Anúncio do HT Forum

Subwoofers da Selenium

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por icefly, 13 Set 2018.

1. icefly

icefly Usuário

Desde 22 Ago 2009
    São Luís
    Para quem tem ou já ouviu, desses dois modelos da Selenium-JBL, Bass ou Flex, qual o melhor?

Tenho um módulo Soundigital SD250 (250 watts) e uma caixa selada de 19 litros.

Subwoofer Bass 10" 200w RMS

Resposta: 40 a 2.0 kHz
    Impedância: 4 Ohms

Potência Rms: 200 WRMS
    Sensibilidade: 87 dB

Peso: 3,24 Kg

Subwoofer Flex 10” 250w RMS

Resposta: 35 Hz a 2.5 kHz
    Impedância: 4+4 Ohms

Potência Rms: 250W
    Sensibilidade: 85dB

Peso Peso do ímã: 560 g; Peso do conjunto magnético 1.6 kg; Peso líquido do falante 2.3kg

2. icefly

icefly Usuário

Desde 22 Ago 2009
    São Luís
    up

3. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    • 1
  4. icefly

icefly Usuário

Desde 22 Ago 2009
    São Luís
    Olá amigo.
    Será para SQ mas de entrada; acabei comprando o Bass que estava em promoção por R$ 99 (preço normal R$ 250); e não foi esse do pdf que vc postou, foi este modelo 10SW11A, de 200W RMS... infelizmente como já esgotou no site da JBL/Selenium não tenho mais acesso no site dele (devo ter comprado dos últimos), mas segue o pdf dele
    https://www.eletropecas.com/_uploads/ProdutoDownload/produto_6455.pdf

5. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    É cara, farei algumas considerações à escuras, até porque a caixa e o projeto em ação podem me fazer mentir, rs rs.

Achei o Fs muito alto, para um alto-falante a que se propõe ser um Sub. Juntando o alto Fs e também Vas, suponho um volume de caixa considerado.

Eu indicaria uma caixa selada, objetivando maior controle de cone. Achei o Xmáx baixo demais para um Sub e de preferência, não o use com o porta-malas aberto.

Use o ganho sobre controle, para não excursionar demais.

A Selenium tinha bons subs, mas pena que a marca e o mercado não tem muita preocupação com essas linha. Preferem os Woofer com cada vez mais potência, sacrificando a quem deseja curtir som interno com qualidade.

Por isso aqueles que tem um poder aquisitivo melhor, preferem pegar os gringos.

A única marca que parece ter mantido a sua postura foi a NAR. São ótimos.

Na compra da Selenium pela JBL, passei a não mais acompanhar esses alto-falantes, também por falta de tempo, já que tenho o ato de comentar apenas por hobby, tendo voltado mais para área de trio, embora sempre goste de "navegar" por vários nichos, inclusive, som profissional.

O único que eu realmente não tenho ideia de como funciona, são os trios chamados trios goianos, com vários Subs nas caçambas de pick up e às vezes até camionete.

O portifólio está bem legal, com vários projetos de caixa.

6. icefly

icefly Usuário

Desde 22 Ago 2009
    São Luís
    O carro é Nissan March, um hatch; a minha caixa é selada de 21L, para subwoofer de 10".

Estou querendo substituir o sub atual: antes era um Bravox Premium Plus, 160w, queimou uma das bobinas, por indicação troquei por um Bomber Upgrade, confesso que não tem me agradado muito em relação ao Bravox, dai surggiu essa oportunidade de Selenium/JBL por R$ 99; deve chegar em alguns dias se não me agradar dele, eu vendo e parto para outra escolha,

7. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Se eu fosse vc, antes de trocar o sub, procuraria uma caixa adequada ao novo sub.
    Não existe caixa universal para subwoofers 10 polegadas.
    Cada sub pede uma caixa de acordo com suas características.

8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Com certeza não irá gostar desse sub, por causa da caixa, podendo ter um resultado um pouco diferente ou a caixa que o fabricante recomenda, conforme o que o colega recomendou também, exceto se gosta de respostas mais altas, ao invés de mais baixas.

Pela minha experiência, as caixas sugeridas pelos fabricante, quase sempre privilegiam o SPL e sacrificam as respostas mais baixas. A única marca que até hoje eu vi (evidentemente que podem ter outras), que tinham respostas mais coerentes era a JL Áudio, mas daí a diferença é bem grande, kkk.

O Vas, Qts e Fs, altos, quase certeza que exigem caixas grandes. Como uma caixa de 21 L, vai sacrificar a resposta, ou seja, vai ficar com um pico e nesse caso, para quem tem uma certa exigência, não vai gostar, porque tuc tuc, tipo pancadão.

O premium, apesar de ser um sub relativamente barato, atende em partes para um som interno. SQ, mesmo de entrada, já exige algo como maior vocação, caracterizado por um conjunto de parâmetros mais voltados para tal.

Os Subs, considerados como Sub mesmo, tem Fs em torno de 20 a 25 Hz máximo e quando mais altos, tentam compensar em outro parâmetro.

• 1
  9. icefly

icefly Usuário

Desde 22 Ago 2009
    São Luís
    Vou verificar quando chegar, valeu.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso