Anúncio do HT Forum

Sujestões para montar amplificador

Discussão em 'DIY' iniciada por cristian_pitol, 3 Mai 2019.

1. cristian_pitol

cristian_pitol Usuário

Desde 2 Mai 2019
    Santo Ângelo-RS
    Olá pessoal, tudo bem, preciso da sujestão de vocês.

Tenho 5 transistores tip3055, novos, guardados em casa e quero aproveitá-los para montar um amplificador residencial, de qualidade e com definição.

Não sou expert em eletrônica, entendo um pouco, mas me viro com o pouco que eu sei...

Ví vários esquemas e projetos na internet, mas nenhum com uma opinião mais balizada, de quem tem conhecimento em audio de qualidade, por isso fica difícil apostar cegamente num modelo.

Pretendo utilizar esses tip3055 na construção de um hi-end stereo.

Qual modelo/tipo vocês me indicam, como citado anteriromente, será para uso residencial, então no máximo 150 rms por canal, ou até menos, já está de bom tamanho.

Se for possível já com o layout da placa e lista de componentes.

Desde já agradeço pela ajuda!

2. shacouto

shacouto Usuário

317 113 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Acho difícil fazer um amplificador com somente um par de TIP3055 com essa potência toda (150W rms por canal). Tem vários projetos que usam esses transistores na net, mas com essa potência toda eu não conheço.
    Além disso, o 2N3055 não é um transistor muito rápido, então dá para montar um bom amplificador com ele, mas hi end eu já não sei...

3. cristian_pitol

cristian_pitol Usuário

Desde 2 Mai 2019
    Santo Ângelo-RS
    Eu tenho 5 transistores TIP3055, esse valor é da potência máxima que imaginei que daria, pode ser menos, contanto que seja um proteto que penda mais para a qualidade, não precisa ter muita potência, já que é para ser um som residencial.

4. shacouto

shacouto Usuário

317 113 78

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Nas revistas Elektor de novembro e dezembro de 1986 tem um projeto de amplificador com 2N3055, inclusive com lay-out das placas. Você pode baixar essas revistas no blog do Picco, que disponibiliza várias revistas para download. Esse projeto que eu comentei, quando alimentado com 60V, gera 50W rms por canal em carga de 4 ohms.

5. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Com esses transistores dá pra fazer amplificadores com topologia "quasi-complementar" até uns 50W...tem vários projetos na net... Não são transistores modernos...mas tem uma boa qualidade para um hi-fi de baixa potência...Se fossem adquiridos seus pares TIP2955, poderia montar o P3A do Rod Elliot...um ótimo amplificador...

6. cristian_pitol

cristian_pitol Usuário

Desde 2 Mai 2019
    Santo Ângelo-RS
    Opa, tqlo, vi seu projeto de tri amplificação e ficou top. Parabéns!!

Vi que num outro post (https://htforum.com/forum/threads/pcb-do-amp-p3a.201872/page-2) vc anexou uma pcb do p3a, foi este que vc usou em seu projeto? Vc usou os transistores 2SC5200 e 2SA1943? Quantos wats cada p3a fornece?

Decidi por montar esse ampli visto que há muitos elogios na internet. Vou fazer um stereo para médios e agudos, para sub vou fazer outro separado.

Por acaso você tem uma lista de componentes desse amplificador?

7. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG

Opa! Valeu pelo elogio! Esse post que você citou era um P3A em ponte para um subwoofer...que não existe mais...rsrsrs. A PCB que usei no tri-amplificado é esta (acredito que possa ser postada aqui, pois foi retirada de outro fórum de livre acesso):

foto_p3a.jpg

Estas são as placas que fiz, mas esses transistores Toshibas da foto foram substituidos pois estavam com fuga. Na placa final estão os 2SC e 2SA no amp dos médios e 2SB688/2SD718 no amp dos agudos.

foto2.jpg

O P3A, apesar de ser um circuito simples, de fácil montagem, barato... surpreende pela qualidade de áudio...
    Aqui você encontra todas as informações: http://sound.whsites.net/project3a.htm

O sisteminha tri-amplificado continua firme...tocando uma beleza...(y)

foto1.jpg

sistema.jpg

Última edição: 5 Mai 2019
  8. cristian_pitol

cristian_pitol Usuário

Desde 2 Mai 2019
    Santo Ângelo-RS
    Muito bonito, o audio deve ser fenomenal!!

Vou aproveitar e tirar algumas dúvidas com vc para que eu possa estabelecer o tipo de sistema que vou montar.
    Anteriormente eu tinha em mente em construir um amp. stereo e dividir as frequências com crossover passivo nas caixas.

Mas posteriormente, estudando mais sobre sistemas de som hi-end, notei que os audiófilos rechaçam essa ideia. Acabei mudando de ideia e vou utilizar um crossover ativo, dividindo as frequências: um ampli para o wofer, outro para os médios e agudos (fazer divisão com capacitor) e um almp. para o subwoofer.

A princípio a ideia é essa..

Agora falando de componentes, quanto aos capacitores eletrolíticos, pretendo utilizar Epcos, pelo visto não perdem quase nada para os de grandes marcas como Elna e Nichicon, ou se perdem, a diferença é insignificante. Creio eu.

E os resistores, de preferência 1% ou até menos se possível, o problema é que no Brasil é quase impossível
    escolher marca, comprei os últimos na multicomercial marca royal.

Você costuma garimpar na internet ou já tem alguma loja confiável para adquirir esses componentes, principalmente os resistores?

Me refiro mais aos resistores pois há uma infinidade de ofertas e é quase impossível saber se estamos adquirindo um bom produto.

Desde já agradeço pela força!!

9. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Sobre audiófilos rechaçar crossovers passivos...acho que não tem cabimento. Sistemas hi-end de altíssimo nivel usam crossover passivos... Com relação a componentes...sempre procuro primeiro na Proesi e Mult Comercial...aí se não achar a solução é garimpar...rsrs

10. cristian_pitol

cristian_pitol Usuário

Desde 2 Mai 2019
    Santo Ângelo-RS
    Pois é, muitas caixas de alto padrão possuem crossovers ativo. A redação ficou mal redigida e acabei generalizando a opinião de alguns.

Obrigado pelas orientações, ajudaram bastante. O projeto está quase definido.

Valeu!

• 1
  11. guinepal

guinepal Usuário

3.866 2.300 741

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Minha única “sujestao” é: altere o nome do tópico e corrija os textos, o correto é sugestão!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso