Anúncio do HT Forum

Tem amplificador DIY que possa superar a qualidade de um bom vintage?

Discussão em 'DIY' iniciada por FelipeCDM, 29 Abr 2016.

1. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    Preciso da ajuda dos experientes amigos, principalmente aqueles que já realizaram montagem ou ouviram pessoalmente amplificadores DIY.

Bem, sei que essa é uma questão muito relativa. Tenho alguns aparelhos vintage e estou pensando em trocar os eletrolíticos para dar aquela renovada no som, porém, sou adepto ao "faça você mesmo" e já tem um tempo que estou estudando alguns projetos de amplificadores DIY, como os DX, Apex, Debunker, etc... Mas ainda não montei nenhum pois fico na dúvida sobre a qualidade final que esses projetos entregam.

Algum membro conhece algum projeto que possa se comparar ou até superar a qualidade de vintages sansui por exemplo?

Quando falo em qualidade, me refiro ao refinamento no som, fidelidade, baixa distorção, etc.

Anúncio do HT Forum
  2. souzacustons

souzacustons um dia de cada vez

Desde 25 Mai 2006
    petrópolis RJ
    tenho um VSSA e muito superior aos vintagens

o que estraga qualquer amplicador para audição hi-fi ou hi end e o excesso de prés tonus e chaveamentos
    isso tira muito da qualidade do sinal original

tem muito vintage bom que se ligar direto eliminado seu pré tonal toca muito melhor

• 1
  3. Cantunes

Cantunes Usuário

1.004 2.200 601

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    O VSSA em um teste com uns colegas, tocou melhor do que o integrado Krell Kav-400xi, que usado custa em torno de 6K.
    Claro que no teste, a potência dos amplificadores não foi levada em conta, pois o Krell tem 200W/8 ohms.

• 1
  4. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    Não conheço esse VSSA, pesquisando encontrei alguns modelos com o mesmo nome, ou abreviação; Sabem onde encontro esse circuito a que se referem? Obrigado.
    Fico feliz em saber que algo feito "em casa" pode soar com qualidade, desde que bem montado e com componentes de qualidade, é claro.

5. igsnet

igsnet Usuário

Desde 29 Set 2012
    Campo Grande MS

Rapaz, eu tambem sou diy em amplificadores, montei um P3a do rod elliot achei o som melhor que o nad c370 que eu tinha.Porem nesse caso achei melhor porque o nad era muito plano, esse p3a tem um grave mais cheio, e os medios e agudos simplesmente nao perde nada para o nad.

Essa sua pergunta da muiiiitas e muiiiitas paginas aqui no forum de opinioes, a minha é o seguinte, todo cirtcuito toca de um jeito; topologia, peças que usa, como vc faz a fonte de alimentacao etccc....e por ai vai, isso que é legal do diy. Entao, praticamente nao existe amplificador melhor, e sim uma serie de peculiaridades entre eles.
    Pra mim ser diy da muiiiito mais emoção do que comprar pronto, seja qual for o amp.
    Quando vc faz um amp diy, seguindo pelo menos um certo capricho, nao perde nada para esses amps integrados de marca! (y)

6. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    Também vejo por esse lado, mas hoje me pego pensando em qualidade. Sei o trabalho mas também o prazer que dá ouvir um amplificador criado do zero, mas atualmente não tenho tempo nem dinheiro para montar vários, testar, comprar outros, etc. Também não tenho onde colocar rsrsrs...

Hoje eu quero um amplificador que toque bem, de preferência acima da média que vemos hoje no mercado, mas um amplificador assim custa caro, então pretendi unir o útil ao agradável e no lugar de comprar um, buscar projetos e fazer, mas aí vou tentar adquirir peças de qualidade e fazer tudo com capricho e é aí que entra a questão: e se no final eu gastar dinheiro, tempo, dor de cabeça e o som ficar "xoxo"??? Entende?

7. Cantunes

Cantunes Usuário

1.004 2.200 601

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Não tenho mais o esquema do VSSA, mas foi tirado desse tópico no diyaudio. http://www.diyaudio.com/forums/solid-state/231662-peeceebee.html

Tive o VSSA por mais de um ano e tocou melhor que tudo que já havia escutado em amp diy. Muito transparente e detalhado. Não é um amplificador muito simples de ajustar, mas vale a pena.
    [​IMG]Vendi o meu por uns 500 reais.

Última edição: 29 Abr 2016
  8. igsnet

igsnet Usuário

Desde 29 Set 2012
    Campo Grande MS

Pois é Felipe, mas foi aquilo que falei, por exemplo, tem muitas coisas(amps) la no diyaudio.com, igual nosso amigo Cantunes falou, por exemplo amplificadores apex tem muitos modelos dessa serie apex ax14, ax11, etc... todos sao bons, porem cada qual com suas caracteristicas, quem vai falar se é bom ou nao é vc.
    é impossivel falar monta esse que é top nao tem isso, é mesma coisa falar que tal mulher é a mais linda de todas.Nao existe isso.

• 2
  9. igsnet

igsnet Usuário

Desde 29 Set 2012
    Campo Grande MS
    A unica coisa que sobra é vc ficar sabendo dos bons projetos, por exemplo todos do apex sao bons esse vssa é muito bom, p3a do rod elliot é bom, hiraga é bom dxamp é bom. Aí só escolher.

10. igsnet

igsnet Usuário

Desde 29 Set 2012
    Campo Grande MS
    sempre a gente vai ficar querendo mudar alguma coisa com o tempo, cabos , amps, caixas e por aí afora....

11. steppen

steppen Usuário

Desde 4 Jun 2005
    Salvador/Brasil
    Também tenho um VSSA há uns 3 anos e posso tb atestar a qualidade. Uso com um pré diy valvulado e fica muito bom mesmo. Estou pensando agora no First One (sucessor do VSSA) também do forum www.diyaudio.com
    abcs

• 1
  12. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    • 1
  13. steppen

steppen Usuário

Desde 4 Jun 2005
    Salvador/Brasil
    Oops tinha até esquecido,
    valeu,
    abcs

14. ademarlopes

ademarlopes Usuário

Desde 9 Nov 2014
    nilopolis rio de janeiro
    prezado igsnet bom dia sei que o topico e antigo , mas sou principiante em montar amplificador diy , estou montando um apex a33 e fiquei com um impasse , existe um dos componentes na parte inferior da placa , que tem o desenho de um capacitor 10uf 100v polipropileno mas a placa vem com 10 furinhos cinco de um lado cinco do outro o que vem a ser esse capacitor com 10 furos , estive vendo algumas fotos e o que vejo e parece mais um resistor ceramico , sera que poderia me dar uma luz . desde ja muito agradecido.

15. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Não vi a placa nem o esquema do A33, mas acredito que essa quantidade de furos deve ser para ter total flexibilidade na escolha do tamanho, modelo, etc do capacitor...

16. ademarlopes

ademarlopes Usuário

Desde 9 Nov 2014
    nilopolis rio de janeiro
    esquisito sao dez furos cinco para cada lado em cima tem escrito 10uf 100v polipropileno , vi uma foto da placa pronta e o que tinha nesse lugar tinha escrito 8,2uf 100v mas o componente parecia um resistor de ceramica . fiquei encucado com aquilo.

17. Cantunes

Cantunes Usuário

1.004 2.200 601

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Como o colega Bilbon disse, esses furos é para dar mais flexibilidade na escolha do tamanho do capacitor, já que dependendo da marca, o tamanho é diferente. Mas é sim para usar um capacitor de filme de poliéster ou de prolipropileno.

18. rnjorge

rnjorge Usuário

Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
  19. ademarlopes

ademarlopes Usuário

Desde 9 Nov 2014
    nilopolis rio de janeiro
    valeu cantunes muito obrigado ,mais uma vez pelo esclarecimento , muito obrigado a voce e ao bilbon valeu mesmo !

20. igsnet

igsnet Usuário

Desde 29 Set 2012
    Campo Grande MS
    Só agora vi sua pergunta...
    Mas é isso que os amigos responderam, é para adequar diferentes tamanhos de capacitores.

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso