Anúncio do HT Forum

Technics SL-3200 - Som com chiado perceptível em músicas "suaves"

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por Vintage75, 2 Mai 2019.

1. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    @almeidabatista@almeidabatista, tem de tudo: disco comprado em sebo, disco meu de quando moleque, disco nacional, disco importado, single, EP, com sulcos largos, com sulcos estreitos (apertados, para caber mais minutos em cada lado)...
    Sobre o ganho, é o seguinte: a saída do pré eu ligo no AUX de um microsystem (Aiwa NSX990) que tem um controle separado de volume, que é o ganho que você quer dar para a entrada AUX. Eu geralmente deixo no meio, quando liguei TV e CD player nessa entrada antes e funcionava OK, com graves e agudos bem limpos. Já cheguei a chavear esse potenciômetro no máximo, pra ver se melhorava do chiado, mas ele permanece o mesmo.

• 1
  2. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    @Shu@Shu, conseguiu ouvir meu áudio?
    Vi no ML um pré-amplificador semelhante ao seu. Que tal?

3. almeidabatista

almeidabatista Usuário

Desde 29 Out 2007
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Meu melhor palpite é o de que o seu pré está introduzindo o ruído, seja por algum componente defeituoso, seja por projeto simplificado para melhorar o custo x benefício.
    Veja se consegue um outro pré emprestado, para comparar, antes de investir seu dinheiro.
    Grande abraço.

• 1
  4. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    Também estou "apostando" nisso, meu caro @almeidabatista@almeidabatista. Não vejo outro motivo para o som estar saindo tão pobre e com esse chiado.
    Você chegou a ouvir o áudio que publiquei neste tópico?

5. Wilton

Wilton Powered by Music

Desde 26 Mar 2004
    SP
    Inspirado (y)

6. Shu

Shu Sagarana do analógico

441 798 56

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    Infelizmente não consegui abrir o arquivo.
    Sobre o pré vendido no ML, apareceram os da Cambridge, que também são bons.
    Sobre o ruído, estou quase certo que seja no seu pré.
    Eu também estava com problemas no circuito pré-amplificador de um toca-fitas antigo da Technics que estava chiando bem baixinho, “lá no fundo” da música, mas que se tornava imperceptível quando a música começava a tocar. Como ele estava com problemas de ‘wow & flutter’, resolvi abrir para ver e acabei ‘curto-circuitando’ por desatenção. Observando e testando, descobri que havia queimado um dos transistores. Ontem chegou o transistor para repor e fui logo instalar, e o chiado baixou bastante. Não sumiu totalmente, mas diminui bem. Justamente por isso estou pensando em trocar os outros transistores também.
    Talvez seja interessante você levar o seu pré para um técnico que entenda bem do assunto para dar uma olhada no circuito interno para encontrar alguma solução.

• 1
  7. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

3.770 3.195 871

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Um pré de phono bom e barato é o Behringer pp400, que você pode adquirir novo por cerca de R$250,00. Considere também usar cabos blindados sempre que possível. É possível encontrar modelos que não custam os olhos da cara.

• 1
  8. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    Eu comprei hoje o pré Audio Technics AT-Peq3.
    Fiquei na dúvida entre ele e o Behringer PP400.
    Como havia mais reviews favoráveis ao AT (e também me pareceu melhor, mais robusto), optei por ele.
    Agora é só aguentar a ansiedade para ele chegar. Espero que resolva meu problema.
    Se não for legal, eu devolvo e pego o Behringer.

• 3
  9. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

3.770 3.195 871

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Se o problema for o pré, o Audio Technica certamente resolverá seu problema.

10. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    Poi zé... eu realmente esperava resolver esse problema, mas o pré-amplificador chegou, fiz as conexões, e simplesmente não saía som algum. Nem chiado.
    :verg:
    Vou devolver e pegar o Behringer.
    (e a novela continua...)

• 1
  11. Shu

441 798 56

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    Muito estranho isso aí...
    Será realmente que o pré da Audio-Technica está com defeito? Estou começando a suspeitar que talvez não seja problema no pré, mas de alguma outra coisa. Se tiver um multímetro, tente realizar um teste de continuidade entre os cabos que saem do toca-discos com os pinos internos do encaixe do headshell. Outra coisa é verificar se você conectou os cabos do lado correto do pré-amplificador. A fonte de alimentação veio junto? Verificou se ela está funcionado perfeitamente e se a tensão de funcionamento é compatível com a sua rede?
    Outra coisa bem importante é verificar se as conexões dos pinos da cápsula foram realizadas na posição correta dentro do headshell. Como foi relatado, você adquiriu ele usado, e nesses casos há grande probabilidade de alguém ter aberto ele e mexido por dentro. Há casos em que a conexão dos cabos da cápsula foram realizadas na ordem errada e isso acabava ‘anulando’ algumas frequências, resultando num som baixo com chiado alto.

• 1
  12. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    O som no meu pré atual não é tão ruim quanto está parecendo. Ele só é pobre em detalhes e nota-se esse ruído quando a música não é barulhenta.
    É uma pena você não ter conseguido ouvir meu áudio (tentou salvá-lo e alterar a extensão para .opus? Se preferir me mande seu whats por MP que te envio o áudio).
    Quanto ao Audio Technica, ele tem uma fonte de 15V, acende o LED do power, conecto os cabos do TD no IN e a saída pro microsystem no OUT. Também conectei o cabinho terra no GND. Se funciona no meu pré atual, alguma coisa nesse Audio Technica não tá legal pra nem dar sinal de reprodução.

13. Shu

441 798 56

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    Só pra saber, em qual região do Brasil você está vivendo? Sabe por qual motivo pergunto isso? Pois tem a questão da estática.
    Aqui no Japão, como o ar fica muito seco no inverno, o disco começa a acumular eletricidade estática enquanto roda. Uma vez, depois que o braço fez o retorno automático e eu fui levantar o LP para virar de lado, escutei um chiado bem baixo proveniente da estática. Foi a primeira vez que ouvi a estática se manifestar de forma tão perceptível.
    Além disso, se não tomar cuidado, a eletricidade estática pode queimar circuitos eletrônicos.
    No seu caso, talvez seja o pré da Audio-Technica que tenha vindo com defeito (foi comprado novo?), mas como são problemas atrás de problemas, é necessário se suspeitar de outras coisas.
    Como eu disse, veja se os cabinhos que conectam a cápsula ao headshell estão na ordem certa. O fato deles estarem conectados na ordem errada fazem com que fiquem pobres em alguns detalhes. Uma vez eu conectei sem querer na ordem errada e eu só escutava parte da orquestra tocando a musica, enquanto o vocal havia ficado bem baixo e o chiado e cliques do disco foram amplificados.

14. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    Eu moro em SP capital.
    Os cabinhos estão na ordem certa.
    Tenho duas shells. Já troquei e o problema é o mesmo.

15. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    O Behringer chegou e apresentou o mesmo problema do AT: não sai som nenhum.
    É claro que o problema não está neles. Onde estará o meu problema? Só funciona com o pré ELC104.
    Me ajudem :verg::choro:

16. Shu

441 798 56

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    O jeito mais fácil de descobrir é testar com outro toca-discos.
    Se fosse no meu caso, eu verificaria se a ordem dos cabinhos está correta (tentou trocar a ordem de conexão dos cabinhos para testar?), além de verificar se a ordem de conexão dos cabos RCA dentro do toca-discos estão corretos. O jeito mais fácil é realizando um teste de continuidade com um multímetro entre os cabinhos do headshell e os cabos RCA para confirmar que cada um dos cabos corresponde aos seus respectivos canais (direito ou esquerdo). Talvez o antigo dono tenha trocado os cabos originais do toca-discos e depois tenha soldado eles na ordem errada. O fato dele funcionar somente no ELC104 não é algo positivo, pois isso aí é um indicativo de que esse aparelho é tão suspeito quanto o próprio toca-discos.
    Realize também um teste de continuidade nas cápsulas e meça a resistência para verificar que os valores entre os canais estejam muito próximos.
    Como esse problema já se arrasta há um tempo sem uma solução, recomendo que leve para um técnico de confiança para verificar. O seu problema deve ser algo bem simples, mas sem um conhecimento teórico e prático, fica difícil diagnosticar e resolver.

• 2
  17. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    Olá @Shu@Shu.
    Logo mais eu vou levar o Behringer a um conhecido que vende equipamentos de som, por sugestão dele próprio.
    Ele também mencionou essa questão de impedância dos cabinhos. Eu até tenho multímetro, mas não sei usá-lo além do básico (medir voltagem 110 ou 220). Mas aí eu fico pensando: se fosse uma mera inversão dos cabos internos (os cabinhos da cápsula estão nos lugares certos, te garanto), não era para sair ALGUM som, algum ruído que fosse, na reprodução de um disco qualquer? Não está saindo nada! Nem um chiado lá no fundo! É como se eu não estivesse usando nada!
    Quanto ao ELC, não podemos nos esquecer que eu comprei ele de 2ª mão, e funcionava no TD do antigo dono (pelo tempo que ficou com ele). Então o TD do antigo dono também estava "errado"?
    Acho todas essas relações muito pouco prováveis.
    Os cabos RCA do TD são originais dele, até onde sei; nunca foram trocados.
    Eu já teria levado a um "técnico de confiança" se eu tivesse um. Nem um sem confiança eu tenho para levar. Brasil, São Paulo, 2019, o que é de confiança hoje? (sem querer filosofar, elucubrar, mas...). Eu não sei se tenho coragem de deixar meu Technics em algum lugar para mexerem nele... Teria que vir um técnico em casa e mexer nele lá.
    Bem, vamos ver o que os testes de logo mais revelarão. Se o Behringer funcionar na loja do meu conhecido, eu tenho um problema no TD. Se não funcionar, eu não passo de um duplo azarado.

• 1
  18. Shu

441 798 56

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    Não fique triste, pois essas coisas são mais comuns do que imaginamos. Pena que eu não moro perto, pois se morasse, poderia dar uma olhada e te dizer o que está acontecendo. Só pra saber, quanto você pagou nesse toca-discos?

• 1
  19. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    Paguei a média que cobram por aí, $1200.
    A maneira como eu estou expondo as coisas aqui parece que comprei uma porcaria ou que o som que ele produz é uma porcaria. Mas não é.
    Ele tem um som ótimo.
    O look & feel dele é de um aparelho que ficou um tempão encostado e que, se foi mexido, o foi muito pouco. Parafusos no lugar, sem sinal de abertura, tampa íntegra, poucas marcas de uso e do tempo... Eu olhei bem antes de comprar. Eu só não o abri pra ver por dentro. Pode ser que eu tenha uma surpresa, mas não é a "imagem" que o aparelho me passa, entende?
    Eu quase comprei um Rega Planar no lugar desse, mas apareceu essa oportunidade e resolvi abraçá-la. Não me arrependi, apesar de tudo.
    Eu só acho que a qualidade sonora pode melhorar, pois eu tenho uma memória auditiva de outros aparelhos que tive e o som era melhor.
    Não acho que eu precise gastar 10mil num pré ou 20 num integrado pra conseguir ouvir um simples disco. Aí é algo que simplesmente não compensa. Eu vejo pessoas contentes por aí com conjuntos até bem mais modestos que o meu.
    Pra mim essas coisas eram booleanas (zero ou 1). Ou funcionava ou não funcionava. Mas percebi que são mais quânticas do que eu poderia supor. Se eu soubesse que seria essa via crucis, eu não teria voltado para o mundo analógico. Dá muito trabalho ouvir um LP. Está ficando cansativo, já.
    (eu editei a msg anterior antes da sua visualização; dê um F5 para lê-la novamente).

• 1
  20. Vintage75

Vintage75 Usuário

590 2.455 51

Desde 23 Abr 2019
    São Paulo
    Boletim da tarde atualizado (rs): o pré Behringer funcionou no aparelho do cara da loja. Por sinal, um excelente pré. Ele me deu o par de cabos com que efetuou os testes para eu testar no meu (vai que...) [estou usando um cabo todo "power", com blindagem, isso e aquilo...]. Também me orientou como fazer testes de impedância da cápsula e dos cabos do TD. Volto mais à noite com o boletim noturno -rs. (temos que rir das desgraças, não é?) :D

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso