Anúncio do HT Forum

Tela DIY com ALR (Ambient Light Rejection). Projetos e testes com tintas nacionais.

Discussão em 'Telas de Projeção' iniciada por cpassamani, 27 Set 2016.

1. cpassamani

cpassamani Usuário

Última edição: 4 Out 2016
    • 3
  2. cpassamani

cpassamani Usuário

Tentei fazer algumas adaptações nas fórmulas que o usuário Ftoast do AVS forum propõe usando os produtos disponíveis no mercado nacional.
    Usei as correspondências de cores que o usuário Kdesktop deste forum fez com grande grau de precisão com as cores da Coral (obrigado):aplauso:.

1. 1/4 de galão de tinta metalica não pigmentada + 1/4 de galão de deep onyx (nuvem escura - coral) fosco
    2. 1/4 de galão metalica não pigmentada + 350-450ml de Gray Tabby (golfinho noronha - coral)
    3. 1/4 de galão metalica não pigmentada + 250-300ml de Seal Gray (flâmula cinza - coral)
    Pensei em começar os testes por aí.

Estou com um pouco de dificuldade em comprar a suvinil acabamento metalizado sem adição de pigmentos, somente a base, acabei comprando na cor prata.

• 2
  3. nevesvilela

nevesvilela Usuário

Desde 16 Set 2016
    Alagoas
    Oi, ótima ideia a criação deste tópico.

• 1
  4. nevesvilela

nevesvilela Usuário

Desde 16 Set 2016
    Alagoas
    Olá, hoje tentei a mistura meio a meio e não deu certo. Tomara que seja problema da proporção que usei e não da tinta metálica da Suvinil. Voltando a prancheta.

• 1
  5. cpassamani

cpassamani Usuário

O que aconteceu? O problema foi na pintura ou na imagem projetada?

6. nevesvilela

nevesvilela Usuário

Desde 16 Set 2016
    Alagoas
    Qual a adaptação que posso fazer nessa mistura para tinta metálica prata? O que sugere?

7. nevesvilela

nevesvilela Usuário

Desde 16 Set 2016
    Alagoas
    A imagem projetada não ficou muito diferente da pintura sem a suvinil metálica. Vou tentar outras proporcões.

• 1
  8. cpassamani

cpassamani Usuário

Estava pensando em usar a mesma proporção e se ficar muito claro pingar uma gota de xadrez preto, mas só testando mesmo...

9. nevesvilela

nevesvilela Usuário

Desde 16 Set 2016
    Alagoas
    É capaz de ficar escuro porque eles estão usando a não pigmentada.

10. cpassamani

cpassamani Usuário

Aí só se usar um cinza mais claro pra minturar

11. Edolar

Edolar Usuário

17 33 1

Desde 5 Ago 2016
    Gaspar/SC
    Boa tarde galera! Estou iniciando no mundo da projeção e como meu brinquedo ainda não chegou, um Optoma HD26, então comecei a preparar a parede. São 180", como minha sala tem muita iluminacao natural, estou tentando diminuir com Insulfilm.
    Bom quanto a cor citada acima, vi em um fabricante de telas fixas um tom que parece a ponta de um grafite de lápis, aí pensei, dá pra chegar nele misturando algumas cores, vamos ver se dá certo:
    Preto fosco de fundo e uma leve pulverizada com tinta spray cromada pra criar uma camada de reflexão de volta ao telespectador, ja que esses sprays são sintilantes e não metálicos. Não tem como eu testar essa tese, mas um pedaço de folha A4 e um tubilho de spray é bem baratinho (uns 10,00).
    Fico no aguardo.

12. cpassamani

cpassamani Usuário

Tenho esse mesmo projetor. Minha tela tem 110" (muito menor que a sua) e com muita claridade nem telejornal dá pra assistir. Se eu fosse montar um projeto como o seu eu repensaria nas alternativas.

13. cpassamani

cpassamani Usuário

Seguinte pessoal. Primeiro teste.
    Como a suvinil metalizada que comprei ainda não chegou, fiz um teste com a acrilex metal colors.
    A mistura foi a seguinte:

TESTE 1
    • Acrilex metal branco - 105ml (3frascos pequenos)
    • Suvinil fosco aveludado (cinza espacial) - 25ml
    • Agua - 15ml
    A tela ficou um cinza claro, mais claro do que eu pensava.
    Fiquei muito animado com o resultado. O nível de preto melhorou absurdamente, sem grande prejuízo ao branco.
    Com iluminação controlada ainda houve melhora, porém bem mais discreta.
    Problema: as imagens muito claras ficaram bem texturizadas, acredito que possa ser relacionado a tecnica de pintura, pois a tela em si não ficou lisinha como fica quando pinto com a suvinil fosco aveludado pura. Ficou aspera. Talvez se fosse pintado com pistola, ou colocado mais água na mistura teria ficado melhor.

A minha tela ao fundo é pintada com suvinil branco fosco aveludado.

Anexos:

Última edição: 1 Out 2016
    • 3
  14. nevesvilela

nevesvilela Usuário

Desde 16 Set 2016
    Alagoas

Seu teste me ajudou a ver que talvez meus resultados negativos tem a ver com a tinta que tenho usado. Além do material que pintei. Papelão é aspero. Vou modificar isso e ver como ficará. Esse material no qual você pintou é o que?

• 1
  15. cpassamani

cpassamani Usuário

Fui numa loja de material de construção e comprei uma chapa de eucatex cor natural, pedi pra cortar em 4 tiras. Passei uma lixa fina.
    Apliquei 2 demãos do cinza puro, sem mistura e apliquei a mistura por cima.
    O eucatex é bem barato

16. nevesvilela

nevesvilela Usuário

Desde 16 Set 2016
    Alagoas
    Olha, eu consegui um efeito parecido com a tinta fosca (branco com corante preto em várias proporções) sem a tinta metalizada. Consegue-se um bom contraste, é fato. Porém, no quesito brilho, tal qual os foristas nos EUA conseguem, está difícil fazer. Pelo menos ainda não cheguei nem perto, mesmo com a da Suvinil metalizada. O que acham?
    IMG_20160921_143810_1.jpg

• 1
  17. cpassamani

cpassamani Usuário

Pra compararmos a tinta metalizada com a comum:
    A tela de fundo branca, chapa pintada com cinza metalizado ao centro e chapa com cinza fosco puro à diteita.
    Acho o melhor resultado com o metalizado. O ganho de contraste com a tinta metalizada é enorme.
    Mas minha mistura ficou com 80% de metalizado, acho que foi muito. Mas a tinta qie usei foi a acrilex, talvez com a suvinil a proporção tenha q ser diferente.

Anexos:

Última edição: 1 Out 2016
    • 1
  18. nevesvilela

nevesvilela Usuário

Desde 16 Set 2016
    Alagoas
    Dá pra ver que é diferente mesmo. Agora comprovei que meu problema é o tipo de material sob o qual estou pintando para os testes. Vou comprar um mdf eucatex. A qualidade fica bem melhor.

19. cpassamani

cpassamani Usuário

Um problema que notei foi o que os gringos chamam no AVS de glitter ou sparkle. Que é como se tivesse algumas particular reflexivas maiores, tipo uma purpurina na tela. É notado pincipalmente quando projetado cores claras. Aqui foi bem perceptivo, talvez pelo excesso de tinta metalizada que usei.

20. Edolar

Edolar Usuário

17 33 1

Desde 5 Ago 2016
    Gaspar/SC
    20161002_073015.jpg Tentem usar uma pulverizada de spray cromado efeito metalizado por cima do preto ou chumbo, pois como li num forum que agora nao me recordo, eles usam junto com a pintura o magnésio. O spray cromado da um efeito parecido. Tirei uma foto de uma pintura que fiz num vaso, só que com base branca e o efeito ficou com umas particulas bem parecidas com essas telas importadas.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso