Anúncio do HT Forum

Tamanho ideal da Sala de Home Theater

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por xxphoenyxx, 29 Jan 2013.

1. Bom dia,

Existe uma grande possibilidade de eu poder construir a minha tão desejada sala de áudio e vídeo, e com isso estava aqui desenhando o que seria o tamanho ideal.
    Abaixo fiz um esboço de como eu ACHO que seria o correto e gostaria da opnião dos colegas para melhorar ou corrigir erros.

O conjunto será
    Receiver Yamaha V673
    4 caixas P163 (no início montarei apenas um 5.1, para depois colocar 2 torres frontais, passando as 2 P163 frontais para o surround)
    PS312 (1 ou 2 subwoofer?)
    PC351

o tamanho total da sala, é de 24m² - 6x4m

2. Nossa, 50 visualizações... e nenhuma resposta? :\

3. rogerbersch

rogerbersch Usuário

Desde 5 Out 2008
    Pelotas/RS
    Na minha opinião sua pergunta não tem resposta, pode ser 5x3, ou 10x5, ou 20x15, o que define é o que você quer, se for 6x4 para um projetor é pequena, não é o ideal, por exemplo, para 6x4 um subwoofer está bom.

4. Bom, pode não ter ficado claro.
    Mas para esse tamanho de sala, tipos e modelos das caixas escolhidas assim como o modelo do receiver, está tudo em harmonia?
    assim como a disposição das caixas, estão corretas?

A TV irei utilizar uma Plasma de 50" a princípio...

5. yurieu

yurieu Usuário

Desde 27 Jan 2012
    Pelotas
    olha cara, por questão de gosto, eu prefiriria que as caixas frontais estivessem o mais distante umas das outras, e todas as caixas deveriam estar o mais longe possível do ouvinte, e 4x6 é um excelente tamanho!

dessa forma o som fica mais natural, pois a distancia dá uma distribuida no áudio, enquanto a proximidade faz voce escutar o som direto do cone do alto falante, ficando meio irreal.

6. Trancer_man

Trancer_man Usuário

Desde 15 Jul 2011
    CPS/SP/BR
    olá!

eu acho q o tópico está na seção errada do Fórum.... reportei a um moderador, vamos ver se ele move o seu tópico.

eu acho q seria aqui o local correto.
    http://www.htforum.com/vb/forumdisplay.php/2-Acústica-e-Construção-de-Salas

agora vamos a sua questão...

vc está no caminho de uma sala dedicada, então o correto é pesquisar muito antes de quebrar a cara... se o gasto não é o q limita seu investimento ou o seu sonho, vai com calma e passa nesse setor q eu te indiquei aí em cima.

eu sou + fã do 5.1 p mim 7.1 é exagero p salas pequenas e média como esta q vc quer fazer, gosto + do sentido "longitudinal" ou seja, colocar a tv/tela na parede maior e ter um palco + largo, prq isso te dá uma flexibilidade de mover as caixas p qualquer lado ou p frente p trás.

e sobre o seu receiver eu acho ele fraco p o q vc está pensando, ele não aguenta uma pauleira nessas 4 infinity 163 + central.... se vc colocar uma torre então.... aí vc liga as 4 163 + torre.... ele vai pedir arrego.... veja ao menos o 773 q ele tem saídas pré p vc agrgar um power nas frontais aí vc fica + tranquilo nessa questão de amplificação.

eu faria uma sala + quadrada... tipo 5 x 6 m ou 4 x 5 m e manteria o 5.1 q é um investimento menor e as vezes fica melhor q um 7.1 embolado....

e quanto ao sub eu prefiro um sub + top q dois medianos ou de entrada.

7. lorival

lorival Usuário

Desde 2 Abr 2008
    rio grande do sul
    AMIGO EU TENTARIA EVITAR SALAS QUADRADAS PORQUE SÃO RUINS PARA ACÚSTICA E QUANTO A COLOCAÇÃO DE UM PROJETOR SERIA MUITO BEM VINDO E PARA ESTA SALA EU INDICARIA UMA TELA DE 92" .PARA CONSTAR JÁ TIVE UMA SALA IGUAL A ESTA SUA.

ABRAÇO,
    LORIVAL

8. Boa tarde pessoal,

Então, segui a sugestão dos colegas e dei uma lida no fórum sobre salas e tals, deu de aprender bastante coisa interessante.
    Esse negócio de acústica, reverbação e o escambal é de dar um nó na cabeça, hehe

Ref ao modelo do Receiver, eu dei uma estudada no V773 e vi que seria quase a mesma coisa em relação ao V673, pois não pretendo usar amplificadores. Pelo menos não por enquanto.
    Li algo por cima, que ele tem mais configurações de calibragem das caixas, isso é verdade?
    De qualquer forma a diferença entre ambos é pequena, coisa de U$ 150,00 mais ou menos.

realinhei a posição das caixas, conforme alguns artigos que li na internet, sendo que as caixas devem ficar nas laterais e uma virada para a outra, devido as forma com que o som sai delas...

Ref ao tamanho da sala, fiz uns riscos no chão e talvez acabe diminuindo a sala em 1m de cada lado, ficando em 3x5, ou algo próximo a isso, a sala fica assim, um pouco maior, devido ao fato de querer colocar mais 2 sofás, para poder chamar os amigos e ver um filme juntos.

O pc era um problema, pois não sabia onde o colocaria, mas vi um projeto interessantem de uma mesa que torna a tela retrátil do monitor, sendo assim, posso colocá-lo nessa posição da foto abaixo, que não irá atralhar.

Outro ponto que vi, é sobre a reverbação do som, que tem que ter o cuidado de não deixar a sala muito morta e nem muito viva, para isso, pensei em colocar Carpet por toda a sala e um tapete entre a tv e o primeiro sofá.
    As paredes ficaram lisas, contendo alguns quadros de artistas e filmes que admiro.

Mais para frente pretendo colocar um projetor bom e uma tela grande, mas por enquanto isso fica em um segundo plano.

aprendi também que a sensibilidade das caixas mandam muito, que 3db, fazem uma enorme diferença.
    Essas P63 tem 90db e as P363 tem 92db, o que estaria legal para começar um Home Theater (lembrando que esses são os meus primeiros aparelhos dedicados).

Sei que os ajustes finos, devem ser feitos somente depois qeu tudo estiver montado e comprado! hahahah
    Mas isso eu ainda depende de começarmos a construção (e terminar) e deve demorar mais alguns meses até terminar de ir atraz de tudo, meu deus, isso é um saco!!!

BOm, segue abaixo algumas alterações qeu fiz, e se puderem fazer algumas críticas, ficaria muito agraciado.
    Gastar não seria um problema, o conjunto:
    PC351
    P363 x2
    P163 x4
    PS312
    V673 ou V773
    Está em volta de U$ 2.000,00

Acho que esse valor está bom para começar, não to afim de gastar muito mais que isso.

edit: alterado tamanho da imagem :D

abraços

9. eaoyama

eaoyama Membro

Desde 16 Mai 2005
    Sao Paulo/SP
    Posso ajudar no que entendo, acustica e construção da sala, medidas ideias entre outros, no quesito caixas e equipamentos deixo para outros colegas.

deixa ver se entendi, você tem atualmente uma área de 4x6 m pelo que entendi. Os pontos ideias para as caixas são 0 graus para a central, 22 a 30 graus para as frontais, 60 graus para as laterais, 105 graus paras as laterais surround e 150 graus para as traseiras.

Fora os tratamentos de graves que acho indispensaveis.

Como a sala me parece exclusiva para Ht o ideal e ter um tempo de reverberação entre 0.2 a 0.3s, e para tal um bom profissional pode te resolver com absorvedores, a indicação seria na parte frontal e na parte traseira. O uso de diffusores e questao de gosto pessoal, mas acho importante para a percepçao de ambiencia em locais estratégicos.

Acho interessante tb o uso de 2 subs pela facilidade de ajustes posteriores, diminuindo assim a dor de cabeça com tratamento de graves, nao que vá resolver mas pode ajudar e ou resolver em 60% dos casos.

[]s

10. Moiséssilveira

Moiséssilveira Usuário

Desde 5ª-Feira
    Montenegro
    Oi minha sala 3 x 6 = 18m
    Quero comprar um
    PIONEER HTP-074
    Quero a opinião de vocês
    Já comprei um Philco um lixo devolvi agora quero fazer direito e o volume desse pioneer e bom

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso