Anúncio do HT Forum

Subwoofer para sala pequena

Discussão em 'DIY' iniciada por R1cardo, 16 Mai 2011.

1. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
    Mudei do apartamento que morava para uma casa menor, consequentemente algumas adaptações serão necessárias... não tenho mais necessidade de um sub de 3 x 12" em uma sala de 4 x 3 né... :p

Em virtude das dimensões e do posicionamento dos móveis, pensei em pendurar o sub no teto. A princípio a idéia era fazer uma caixa na parte frontal da sala somente com o sub, porém tive uma segunda idéia que me faria matar dois coelhos com uma paulada só.
    Como vou precisar fazer duas caixinhas surround traseiras e vou pendurá-las no teto também, me ocorreu de fazer uma caixa só com as duas surround e mais o sub, tudo junto... (obviamente que com câmaras internas separadas).

A dúvida principal é a seguinte: sei que o sub é omnidirecional, porém é fato que todas as salas de home que vi até hoje usavam o sub na área frontal. Levando em conta que uso o home em 95% dos casos para filmes, será teria algum problema usar o sub posicionado na traseira da sala?

2. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
    Em tempo:

Se alguém quiser estou doando a caixa que estava usando anteriormente:
    (sem os falantes e o power, claro! :) )

3. alyssonlogus

alyssonlogus Usuário

Desde 3 Out 2008
    SP
    Boa tarde,um sub desse é mais que uma ignorancia rsrsr.....também gosto de grave,mas porque não monta eles separados um em cada torre vai ocupar menos espaço,e quanto ao sub ficar na frente a sensação de grave é maior pelo menos foi o que eu testei aqui em casa ele na parte de tras não perceba tanto grave,e outra coisa qua amplificador tocava tudo isso.qualquer duvida estou por aqui.

---------- Mensagem adicionada às 12:55 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 12:49 ----------

Colega estou passando esse link p dar uma olhada de repente serve de inspiração p começar a fazer alguma coisa
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php/153847-PROJETO-TORRE-4-VIAS-AGORA-VAI.

4. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
    Esse daqui:

Tópico da época que montei a caixa:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/59170-3-X-12-95...-(será-)

Qto a colocar os subs em torres frontais, sem chance, não tem espaço. O rack já está lá, sobra coisa de 0,5 m mais ou menos em um dos lados só, pq do outro tem a porta.
    As frontais vou fazer presas na parede ao lado da TV, não vai ter como fugir muito disso não... :(

5. evdutcos

evdutcos Usuário

Desde 3 Mai 2006
    Florianopolis
    Que subwoofão hehe, parabens

6. alqudwa

alqudwa Usuário

Desde 7 Jan 2010
    BR- PE - Recife
    Já pensou em socar essa caixa debaixo do sofa ? com os alto-falantes voltado para a parede !

flow !

7. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
    Sem chance, precisaria erguer o sofá coisa de 0,5 m pra caber o sub embaixo dele... aí vou ter que colocar uma escada pra subir no sofá :)

8. alyssonlogus

alyssonlogus Usuário

Desde 3 Out 2008
    SP
    Troca por sub de 10pol.se quiser tenho dois p trocar rsrsrs.ou 8pol em uma caixa selada não ocuparia muito espaço.

9. alqudwa

alqudwa Usuário

Desde 7 Jan 2010
    BR- PE - Recife
    puts ai e bronca mesmo !!! depois fiquei pensando comigo mesmo !!! o cara vendo um filme e derepente uma explosão no filme o sub debaixo do sofa vai sacudir o cara no teto !!! kuhaukhakuhakuha ainda mais esses 3's nar !!!

10. MorenoMdz

MorenoMdz Usuário

Desde 10 Jun 2009
    Floripa
    Acho que ele se mudou pois o teto da casa antiga caiu na cabeça dele!

11. alqudwa

alqudwa Usuário

Desde 7 Jan 2010
    BR- PE - Recife
    kuhakuhakuhaukha

12. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
    Mudança de planos.
    Ia dar um trabalho danado colocar tudo no teto, isso sem falar que precisaria mexer com gesso, pintura, etc e tal.
    Então resolvi fazer da forma mais convencional possível - uma vented em um dos cantos da sala. Vai ficar meio apertado, mas cabe.
    Tenho dois NAR 12SW3. Sei que para esse tamanho de sala não precisa de tudo isso, mas sabe como é...
    Aí estou com algumas dúvidas e gostaria da opinião do pessoal a respeito:

1)- Com relação ao aproveitamento de potência do power, não sei o que seria mais vantajoso. Se eu montar os dois subs, tenho duas opções:
    - A primeira seria ligar as bobinas de cada falante em série e depois ligar os dois em paralelo, o que resultaria uma impedância final de 6 ohms. Não lembro exatamente quanto, mas me parece que nessa impedância o power manda coisa de 300W mais ou menos.
    - A segunda seria ligar apenas uma bobina de cada falante, e ligar as duas em paralelo. Impedância cai para 3 ohms... não tenho 100% de certeza se o power aguenta (manual fala em 4 ohms como mínimo), mas acredito que sim, pois não costumo usar ele no bagaço o tempo todo. Com isso tiraria em torno de 500W do power.

2)- Com relação ao posicionamento dos falantes na caixa, a idéia inicial seria fazer uma tradicional front firing como os dois drivers mesmo, porém me surgiu a idéiaa de posicionar um deles na face inferior da caixa, fazendo um misto de front + down firing. Com isso eu iria ganhar em espaço e a caixa ficaria mais baixa, o que proporcionaria um aspecto melhor à ela. Porém não sei se isso ocasiona algum tipo de cancelamento entre eles... alguém sabe me dizer se isso dá alguma zica?

13. alyssonlogus

alyssonlogus Usuário

Desde 3 Out 2008
    SP
    Colega se fosse meu faria o seguinte, ligaria os falantes em série depois em paralelo tocaria em 6ohm,faria uma caixa selada que toca bem pra caramba,ocupa menos espaço tenho dois de 10pol selado toca muito e minha sala é praticamente do tamanho da sua.se morasse perto até te emprestaria p fazer um teste.

14. zephyrtear

zephyrtear Usuário

Desde 15 Mar 2010
    Campinas - SP
    Com certrza voce pode fazer isso! So tem que planejar certinho. Da uma olhada nos links que passei pro fulltron no topico que ele criou recentemente sobre subwoofer. Existem varios projetos assim, muita gente que tem problema de espaco faz subs que sao mesinhas. Alguns so down firing, outros down e side. Da uma olhada tb no hometheatershack que tem muitos projetos.

15. Farjon

Farjon Usuário

16. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
    Estudo que fiz agora a noite:

Ver anexo 51108

Nem vai ficar tão grande assim... :)

17. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
    Sei lá, acho que vou partir para o tradicional mesmo. Mesma altura...

[​IMG] Ver anexo 51123

Isso porque não tenho como mexer nem na largura e nem na profundidade, pois são medidas críticas (no sentido de caber a caixa no canto da sala...).

18. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
    Optei por fazer da forma indicada acima, com os dois na face frontal da caixa mesmo. Aproveitei o final de semana prolongado e mandei a tico-tico no MDF.
    Porém eu estava me esquecendo de um detalhe básico: precisava fazer as outras caixas tbm... :p
    Rabisquei as surround laterais e a central rapidinho e mandei bala. Não ficou a coisa mais linda do mundo, mas pelo menos irão ficar presas na parede, ao lado da TV. Pretendo laminá-las com alguma coisa parecida com o rack que já está na sala.
    Essas três já estão praticamente montadas, falta só vedar a parte interna e fixar a tampa.
    Depois eu posto fotos do resultado de meu serviço. ;)

19. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
    Quase prontas... :)

O sub:

As frontais:

20. gu_mazza

gu_mazza Louco por SOM

Desde 19 Jul 2007
    Maringá/PR/Brasil
    Está ficando show essas caixas, parabens.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso