Anúncio do HT Forum

Sugestões e dicas de tratamento parte de trás da caixa

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por JeanFidalgo, 13 Mai 2019.

1. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    Amigos, minha caixa é uma opticon 2 (bookshelf) e está posicionada a uma distância de apenas 26 centimetros da parede, que é totalmente lisa e sem tratamento. Por conta disso, algumas vezes sinto que os graves começam a embolar e provocar ressonância.

Alguma sugestão de qual tratamento botar na parede para melhorar isso?

2. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro

Esta é a posição da caixa

3. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Se o problema é com graves, não tem tratamento q possa ajudar
    Deslocar a caixa é possivel? Afaste mais da parede

4. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    É possível, mas seriam pouquíssimos centímetros a mais, caso contrário começariam a ficar muito perto da posição do ouvinte e também avançar na área de locomoção do quarto.

Nem aquelas armadilhas de graves resolveriam ?

5. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    o ajuste possivel e reduzir o grave conforme aumenta o volume

6. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    ? Não entendi...

7. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    conforme voce aumenta o volume a tendência e gerar distorção entao atenuando os graves pode diminuir ou resolver o problema

8. m-costa

m-costa Usuário

70 45 11

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Um absorvedor de grave calculado para a faixa de frequência que está dando problema ajudaria. Espuma não adianta.

Grave sai pela lateral também e você tem um armário ali do lado. Imagino que se abrir a porta do armário deve notar alguma diferença com volume alto. Na lateral você não vai conseguir fazer nada.

Estou de acordo com a dica do colega, usar um volume mais baixo. Possivelmente algum equalizador para tirar um pouco de grave. Monitores de áudio para estúdio já vem com essa função, de atenuar um pouco os graves, justamente para casos de caixas muito próximas de paredes.

9. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    Ah sim agora entendi

10. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    É verdade, mas a opticon não tem essa função. O amplificador tem controles tonais, mas deixando na opção “direct” (sem controles), a qualidade fica melhor.

Eu tinha visto no mercado livre umas placas de difusão de 50x50 com 7cm de expessura, será que entre isso e ter uma parede totalmente lisa seria melhor botar esse difusor? Ou não vai gerar o resultado esperado?

11. Adriano WR

Adriano WR Ouvinte

Desde 3 Jun 2007
    Itajaí - SC
    O duto dela é traseiro, experimente colocar o plug de espuma. Foi fornecido um, certo?

12. Adriano WR

Adriano WR Ouvinte

Desde 3 Jun 2007
    Itajaí - SC
    Estava lendo o manual, e necas de plug.

13. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    Exatamente, não teve esse plug...

14. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    Pelo que sei acho que a KEF R300 vem com esse plug... é desse que vc se refere né?

15. m-costa

m-costa Usuário

70 45 11

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Difusor para grave é bem mais profundo.

Imagino que o controle do amplificador seja grave, médio e agudo só. Precisaria de um equalizador com 30 bandas.

A sala deve ser pequena e caixa deve proporcionar muito grave, junta a isso a possibilidade de não conseguir posicionar a caixa corretamente. Sua sala não aguenta esse tanto de grave.
    Provavelmente é essa a situação.

Você precisaria tratar a parede do fundo com absorvedor, mas com o armário ali não daria para fazer muito bem.

De repente você consegue um equalizador desses para alugar e faz o teste, aí se ficar bom compra um. Pessoal que trabalha com som ao vivo sempre tem.

16. marcio.1976sp

marcio.1976sp Usuário

Desde 23 Dez 2012
    São Paulo/ SP
    Caro colega, em casa tenho o mesmo cenário, porem com caixas maiores, onde utilizo absorvedores que eu mesmo construí a base de lã de rocha de alta densidade envolvida com tecido ortofonico, é o resultado é surpreendente. Se quiser, mando fotos.

17. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    É verdade, acho que o seu diagnóstico tá correto. Eu pensei no difusor como alternativa à parede totalmente lisa, que é o pior cenário possível.

Vejo muito o pessoal botando placas de absorção atrás das caixas, acredito que seja o caminho.

18. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    Claro, se puder postar as fotos, vai ajudar!

• 1
  19. marcio.1976sp

marcio.1976sp Usuário

Desde 23 Dez 2012
    São Paulo/ SP
    Fala Jean, seguem fotos. Estes painéis montei com la de rocha com densidade 64, gostei do resultado com as DM2A.

Anexos:

20. JeanFidalgo

JeanFidalgo Usuário

Desde 17 Set 2018
    Rio de Janeiro
    Exatamente isso que eu estava pensando em fazer, aliás seu caso é parecido com o meu, as caixas bem próximas da parede. A diferença é que nas laterais não tem armário como no meu caso.

Valeu pelas imagens. (y)(y)(y)

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso