa, 4 Abr 2005.

?

SPLIT - Qual o melhor ?

1. Carrier

64 voto(s)
    20,8%
  2. LG

53 voto(s)
    17,2%
  3. Fujitsu

145 voto(s)
    47,1%
  4. Consul

17 voto(s)
    5,5%
  5. ELGIN

1 voto(s)
    0,3%
  6. York

28 voto(s)
    9,1%
  1. fabio costa

fabio costa Onkyo + Polk

Desde 25 Nov 2004
    RJ
    Amigos do HTFórum

Expliquem o real motivo de sua escolha pela marca escolhida ?!
    Seja ela por consumo, problemas com assistência técnica , garantia , etc...

Estou fazendo essa pesquisa pois estou pretendendo comprar um SPLIT para a minha sala de 18 m2 , e estou optando pela escolha de um Springer Carrier Ideale de 12.000 Btu´s seria uma boa escolha ?

Caracteristicas do ambiente :
    - Sol da Tarde
    - 18 m2
    - Receiver
    - Tv 29
    - Lâmpadas

Estaria subdimensionado se coloca-se um split de 12.000 ou é pouco para o espaço ?

Um abraço,
    Fabio Costa.

2. johnnie

johnnie Usuário

Desde 25 Out 2002
    Bahia
    Fábio

deixo de votar pq considero todos os aparelhos equivalentes. Tenho split Carrier e Consul. Na empresa temos Gree

é difícil avaliar se 12.000 btu's serão suficientes para vc. Por tabela está subdimensionado, necessitando de 14.000 btu's

como isso influencia na sua conta de luz, já que acima de 12.000 só tem 18.000, vai depender de qtas pessoas vai ter na sua sala, o qto de calor vc sente, a temperatura média da sua região, etc, etc, etc

onde eu moro essas tabelas servem apenas como uma pequena referência, já que é quente demais. Para o tamanho de sua sala, aqui na Bahia eu compraria 18.000 btu's

abraços

3. fabio costa

fabio costa Onkyo + Polk

Desde 25 Nov 2004
    RJ
    Johnnie ,

Moro no RJ , e como sempre nos ultimos dias tem feito um calor do cão , ontem mesmo tinham 6 pessoas na minha sala (contando comigo) , uma verdadeira "PANELA de PRESSAO " , pois na sala bate sol a tarde toda e por causa disso mandei colocar INSUL-FILM G5 no apto todo e nem com 2 Ventiladores fica agradável ! :doido:

Meu pai tem 4 Springer Innovare de 7500 btu´s para cada quarto da casa dele que funciona que nem uma blz ( 2 anos de uso). Por causa dele tenho um no meu quarto igualzinnho que comprei a 6 meses e que é bem silencioso também.

Quero um ar-condicionado SPLIT silencioso , bom e que não consuma muita energia , pois esse ar Innovare não consome muito .

Abraços,

4. Fontes

Fontes Usuário

Desde 15 Mar 2003
    Brasília-DF
    Caro Fabio

Minha sala tem 35m², pega sol da tarde em toda sua lateral com duas janelas de vidro de 2m² cada uma. A sala fica numa especie de sótão, portanto sem laje, apenas com forro de madeira. Já assisti filmes, em tardes de domingo, temperatura ambiente (antes de ligar o ar) de 28º e com mais de 5 pessoas na sala. O aparelho usado para resfriar esta sala, nesta situação, é um split LG de 18.000 BTU. Mesmo nesta situação não precisei usar a ventilação máxima para manter um temperatura ambiente de 22º, temperatura que eu acho suficiente para assistir filmes com conforto. (y)

O Carrier também é muito bom. Mas veja se os modelos atuais da Carrier já tem filtro plasma (muito bom para pessoas alergicas) e as tubulações (serpentinas) douradas, o que evita uma corrosão prematura, tanto da unidade interna quanto da unidade externa.

abraços

Fontes

5. johnnie

johnnie Usuário

Desde 25 Out 2002
    Bahia
    Fábio,

lembre-se que ar condicionado no quarto é diferente da sala. No quarto é para dormir, a temperatura a noite é mais baixa.

na sala é para usar durante o dia e parte da noite

não dá para extrapolar

abraços

6. fabio costa

fabio costa Onkyo + Polk

Desde 25 Nov 2004
    RJ
    Caro Fontes ,

Vou ficar em alerta com a sua dica das serpentinas serem douradas , elas são banhadas a ouro ?! Com relação ao filtro de plasma colocaria em 2. plano e não vai ser um dos fatores decisivos para a compra , e sim outros como consumo, eficiência , e principalmente que não gaste muita LUZ !!

Abraço,
    Fabio Costa

7. fngerdes

fngerdes Começando denovo...

Desde 21 Jun 2004
    Piracicaba / SP
    Fábio, instalei aqui em casa o Fujitsu (por eu ja conhecer a marca a anos e por recomendação do instalador, que não foi quem me vendeu).

Optei pela marca por vários motivos:

-5 anos de garantia
    -Muito mais silencioso que o LG (que foi minha referencia), principalmente o módulo externo.
    -Consumo de 5A (máximo) 12.000BTUs
    -Rendimento (meu quarto tem aprox. 25m2 e ta congelando com o 12.000BTUs, e em pouco tempo.
    -Preço. (R$ 1945,00 em 10x) sem instalação, a qual ficou em R$ 280,00
    -Vasão de ar de 680m3

Conclusão, encomendamos mais 3 :)

[]'s

8. Fontes

Fontes Usuário

Desde 15 Mar 2003
    Brasília-DF
    Caro Fábio

Quanto ao consumo de energia, não posso dizer nada pois não tive outro antes para comparação. Mas voce pode baixar na internet os manuais, tanto do Carrier como do LG e fazer a comparação. Pode também aproveitar a recomendação do colega fngerdes e ver especificações técnica do Fugitisu (na época que comprei o meu não lembrei de ver esta marca, comparei apenas LG,Carrier,Consul e Gree.)

Quanto a potencia adequada ao seu ambiente acho os 12000 btu suficientes, pois a recomendação é de 600BTU/m² o que, no seu caso, daria 600x18=10800btu. Isto sem considerar janelas, portas, aparelhos e pessoas presente no ambiente. Considerando isso o recomendado é 500btu/m² acrescentando-se uma quantidade de btu por cada m² de janela, quantidade de portas, etc. Veja isso com os revendedores do produto. Eles tem uma tabela orientadora. No meu caso usei 18000btu quando a tabela indicava uma potencia de 19200btu. Arredondei pro menor, pois o seguinte maior era 24000btu; se eu tivesse colocado esse ja teria virado esquimó.:)

abraços

Fontes

9. fabio costa

fabio costa Onkyo + Polk

Desde 25 Nov 2004
    RJ
    Fngerdes,

Acabei de ligar para Ambient Air e o Split Carrier de 12000 btu´s custa 2.112 e a taxa de instalação 600 ,00 acho um ROUBO eu ter que dar esse valor para instalar o ar , eu não ganho isso em um dia de trabalho .

A serpentina deste Fujitsu é dourada ?!
    Voce comprou pela internet ?!

Abraço,
    Fabio Costa

10. fngerdes

Desde 21 Jun 2004
    Piracicaba / SP
    Fábio, a serpentina dele não é dourada.

Comprei via telefone, e mandei uma transportadora retirar em SP, pois senão eu pagaria o frete via do Rio p/ SP.

Mas como você está no rio, que é a matriz deles, acho que o negócio melhora.

A instalação varia muito de preço, e minha ficou em R$280,00 porque foi simples, e a parte elétrica eu mesmo fiz.

já que você mora no rio, sugiro uma visita a loja, são "só" 4 Ambient Air no Rio... ehhehe

Fui muito bem atendido, recebi tudo dentro do prazo como combinado.

Comprei 4 máquinas lá.

Para maiores infos...
    http://www.fujitsugeneral.com
    http://fujitsu.com

O Fujitsu tem filtro ionizador, plasma sei la o que, etc... também, mas não sei se essas coisas realmente funcionam, é como zoom digital de camera digital, uma marca coloca, as outras são obrigadas a colocar só pra vender + !! hehehe

A única coisa que notei que realmente funciona, é um filtro (nem sei o nome) que tem para retirar odor do ambiente, isso realmente funciona :)

[]'s

11. Nilton.P

Nilton.P Usuário

Desde 15 Jan 2003
    Indaiatuba - SP
    Pessoal ,

Voces acham que realmente para o HT tem que ser um modelo destes split ? não pode ser dos mais comuns ? eles são muito barulhentos ?

Voces conhecem aqueles modelos que são bi-splits , com uma unidade de compressor e duas evaporadoras será que funciona se o HT estiver sob o quarto onde terá tambem um ar ? OU o melhor mesmo é colocar separado?

Abraços

12. fngerdes

Desde 21 Jun 2004
    Piracicaba / SP
    Nilton, sinceramente eu acho o ar-condicionado nomal (de parede) bem melhor, porque custam muuuuito menos, a instalação é muuuuito mais fácil, bem mais barata, consomem igual ou menos, e ainda por cima, tenho visto uns novos, principalmente o Brastemp de 7500btus, e não acreditei no ruido, quase igual a um Split, isso claro, se bem instalado, com espuma injetável, etc....

Acho que o bi-split não é vantagem não, pois custa o preço de dois, e sua única vantagem é o fato de ter uma única unidade externa, do resto....

[]'s

13. Nilton.P

Nilton.P Usuário

Desde 15 Jan 2003
    Indaiatuba - SP
    Fngerdes ,

Não sabia deste detalhe $$$ o Bi-split.

Agora quanto ao normal , acha mesmo que pode se equiparar ao Split , mesmo sendo um de 12.000 ou 18.000 o barulho não será considerável?

Numa sala de 4.40 por 5.80 com o Sol batendo quase que somente no final da tarde , no Interior de SP , será que um de 12.000 BTU's seguraria o tranco ?

Porque será que a maioria do pessoal prefere os Splits ?

Abraços

14. fabio costa

fabio costa Onkyo + Polk

Desde 25 Nov 2004
    RJ
    Fngerdes ,

Liguei para as lojas do poloar aqui do RJ, que tem uma na tijuca, o vendedor falou que qualquer modelo custa R$ 600,00 taxa de instalação, ainda tenho que fornecer ponto de 220 V e um lugar para o DRENO do SPLIT.
    Ontem liguei para o ambientair , pois esta loja conheço e fica do lado da Leader do NorteShopping e a taxa também é de 600,00.

Acho um "ROUBO" , pois garanto que muitos não ganham 600,00 em um dia de trabalho , pois eu não ganho para isso e a pior coisa no mundo é se sentir roubado e insatisfeito.

Por estes motivos estou DECLINANDO de comprar um SPLIT, comprarei um normal mesmo de parede que custa R$ 1.1000,00 da SPRINGER de 10.000 btu´s e não pago essa taxa de instalação .

Sds aos amigos e desculpem o desabafo ,
    Fabio Costa.

15. Dennis

Dennis Team Cersei Moderador

Desde 21 Mai 2002
    O split tem algumas grandes vantagens...
    1. Menor ruído porque o condensador está do lado de fora;
    2. É necessário fazer apenas um furo de 3 a 4 polegadas na parede para passar os dutos e drenos;
    3. Muito menor e mais discreto na parede.
    com a principal desvantagem de ser mais caro.

Quanto à instalação, R$600 é o valor padrão. Quando o sujeito veio fazer uma avaliação em casa, caiu pra R$200 porque minha configuração era muito simples. Peça uma visita técnica - que deve ser feita sem custo de qualquer maneira para garantir uma boa instalação - e chore um desconto dependendo da simplicidade e quantidade de material empregado. Agora se sua condensadora for ficar 30 metros distante, fazendo curvas, etc, não espere desconto. :)

16. fabio costa

fabio costa Onkyo + Polk

Desde 25 Nov 2004
    RJ
    Dennis ,

O condensador não deve ficar nem 1,5 metros da parte interna .
    Estive pensando pois terei um problema, a varanda tem uma persiana na vertical que vai da ponta de uma parede até a outra, com isso teria que quebrar a parede da sala . Teria que contratar tambem um bom pedreiro e pintor e é claro isso vai encarecendo a mão de obra para colocar o Split .
    Na moral da história essa brincadeira não sai a menos de 3.000 reais . Pois terei de comprar ainda Tinta para pintar , mao de obra do pintor , pedreiro e a taxa de instalação .
    Mais já tomei a minha decisão de comprar um ar comum de parede !

Origado pela dica ,
    Fabio Costa

17. fbraghetto

fbraghetto Membro HTForum

Desde 19 Nov 2002
    Valinhos-SP
    Ta muito muito subdimensionado...

é 660 BTUs por m2... x 18 = 11880
    600 BTUs por pessoa x 2 pessoas (tipicamente) = 1200
    0,9 BTU por W de potencia consumida no seus equipamentos (pra 2000W tipico) = 1800 BTUS

Isso fora o sol da tarde...

logo, eu não colocaria entre 15 e 18K BTUs no minimo
    Eu tenho 9000 BTUs no quarto de 11m2 e não dá pra nada :(

E lembre-se que ter mais BTUs no condicionador do que você vai usar, não prejudica, pois assim que chega na temperatura desejada, ele "mantem" ventilando sem compressor.

18. fabio costa

fabio costa Onkyo + Polk

Desde 25 Nov 2004
    RJ
    Fbraghetto,

Eu tenho um Springer de 7500 Btus com compressor rotativo no meu quarto de 13 m2 e posso te dizer que ele dá conta do recado fácil fácil !
    Estou pensando em comprar um de 10.000 btus da Springer tambem com compressor rotativo , agora tem um tambem de 12.300 btus da linha springer tambem , a diferenca é de 200 pratas !

Um abraço,
    Fabio Costa

19. fbraghetto

fbraghetto Membro HTForum

Desde 19 Nov 2002
    Valinhos-SP
    O meu é o Split da Carrier de 9000...

A instalação da minha casa saiu por R$500.... coitado deles :D:D ficaram 1,5 dias pra instalar... pegaram uma viga de 20cm de espessura, que levou 2hs pra furar...

Os de 10K e 12,3K btus são de parede, e não split

20. ||TECO||

||TECO|| Curtindo muito o que tenho!

Desde 13 Abr 2004
    SP Z/S
    Comprei um Split carrier 12000btus na poloar, saiu R$ 1980 + R$ 500 da instalação, devo instala-lo semana que vem

De dia ele vai segurar o calor na sala de 4 x 4 mais ou menos (tá sobrando btu)...mas de noite vou tentar ver se ele segura o calor dos quartos também, ai já vai para uns 30m2

Aqui a instalação não cobre o serviço de pedreiro para quebrar as parades... vou ter que achar um.. para o Dreno, achei um jeito de emendar ele na pia da cozinha (bem atrás da evaporadora), diminuindo o rasgo na parede do dreno até um ralo (a tubulação do AC vou embutir na sanca, mas o dreno que não pode subir terá que ter um caminho separado)

O LG tava R$1750, fiquei na dúvida...

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso