Anúncio do HT Forum

Teste de Telas de Projeção DIY: Lonas versus Tintas -.

Discussão em 'Telas de Projeção' iniciada por Paulo Artur, 9 Mai 2010.

1. Trancer_man

Trancer_man Usuário

Desde 15 Jul 2011
    CPS/SP/BR
  2. Trancer_man

Trancer_man Usuário

Desde 15 Jul 2011
    CPS/SP/BR
  3. cristianosap

cristianosap Usuário

HDMI X DVI-D, melhor preço e sem perda de resolução. Espero ter ajudado.

4. GangstarrapeR

GangstarrapeR TV é TV e PROJETOR é CINEMA ;)

Desde 15 Abr 2006
    Vila Prudente - SP
    Ótimo tópico, muita coisa cai por terra em testes, que pra mim já era fato em grande parte.
    Autor devidamente agradecido! Parabéns!

5. Daniel Rand

Daniel Rand Usuário

Paulo, parabéns pelas fotos. Ficou muito legal sua tela. Hoje tenho uma na parede em uma sala reservada especialmente para projeção por conta deste tópico, realmente importante para quem, como eu, não consegue entender que matéria prima leva uma tela artesanal a custar R$ 5.000. Se estivéssemos falando de uma pintura a óleo sobre uma tela feita por um artista renomado, aí tudo bem. Mas as telas são basicamente tecidos retesados sobre uma armação, com todo respeito pelos empresários que as fazem. Paulo, fiquei com uma dúvida a respeito da sua tela, por se tratar de um material refletivo, como a luz do projetor se comporta quando projetada sobre uma superfície brilhante? Antes tinha certeza de que o resultado não poderia ser bom de jeito nenhum, daí o motivo para usarmos tinta fosca. Tenho certeza de que estou engando. E outra coisa, esse material é parecido com o que é usado sobre os carros para deixarem aquele aspecto fosco?

6. xfileman

xfileman High Definition is my World

Bom dia Daniel e obrigado pelos comentários.

Voce tocou em um ponto fundamental, realmente a tela é refletiva mas não brilhante, até mesmo porque o prata é fosco. Eu testei muitas coisas principalmente tintas, de todos os tipos, outra coisa que falavam ser bom era blackout, também testei dos dois lados é péssimo, outros adesivos e até mesmo uma lona que dizem ser especial para projetores, o resultado foi pior ainda imagem fosca e apagada. O que faltou mesmo foi essas que citou com preços absurdos, mas comprar eu não ia e não tinha nenhum amigo por perto, e jamais iria pagar esses absurdos tem que ser no Brasil mesmo.

Mas dúvido que o resultado seja melhor, bom a luz do projetor não reflete tanto de volta ao meu ver, aqui não tenho ninguém expert nesse área pra dizer realmente se faz isso, pro meu gosto é um espetáculo justamente porque exijo muito pouco do projetor, usando a lâmpada no eco, com íris desligada e no modo normal de imagem o que gosto mais, imagem super nítida e com alto contraste, perfeita.

Acredito que seja parecido com aquele material sim, apenas na versão prata justamente porque ele também é meio fosco, tenho um pequeno pedaço aqui no escritório que sobrou deixo algumas fotos dele, desculpem as fotos é a câmera digital aqui do trampo.

Outro detalhe que ele não amassa fácil, esse ta meio enrrugado porque está a tempos aqui, rolando pra um lado e para outro, mas aconselho pelo menos contratar um aplicador que irá ficar perfeito, ainda mais se a tela for grande 2.40:1 essa semana se tiver tempo, vou tirar umas fotos com tripé e tudo de algumas exibições, para terem uma idéia da imagem.

7. Daniel Rand

Daniel Rand Usuário

Paulo, valeu em ter respondido tão rápido!

Hoje encontrei este mesmo material, por sorte, na primeira loja especializada que entrei. Mas, o prata que eles dispunham era muito brilhante e falaram que o outro tom de prata deverá estar chegando estes dias. Só por teste, acabei comprando duas tiras de um metro cada uma, nas cores cinza e branco. Primeiro quero ver como a luz do projetor ficará refletida na tela em relação às duas cores. Pela especificação que você falou (prata pigmentado de alto contraste) eles não conseguiram identificaram esta peça, penso que talvez variem a definição dependendo de uma ou outa cidade, por isso que eu comprei o cinza, poi foi o mais parecido que eu achei com a tua tela. Vou testar hoje à tarde, depois te falo.

---------- Mensagem adicionada às 12:10 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 12:07 ----------

Outra coisa que eu esqueci de te perguntar.

A lona pregada sobre o compensado serve especificamente para quê? Por que você não adesivou o imprimax logo sobre a tela de compensado fino?

Valeu!

8. xfileman

Então Daniel, eu sei qual está falando realmente essa outra cinza ( ela é lisa sem pigmentos ) foi uma das que comprei nos primeiros testes, aliás tem 4 tipos parecidos, se tiver mais dificuldades me ponho a disposição de enviar um pedaço pra você por correio, só me passar seu endereço.

A lona sobre o compensado é pra tirar as minúsculas imperfeições da madeira, haja visto que mesmo uma pequena sujeira da madeira mesmo que invisível para os olhos, com o adesivo que é bem fino iriam aparecer a lona nightday grossa esticada antes elimina isso, e ajuda os adesivos a grudarem melhor.

Não esqueça o seguinte, seu projetor é o AE4000 ou 7000? Se for e pretende usar a tela 2.40, projete a imagem na parede, ajuste somente a altura da 16:9 que é a imagem automática do projetor, e depois ajuste a imagem 2.40 da melhor forma que irá assistir, com tudo já calculado, e risque na parede.

E não mexa mais no projetor, essa medida será exatamente a que irá ser o adesivo prata, a imagem do projetor tem que se encaixar 99,99% nessa medida, e dai deixe 20cm para cima e para baixo, e lados 10cm de preto fosco como viu na minha foto.

Se quiser tiro fotos do tipo de montagem que usei no compensado, mês que vem devo trocar meu adesivo justamente porque minha tela deu 2,70x1,40m e não passava nas escadas e nem entrava em nenhum elevador, na tentativa acabamos rassurando um pouco, nada demais mas parece uma sujeirinha quando a imagem é mais clara. Tive que alçar minha tela, com ajuda do pessoal que colocou pelo tunel do elevador, única saída. Então já sabe se mora em apto.. hahaha

9. Daniel Rand

Daniel Rand Usuário

Paulo, assim que preguei o imprimax na minha parede para fazer o teste, entendi na hora porque você usa a lona por baixo. De fato, o material é muito fino e denuncia qualquer imperfeição da superfície.

Estou pensando em usar com suporte, uma tela feita em MDF, o que você acha? Certamente ficará mais pesada e talvez até mais caro, não é?

O teste foi o seguinte, coloquei os dois pedaços de 1 metro de largura por 82cm de altura (cada um) lado a lado sobre a minha tela pintada na parede com suvinil e liguei o AE4000.

A tela cinza me pareceu um tanto quanto escura para a minha apreciação pessoal. As cores mais fortes ficaram muito legais, como vermelho, azul e verde. As cores claras, ficaram apagadas e sem vida. As cenas de sol pareciam denunciar um dia nublado e os detalhes noturnos (como aquela cena de perseguição na madrugada do filme Cassino Ryoale) perderam na riqueza dos detalhes. Entretanto, o preto ficou bem mais profundo.

Penso que o seu prata deva entregar as cores bem mais reais, pois, como acredito que o teu xará, o Paulo comentou com propriedade aqui neste tópico uns anos atrás, as telas cinzas tendem a adulterar um pouco as cores verdadeiras da projeção: O azul deixa de ser ser azul para passar a ser azul com cinza, amarelo com cinza, branco com cinza, e aí vai.

Mas estou muito curioso para ver o resultado no prata pigmentado que você usa, pois como mesmo disse, você garimpou bastante nas cores até chegar até ela, não foi? E as imagens das fotos que você mostrou estão realmente muito boas!

Valeu e até daqui a pouco!

---------- Mensagem adicionada às 21:46 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 21:42 ----------

E outra coisa: O ganho maior que percebi com o imprimax branco fosco foi justamente no ponto que pensei que ficaria mais chateado, o fato do material ser refletivo. Que nada, como você disse, aumentou consideravelmente o brilho, a ponto de nem precisar mais usar a minha tela de 88 polegadas no modo normal, só aí, o amigo já me ajudou a economizar 1000 horas no meu aparelho, obrigado!

Depois que estiver terminada a minha tela, vou recalibrá-la com colorímetro e penso que o resultado será ainda mais surpreendente!

10. xfileman

Exatamente Daniel, como todo material de comunicação visual ele é muito fino.

Não gaste desnecessáriamente em MDF, não justifica é só o seu marceneiro fazer um quadro com madeira quadrada de 5x6cm com duas travessas verticais e uma horizontal, e cobrir dequele compensado fininho, e depois a lona, ele fica firme e resistente e o mais importante leve.

Só que aqui vai um detalhe faça a tela muito maior do que precisa no momento se tiver espaço, porque eu mudei e acabei perdendo toda minha primeira tela porque fiz muito pequena, ainda bem que o custo é baixo. Por isso, se usa sua tela com 80" já projete o suporte revestido de lona com 110" por exemplo, já que o tamanho da imagem é determinado pelo adesivo prata o resto cobre de adesivo preto, se eventualmente como eu mudar para um local maior é só revestir com prata maior.

Sobre imagem, fuja de qualquer coisa cinza ou branco fosco, a imagem fica ao meu ver horrível. Não tenho dúvidas, quando colocar esse material vai se sentir em outro mundo em relação a imagem ainda mais se tem um colorímetro, eu estou cogitando a idéia de comprar um, justamente para tentar amenizar o magenta que é bem forte no 4000 e com essa tela realça mais, mas nada que me incomode . Fim de semana tiro fotos legais pra gente. Respondi sua MP.

11. Daniel Rand

Daniel Rand Usuário

Concordo com você, Paulo, o MDF ficaria muito pesado e também mais oneroso. Vou esperar sua amostra pelos correios, segunda você colocando está muito bem pra mim.

Vi sua mensagem, e pelo foto que você postou antes, pensei que o material não tivesse sido usado ainda, por isso a ideia de tentar adquirir o seu excedente. Vou ficar no aguardo das fotos. Aquelas bordas pretas da tua tela, são pintadas mesmo? Me parece como se você tivesse colocado umas laterais semelhantes às molduras de quadros tradicionais.

Valeu.

12. xfileman

Então Daniel, as bordas pretas são adesivos foscos e foram pensadas para duas coisas inicialmente, mas depois de algum tempo de uso aprendi algumas coisas que para você será útil:

1- Para filtrar a luz excedente da imagem 2.40, mas o adesivo preto por mais fosco que seja, ainda deixa a luz que excede aparecendo e já uma tinta preta fosco, elimina ela por completo, se a sua parede for preta ou marrom escuro poderá cortar a tela no adesivo prata sem bordas pretas;

2- No segundo caso da utilidade do adesivo preto é que meu bluray player não altera a altura das legendas, senão elas poderiam ficar dentro do filme, esse excedente preto é para a segunda linha aparecer mesmo que mais apagada. (Segue uma imagem antiga ainda de teste, veja a legenda sendo exposta no preto)

Sem essa borda preta, ela iria para a parede, mas como a borda da tela tem 5cm ficariam tortas. Se o seu bluray joga as legendas pra dentro do filme, faça sua tela toda prata mas para isso atente a um detalhe, o nível horizontal e vertical dele em relação a tela, vai ter que ser muito perfeito, as bordas pretas fazem com que 1 ou 2mm que não consiga de ajuste, dessapareçam entendeu??

Fiz um projeto em 3D que farei um revestimento na parede de 5cm na cor escura e embutirei a tela toda em prata, sem necessidade da borda preta haja visto que a madeira fará isso, para isso preciso de um novo bluray.. hauahauaah

13. Daniel Rand

Daniel Rand Usuário

Eu realmente havia imaginado as utilidades das bordas pretas e entre elas, a mais substancial é em relação às falhas dos cortes verticais e horizontais que nem sempre ficam perfeitos, por isso, muito importante a dica sobre as bordas eliminarem essa leve escapada de luz.

Não, o meu bluray não joga as legendas dentro do filme, se não me engano, o oppo vai isso, mas estou muito satisfeito com o meu Denon e não pretendo trocá-lo agora. Como a minha tela é pintada na parede e o restante em volta todo marrom escuro (semelhante à da sua foto) dá pra ler muito bem. Quando terminar de aprontar a minha tela com o imprimax, vou lembrar de deixar uns vinte centímetros abaixo para o caso das legendas. Ao fundo, já providencie a colocação de um papel de parede bem espesso e cheio de ranhuras para colaborar na acústica do home, ele é marrom fechado e sem brilho. Quando a sala estiver iluminada, ele vai deixá-la mais bonita e no escuro, ficará praticamente invisível.

Você não acha que o prata deixa a imagem muito exposta, digo, muito clara, como uma fotografia tirada à luz do dia e ainda com flash ligado? Nesta última foto que você enviou, eu percebi um pouco disso, ou é apenas efeito da fotografia? O branco fosco que você sugeriu não ser bom de jeito nenhum, é neutro nesta questão.

Valeu.

14. xfileman

Daniel, foi ângulo da foto, além disso eu estava alinhando a tela se não me engano, note que no meio das legendas a luz esta mais forte, e aos lados apagada isso não acontece na projeção, além disso essa dai era minha primeira tela. Claro que ela reforça muito mais o contraste e o brilho, mas pode ter certeza que nada se compara a ela, ainda mais pra você que tem experiência e vai calibrar bem.

15. Daniel Rand

Daniel Rand Usuário

Exatamente, as legendas ao lado estão menos iluminadas, estava torcendo para que fosse exatamente isso que você disse, efeito da luz da foto. Já vou começar a preparar a tela com o compensado e a lona, e ficar no aguardo da amostra do imprimax.

16. xfileman

Segunda posto pra você a amostra. Aqui segue um desenho da medida da minha tela e de como é a estrutura de trás do compensado, outra coisa, que na parede eu uso apenas um parafuso 12mm no centro e já é o suficiente.

17. Paulo Artur

Paulo Artur Fantasma do Fragata

Desde 6 Out 2005
    Balneário Camboriu SC
    :aplauso: Paulo parabéns pela trabalheira ! Como meu sogro casou no ano passado em Foz eu e minha mulher temos ido visitá-lo com certa frequencia.

Devemos retornar no dia 6 de setembro porque a esposa do meu sogro está de aniversário. A moça vai fazer 80 aninhos e vamos todos comemorar. Se houver oportunidade poderíamos nos conhecer.

Abrs.

18. Daniel Rand

Daniel Rand Usuário

Paulo, obrigado pelas medidas da super-tela, mais específico do que isso, impossível. Valeu.

19. xfileman

Paulo com certeza será um prazer, moro bem no centro de Ciudad del Este, só cruzar a ponte, depois envio meus contatos para você e combinamos.

Daniel, seu envelope está pronto mas hoje está chovendo muito, é provável que só amanhã iremos para Foz ok.

20. PAI DE SANTO

PAI DE SANTO Usuário

5 0 0

Desde 12 Dez 2011
    IRATI/PARANA/BRASIL

Olá Paulo, vou me apresentar: sou de Irati-Paraná, meu nome é Julio, também gosto muito de AV, desculpe invadir a conversa de vocês, mais tenho acompanhado este assunto, pois tenho 01 optoma ML500, e uso em uma tela de 70 polegadas, que comprei a aproximadamente 08 anos no Mercado Livre, é uma lona tensionada com uma mistura de tintas fosforizadas, sua aparência é cinza, porém vista de perto com o projetor ligado, fica com pontos brilhantes e uma imagem excelente. Quero fazer uma maior, tentei achar o vendedor mais não tive sucesso. Ai me interessei neste material IMPRIMAX PIGMENTADO ALTO CONTRASTE, por enquanto não encontrei, seria possivel passar o endereço da loja que comprou, mesmo sendo no Paraguai, grato e abraços!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso