Teste de Telas de Projeção DIY: Lonas versus Tintas -.

Discussão em 'Telas de Projeção' iniciada por Paulo Artur, 9 Mai 2010.

1. Rawllison

Rawllison Usuário

Desde 3 Jun 2014
    Chorozinho-CE
  2. kim_

kim_ Usuário

Desde 31 Mar 2011
    Cuiabá-MT
    Boa tarde galera.

Sempre acompanho os posts sobre projetores e telas Diy aqui no forum.

Depois de 1 no e meio projetando meu Optoma HD25e em uma parede fosca, mudei para uma casa que as paredes tem textura. Sendo assim vou ter que arrumar uma tela. Estou faz 1 mês sem usar o gigante.

Fiz como muitos dizem aqui. Liguei ele e fiz a medida da imagem total da projeção. Vai me dar uma imagem com 90'.

Lendo pelo forum vi gente falando em MDF. Consegui a chapa com um amigo aqui do trampo. Ai vem a pergunta: MDF realmente é bom para fazer uma tela?

E o material para se esticar sobre o MDF. Rola ser Lona fosca? (ja vi aqui que muitos usam)
    E as linhas da lona, aparecem?

Ou preciso pegar aquele Sansuy VPD 50?

Agradeço quem puder ajudar.

Wilson Junior

3. sanjad

sanjad Usuário Muito Ativo

311 115 78

Desde 24 Jun 2015
    Sao Paulo
    Bom dia Lucas...vc quis dizer preta ou a cinza high contrast??? acho que se vc tiver controle de luz e sua sala for escura a branca fica legal... Uso uma branca e a sala e totalmente escura e ainda vou pintar a parede de cinza escuro...ainda nao testei com a cinza logo logo vou testar olha como fica a projeção na branca

4. asobrab

asobrab Usuário

4 0 1

Desde 7 Ago 2017
    Olinda-PE
    Deixa eu perguntar: essa sua lona é branca ou cinza?

Eu comprei uma lona de impressão comum, gramatura alta, mas que não é blackout; de um lado é branco brilhante, e do outro é branco gelo, fosco, que é o lado usado na projeção. Só que, na verdade, ele é bem cinzento, diria que chega a uns 40% de cinza.

Sinto o mesmo que você ao olhar os brancos nas imagens, parece que fica forte demais ao ponto de "ofuscar" o que está próximo. Por exemplo, se tem uma cena com um céu azul claro com nuvens, na imagem aparece tudo um branco só, e aí no caso percebe-se perda de elementos da imagem.

Além disso, noto também que outras cores ficam meio carregadas às vezes (creio que saturadas seria o termo certo). Talvez seja esse o tal do "alto contraste" tão falado nas telas cinza, só que nesse caso, em excesso!

5. sanjad

311 115 78

Desde 24 Jun 2015
    Sao Paulo
    Boa noite amigo...então...Essa minha lona ela é 100% branca fosca e lisa de um lado e do outro e cinza... Estou usando o lado branco para projeção e depois de alguns ajustes no projetor consegui reduzir esse efeito nela e estou gostando muito do resultado... Semana que vem vou comprar a mesma lona e fazer um teste projetando no lado cinza...
    Agora não entendi qdo vc falou q de um lado e branco brilhante e do outro lado branco gelo fosco e depois falou que chega a ser uns 40% cinza...

6. carlmart

carlmart Usuário Muito Ativo

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    No meu caso estou no andamento de um projeto onde a minha TV vai subir e descer, e vou projetar na parede.

Esse assunto dos brancos estourando nas imagens claras ou brancas, ficando sem definição, me preocupa um pouco.

Imagino que o projetor tem que ser ajustado para o branco que estiver usando. Você fez isso, asobrab?

Atualmente a minha parede esta pintada num amarelo muito clarinho, e a projeção fica excelente.

Acho que antes de pintar a parede pode valer a pena pintar um papel grande ou lona, e ver como reage quando projeto nele.

Sera que vou ter que ler as 56 páginas para saber quais as melhores tintas?

7. sanjad

311 115 78

Desde 24 Jun 2015
    Sao Paulo
    Olha como ficou a projeção na tela com lona...

8. Lucas Nathan

Lucas Nathan Usuário

Desde 22 Fev 2015
    Brasil - POA
    Qual tamanho da tua tela? Show de bola

9. sanjad

311 115 78

Desde 24 Jun 2015
    Sao Paulo
    Bom dia Lucas...obrigado...a tela ficou com 110" (2,8m x 1,2m) em 2:40:1

10. Lucas Nathan

Lucas Nathan Usuário

Desde 22 Fev 2015
    Brasil - POA
    Pensei em fazer uma assim, mas vou acabar pegando 120" 16:9. Acha que vale a pena fazer uma 2.40?
    To na duvida, pois oque assisto realmente são filmes, seriado são poucos.
    E essa tua ficou igual cinema! kkk

11. sanjad

311 115 78

Desde 24 Jun 2015
    Sao Paulo
    Como vc mesmo disse que assiste realmente a mais filmes, eu iria de 2:40 acho o envolvimento bem maior!!! e outra coisa...nada impede vc de ver cconteudo de 16:9 na mesma tela... e se sua sala for escura e so vc bolar um jeito de preencher as faixas em branco que ficara na tela...pode usar um feltro adesivo preto, vou fazer assim na minha...

12. asobrab

asobrab Usuário

4 0 1

Desde 7 Ago 2017
    Olinda-PE
    Então... É que na verdade, essa branco gelo de branco só tem o nome rsrrs! Inclusive cheguei a questionar isso com o vendedor, e ele disse que chamam branco gelo mesmo, apesar de puxar pro cinza. Vai entender...

É parecida com essa aqui: [​IMG]

Aí como o lado branco puro era brilhante e não fosco, tive que projetar do lado cinza. Infelizmente, meu projetor é daqueles de LED, pouca luminosidade, e não tem muitas opções de ajuste. Talvez ainda troque a lona por outra mais pra frente, já que essa não parece muito adequada, mas por enquanto vai quebrando o galho.

A imagem projetada na sua lona parece ter ficado realmente ótima agora.(y)

13. sanjad

311 115 78

Desde 24 Jun 2015
    Sao Paulo
    Pena que esta longe pois a que comprei tem um otimo custo x beneficio, foram 3m x 2m uns R$ 36,00 ela e branca mesmo, e fosca, a sua pelo fato de ser brilhante acho que prejudica ainda mais o branco nas projeções

14. asobrab

asobrab Usuário

4 0 1

Desde 7 Ago 2017
    Olinda-PE
    A minha custou R$ 34,00, ela tem 2,10m x 1,40m. Achei até bom o preço. No dia que fui na loja, vi que tinha tb uma blackout Sansuy bem branquinha, verso preto, no início foi nela que bati o olho. E tava R$ 12,00 o metro. Mas achei muito fininha, e como iria ter que enrolar e desenrolar com frequencia, achei que não iria aguentar o tranco.
    Ainda tinha uma lá Sansuy específica pra projeção, mas iria sair R$ 78,00 pra mim, achei demais. Por isso acabei indo na outra.

Os brancos da imagem projetada, como falei, realmente estouram, muitas vezes fica nítido isso. Mas o lado cinza/branco gelo é fosco, então não dá reflexo, pelo menos com isso não tenho do que me queixar. Cheguei a testar do lado branco brilhante, só pra ver como ficava mesmo, e não notei muita diferença na percepção das cores da imagem, e nesse caso deu reflexo.