SSD em notebook antigo

Discussão em 'Informática' iniciada por dfonseca08, 30 Jan 2020.

1. Tenho um Sony Vaio VGNFZ430E (com BIOS Poenix R2110J7) e não consigo configurar um sistema operacional usando o disco SSD. Este notebook vem com um disco rígido SATA de fábrica, no entanto, quando coloco um SSD em seu lugar, notei que a BIOS não permite a formatação com nenhum sistema operacional. Tentei com CD, com pendrive bootavel e nada. A mensagem é sempre a mesma "O Windows não pode ser instalado neste disco. o hardware do computador não oferecer suporte à inicialização neste disco. Verifique se o controlador de disco está habilitado no menu BIOS do computador", porém não encontrei nenhuma opção na bios para poder habilitar alguma função que atendesse o problema. Tentei utilizar o diskpart, limpar o disco, criar partições manualmente, converter pra GPT, MBR e nada.

Por fim, instalei o Windows 10 no SSD em outro computador e simplesmente coloquei esse SSD no meu Vaio. Na BIOS setei o boot primário para o HD (que já estava com o sistema instalado), pensando que resolveria o problema. Para minha surpresa, recebo a mensagem "Sistema operacional não encontrado".

Alguém pode me ajudar? Existe alguma maneira de fazer esse SSD funcionar neste notebook? Talvez uma atualização do BIOS? Ou de fato o modelo não é suportado?

Agradeço a ajuda de todos.
    Obrigado!

2. placard

placard Usuário

8.139 4.641 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Pode ser alguma incompatibilidade de modos. Confirma novamente se não há alguma opção relacionada a IDE ou AHCI ou SATA.

Se algo estiver em IDE, e puder mudar para Data ou AHCI, mude, pois pode ser que o drive não funcione no modo de compatibilidade IDE por algum motivo.

Da mesma forma, se estiver AHCI e puder colocar em algum modo de compatibilidade IDE, coloque, pois o computador pode ter algum bug no sistema (seria um motivo para tentar uma atualização de BIOS).

Não sei se esse note já era do tempo do AHCI (Core 2 Duo né? Acho que já devia ter), mas realmente parece uma incompatibilidade geracional.

Resumindo: alguma opção IDE/AHCI, uma atualização de BIOS. Seria o que eu tentaria, e nessa ordem.

• 1
  3. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    • 1
  4. A opção de IDE/AHCI eu já tentei mas não encontrei na BIOS (tem pouquíssimas opções, vou postar fotos).
    Para a atualização da BIOS meu receio é deixar o sistema inoperante inclusive se eu fizer o rollback e retornar pro HD sata de fábrica. Não encontrei no site da Sony atualização de BIOS pro modelo do notebook .. somente para vários outros.
    Quanto ao processador, é um Centrino, a máquina é bem antiga mesmo. Onde encontro a atualização pra BIOS além do site do fabricante? Existe algo nesse sentido? É uma Phoenix R2110J7
    Abraço

5. Última edição: 3 Fev 2020
  6. Olha a BIOS aí ..

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso