Anúncio do HT Forum

Teto rebaixado e isolamento acústico

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por RobsonAdriano, 13 Jan 2016.

1. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Estou me mudando para um apartamento em que o teto é todo de gesso.

Em alguns tópicos eu vejo a galera falando que um bom isolamento acústico é feito rebaixando o resto é colocando algum material entre a laje e o gesso.

Nesse tipo de apartamento (acho que os novos são assim), é preciso rebaixar ainda mais ou basta colocar o material adequado para isolar o som?

2. Ezequiel

Ezequiel Usuário

Desde 26 Dez 2004
    Fortaleza/Ce/Brasil
    No meu apartamento, pus gesso acartonado com uma camada de la de rocha entre o gesso e a laje.
    Eu escuto musica e vejo filmes em volumes muito altos, mesmo a noite e o vizinho de cima (que eh o sindico!) nunca reclamou!
    Mas tenha o cuidado das placas de la de rocha ficarem bem juntas e sem espaco entre elas para ocorrer o minimo de vazamento possivel.
    Abraco.

3. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Ezequiel, mas seu apartamento já veio com gesso no teto? Aqui, o gesso esconde as tubulações. O seu foi feito apenas para a lã de rocha ou você aproveitou o vão já existente?

Outra dúvida: o apartamento debaixo, obviamente, também possui um rebaixamento de gesso. Isso me isenta de fazer qualquer isolamento para baixo?

4. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    Ficabem,

pegando o gancho da conversa, você pode fazer exatamente o que o Ezequiel fez; ou seja, aplicar o drywall e lã de rocha do gesso prá abaixo! Isso vai reduzir o pé direito em 10cm, no máximo; porém a acústica ficará excelente.

Se você também quiser, pode sim aplicar uma camada de manta asfáltica no contra piso, para um melhor isolamento acústico. Não sei se no seu caso a sala já está pronta; mas tudo é possível (y)

5. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Mas então não serve aplicar do gesso pra cima? Quanto ao piso, já tá com o porcelanato. Mas a existência desse forro no apartamento debaixo gerar algum isolamento acústico?

6. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    Pode sim aplicar entre o gesso e a laje superior, só que nesse caso você terá provavelmente que tirar a forração de gesso, não? Caso seja possível colocar lã de vidro sem quebrar/danificar o gesso, perfeito! ;)

7. Ezequiel

Ezequiel Usuário

Desde 26 Dez 2004
    Fortaleza/Ce/Brasil
    Amigo, meu apartamento ja veio com gesso sim, mas pedi para nao colocarem no quarto que eu ia fazer o HT. Pode pedir para tirarem, voce manda colocar a la de rocha e manda fazer o gesso de novo. Aproveitei o vao existente, a la de rocha ficou entre o gesso e as tubulacoes.
    Para o apartamento de baixo, foi mais complicado... usei uma manta acustica acima da laje crua e mandei fazer uma nova laje (de 4 cm) em cima da manta. Assim, desacoplei totalmente o piso do HT do andar de baixo dimuindo e muito a transmissao de vibracoes (graves) para baixo.
    Tambem mandei trocar as paredes de gesso internas por tojolinho solido e fiz uma porta acustica. Assim, ninguem fica encomodado com o som em casa...
    Abraco.

8. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Uau! Mas meu piso tá no porcelanato, não tenho essa coragem... :inseguro: Há alguma saída mais barata?

O "tijolinho sólido", conhecido no Ceará como tijolo comum ou branco, isola o suficiente?

9. _dreh_

_dreh_ drdreh

Desde 30 Ago 2011
    Nintendolândia

seu forro de gesso provavelmente é aquele suspenso com arames esticados na laje, isso dificulta colocar a lã de rocha por dentro.
    aqui eu tive que quebrar todo o forro de gesso e refazer com placas de gesso drywall, que são colocadas com perfil de alumínio, assim o interior acima do gesso fica totalmente livre, podendo colocar a lã de rocha de forma uniforme por toda a superfície.
    não se esqueça de isolar bem os furos onde vão as luminárias, caso use alguma que perfure o gesso.

quanto ao piso, somente se vc for colocar um piso laminado, que pode ser aplicado por cima sem quebrar o porcelanato, daí é só colocar uma manta acústica entre o porcelanato e o piso laminado.

Última edição: 28 Jan 2016
  10. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza

Já decidi que o piso será feito com um carpete/tapete vermelho. Nesse caso, é viável colocar a manta acústica em cima do porcelanato e depois o carpete?

11. michaelsjc

michaelsjc Usuário

Desde 3 Abr 2018
    São José dos Campos
    Saudações,

Sofro bastante com sons areos, mas principalmente com as pessoas andando pelo apartamento superior e os objetos caindo.
    Está lã de rocha vale a pena? Qual seria o valor médio por metro quadrado ou para um apartamento de 60m? Meu apartamento está na laje revestida com gesso sem teto rebaixado e afins... Posso colocar direto?

12. m-costa

m-costa Usuário

57 25 11

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Esse tipo de barulho passa por vibração, vai pela laje, desce pelas paredes, então a lã de rocha não vai resolver muito. Se fosse problema com gente falando alto, televisão alta ajudaria, mas esse tipo de barulho também vem elas paredes.

Você precisa ter algum forro para abrigar a lã, uma porque precisa ter alguma coisa para segurar ela e outra por questão estética.

Tem até alguma coisa que poderia ser feita, mas teria que fazer no apartamento do vizinho.

13. finused

finused Usuário

Desde 27 Fev 2006
    ES/Brasil
    Estou construindo uma sala no andar de cima, e minha preocupação será com o grave passar a incomodar a casa na parte de baixo, tem alguma forma para fazer o piso e diminuir bem esse grave tremendo la ? hehe

14. sylvyojr

sylvyojr Usuário

Desde 12 Ago 2008
    Rio de Janeiro
    Não entendo muito disso.
    Entao vou perguntar, no meu caso que não tenho piso nenhum. Posso colocar essa manta acústica e depois aplicar o porcelanato, ou tem algum impedimento?
    E qual o nome dessa manta acústica?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso