Anúncio do HT Forum

Substituição de capacitores

Discussão em 'Amplificadores, Prés e Integrados' iniciada por Audio Maniac, 6 Mai 2007.

1. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Anúncio do HT Forum
    Alguém tem experiência em Mods em amplificadores?

Há tempos venho pensando em fazer por conta própria a substituição dos capacitores eletrolíticos e de filme do meu integrado. Li algumas matérias dizendo que simples substituição dos capacitores originais da fonte e do estágio de saída por similares audio grade traz resultados expressivos. Como eu tenho certa experiência em manutenção, fiquei muito interessado em realizar esse mod, mesmo porque os capacitores do meu integrado já devem estar em fim de carreira (o integrado já tem 15 anos).

Abri o meu integrado e percebi que os capacitores são esses:
    • Estágio de potência - Elna ERS Silmic 50V/85 graus => 8 x 1000mF, 10 x 100mF, 8 x 4,7mF.
    • Condensador principal - 1 x 6800mF 80V/85 graus Hitachi Pure Focus, 1 x 12000mF 80V/85 graus Nichicon Great Supply
    • Fonte - 6 x 470mF 50V/85graus AWF, 2 x 100mF 50V/85 AWF e alguns capacitores de filme.
    A minha dúvida é, qual seria o tipo e a marca de eletrolítico mais recomendado para meu integrado? Estou disposto a gastar cerca de US 300 em peças (pedirei para alguém comprar para mim no Japão). Houvi falar que os capacitores Rubycon Black Gate fazem milagre, mas será mesmo que é verdade? Depois dos BG, qual seria a segunda melhor opção (Nichicon Muse, Elna, Hitachi, Sanyo, Epcos, Vcap, Auricap, Musicap, etc.)?

Estava pensando em comprar BG para os setores mais críticos, quais seriam eles? Infelizmente se eu comprar tudo BG meu dinheiro nao vai dar. Sendo assim, gostaria que alguém me orientasse de forma a alocar o dinheiro da melhor forma possível na compra dos capacitores. Onde não houver muita necessidade de qualidade, comprarei capacitores mais simples.

Aguardo dicas.

Obrigado!

Anúncio do HT Forum
  2. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Meu objetivo ao fazer o Mod é conseguir médios e agudos mais aveludados. Apesar dos agudos terem um alcance e resolução boas, acho que às vezes soam de forma um pouco agressiva.

.

3. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Outra coisa, a chave seletora de fontes (Alpes) está apresentando ruído. Como eu faço para limpar ele? Ou não adianta? Acredito que seja sujeira, pois usei a chave seletora pouquíssimo.

4. Audionet-01

Audionet-01 Usuário

Desde 26 Nov 2005
    SP
    Caro Ricardo,

Bom dia

Pouco entendo de DIY, mas permita-me uma breve contribuição.

Todos os capacitores citados são ótimos; particularmente, arriscaria os BG (O Rui Fernando é fã deles). Adicione os "Rifa" para a alimentação - não são baratos, mas estão em powers do quilate da GAMUT, entre outros.

Por fim, no HTForum existe um link intitulado "DIY", onde tem uma galera superesperta e experiente, onde vc matará suas dúvidas. Abra um tópico, e boa sorte.

Abs

Sergio

5. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Não sou expert em eletrônica, mas do que sei, qualquer limpeza em elétricos e eletrônicos envolve sempre álcool isopropílico, adquirido em farmácias. É usado desde chaves elétricas simples até limpeza de computador. Eu tentaria com a sua chave.

6. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Comprarei o álcool isopropílico então. Obrigado pela dica!

Sobre os BG, sei que são os melhores do mundo, mas cada capacitor de 1000mF 50V/85C (N series) = US 60, 100MF/50V (N series) = us12, 47mF (N series) = US 10, sem contar os capacitores de 6800mF/50V e 12000mF/50v que não encontrei.

60 x 4 = 240
    12 x 10 = 120
    10 x 8 = 80

Sub total = US 440

Os capacitores de 6800mF e 12000mF de 50V devem custar entre US 100 ~ 150 e US 170 ~ 250. Ou seja, custaria no mínimo mais US 270.

Sendo assim, tornaria o Mod impraticável, pois o custo final ficaria em US 710. :(

7. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Bem, pesquisei mais um pouco e descobri que Elna Silmic não é de se jogar fora. Como Rubycon Back Gate está fora de cogitação, o que estaria numa posição intermediária de qualidade entre Elna Silmic e Black Gate?

Os capacitores de filtragem tbm são audio grade, parece que Nichicon Great Supply e Hitachi Pure Pulse são bons. O que coloco no lugar deles, que seja de qualidade superior? Novamente, Black Gate não dá por causa do custo.

Aguardo sugestões, amigos eletrônicos!

8. Ricardo W. Pereira

Ricardo W. Pereira Audio Designer

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Xará,

Minha modesta opinião e prática: substitua os seus eletrolíticos pelos modernos (e mt bons) da Epcos (ex Siemens, o projeto deles é bem moderno) e coloque caps de polipropileno (ou poliéster) em by pass em cada um deles.
    Alias coloque sempre um cap de filme em by pass em qq eletrolítico (mesmo o melhor eletrolítico que se possa comprar nem de longe se equipara a um cap digamos, de polipropileno, no desempenho nas altas frequencias), não acredite cegamente em tudo que se leia por aí...
    Sabia que a Epcos fornece capacitores de diversos tipos a muitos "fabricantes" que os rotulam com a sua própria marca?
    Pois é...
    NMO fica muito bom e vc vai se surpreender com os resultados.
    Se não gostar (e isso tudo não ficará muito caro ou tão caro como vc mencionou....) remova estes caps e então coloque os de marca boutique (que são excelentes) que puder pagar.
    Eu particularmente duvido que vc não vá gostar dos resultados da minha sugestão.

[ ]
    Ricardo

• 1
  9. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Pereira, obrigado pela dicas!

Entretanto, estou com algumas dúvidas. Os capacitores de poliester eu colocaria em substituição aos Elna Silmic do estágio de potência? E quanto aos eletrolíticos usados no estágio de filtragem da fonte?

Vc poderia me dizer qual é o modelo dos capacitores (código da EPCOS) que me recomendou?

Quanto eu gastaria (no mercado europeu, americano ou japonês) por esses capacitores da EPCOS?

Eu realmente não entendo de capacitores, tudo que postei foi baseado na literatura disponível na internet. Os Elna Silmic II são usados atualmente nos projetos da NAIN e Sony. A Sansui, que no passado fabricou muitos amplificadores hi-end, usava e abusava desses capacitores. Concluí, assim, que os componentes do meu integrado não são de segunda, estou certo? De qualquer forma, dada a idade do integrado (15 anos) e acredito que dê para melhorar. Se houver algo melhor que Elna Silmic e que não custe tanto quanto os Black Gate, gostaria de fazer um upgrade sim.

O Camardella uma vez me recomendou os Epcos, mas ele não entrou em detalhes. Não me falou a respeito dos capacitores de poliéster ou polipropileno. Há algum link na net discutindo a troca de eletrolíticos por capacitores do tipo que me recomendou?

Obrigado pela atenção!

10. Ricardo W. Pereira

Ricardo W. Pereira Audio Designer

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Xará,

Há uma pequena confusão aqui neste tema pois acho que vc não me entendeu (ou expliquei levianamente): esses caps em by pass são soldados diretamente em paralelo nos mesmos bornes de cada eletrolítico (os dois funcionam juntinhos...)
    Vc não eliminará qq eletrolitico e sim adicionará os caps em paralelo com aqueles: a grosso modo o que não "passa" de frequencias altas nos elcos passa brincando nos de filme...
    Aliás vc pode fazer isso imediatamente no seu aparelho, sem remover nada do que lá está, e ouvir o resultado da mexida...

Caps marca EPCOS: não é preciso importar nadinha pois são fabricados aqui mesmo no seu país e se encontram em qq boa loja de componentes eletronicos.
    Por isso chamei a atenção para preços bem modestos caso opte pelo mercado local adquirindo os EPCOS.
    Já que vc não "saca" muito de capacitores deixa te mostrar umas diferencinhas de tamanho/volume de capacitores: imagine um cap de 1000 microF x 100V, eletrolitico...
    Ele teria aproximadamente um diametro de uns 2 cm por uns 5 cm de altura.
    O mesmo capacitor de filme, se fabricado nesta capacidade/tensão de trabalho, seria um trambolho gigante dificilmente abrigável dentro de um chassis comum em se tratando de aparelhos audiófilos.
    P. ex.: um capacitor de poliéster (caso mais comum) de 2 microF x 100V seria quase do mesmo tamanho daquele eletrolítico de 1000 microF acima (e 500 vezes menor em capacidade...)

Conclusão prática da coisa: uma boa fonte tem como um dos seus prerequisitos uma boa capacidade, principalmente em se tratando de amplificadores de potencia. A maneira mais fácil de se conseguir "tamanho" grande nestes projetos é o uso dos eletroliticos que concentram altas capacidades em volumes relativamente pequenos.
    Tente a mesma coisa com os caps de filme e veja o que acontece...
    A minha sugestão de uso dos by pass é uma grande saida (mesmo que alguns a condenem, eu não) pois alia as melhores condições dos dois tipos de capacitor.
    Por enquanto pense dentro destes parametros e faça a sua decisão, detalhes mais envolvidos tais como tipos, capacidades nominais etc etc deixe para mais tarde um pouco.

[ ]
    Ricardo

11. ALEGRETTI

ALEGRETTI Sempre aprendendo

Desde 1 Jul 2006
    Sao Paulo/SP/Brasil
    O capacitor de 12000mF seria 1,2F ?? :queixo:

Que fonte hein...

Quais seriam os valores dos caps de polipropileno (ou poliéster) em bypass?

:)

12. Audionet-01

Audionet-01 Usuário

Desde 26 Nov 2005
    SP
    Aqui em SP, na Rua Timbiras (próxima à Sta ifigênia) há duas lojas especializadas em capacitores, e lá se encontram os Epcos.

13. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Alegretti, não é mili Farad e sim micro Farad. Eu nao sei como se faz para aprecer o símbolo de micron. He he he!

14. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Obrigado Pereira! Realmente não tinha entendido. Vou experimentar e depois te falo.

Abraço!

15. Carlos Dantas

Carlos Dantas Usuário

Desde 1 Jul 2002
    São Paulo
    Prezado Ricardo Takao
    Seu xará está coberto de razões. Não precisa procurar nenhuma marca importada. Troque seus eletrolíticos pelos EPCOS da Siemens, fabricados no Brasil, que voce estará fazendo a substituição certa. São excelentes capacitores e duram para sempre. Para as capacidades menores que 0,5 microfarad os de polipropileno são a melhor escolha.
    Abraços
    Dantas

16. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Xará, realmente vc tem razão. Eu passei a semana pesquisando sobre capacitores para audio e tudo aquilo que escreveu sobre bypassing vai de encontro com o que li.

Só gostaria de saber qual o valor dos capacitores de filme que devo utililizar em paralelo com os eletrolíticos?

17. varone

varone Usuário

Desde 9 Jan 2016
    rio de janeiro
  18. minondasbra

minondasbra Usuário

Desde 2 Nov 2008
    interior de são paulo
    Ficou sem resposta o valor do capacitor em paralelo com os eletrolíticos... seria de 100 nF?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso