Anúncio do HT Forum

Tecnologia SSD de HD

Discussão em 'Informática' iniciada por gmc100, 25 Abr 2007.

1. gmc100

gmc100 Usuário

Desde 7 Mai 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    Anúncio do HT Forum
    Os chamados flash solid state drives (SSDs) prometem causar um grande impacto na indústria de PCs e substituir os HDs convencionais. Afinal, os SSDs são mais rápidos, econômicos, silenciosos e mais resistentes; porém, o preço ainda não é nada convidativo.
    Pensando nisso, a Samsung lançou no Japão um notebook com HD híbrido, que promete ser a ponte entre os clássicos HDs e os SSDs, uma vez que misturam memória tradicional com tipo flash, garantindo algumas vantagens, como maior duração da bateria e respostas mais rápidas. O Q30 traz o HD híbrido MH80 de 80 GB com 256 MB flash. Vem também com processador 1,83 GHz Intel Core 2 Duo T5600, monitor de 15.4" WXGA, placa de vídeo NVIDIA GeForce 7400 mobile com 256 MB de RAM e gravador de DVD dual-layer.

2. fazambuja

fazambuja Usuário

Desde 8 Jan 2005
    Brasil
    Amigo coloque o link da noticia para dar credibilidade e créditos para quem escreveu.

Esses notebooks assim já não são novidades no Japão, já tem alguns modelos assim. O problema que vejo é o preço muito alto de um SSD(mais de 300 dolares) e o ganho de performance não é tão grande.

Abraços

3. gmc100

gmc100 Usuário

Desde 7 Mai 2006
    São Paulo/SP/Brasil
  4. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    O fator importante que não foi divulgado ainda é a durabilidade se é amior ou menor que o disco rigido

5. gmc100

gmc100 Usuário

Desde 7 Mai 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    Edson, tbem não vi nada a respeito...mas pensando que não temos partes móveis e tenho cartões de memória que tem mais de 10 anos.. Acho que deverá ser mais confiável sim.
    Abraços.

6. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Realemnte estou adimirado, pois vejo muitas reclamações sobre os cartões flash, neste sentido devo concluir que as pessoas não estão sabendo preservarem sues cartões (y) vamos aguardar esta nova tecnologia, pois visto a praticidade são bem mais versateis, imagine um slot para um cartão removivel com cerca de 40 Gb, voce poderia levar seu PC no bolso e utiliza-lo em qualquer outra maquina :aplauso:

7. gmc100

gmc100 Usuário

Desde 7 Mai 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    Edson, o que eu vejo muito no mercado de memórias para maquinas fotográficas é a pirataria....Clones das memórias Sony, sandisk, kingston tem de monte....Essas com certeza dão pau sempre...
    Eu nunca comprei um paralelo. Eu nunca tive problemas.(y)
    Abraço.

8. fazambuja

fazambuja Usuário

Desde 8 Jan 2005
    Brasil
    Os cartões flash e de memoria tem um limite de quantas vezes pode ser gravado, se não estou enganado. Essas memorias novas devem ser projetadas para gravar como um HD...

Abraços

9. gmc100

gmc100 Usuário

Desde 7 Mai 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    Esta notícia nos responde....

"A SanDisk também garante uma vida útil de 2 milhões de horas antes de qualquer falha, em torno de seis vezes mais que os HDs tradicionais de notebooks. Sem partes móveis, o SSD são as mais difíceis de falhar em caso de queda ou quando exposto a altas temperaturas."

Segue o link.
    http://www.clubedohardware.com.br/noticias/1472

Abraços.

10. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Conforme chegam as informações mais me convenço de que se trata de uma evolução (y) e como serão instalados nos PCs atuais, seá necessario algum dispositivo especial.

11. Fredsr

Fredsr Usuário

Desde 16 Jun 2006
    Belo Horizonte
    O grande problema dos HDs são os impactos, principalmente para equipamentos móveis como os Notebooks. Com o barateamento das memórias flashs e o aumento de capacidade devido a nanotecnologia imagino que rapidamente os HDs estarão fora da jogada. Em meu ponto de vista é só esperar...
    Sds.

12. gmc100

gmc100 Usuário

Desde 7 Mai 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    Fora os pendrives de 16Gb que começaram a aparecer. Infelizmente muito caros ainda.
    Abraços.

13. Manauense

Manauense Usuário

Desde 21 Fev 2007
    Manaus/AM/Brasil
    Atualizando o tópico ...

Em quanto tempo os colegas acham que o HD perderá o seu lugar para a tecnologia SSD?

Os pen drives de 16 gb já estão custando por volta de R$ 150,00 aqui em Manaus (marca Kingston).

14. rafaelnfernandes

rafaelnfernandes Usuário

Desde 23 Abr 2008
    Sao Paulo
    Pessoal,

Pen drive e HD SSD são parecidos em teoria, mas muito diferentes na pratica.

No meu ponto de vista, a principal vantagem dos SSD é a velocidade. coisa que pen drive não tem. Um pen tipo tem read/write de mais ou menos 15/10 MBps, enquanto um SSD tem 100/80.

Veja que isso é mais q o dobro do que um hd de notebook consegue hoje, alem do mais, a latencia é proxima de 0 (em torno de 10-14 ms nos hds de note).

Resumindo a opera.. um SSD bom de 32 gb dá uma diferença bastante consideravel na "usabilidade" de um notebook. Win carrega mais rapido, desliga/hiberna mais rapido, office carrega num piscar de olhos..

15. ArtootrA

ArtootrA Usuário

Desde 13 Jul 2006
    SP
    Pena que ainda esteja muito caro: US$ 595 por 80 GB o SSD da Intel, que saiu há pouco.

Mas em breve deve ficar mais acessível, e sem dúvida vai começar a valer o investimento, vejam esses comentários da Anandatech em review do mês passado:

If Intel can get capacities over 100GB at reasonable prices in the near future, I'd say that the X25-M would be the best upgrade you could possibly do to your system. I'm curious to see what pricing and availability will be like for the 160GB drives, but Intel is being pretty tight lipped about them.

fonte: http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=3403&p=1

Vale a pena ver pelo menos os resultados comparando os SSd´s com os Velociraptors.

Abs,
    Mauro

16. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Exato,teremos em breve uma reduçao de preços com a massificação, como está ocorrendo com o drive de bluray, acredito quem em 5 anos deixemos de ter partes mecanicas nos microcomputadores, inclusive coolers (devem ser todos passivos ou com arrefecimento líquido).

17. Cubas

Cubas Usuário

Desde 20 Jan 2008
    Brasilia/DF/Brasil
    É por essas e outras que todo meu maquinário é somente de SSD's...

Testes demostram a superioridade de um drive SSD

Os discos de estado sólido (SSD) são muito mais velozes do que um HD tradicional e fáceis de instalar. O que ainda impede sua popularidade é o preço.
    A tecnologia SSD ainda é cara, porém, oferece vantagens em relação aos discos rígidos (HDs) tradicionais. SSDs (discos de estado sólido, na sigla em inglês) são compostos por chips de memória flash no lugar de um disco magnético. Grosso modo, são como "pendrives gigantes". Como não contém peças móveis, são muito mais resistente a choques físicos, consomem menos energia e são muito mais rápidos que um HD tradicional no acesso aos arquivos.

Fizemos um teste com um SSD da Kingston recém-lançado, o modelo SSDNow V Series de 128 GB, comparando seu desempenho ao de um HD tradicional. Nossa máquina de testes foi um notebook i680, da Intelbras, com processador Core i5 de 2,67 GHz, 4 GB de memória e HD de 500 GB. O SSD tem o mesmo tamanho de um HD de notebook (2.5 polegadas) e sua interface (SATA) também é a mesma do HD. Portanto, basta substituir um pelo outro, sem nenhuma necessidade de configuração.

Fizemos o teste desempenho usando o software HD Tune 4.01, medindo a taxa de transferência de dados (em megabytes por segundo) e também o tempo de acesso (em milissegundos). A primeira figura (abaixo) é referente ao HD e a segunda figura mostra os resultados obtidos pelo SSD.

HD: transferência de 63 MB/seg e tempo de acesso de 18,4 milissegundos

SSD: transferência de 188 MB/seg e tempo de acesso de 0,3 milissegundos

É possível identificar facilmente a diferença de desempenho entre as duas tecnologias. Enquanto o HD tem perda de desempenho quanto mais próximo da borda do disco, o SSD tem taxa de transferência constante. O resultado é uma taxa de transferência média de 188 MB/s no SSD, contra 63 MB/s no HD, ou seja, o dobro.

Pena que o preço ainda seja elevado. O modelo que testamos (de apenas 128 GB) sai por 1.400 reais. Para saber mais, assista o vídeo abaixo e confira o procedimento para fazer upgrade, além de um teste comparativo de tempo de boot do Windows 7 entre o SSD e o HD.

René Ribeiro, da PC WORLD
    05-05-2010

18. Hinotori

Hinotori Usuário

Desde 10 Jan 2007
    São Paulo/SP/Brasil
    Deixar de ter partes mecânicas? Improvável...

- Coolers passivos: não há milagre, eles dissipam o calor em torno deles, mas se não tiver ar passando, o calor vai acumulando e tchau... Eles servem para diminuir o número de ventoinhas, mas não dá para zerar e ter algo que funcione sempre e com boa performance de hoje em dia...

- Coolers líquidos: note que o líquido precisa se movimentar, para isso precisa de uma bomba.... E que o radiador somente passivo, para um sistema de performance boa, é inviável, o ar tem que circular...

- Drivers de DVD/BD: obviamente mecânicos e a mídia DVD ainda vai continuar prevalecendo como meio de distribuição por bastante tempo

Sem falar que os SSDs mesmo com 32nm ainda são caros, e com o próximo "shrink" ou diminuição de tamanho dos transistores, a expectativa não é baixar muito mais que 15/20%, o que ainda deixa eles muito desfavoráveis em custo por MB....

A menos que novas tecnologias apareçam, acho bem difícil um computador sem partes mecânicas com boa performance e de preço acessível ser realidade em 5 anos...

19. Goro

Goro Usuário

Desde 8 Jul 2005
    Porto Alegre/RS
    Fora os milionários ou super entusiastas, não tem como substituir os HDDs por SSD.

Tenho 4.5 terabytes de HD, 3 de 1.5T que me custaram 900 reais no total.

1T nos EUA custa 3200 dólares! Posto no Brasil vai sair uns 8000 mil reais, 36 mil reais pra ter o equivalente ao que tenho.

Vai muiiiiiito chão ainda para os SSD serem populares. Hoje em dia, no máximo dá pra ter um de 128GB para o sistema operecional e HDDs para os arquivos. É o que pretendo fazer para meu novo HTPC. SSD 128GB para OS e HDDs em case externo para o grosso.

20. iSilva

iSilva Usuário

Desde 21 Nov 2007
    Cabo Frio - RJ
    Espero já há muito tempo os preços se tornarem acessíveis pelo menos pra usar na partição do SO, uns 64 gb já seria razoável

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso