Anúncio do HT Forum

Teste de Telas de Projeção DIY: Lonas versus Tintas -.

Discussão em 'Telas de Projeção' iniciada por Paulo Artur, 9 Mai 2010.

  1. Paulo Artur

    Paulo Artur Fantasma do Fragata


    Desde 6 Out 2005
    Balneário Camboriu SC
    Pessoal, o espírito que norteia o fórum fez com que conhecêssemos muitos colegas ao longo dos últimos anos. Das nossas leituras, visitas e trocas de informações e, muito mais que a cultura que adquirimos, destacamos esta sincera amizade que tem como principal elo a paixão por esse fantástico “hobby”. A colaboração desinteressada da maioria dos “viciados” em Áudio e Vídeo (AV) é, sem dúvida, o núcleo que aponta o norte na maioria dos tópicos e mensagens do HTF.

    Os sete “catarinenses” que se reuniram na casa do PAULO ARTUR não são “doutores” em AV, mas, em compensação, têm em comum algo que, normalmente, não encontramos nos “especializados” do setor: a honestidade de propósito, ou seja, o não estar comprometido em agradar este ou aquele.

    Pensamos que é importante esclarecer que a idéia de realizarmos um teste sobre telas de projeção (TP) ocorreu quando constatamos nunca ter sido feito no fórum, não obstante a simplicidade do mesmo, com várias telas e lado a lado.

    Não podemos negar que os altos preços das TP incentivaram para que fizéssemos o teste. Somou-se ainda a dificuldade de encontrarmos telas prontas no formato 21 x 9. Por falar em preços, este assunto começou a ser discutido lá pelos idos de 2003, no primeiro "link" ao final do teste.

    Para o teste, mesmo de forma indireta, colaboraram o MURILO e muitos outros colegas que, como ele, decidiram mudar radicalmente o aspecto ratio (AR) de suas TP, de 1:78 para 2:40. Os excelentes comentários desses colegas, sobre as mesmas, tornaram-se incentivos eficazes que serviram para aumentar, e muito, nossa motivação.

    Agradecemos também aos amigos que participaram do teste, entre eles, o WANILTON, o JULIANO PILATI, o EMMANUEL, o HAWKER, o GILSON, o ORLANDO e o MARCOS REGUEIRA ! Indiretamente pelo apoio por meio de MPs, o CESARSKI, o PETER e vários outros colegas.

    Nossa tela, nos últimos 6 anos, é uma AVA-PROJECTA de 100 pol de alto contraste. Tela, ainda hoje, considerada topo pelos especialistas. Ela tem como cartão de visita, entre outras excelentes avaliações, o selo “Diamante” outorgado pela revista Áudio e Vídeo Magazine. Essa revista é referência há mais de 10 anos no mercado de AV brasileiro.

    Entendemos que é mesmo o preço, muito acima do que consideramos como razoável, o que nos dificulta de adquirirmos uma tela do nível de uma AVA , GAIA, KREISCHE, PROJETELAS, etc. Se alguém se manifestar dizendo que elas valem o dobro do que cobram, ou mais, não pretendemos rebater. É subjetivo. Pensamos que todos os colegas têm o direito de “achar” e “pagar” o que quiserem ou mesmo, “não pagar”.

    Nosso objetivo em abrirmos esse tópico sobre telas DIY (Faça Você Mesmo) é simplesmente verificarmos qual seria, entre as “quatro telas” testadas, a que cumpriria melhor a função, como superfície de projeção, aproximando-se o máximo possível da qualidade de uma tela pronta.

    Como no local do teste está instalada uma tela de alto contraste, não resistimos e acabamos por compará-la com as DIY, em um segundo momento. A resposta ao nosso questionamento poderá servir de subsídio aos colegas que não possam ou não queiram gastar alguns milhares de reais em uma tela pronta.



    Não é demais frisar que sabemos não existir dúvida quanto à superioridade da maioria das TP das empresas especializadas. Elétricas ou fixas, de um modo geral, serão, normalmente, superiores às DIY. Restou-nos avaliar, nesse segundo momento do teste, o que essa diferença representaria no resultado final do quesito qualidade da imagem, ou seja, o quanto seria observavel essa diferença? Procuramos ser cautelosos para sermos justos. Até porque uma tela elétrica dificilmente consegue ser substituída por uma fixa, quando a sala de AV não é dedicada e, em especial, pelo fator estético (leia-se “fator esposa").

    Depois de tomarmos conhecimento dos diversos tópicos aqui do fórum que tratam sobre LONAS E TINTAS (segundo e terceiro "links"), concluímos que poderíamos pensar em fazer uma pesquisa sobre o assunto.

    Vários companheiros opinaram em tópicos no HTF a respeito de telas DIY confeccionadas com lonas ou tintas. Um excelente exemplo de um satisfeito proprietário de uma tela DIY é o PETER. Coloquei como quarto "link" o tópico em que o PETER fala com propriedade sobre tamanho ideal das telas para ambientes diferentes. Outro tópico obrigatório ( indicação, em especial, aos novatos) é o do MURILO em que compara telas com aspectos ratio (AR) diferentes e dá dicas sobre sua utilização, no quinto "link".

    Cabe agradecer aos colegas pelos subsídios. Inclusive quanto à escolha das melhores lonas e das melhores tintas para o fim que pretendíamos. Confirmamos, de certa forma, o que eles escreveram em vários tópicos.

    Inicialmente telefonamos e enviamos um e-mail para a fábrica de lonas da SANSUY. Fizemos várias perguntas a um dos técnicos da empresa. Fomos bem atendidos e recebemos por e-mail a resposta que retransmitimos:

    "... de nossa fabricação temos os que são utilizados pelos fabricantes de telas de projeção:

    a) Vinilona MP-25515 SL na cor Branca / avesso preto , e

    b) Laminado de PVC VPD 50 ML 0,30 mm na cor Branca / avesso preto.

    Para adquirir estes produtos, indicamos a empresa que as revende:

    Comercial MILLONAS Ltda.

    Rua Correia de Andrade, 55

    Brás - SP

    (11) 3326-8494 ou 3326-2642."


    Contactamos então com a "MILLONAS" e fomos também muito bem atendidos pela Sra. ELLEN. Em rápidas palavras explicamos o "teste" que pretendíamos realizar e ela se prontificou em enviar as duas amostras de lonas, nas medidas que solicitamos: 75 x 125 cms. Recebemos as duas, por Sedex, sem qualquer custo. Agradecemos a Sra. ELLEN da "MILLONAS" pela maneira gentil e profissional com que nos tratou.

    Quanto à tinta, seguimos as instruções do colega CARLOS do fórum que deu “nome e sobrenome a mesma” . Copiamos até a “fórmula” da tinta de “alto contraste” (o segredo foi adicionar algumas gotas de xadrez preto )!
    Consultando a internet, confirmamos que a própria empresa SUVINIL recomenda tal tinta como “superfície de projeção" (sem comentários sobre o "xadrez preto").

    Evidentemente que não devemos acreditar em tudo o que lemos ou ouvimos, entretanto, queremos acreditar que a maior empresa fabricante de tintas do Brasil optaria por negar tais atributos a sua tinta, caso fosse uma inverdade a notícia veiculada pela internet. Retransmitimos abaixo um resumo do texto publicado e sua fonte:

    “Notícias.

    09/10/2009 - 13h45

    Após testes de projeção de imagem em parede, marca comprova excelente reprodução com o “Suvinil Látex Maxx Premium”.

    Apenas com a pintura adequada da parede é possível ter definição de cinema em casa, de maneira simples e acessível. Uma maneira prática de se ter uma tela de cinema em casa é utilizando projetores.

    A SUVINIL, marca de tintas imobiliárias da BASF, indica qual a melhor tinta para pintar a parede e ter a melhor resolução de imagem com o projetor.

    A marca realizou testes para determinar o melhor tipo de acabamento para projeção de imagem em parede e comprovou que o “Suvinil Látex Maxx Premium (branco neve)"garante excelente reprodução de imagem, sem distorções ou reflexos que atrapalhem a visualização.

    Segundo Roberta Tavares, Gerente de laboratório de microbiologia e dos laboratórios de aplicação de tintas, o "Látex Maxx" é a tinta mais indicada para este tipo de aplicação por reproduzir a imagem de maneira fiel e sem perder a qualidade.


    "A tinta em acabamento fosco está aprovada. Além disso, a cor branca é a ideal, embora tons pastel não influenciem fortemente na qualidade da projeção", afirma. Para que a reprodução fique perfeita, é necessário estar atento à preparação da superfície...


    Fonte- http://www.k2engenhariacivil.com.br/noticias.php?cod=11

    Mesmo dando um desconto à maneira enfática que passa a funcionária em suas declarações, não custou ($), praticamente nada, testarmos de forma totalmente prática, os atributos da tinta citada!

    Enfim, concluimos que as declarações tanto do técnico das lonas SANSUY ("de nossa fabricação tem as utilizadas pelos fabricantes de telas de projeção"), assim como da empresa de tintas SUVINIL por meio de sua "Gerente de laboratório de microbiologia, " ofereceram parte do suporte para a realização de nosso teste.
     
  2. Paulo Artur

    Paulo Artur Fantasma do Fragata


    Desde 6 Out 2005
    Balneário Camboriu SC
    • Depois deste (imenso) preâmbulo, mas de certa forma necessário, vamos, finalmente, ao teste propriamente dito:

    • De posse das duas amostras das lonas SANSUY, grampeamos, cada uma numa tábua de MDF, e as pregamos na parede. Ocuparam assim 50% do espaço da tela que receberia a imagem do projetor.

    • Separamos, a seguir, a tinta SUVINIL (900 ml) em duas latas com a mesma quantidade de tinta. Uma metade vedamos e a guardamos para uso posterior. A outra metade dividimos, novamente, ou seja, um quarto de tinta “natural” e no outro quarto colocamos duas gotas de xadrez preto (proporcional as oito gotas, caso fossem os 900 ml de tinta) para acinzentá-la.

    • Formamos então uma grande superfície de projeção, composta por quatro telas menores: as duas lonas e as duas tintas, totalizando 300 x 125 cm. Pronta assim uma tela de 128 pol no formato 2:40, mesmas medidas utilizadas nos testes, por ocasião da comemoração dos 120 mil registros do HTF.

    • Depois de conversarmos optamos por manter a calibragem original do projetor. Começamos o teste colocando cenas, conhecidas e já debatidas, do excelente Cassino Royale.

    • As cenas iam passando e apenas uma das telas (aquela com as duas gotas do xadrez) merecia poucas ressalvas por modificar um tanto as cores, o que não é novidade quanto à maioria das telas de alto contraste. Em compensação, o que também não é novidade é que os tons de preto se tornavam mais escuros aumentando o contraste e de certa forma a nitidez.

    • Na cena panorâmica sobre a floresta, em CR, com um trem passando, observamos que as copas das árvores foram visualizadas sem borrões e com pouquíssimos ruídos. As várias tonalidades do verde estavam lá, nítidas. Trabalho do excelente processamento do PT 4000. Para sermos justos, devemos dar uma parcela desse crédito também às telas DIY.

    • Quanto às três telas “brancas” (as duas lonas e a tinta "natural") comportaram-se de uma forma deveras semelhante. Muito próximas mesmo. O consenso dos avaliadores foi de que as duas lonas ficaram um “fiapo” melhor que a tinta pura (o WANILTON comentou e os demais colegas concordaram).


    • Essa diferença, entretanto, só foi notável com muito esforço de visualizá-la, ou seja, mesmo com as telas lado a lado as diferenças foram pequenas.

    • Dependendo das imagens que assistíamos, as três telas “brancas” formavam uma tela praticamente sem diferenças. Apenas a tela de tinta com xadrez destoava. Em algumas cenas parecia melhor, às vezes o contrário.

    • Assistimos também ao disco teste do OPPO e as conclusões foram praticamente as mesmas. O HAWKER sugeriu que diminuindo para uma gota de xadrez (em vez das duas) talvez a imagem tivesse um ganho quanto ao brilho e fidelidade das cores encontrando um equilíbrio maior, mesmo perdendo um pouco no contraste. O tempo não nos permitiu tal experimento.

    • Mudando para a excelente animação “Carros”, verificamos pequenas diferenças nos tons das cores dos "bólidos". Nada que pudesse comprovar a superioridade marcante de uma tela sobre a outra, embora todos torcêssemos para que tal fato ocorresse.

    • Aproveitando que tínhamos uma TP a disposição, e já em um segundo momento, como citamos no início do texto, colocamos na parte de cima da imagem a tela profissional e na parte de baixo ficaram as quatro “primas pobres”.

    • As diferenças naturalmente apareceram. As imagens na AVA ganharam, além do maior contraste, embora com menos diferenças, outros quesitos. Entretanto foi consenso que esperávamos uma diferença ainda maior. Acreditamos que, se assistíssemos às telas separadamente, a maioria dos colegas teria dificuldade em dar um veredito final sobre as diferenças.

    • Nossa sugestão: para aqueles com uma excelente acuidade visual que estejam em condições de investir ou não possam ou queiram abrir mão de uma tela elétrica tencionada é de que adquiram uma tela pronta, com um tamanho condizente com o ambiente e respeitando as limitações do projetor.

    • A decisão final sobre a TP no apartamento do PAULO ARTUR não se prendeu somente ao resultado do teste. Pela avaliação e análise, provavelmente, seria utilizada uma das duas lonas da SANSUY que são, em nossa opinião, excelentes. No entanto a opção foi a de pintar a parede com a tinta SUVINIL indicada pela pela empresa. Achamos que as diferenças em relação às duas lonas não foram suficientes para compensar o trabalho de confeccioná-la e transportá-la, caso a opção fosse o aproveitamento de uma delas.Não imaginavamos ser possível ver esse excelente resultado com uma imagem projetada diretamente na parede. Diga-se de passagem, muitíssimo bem preparada com massa corrida, bem lixada, com lixas de vários tipos e com a tinta branca fosca SUVINIL aplicada de forma profissional, com três demãos.

    Para "esconder" a tela de 120 pol no formato 2:40 foram confeccionados três painéis de madeira com tecido "de tela". Juntos formaram uma imagem do centro de NY, à noite, em preto e branco. Agradeço ao amigo CESARSKI que participou da idéia com dicas aproveitadas e ao amigo EMMANUEL (estrelatop) pela foto de Nova York.

    A tinta ao redor da tela foi escurecida (limitadíssima pela mulher do PAULO ARTUR). O efeito ao projetar é de que a parede é totalmente escura.

    Concluímos, finalmente, dizendo que, em nossa opinião, no quarteto - tela, mídia, projetor e fonte - havendo a necessidade de se sacrificar um desses itens, para corte de custos, o item que menos influenciaria no resultado final quanto à qualidade de imagem, é sem dúvida, para nós, a TP.

    Utilizar uma tela DIY, sejam as lonas indicadas pela SANSUY ou a tinta pela SUVINIL é, sem dúvida para nós da equipe de avaliadores, uma solução caseira bem-vinda.

    Essa conclusão a que chegamos não quer dizer, absolutamente, que não se deva dar importância a uma excelente tela pronta, com todos os seus atributos inerentes. Até porque no local do teste existe uma AVA e seu proprietário muitíssimo satisfeito com o resultado que ela tem lhe proporcionado nos últimos seis anos.

    Também não há como contestar que uma tela profissional pode durar muitos e muitos anos. Substituír é um verbo utilizado com frequência com projetores, receivers, caixas, etc... As TPs, longe de serem eternas, é um bem que mesmo custando caro acaba barateando pelos anos e anos de durabilidade quando bem manutenidas.

    Abaixo algumas fotos da sala do PAULO ARTUR. Todas as imagens estão projetadas sobre a tinta SUVINIL indicada. No dia do teste, propriamente dito, a máquina fotográfica foi...acreditem, esquecida . A bronca já foi dada no responsável. Pedimos então desculpas aos colegas por essa pequena falha, embora o resultado final, em nossa opinião, tenha ficado excelente.

    Detalhe que merece ser mencionado: nosso calibrador oficial, o MARCOS REGUEIRA (ocupadíssimo ), só teve tempo de calibrar o projetor após as fotos prontas e a máquina fotografica devolvida. Temos certeza que hoje as imagens projetadas na tela SUVINIL deverão estar melhores ainda. O MARCOS caprichou na calibragem ! Um agradecimento muitíssimo especial a ele.

    Uma dúvida pairou no ar quando alguém perguntou ao final de nossa reunião: afinal qual a melhor tela, a branca ou a cinza ? Quando lemos, hoje, em um tópico, o WLAMIR da LOGICAL CABLE citar que em seus dois ambientes usa a tela branca e, decidirá entre a branca e a cinza para um terceiro ambiente nossa dúvida que era grande, aumentou. Começamos a imaginar que é muito mais questão de gosto pessoal. Quem sabe alguém não abre um tópico sobre o assunto ?
    Abrs a todos !

    Paulo Artur


    Alguns “links” sugeridos, entre muitos:

    1) http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=2893&highlight=ava
    2) http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=18150&highlight=suvinil
    3) http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=67153&highlight=suvinil
    4) http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=66193
    5) http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=83635&page=4&highlight=telas
    6) http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=125233, e
    7) http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=19609&highlight=ava-projecta

    Fotos do apto do Paulo Artur:
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     
    • 1
  3. Pamuju

    Pamuju Paulo


    Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Belo trabalho esse de vocês Paulo.

    Esse sim é o espirito forista que deveríamos encontrar sempre por aqui.
    Análises isentas, respeitando os fabricantes e com dados suficientes para que cada um forme sua opinião.

    E parabéns pelo ambiente do amigo.
    Coisa que só vejo em revistas e raramente tão belo.
     
  4. Murilo

    Murilo Moderador

    Paulo,

    Parabéns pela inciativa do teste, pelos resultados e por todo o relato feito, bem como pelo belíssimo apartamento (y)
     
    • 1
  5. marcosreg

    marcosreg Usuário


    Desde 16 Mai 2008
    Florianópolis
    Já que fui gentilmente citado pelo Paulo Artur, gostaria de colocar algumas informações sobre a calibraçao que foi feita no Pana.
    Foi usado o Eye-One + HCFR.
    As informações abaixo são da minha memória, pois as medidas estão armazenadas em outro computador que não é o que estou usando agora. Posteriormente vou postar as curvas antes / depois.
    As primeiras medidas foram feitas com o projetor ligado a 45 minutos e mostaram que a calibração de cores estava com um muito pequeno (pequeno mesmo) desvio para azul; temperatura de cor maior que 6.500 ºK. Contraste e brilho estavam certos.
    Atuando nos ajustes individuais de vermelho, verde e azul consegui deixar o erro de cor menor que 3 na faixa 30 - 90%.
    Note-se que menor que 10 é aceitável e menor que 3 é ótimo.
    O gamma recebeu um pequeno ajuste mas já estava muito próximo a 2,2.
    Após a calibração fomos curtir a excelente sala do Paulo, resumo: com certeza absoluta este é o melhor projetor que já vi, um nível de preto excelente, tão baixo que pela primeira vez meu Eye-One não conseguiu medir a luminosidade em 0%. A resolução também é muito boa, mas dentro do esperado para a faixa de preço do projetor e as cores são excelentes.
    O Paulo Artur fez excelente aquisição, parabéns!!!
    Vamos dar mais umas cem horas na lâmpada e vamos novamente a Balneário Camboriú refazer a calibração para verificar se houve algum desvio e para atacar o whisky e os salgadinhos do Paulo que são excelentes.
    Um abraço a todos e parabéns ao Paulo Artur.
    Marcos Regueira
    marcosreg
    (y):aplauso:(y):aplauso:(y):aplauso:
     
  6. mario fernandes

    mario fernandes siervo del Dios Altísimo


    Desde 20 Jan 2003
    Paraguay
    Paulo,

    Parabéns pelos testes realizados. (y)

    Voce tem, realmente, uma sala muito linda. :)
     
  7. ||TECO||

    ||TECO|| Curtindo muito o que tenho!


    Desde 13 Abr 2004
    SP Z/S
    Parabéns Paulo!

    Achei as conclusões muito válidas. Esse tipo de teste é extremamente complicado, pois pode-se ajustar/calibrar (ainda que sem intenção) o projetor para favorecer cada uma das telas/pinturas podendo distorer o resultado

    Poderia comentar como ficam as projeções 16x9?

    A minha preocupação na definição da tela é em projetar imagens 16:9 em uma tela 2.40:1. Onde se tem uma imagem 128" em 2.40:1, projetar 16x9 resulta em uma tela de 100" e na NMHO parece pequeno e sem graça perto dos 128".

    Outro ponto que tenho ponderado é a altura do projetor. Pelas fotos percebi que o projetor está mais alto do que a tela, o que complica o enquadramento do zoom para 16:9.

    Talvez cortar a imagem em cima e embaixo seja a melhor solução. (Vide o AVATAR do Murilo! :D)

    Aqui no meu HT ando matutando muito sobre o assunto, e conclui que preciso de duas telas, uma 115" para 16x9 e outra tela 128" para 2.40. penso em pintar uma e descer a outra na frente. Conclui que não ficaria bom pintar as duas na mesma parede. Ou descer as duas... mas a tela AR2 da AVA é bem cara.

    Agradeço se puder comentar sobre as projeções 16x9 na sua nova tela.

    E Parabéns seu ambiente está muito bonito!

    Você colocou conduítes para levar o sinal HDMI e energia pelos dois frisos que o ligam o projetor a parede da projeção?
     
  8. ||TECO||

    ||TECO|| Curtindo muito o que tenho!


    Desde 13 Abr 2004
    SP Z/S
    Completando.. eu tinha pensado em pintar uma tela assim:
    [​IMG]
     
  9. wcampos

    wcampos inovando


    Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Teco, olha posso lhe afirmar que o teste foi isento, e te digo a diferença da tela profissional para a pintada existe, mas te digo não da 5% se desse para quantificar, isso sendo generoso...a imagem após os ajustes efetuados pelo amigo Regueira, ficou primoroso, mas é bom lembrar que o uso de bons cabos, do BD player Oppo e do Projetor PT AE4000 tem peso bem grande nisso tudo, talvez a difereça se apresente bem maior com outros setups/ambientes...pois cada caso é um caso, na do Paulo Artur, ficou maravilhoso..e tanto num aspecto quanto no outro a imersão foi enorme, até pelo tamanho da tela e da sala em si, isso sem falar na qualidade do atendimento do anfitrião..

    O apartamento do amigo Paulo Artur é maravilhoso, a vista do apartamento para a praia então é descomunal...

    Abraços aos amigos,
     
  10. Hawker

    Hawker Usuário


    Desde 26 Mar 2008
    Fpolis/SC/Brasil
    A sala do Paulo é show de bola mesmo :aplauso:
    Em breve vou comprar meu projetor e o teste na casa do Paulo foi muito interessante. Esperava uma diferença bem maior em relação as telas prontas X DIY.
    Após o teste minha opinião sobre a escolha da tela mudou radicalmente, agradeço mais uma vez ao Paulo pelo convite.
     
  11. blackbox

    blackbox Newbie na grave dependência


    Desde 2 Dez 2005
    Campinas-SP
    Esse teste veio muito a calhar!!

    Estou em fase de projeto da minha casa e comecei a pesquisar os preços de uma TP. Realmente é um preço bem alto.

    E o relato dos amigos vai pelo ao menos me fazer pensar 10x antes de comprar uma TP.

    Paulo, poderia me dizer as dimensões da sala?
     
  12. marcosreg

    marcosreg Usuário


    Desde 16 Mai 2008
    Florianópolis
    Para complementar...
    A minha tela também é pintada com Suvinil há +/- 2 anos e a uso com um Optoma 65.
    O Paulo Artur, o Wanilton, o Juliano e o Peter a conhecem.
    Estou muito satisfeito com o resultado, e a calibração também foi relativamente fácil.
    Não perguntei ao Paulo Artur se este foi um fator motivador para a esperiência que ele encabeçou, mas acho que vale a informação.
    No meu caso, a tela antes era uma chapa de fórmica branco fosco, mas como ela manchou, pintei com Suvinil em cima da fórmica.
    Um abraço
    marcosreg
     
  13. Skaliskas

    Skaliskas Usuário

    Belíssimo teste!:aplauso:(y):concordo: Parabéns a todos os participantes.:aplauso:

    Sou um feliz proprietário de uma das telas testadas: DIY com Sansuy VPD 50.(y)

    Também comprei o tecido na Millonas.

    Uso os mesmos aparelhos do teste e posso corroborar que o resultado é muito bom mesmo.:concordo:

    Para ilustrar o tópico, seguem algumas fotos:

    [​IMG]

    [​IMG]


    Abraços
    Paulo.
     
  14. Hawker

    Hawker Usuário


    Desde 26 Mar 2008
    Fpolis/SC/Brasil
    Ficou legal a tela Paulo, para deixar esticada só prendeu nas bordas?
     
  15. R. Mendes

    R. Mendes Usuário


    Desde 14 Set 2008
    Brasil
    Só tenho a dizer:
    :aplauso::aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:
     
  16. m4sk4rinha

    m4sk4rinha Usuário


    Desde 6 Jun 2006
    Curitiba/Paraná/Brasil
    Excelente post, vai me ajudar muito na escolha que eu fizer daqui uns meses, quando minha sala de AV estiver pronta. Muitíssimo obrigado á todos os envolvidos e meus sinceros parabéns. :aplauso::aplauso:
     
  17. Skaliskas

    Skaliskas Usuário


    Sim, o tecido é dobrado e grampeado na madeira por toda a extensão da borda.(y)

    Só que não fui eu que estiquei, mandei para uma fábrica de painéis/telas para pintura esticar.:D

    Preço total da brincadeira(tecido+madeira+montagem): R$ 280,00:p

    Abraços
    Paulo.
     
  18. Paulo Artur

    Paulo Artur Fantasma do Fragata


    Desde 6 Out 2005
    Balneário Camboriu SC
    (y) Teco, eu estou dando zoom quando no formato 1:78 / 1:85 e cortando a imagem original acima e abaixo para torná-la 2:40. Penso que a maioria dos colegas discordam porque acham que se perde muito da cena. Respeito e digo a todos que continuem assistindo em seus AR originais.

    Quando o AR é 1:33, dou zoom e vai para 1:85 :D !!! (Cada doido com sua mania).

    TV HD em tela 2:40 é muito bom (mais doido ainda) !!!

    Aquele gesso que aparece do projetor até a tela foi o único recurso que tive para passar os cabos. Como meu teto é baixo não haveria possibilidade de colocar-se um forro de gesso. Foi o artificio que usei e que achei com um bom resultado final.

    Abrs.

    Paulo Artur











     
  19. marcosreg

    marcosreg Usuário


    Desde 16 Mai 2008
    Florianópolis
    Conforme prometido, posto as imagens das medidas feitas com o HCF na sala do Paulo Artur:

    Níveis RGB e erro de cor antes do ajuste:

    [​IMG]

    Azul +/- 10% acima e vermelho +/- 6% abaixo. Erro de cor (curva lilás) entre 7,5 e 11%. O ótimo é menor que 3%.

    Níveis de gamma antes do ajuste:

    [​IMG]

    Gamma médio= 2,16 (curva azul), pouco abaixo do recomendado 2,22 (branco). As medidas para cada nível de cinza são a curva amarela.

    Níveis RGB e erro de cor depois do ajuste:

    [​IMG]

    Vermelho +/- 3% abaixo. Erro de cor (curva lilás) entre 5 e 2,5%, em grande parte da faixa de cinza abaixo de 3%.

    Níveis de gamma depois do ajuste:

    [​IMG]

    verifica-se que o valor do gamma médio após o ajuste ficou em 2,18, muito próximo do recomendado 2,22.

    Como citado anteriormente, e considerando a qualidade dos salgadinhos e do whisky do Paulo,:lol:, deixei alguma coisa para fazer em próxima visita, quando a lâmpada estiver mais estabilizada.
    Acredito que dê para zerar o erro de vermelho também, e melhorar um pouco o gamma, que já está excelente.
    Parabéns pelo equipo Paulo Artur, e um abraço do amigo Marcosreg.
    :aplauso::aplauso::aplauso:

    P.S. A quem se interessar, tenho o conjunto completo das medições realizadas durante a calibração, as figuras acima são uma pequena parte para resumir o trabalho.
     
  20. fbcotta

    fbcotta Usuário


    Desde 30 Jun 2007
    Belo Horizonte - MG
    PauloArtur e demais colegas,:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:

    Muito legal este teste que vcs fizeram e muito didática a sua exposição (y)

    Realmente ficaram faltando as fotos do evento,para um melhor entendimento,mais agora eu entendi o porque que as mesmas não foram tiradas

    """ Como citado anteriormente, e considerando a qualidade dos salgadinhos e do whisky do Paulo,, deixei alguma coisa para fazer em próxima visita, quando a lâmpada estiver mais estabilizada.
    Acredito que dê para zerar o erro de vermelho também, e melhorar um pouco o gamma, que já está excelente.
    Parabéns pelo equipo Paulo Artur, e um abraço do amigo Marcosreg.
    """"":lol::lol::lol::lol::lol:

    Pôxa Paulo,era para CALIBRAR o projetor,não os colegas no fórum:ataque::ataque:

    Um abraço,

    Fernando