Anúncio do HT Forum

Testador de Válvulas - Valve Heaven

Discussão em 'DIY' iniciada por Altanir, 8 Nov 2019.

1. Altanir

Altanir Usuário

884 1.792 411

Desde 6 Dez 2005
    Niterói - RJ
    Encontrei este projeto para um testador de válvulas e pretendo montá-lo.

https://www.valveheaven.com/2015/03/an-inexpensive-easy-to-build-diy-valvetube-tester/

upload_2019-11-8_15-55-17.png

Projetado pelo Grant do Valve Heaven, este testador simples e relativamente barato é bastante prático e versátil, servindo para testar uma boa variedade de válvulas (exceto retificadoras).

Recomendo a leitura detalhada do site dele. O esquemático original está abaixo

upload_2019-11-8_15-59-29.png

Seu projeto possui plugues para testar variados tipos de válvula, cada plugue conectado a um elemento do tubo. As medidas são feitas via 2 multímetros digitais, incorporados ao chassis. Resolvi eliminá-los e vou usar plugues para usar medidores externos.

Além disso, ele usou apenas um trafo para fornecer todas as voltagens (para as placas, grid e filamento) e aqui no Brasil não consegui encontrar um semelhante, portanto foi preciso dividir em dois trafos, um 15-0-15 e um 6-0-6, ambos de 2A. Meu esquemático ficou assim:

upload_2019-11-8_16-15-4.png

O led no meu esquemático é a lâmpada NEON, escolhi o footprint do led para facilitar.

BOM:

upload_2019-11-8_16-22-34.png

os Terminais em bloco são apenas para gerar os pads de solda, não irei usar terminais, vou soldar os fios diretamente.

A PCB:

tester_3d4.PNG
    tester_3d3.PNG
    tester_3d1.PNG tester_3d2.PNG

Ainda não enviei a pcb para fabricação, estou revisando as trilhas e tamanho dos componentes à medida que vão sendo entregues, mas acredito que a versão acima será a final. Atualmente penso em mandar fazer 5 unidades da PCB, sendo que irei vender as 4 remanescentes a preço de custo para quem tiver interesse.

A listagem de interessados em 09/11/2019 é:
    2 @Fabio Loure@Fabio Loure
    3 @edmararj@edmararj
    4 @Dinho@Dinho
    5 @doors.sl@doors.sl
    6 @CarlosTP@CarlosTP
    7 @endlich65@endlich65

Logo, o lote de 5 pcbs já está fechado. Caso haja algum outro interessado, favor se manifestar pois ainda posso solicitar um lote maior de pcbs (10, no caso). EDIT: Já atingimos mais de 5 interessados, logo o lote de pcbs será de 10 unidades.

Os componentes comprei em sites brasileiros e os switches comprei no aliexpress (já havia comprado antes). Sites para compra:

multicomercial
    soldafria
    baudaeletronica
    https://www.eletro-parts.com/index/Eletro+Parts comprei aqui os trafos.

Quanto ao case, comprei o Naoko http://www.naokoloja.com.br/4ba70/ndt

Sugestões e críticas ao meu esquemático e pcb são bem-vindas.

Última edição: 9 Nov 2019
    • 5
  2. Fabio Loure

Fabio Loure Nos Bailes da Vida.

Desde 13 Jul 2004
    São Paulo
    @Altanir@Altanir

Como não possuo nenhum dote no campo da eletrônica o que posso desejar é sucesso na empreitada.

3. Dinho

Dinho Usuário

Desde 1 Out 2005
    Belo Horizonte
    Altamiro,

Obrigado por compartilhar o projeto.

Abraços.

• 1
  4. Altanir

Altanir Usuário

884 1.792 411

Desde 6 Dez 2005
    Niterói - RJ
    Fábio, não é rocket science, como o ditado! Há 2 anos eu nunca havia nem segurado um ferro de solda e hoje estou estudando como projetar um amp valvulado. Quem sabe esse projeto não é o pontapé inicial que vc precisa para entrar no mundo DIY?

• 1
  5. Fabio Loure

Desde 13 Jul 2004
    São Paulo
    Obrigado pelo incentivo, Altanir.
    Acredito que em breve entrarei para o mundo DIY, pois pretendo montar um cabo para caixas acústicas:D Tenho planos para comprar um estação de solda; quem sabe, né!

• 1
  6. CarlosTP

CarlosTP Usuário

Desde 28 Abr 2008
    MG
    Muito interessante, Altanir!
    Se tiver mais pessoas para completar outras 5 pcbs, tenho interesse em uma placa.
    Parabéns por mais essa iniciativa!
    Abs
    Carlos

• 1
  7. Luke

Luke STAND-BY

Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Muito bacana

8. edmararj

edmararj Usuário

5.403 5.288 861

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    • 2
  9. endlich65

endlich65 Usuário

Desde 13 Out 2003
    VILA VELHA/ES/BRASIL
    Esta placa testa as kt88 ou as 12ax7 ou 12at7 desculpa a pergunta? Se testar tenho interesse e montar um tambem

10. Altanir

Altanir Usuário

884 1.792 411

Desde 6 Dez 2005
    Niterói - RJ
    Edmar, obrigado pelas dicas!

Roberto, o testador nessa versão que irei montar permite o teste de qualquer válvula de 7, 8 ou 9 pinos na classe "receptora".

Válvulas que usem 90v, 125v, 180v ou 250v no anodo e 6.3v no filamento.

Apenas para citar algumas:

(6V6, 6L6, KT66, KT88, 6550, EL34, 6W6 etc)
    (12AX7, 12AT7, 12AU7, ECC81 etc)
    (6BQ5, EL82, EL84, EL86, 6P18P, 6P43P etc)

Como as ligações dos elementos serão feitas manualmente via cabos com plugs banana, a versatilidade é imensa. Basta pegar o datasheet do tubo e verificar as condições de operação.

Exemplo com a KT88 (inclusive, é a válvula sendo testada na primeira foto do tópico):

upload_2019-11-9_7-44-7.png

Uf (tensão no filamento) = 6.3V (até +- 10% nesse valor é aceitável)

Ua (tensão na plate (anodo)) = 250V

Ug1 (tensão no grid 1) = -15V

Recomendação de leitura:

http://www.tubebooks.org/Books/crowhurst_basic_2.pdf

Recomendo os três volumes, são poucas páginas por volume e uma leitura muito tranquila. O volume 1 vai desde o conceito de som até implicações de acústica, o segundo já entra em mais detalhes sobre os circuitos de amplificação e funcionamento de uma válvula e o terceiro já avança em temas sobre feedback, psus, etc.

Última edição: 9 Nov 2019
    • 3
  11. endlich65

endlich65 Usuário

Desde 13 Out 2003
    VILA VELHA/ES/BRASIL
    Tenho interesse , pode me colocar no esquema , as peça vai comprar tudo junto pra diminuir custo?

12. Fabio Loure

Desde 13 Jul 2004
    São Paulo
    Altamir,

Os valores no datasheet são referentes o valor duma válvula nova, 100%? Com o uso esses valores vão sendo alterado conforme o desgaste da válvula?

13. Altanir

Altanir Usuário

884 1.792 411

Desde 6 Dez 2005
    Niterói - RJ
    Rapaz, eu já comprei os meus componentes mas recomendo que os interessados se juntem sim, principalmente se forem comprar os capacitores na mouser. Não recomendo comprar capacitores grandes em ebay ou aliexpress, pois a chance de ser falso é imensa.

O datasheet traz muitas informações, sendo que há tanto dados sob condições normais e máximos toleráveis. Os máximos devem ser sempre evitados, pois irão danificar as válvulas.

Como todo equipamento, válvulas sofrem desgaste e isso se reflete principalmente na transcondutância (variação da corrente causada pela variação da voltagem) e resistência (com os anos, vai aumentando (mas também varia com a voltagem, devido ao próprio design de uma válvula)).

Com o datasheet é possível calcular os valores padrão, como projetados, e assumir isso sendo o 100%. Testa-se a válvula em mãos e compara-se os valores com o padrão, para definir o estado da válvula.

upload_2019-11-14_8-21-32.png

Você leu os livros que eu postei acima? Caso negativo, recomendo fortemente! São excelentes.

• 3
  14. Fabio Loure

Desde 13 Jul 2004
    São Paulo
    Não, pois não consigo ler livros noutro idioma que não seja o português. Existe alguma obra que possa indicar no nosso idioma?

15. Altanir

Altanir Usuário

884 1.792 411

Desde 6 Dez 2005
    Niterói - RJ
    Fábio, abra este link no internet explorer:

www.valvulados.com/ebook

Firefox e Chrome encrencam com o bloqueador de popup.

• 2
  16. Fabio Loure

Desde 13 Jul 2004
    São Paulo
    Altamir, muito obrigado pelo link!

17. Altanir

Altanir Usuário

884 1.792 411

Desde 6 Dez 2005
    Niterói - RJ
    Só uma correção: Meu nome é Altanir, com N! heheheh erro comum, não se preocupe!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso