Anúncio do HT Forum

SUBWOOFER PARA ESTÚDIO . SUBWOOFER JBL GTI1500

Discussão em 'DIY' iniciada por RicardoSQDF, 3 Ago 2014.

1. RicardoSQDF

RicardoSQDF Musica! Realmente não vivo sem

Desde 25 Mai 2005
    Brasilia / DF / Brasil
    Ola, me chamo Ricardo e sou membro do forum a algum tempo. Deve ter alguns anos que não abro um topico.

Bom, tenho um estúdio em casa para produção, mixagem e masterização de alguns trabalhos próprios. Em sua maioria musica eletrônica. Minha sala possui 3x4,66 com isolamento e tratamento acústico feitos por mim.

Meus monitores pricipais são da linha Opal da marca Event. http://www.eventelectronics.com/opal

Tenho aqui encostado um subwoofer automotivo JBL linha GTI dos anos 90. Sei que sua resposta não é tão boa quanto muitos subwoofers no mercado atual porem sua sonoridade é fantástica. http://www.jbl.com/resources/brands...ocuments/en-us/boxesandparameters/1500gti.pdf

Gostaria de ajuda para projetar um subwoofer para este tipo de uso. Visto que não tenho problema com SPL nem tamanho de caixa. Um grande abraço a todos.

• 1
  2. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Ricardo,

Acho que a grande questão, não é nem projetar em si, mas conseguir sintonizar corretamente um bassreflex... se conseguir, dá para trazer ele com certa facilidade e muita qualidade na casa dos 30hz o que seria muito legal.

Legal te ver por aqui!!!

E o nosso amigo grandão, ainda operante?

Abração,

Renato

- - - Atualizado - - -

PS. estou brincando com um 2226H que é um woofer com FS de 40hz e estou maravilhado! :)

3. monic_caseira

monic_caseira Usuário

6 0 0

Desde 15 Ago 2014
    brasil
    Muito boa sua idéia Ricardo.
    Gostei mesmo.

4. RicardoSQDF

Desde 25 Mai 2005
    Brasilia / DF / Brasil
    [​IMG][​IMG]

- - - Atualizado - - -

Esta ai o projeto. Logo irei cortar as madeiras. Veremos o que sairá disso.

Anexos:

• 1
  5. RicardoSQDF

Desde 25 Mai 2005
    Brasilia / DF / Brasil
    Dei uma atualizada no projeto. Em breve postarei os desenhos atualizados.

6. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Já tocam? :) :D

7. RicardoSQDF

Desde 25 Mai 2005
    Brasilia / DF / Brasil
    Estão tocando Renato, mas ainda em caixa de teste com apenas 85l total. Um pouco menor que essa que projetei que deve ter por volta dos 100l livres. Estou pensando em refazer esse projeto pois a ideia é usar o sub embutido na parede igual aos monitores. Por isso acredito que irei refazer o projeto para diminuir sua profundidade. Mas mesmo com a caixa menor esta tocando muito bem. Sub muito rapido. Com um ajuste de fase casou perfeito com meus monitores.

8. Fábio Direne

Fábio Direne Usuário

1.803 1.179 311

Desde 8 Out 2013
    Pinheiro Machado
    Acompanhando. Tudo isso muito me interessa.

Abraços

9. Felipe_Navarro

Felipe_Navarro Felipe Navarro Audio Labs

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Amigo,

Você deveria tentar aumentar um pouco o volume da sua caixa. Eu estou projetando um subwoofer dutado com 95l internos.
    50x40x70 são as minhas medidas.

Após algumas horas brincando no WinISD consegui uma boa curva de resposta em subgraves (consegui -3db em 19.78hz) porém ao custo de alguma equalização nas baixas frequências, uma técnica muito utilizada.

Acredito que irá ficar muito bom pois a resposta no WinISD ficou bem interessante.

[]'s Felipe

10. RicardoSQDF

Desde 25 Mai 2005
    Brasilia / DF / Brasil
    Após algumas mudanças finalmente o subwoofer irá para construção. Amanhã já cortarei algumas madeiras. Assim ficou o projeto final.

• 1
  11. RicardoSQDF

Desde 25 Mai 2005
    Brasilia / DF / Brasil
    O projeto tem um pequeno erro nas medidas das chapas para corte. Logo postarei o projeto com as correções. Uma pena ter descoberto somente apos o corte das peças.

12. RicardoSQDF

Desde 25 Mai 2005
    Brasilia / DF / Brasil
    Porque você acha que eu deveria aumentar a caixa? Eu ate pensei em uma caixa maior mas não vi tanta vantagem nos meus calculos usando o WinISD Pro.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso