Anúncio do HT Forum

Sub LT 10"

Discussão em 'DIY' iniciada por Bilbon12, 30 Jul 2013.

1. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Eu de novo...rsrsrs. Por curiosidade, tentei fazer umas medidas (superficiais...) tendo como exemplo o DAD BassVIX que o mestre Renato fez. Se minhas contas estiverem mirabolantes... favor mestre me corrija....rsrsrs. Segundo o manual, o Questo de 15" tem uma Fs de 21. Aplicando aquela formula (344/Fs)/4 teríamos uma linha de 4m. Nas medidas da caixa, temos uma largura de 168 cm, tirando as paredes laterias duplas, ficam 168 - 7,2 = 160,8. Como temos 2 corredores, o máximo comprimento da linha daria 160,8 X 2 - 1,8 (parede que separa o falante da abertura final) = 319,8 cm, bem menor que 4m.

Editei...as medidas estavam erradas... Agora o comprimento da linha tá corrigido...

2. Felipe de Lourenzi

Felipe de Lourenzi Usuário

Desde 29 Out 2011
    Blumenau
    William,

Não esqueça que é uma linha em U e deve-se levar em consideração a profundidade da caixa então tem o comprimento da curva que pode chegar a uns 30cm, dessa forma a linha já beira os 4m, o preenchimento cuida do resto, ainda mais o caso da Bass XIV que aparentemente tem um S0 maior que 2sd, em função da largura da caixa, alguns teóricos afirmam que por exemplo o questo da Bass XIV com fs 21 deve funcionar perfeitamente numa linha de 3m com o volume correto de preenchimento.

grande abraço

3. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Aleluia!!! Alguém passando por aqui...rsrsrs. Daniel Felipe, obrigado por essa informação, que podemos somar uns centimetros a mais devido a curva da linha. Mas, pelas medidas da figura, se forem internas, dá aprox. um S0 = 1,21Sd, fazendo a conta (altura 42) X (profundidade 51,2 - 1,8 divisória dos corredores / 2) = 1037,4. Sendo a Sd do Questo 15"=855,3 então 1037,4/855,3 = 1,21.

4. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Tentativa de um desenho 3D (bem tosco...rsrsrs) para poder visualizar o fluxo de ar na caixa. As laterias, assim como a frontal e a traseira são em 1 peça só, no desenho estão divididas para poder enxergar melhor.
    [​IMG] [​IMG]

Esta semana ainda tentarei comprar o MDF e... mãos à obra!!! ;-

5. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    Gostei do projeto! Poderia fazer o "3d" no google sketchup kkkk

6. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Valeu Breno... mas num tenho idéia de como se usa o Sketchup...kkkkk

7. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    kkkk eu também era assim, baixei e comecei a futucar, hoje já da pra desenhar as caixas bonitinhas, da pra ter uma ideia das chapas de mdf etc. Vale a pena futucar!

8. Felipe de Lourenzi

Felipe de Lourenzi Usuário

Desde 29 Out 2011
    Blumenau

Willian, erro meu... Não tinha visto aquela imagem com o projeto e as medidas, pensei que o início da linha fosse mais profundo terminando mais estreito, mas percebo que a variação é bem pequena mesmo, quase 1/1,o Renato poderia falar mais sobre isso, mas não tem muito mistério não, certo é que ele sacrificou algum volume, o que sob meu ponto de vista, para o sub em questão não é problema algum, já que ele possui baixo qts e VAS.

Gostei do teu projeto, dobrar a caixa transversalmente foi uma solução bem inteligente.

grande abraço!

9. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Opa! Agora que vi que é Darlei e não Daniel...rsrsrs. Valeu pelo comentário! Essa experiência eu queria ter, de poder enxergar esses macetinhos que relacionam as caracteristicas dos falantes com a possibilidades de modificação da caixa...rsrsrs. Ainda chego lá... Acho que no final das contas, o projetinho tem tudo pra dar certo, não foge muito do calculado, e com o tamanho que cabe no meu espaço. Só tô quebrando a cabeça agora com como vai ser o método de montagem....rsrsrs
    BrenuKuster, baixei o tal do Google Sketchup, mas vai demorar um tempo pra pegar as manhas...kkkk... acho que o projeto vai ficar sem 3D profissa...kkkk

10. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    E ai amigo, o projeto vingou? To pensando em trocar meu subzinho de 8'' de caixa, fazer uma LT pra ele! Conta depois se deu certo com você!

11. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Oi BrenoKuster... blz? O projeto está paradaço...rsrsrs. Tô com o MDF cortadinho aqui há um tempão, mas o tempo curto e alguns imprevistos estão me impedindo de começar a montagem. Mas acho que não demora não...rsrsrs. Enquanto isso, nos pequenos tempos livres, vou formatando a idéia de outro projeto mais ambicioso: tri-amplificação. Venho lendo e juntando material sobre o assunto. Abraço!

12. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    Essa questão do tempo pros projetos é duro! Aqui além de tempo, é o espaço e ainda por cima o financeiro! kkk

Posso tirar umas dúvidas com você? O início da linha poder ser com 2.SD? a diferença de começar com 1,5 ou com 2 está associada ao falante ou não depende? O fim da linha é sempre com 1.SD né? E a medida com que ela diminui é linear? exemplo, se for de 1,5 até 1.SD na metade da linha que vai ter o 1,25?

Ficarei grato se puder me esclarecer! Abraço!

13. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Eu até hoje também tenho essas dúvidas... rsrsrs. Depois de ler muito e ver alguns projetos, parece cada um faz adaptações de acordo com o seu. Tem projetos com relações 2:1, 1,5:1 e até alguns bem diferentes, tipo 1,3:0,8 etc etc. O meu por exemplo ficou 1,4:0,9. Quanto ao tubo diminuir linearmente, acho que sim... seria a melhor opção. Mas tem projetos também que o tubo só diminui depois das dobras... Também existem alguns macetinhos que relacionam os parâmetros do falante com possibilidades de modificações da caixa, mas eu não sei os fundamentos... De qualquer maneira, a conclusão que eu cheguei é que umas das coisas mais importantes nas LT é o preenchimento, trabalhoso mas que determina o bom funcionamento da caixa. Resumindo: LT é uma caixa na qual você segue alguns parâmetros para projetar, mas depois você ajusta na mão...rsrsrs

14. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    Entendi perfeitamente! Sobre o "depois das dobras" você diz fazer as paredes do labirinto retas e não inclinadas, e só diminuir no próximo "corredor" né? Acho que é desse jeito que farei... vai ser a mesma configuração do labirinto da sublime, mas claro, com as medidas pertinentes ao falante que tenho aqui, aí o início da linha, ou seja "na bunda" do falante terá 2.SD, não da pra diminuir isso, porque tem um tamanho mínimo que é a circunferência do falante...

Enfim, Muito obrigado por sanar as minhas dúvidas! E to muito curioso pra ver o seu!

15. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Valeu Breno! Acho que deixei mais dúvidas do que sanei...kkkkkkk. Você tem ainda o projeto 2.1 para fazer né? Ou vai fazer o sub primeiro?

16. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    Tenho sim, to pensando em mexer no sub juntamente quando for fazer as books!

A madeira das books serão de 15mm, na LT pode ser usado de 15mm? ou melhor usar 18? o que cê acha? .-. posso usar paredes duplas também, tirando os corredores.

17. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    Será que vai dar certo? kkk

FS do falante: 39Hz, na formula a linah precisaria de 2,15M eu fiz com 2M (5cm pra mais ou pra menos)

Comecei a linha com 2.SD e o final com 1.SD nas curvas decai em 0,33; então primeira curva diminui de 2.SD pra 1,67.SD, na segunda vai pra 1,33.SD e na ultima curva vai pra 1.SD

Dá uma olhada:

Sobre a madeira, coloquei mdf de 15mm e duplo somente atrás e na frente.

18. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Acho que tem tudo para dar certo. Mas se fosse possível seria melhor MDF de 18 no sub...

19. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Fala galera!!!
    Depois de um ano enrolando com este projeto, pensei em até abandonar e fazer a caixa recomendada pelo fabricante do sub, resolvi retomar agora que tô tendo um tempinho. Depois de tanto tempo, as imagens sumiram do servidor e do PC... rsrsrs, e como nem mexi no sketchup para aprender, fiz outro desenho "tosco" do projeto da caixa, só pra ter uma idéia. Na figura os corredores superiores estão separados do inferior só pra ilustração. Consegui aproximadamente um tubo de 2,61 cm (tomando como medida a linha média do tubo e das dobras) que vai diminuindo de área gradativamente após as dobras. A inversão do tubo para o último corredor também vai seguindo essa diminuição. A área verde no desenho é o espaço onde será encaixado o amplificador e sua respectiva fonte. Como o cálculo inicial foi de um tubo de 2,80 cm, acho que com um bom preenchimento interno com material absorvente será possível suprir essa diferença.

- - - Atualizado - - -

Agora umas fotinhos bem ruins (celular...rsrsrs) de como vai a coisa... Uma mudança que fiz foi de passar de MDF de 18mm para 20mm em toda a caixa, menos as paredes do corredor inferior, que ficou com MDF de 15mm. Tô sem bancada, então vou montando "na chon" mesmo...kkkkk

20. BrenoKuster

BrenoKuster Usuário

Desde 23 Ago 2012
    Vitória - ES
    Raaapaz!! agora sai em, curioso!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso