Anúncio do HT Forum

Suvinil na pintura da parede para projeção

Discussão em 'Telas de Projeção' iniciada por carobrod, 5 Set 2005.

?

Usei a receita de Suvinil + Preto Xadrez e observei:

1. Não fez NENHUMA DIFERENÇA

10 voto(s)
    11,9%
  2. A difeferença foi RAZOÁVEL

4 voto(s)
    4,8%
  3. A difeferença foi BOA

20 voto(s)
    23,8%
  4. A difeferença foi ÓTIMA

25 voto(s)
    29,8%
  5. A difeferença foi EXCELENTE

25 voto(s)
    29,8%
  1. carobrod

carobrod Usuário

Desde 1 Ago 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Para quem utilizou a receita abaixo na pintura da parede para fazer projeção, quais são as suas considerações?

Obrigado por responder a pesquisa! E pedimos a gentileza de responder somente aqueles que fizeram uso da receita, para tornar o tópico uma referência objetiva para quem quizer fazer um teste ou usar desta metodologia.

Obrigado!

Carlos Rodrigues

RECEITA E ORIENTAÇÕES:

Carissímos,

Tenho um Infocus X2 e estava projetando em minha parede que é pintada na cor Branco Gelo com Brilho.

Achava a imagem ótima! Aí, alguém que entende bastante do assunto me indicou a seguinte mistura:

Suvinil Latex, Branco Neve, Finissimo Acabamento, Fosco Aveludado. O nome completo é este mesmo. Comprei uma lata de 900 ml.

Compre também um vidrinho de Preto Xadrez!

Pingue 10 gotas (para uma lata de 900 ml) de Preto Xadrez na lata de tinta e misture bem.

Após misturar é só pintar a área de projeção. Para ralear a tinta um pouco, coloquei +/- 1/5 de tinta naquela vasilha de pintor e misturei com um pouco d'água; depois, completei a lata com água e mexi bem.

Em meu caso pintei uma área no formato widescreen de 3,10 mts de largura por 1,65 mts de altura.

Gente, fiquei impressionado com o resultado. Olhem, tive um ganho nada-nada de uns 30% na qualidade da imagem (definição, contraste e etc).

Depois disto, não vou mais comprar tela. Pra quê?!

Já vi uma tela de alto-contraste em exposição, e digo-lhes que a pintura fica muito parecido com estas telas que custam o olho da cara.

Pelo ganho que tive, não repinto a parede de jeito nenhum, mesmo que digam que ficou brega. Olhem que fiz isto na Sala de Visitas.

MATERIAIS USADOS:
    - 1 lata de 900 ml de Suvinil Latex, Branco Neve, Finissimo Acabamento, Fosco Aveludado;
    - 1 Vidrinho de
    Preto Xadrez;
    - 1 Bandeja para pintura;
    - 1 Rolo de pintura (preferir: lã de carneiro pelo baixo - tem uma que é profissional, um pouco mais cara, mas melhor);
    - 1 Varinha de pau (0,60 cm) para misturar a tinta;
    - Algumas folhas de jornal;
    - Algumas folhas de papel em branco;
    - 1 Rolo de fita crepe.

A lata de
    Suvinil varia de preço: meu irmao comprou aqui em BH/MG, no Leroy Merlin, por R$ 18,00, eu comprei num Deposito de Material para Construção por R$ 13,00.

Eu não gastei nenhum centavo com os demais materiais, pois o vidrinho de Preto Xadrez, a bandeja, a varinha para misturar e o rolo de pintor, meu irmão comprou e me emprestou, mas é baratinho. Os jornais, peguei aqui no serviço os jornais velhos. Folha de papel em branco, tb peguei aqui os que são rejeitados pelo Xerox. A fita crepe já tinha em casa... Aliás, todos os materiais são de baixíssimo custo.

Os jornais eu os utilizei para não ter de afastar os móveis. Porém, mesmo afastando os móveis é bom usar jornais para evitar que caía alguma gota de tinta no piso. Meu irmão afastou os móveis dele, mas, eu tenho uma preguiça de mexer naqueles móveis todos, onde está a TV Widescreen de 32'', video cassete, Receiver e etc... :lol:

PROCESSO:
    Abri a lata de tinta; pinguei as 10 gotas de Preto Xadrez na tinta e, com a varinha de pau, mexi bem.

Dispus os jornais sobre os móveis e preguei algumas folhas na parede e um pouco além da extensão que seria pintada, de tal forma que estas folhas ficassem sobre as outras que dispus sobre os móveis.

Fiz este processo para evitar que algumas gotas de tinta ou mesmo que o chuvisco de tinta caísse quer nos móveis ou no piso ou na parede mesmo abaixo da pintura.

Colei as folhas de papel em branco em linha reta perfazendo o formato da tela Widescreen, ou seja, fazendo o contorno da área a ser pintada.

Coloquei a tinta na bandeja de pintura, e como disse antes, pus um pouquinho de água nesta tinta para ralea-la e misturei-a. Preenchi o espaço de tinta que tirei da lata com água e mexi bem.

Depois, pintei a área, passando o rolo devagar para evitar que se fizesse aquele chuvisco de tinta no processo (este chuvisco de tinta se faz mesmo, mas se vc passar o rolo devagar ele é bem pequeno e caí sobre os jornais).

Passei 3 demãos de tinta, ou seja, pintei uma vez, depois pintei uma segunda e terceira vez a mesma área, para ficar bem pintada (não fiz intervalo entre uma demão e outra). Gastei no processo todo uns 30 a 40 minutos.

Depois, deixei secar. Tirei as folhas em branco, os jornais e pronto!

Nunca pintei na minha vida, mas ficou excelente o trabalho.

Deixo aqui a dica! Vale a pena! Olhem, experimete e depois nos diga, se vale ou não a pena! Caso não goste do resultado (na hora de fazer a projeção): é só comprar mais uma latinha de tinta da cor da parede e repinta-la. Ou seja, vc irá gastar no maximo: uns R$50,00.

Data em que fiz o processo (para referências futuras em termos de preço): 13-08-2005.

Abraços,

Carlos Rodrigues

• 11
  2. bkato

bkato Usuário

Desde 18 Mar 2005
    Brasília/DF/Brasil
    Porque vc usou o preto?

3. cordis

cordis Usuário

Desde 26 Jun 2004
    Rio de Janeiro - RJ
    podia corrigir a "difeferença", a menos q seja uma diferença grande :)
    brincadeiras a parte, usei a receita de nosso colega e ficou bem legal, mas no meu caso a parede era um verde bem clarinho, verde água, em volta coloquei um marrom café forte da marca sherin williams (ou algo parecido) a lata de 900ml custou R$15, mais barata q a tinta branca que custou R$19 as duas no casashow da barra. a diferença foi muito grande melhorou tudo. Não quero dizer que fica igual a tela primeiro porque nao deve ficar mesmo e segundo pq nunca usei tela, mas pra curtir um filme ficou excelente.

4. carobrod

carobrod Usuário

Desde 1 Ago 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Bkato,

Não sei te responder a contento sobre isto. Não tive curiosidade de fazer esta pergunta a quem me passou a receita. Ele deu-me a receita dizendo melhoraria consideravelmente. Acreditei nele, fiz a aplicação e vi grandes melhoras.

Entretanto, creio que deva ser para melhorar o contraste. Enquanto isto, esperemos que quem entenda melhor possa nos responder mais a contento.

[ ]s

Carlos Rodrigues

5. carobrod

carobrod Usuário

Desde 1 Ago 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
  6. obacrone

obacrone Usuário

Desde 7 Jan 2006
    rio de janeiro
    eu tenho uma tela de 84' de tecido blackout e acabei de pintar uma tela de 110' com a receita do amigo aí, fiquei impressionado, a imagem melhorou bastante, o único problema é que graças a essa receita, hoje eu começo a mudar toda a arrumação da sala de cinema, pois tive que projetar em outra parede, um grande abraço e obrigado pela dica.

7. Rogerio D.

Rogerio D. Let the beat control your body

Desde 13 Out 2005
    Umuarama Paraná Brasil
    Coloquei a receita do nosso amigo Carlos em prática, infelizmente meu setup, HTPC esta tudo em meu quarto com pouco espaço para uma projeção ideal.
    Mas em fim, fiz um pouco diferente, na parede ao redor de onde é projetada pintei ela de camursa e a tinta suvinil com xadrez utilizei em um vinil externo auto-adesivo para uso em plotters de tinta, na verdade, para nao ter que pintar a parede de outra cor primeiro recortei o vinil para dar uma area de projeção de 60 polegadas em widescreen fora os 3cm de borda preta q recortei também e pintei com um spray preto fosco, depois de colado o vinil pintei com a tinta suvinil e depois colei as bordas pretas na tela, ficou otimo pois nao tem imperfeiçoes como a massa corrida, ficou super liso e como é papel de plotter para receber tinta tem uma otima aderencia quando eu passei a tinta suvinil, achei que ficou muito bonito na parede, deu um tchan... hora q tiver um tempinho tiro umas fotos e posto para o pessoal ver, estou muito satisfeito com a qualidade e nao abriria mao disso para comprar uma tela nao, até porque se um dia eu nao quiser mais, basta puxar o vinil e descolar da parede que ela volta ao normal, sem ter q pinta-la novamente.
    abraçao pessoal

8. catafelli

catafelli Usuário

Desde 4 Abr 2006
    São Paulo
    Muito bem sacada, eu sou vizinho da empresa "Projetelas" e vou usar essa dica,pois minha sala vou usar para o HT minha sala de estar, vai ter que tudo se armonizar, com o HT, muito bem bem mandado, se tiver fotos divulgue, bele.

9. andersonramone

andersonramone Usuário

Desde 29 Mai 2006
    pelotas
    eu finalmente pintei ontem a parede da sala :)
    a minha parede já era branca, bem não era aquele branco, já tava meio queimado por causa do tempo, levemente escuro.

então eu já testei o mesmo projetor em uma parede "branca", uma tela vagabunda que não lembro o nome, e agora com a pintura mágica
    posso dizer, que o resultado da minha parede "braca" era bom, mas ficou excelente com a pintura agora

certamente que as gotas de preto são para quebar o brilho do branco e ajudar na questão contraste e brilho da imagem

eu não sei quem inventou essa receita mas que funciona e funciona bem, funciona.

a lata me custou 10 reais, dei 4 demãos para ficar OK.

10. Chipa

Chipa Usuário

8 0 0

Desde 19 Dez 2005
    Belo Horizonte
    Tinha uma parede salmão claro aqui em casa.
    Primeiro dei uma demão com tinta a tinta branca indicada, gostei.
    Na segunda demão misturei o xadrex na proporção indicada, achei muito cinza perdeu bastante brilho.
    Então comprei outra lata e pintei novamente, agora com umas 3 gotinhas de xadres somente... assim achei que ficou ótimo!

11. andersonramone

andersonramone Usuário

Desde 29 Mai 2006
    pelotas
    CHIPA, acho que vc teve que mudar um pouco a formula, por causa da cor que havia antes na sua parede, realmente 2 demão em uma parade que já tinha alguma cor que não branca não são suficiente

a minha parede era "branca" e eu dei 4 para ficar realmente legal.

12. Sávio

Sávio Elvis Rock'n'Roll Presley

Desde 15 Mar 2006
    Entorno de Brasília. DF.
    Realmente, porém isto depende muito da preparação da parede, aqui na faculdade temos uma parede que preparamos para projeção, mandei retirarem toda a massa corrida antiga e a tinta, claro, daí mandei passar umas duas camadas finas de massa corrida, depois 3 demão, ficou ótimo.

13. Rogerio D.

Desde 13 Out 2005
    Umuarama Paraná Brasil
    Bom, fiz o mesmo esqueminha com a tinta, só que além de deixar a parede bem acabada com a massa corrida e pintada, eu fiz a pintura em um vinil adesivo utilizado para plottagem externa com um excelente acabamento, como este vinil já era preparado para receber tinta (impressão de fotos por ex.) não tive o menor problema em pintá-lo, ele era super branco, utilizei a receita pela recomendação do forum e gostei.
    Tem um link com fotos do meu HT e tem a foto da tela onde projeto, recortei o vinil para fazer as bordas e pintei de preto, o acabamento ficou show de bola, a vantagem é que quando não quiser mais, basta descolar o vinil da parede e fica como se a tela nunca tivesse existido :)

Segue o link:

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/htppunipar/my_photos

14. Ricardo Leão

Ricardo Leão Usuário

Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    Rogério,

Aonde comprar esse vinil adesivo para plottagem?

Grato,

Ricardo.

15. Rogerio D.

Desde 13 Out 2005
    Umuarama Paraná Brasil
    Ricardo, qualquer birô que trabalhe com plotagem, essas gráficas expressas ou até mesmo empresas que trabalhem com outdoor. O que posso lhe dizer que o material é excelente já que é utilizado para impressão de imagens. Basta pedir nessas empresas vinil adesivo para impressão outdoor a quantidade desejada.
    Qualquer duvida estamos ai

16. Paulo S

Paulo S Usuário

Desde 30 Ago 2003
    São Paulo
  17. ROB10

ROB10 Usuário

Desde 15 Fev 2006
    LIMEIRA/SAO PAULO/BRASIL
    Será que que esses birôs não podem imprimir na cor cinza compativel com a formula indicada? Vou ver se consigo uma amostra. Depois informo os colegas.

18. Ricardo Leão

Ricardo Leão Usuário

Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    ROB10,

Estou interessado.

Ricardo.

19. chaves_14

chaves_14 Usuário

Desde 27 Set 2007
    campo grande ms brasil
    se eu pintar uma parede cor perola com essa receita vou ver 1 diferença boa ? ou coisa pequena ? obrigado.

20. Emiliano

Emiliano Usuário

Desde 14 Set 2005
    Chapecó/SC
    acho que se sua parede é pérola, pintando de qualquer branco vai haver BOA diferença. faça um teste...

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso