Anúncio do HT Forum

Toca discos Marantz TT-15s1 (aka clearaudio)

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por rclunardi, 14 Mar 2013.

1. rclunardi

rclunardi Usuário

Desde 1 Mar 2009
    Porto Alegre/RS
    Caros,

Vi que alguns comentaram sobre esse toca discos no fórum, mas ainda não achei nenhum espaço com informações mais concretas. Por esse motivo resolvi criar um post dedicado para este que pode ser uma bela opção de toca discos novo.

Hoje recebi meu Marantz TT-15s1. Fiquei muito feliz com a embalagem dele (compartimentado separado tudo com espuma inteiriça em camadas).
    Outra coisa positiva foi o manual de instruções que é bem detalhado (e simples) para efetuar a montagem/regulagem do equipamento (inclusive acompanha luvas brancas para lidar com a correia e outras peças que não precisam ser sujas com os dedos gordurosos...). Porém, quem não tem noções básicas de inglês pode se complicar (apesar de ter muitas figuras, o texto é fundamental). Como não foi o meu caso, não vou considerar ponto negativo.

A primeira coisa que você terá de montar é o pino central (spindle) na base (que vem com uma peça metálica no centro). Gostei muito do sistema do pino que não encosta no TD por ter um sistema magnético de repulsão (não sei ao certo, mas parece ser imãs bem fortes de neodymiun). Ponto positivo :)
    O TD possui apenas 3 pés, o que passa para o rack a responsabilidade de estar nivelado.
    Outra coisa bem legal é o peso e espessura do prato de acrílico (mesmo com isso o pino central citado acima não encosta..).

Posteriormente você terá de montar o braço (de alumínio e muito leve), e aí que vem a mágica (que vai facilitar a vida de muitos novatos ou de quem tem dificuldade em regulagens). Todos os passos para regulagem do braço e cápsula (que acompanha o TD) tem uma receita de bolo que não tem como errar!!!
    Basicamente você coloca o braço (o qual possui saída direta RCA, sem conectores) no buraco na base do TD, coloca o contrapeso entre a base e uma parte do braço, deixa ele paralelo com a base do td, aperta um parafuso (com parafuso e chave allen que acompanham o TD) lateral na base do TD e bingo! VTA regulado!
    Depois você tira o headshell (com uma chave de fenda que acompanha o TD) e instala a capsula clearaudio virtuoso (basta parafusá-la no headshell e empurra-lá para a posição mais a frente possível). Bingo, Cápsula regulada (alinhamento padrão da cápsula).
    Coloca-se o headshell de volta no braço, tira a proteção da agulha e agora hora de ajustar o peso...

O contrapeso que acompanha o TD possui 0,5 gramas, ou seja, é possível realizar um ajuste bem fino (visto que marcação de 1 volta completa é igual a meio grama). Para ajustar basta deixar o braço na velha posição flutuando paralelo (sem estar apoiado), dar 4 voltas no contrapeso + 0,2 gramas e bingo, 2,2 gramas. Depois disso temos que ajustar o anti-skate (que também possui um sistema magnético, o que em teoria, não gera ruído no braço). Para o peso adotado, basta rosquear o parafuso até metade da rosca e bingo. Ao final desse processo, temos o VTF pronto.

Aí, então, vem uma parte mais chata... colocar o motor (que é separado da estrutura da base do TD)... ele deve ficar em uma parte circular "furada" na base, porém sem encostar nas "paredes" base... parece não ser um problema, mas ligar e desligar o motor (com uma chave no próprio motor), sem fazer com que ele encoste na base é bem complicado. Por fim, basta colocar a correa na posição para a rotação correta e era isso...

Finalmente o som... sei que é meio precipitado fazer um review com menos de 6 horas de audição, mas a mudança sonora no meu sistema foi tão grande que vou arriscar um review preliminar (comparado com os TDs que experimentei no meu sistema)...

A primeira grande diferença (em relação ao Audio Technica LP240 ou ao Sansui FR-D3 que tocaram no meu sistema atual) é o silêncio no audio... ele possui um funcionamento muito mais suave (não menos robusto)...
    Talvez pela cápsula (Clearaudio Virtuoso) ser superior, comparado com as que tinha escutado até então (Audio Technica AT-150mlx, nagaoka MP110, grado green...), a reprodução foi muito mais refinada, detalhada e empolgante.
    Testei alguns discos: Heart - Dreamboat Annie (prensagem da Friday Music); Deep Purple - In Rock (prensagem da Friday Music); Kiss - Destroyer (prensagem japonesa), Lynyrd Skynyrd - Pronounced (prensagem music on vinyl), Metallica - S&M (prensado dos masters analógicos), Whitesnake - 1987 (edição limitada de de 25 anos), Led Zeppelin - II (prensagem japonesa), Jimi Hendrix - Axis: Bold as Love (prensagem 180g), dentre outros...

Em todos eles o palco melhorou muiiiito... o som ficou bem mais detalhado, com maior silêncio e com um som quente e agradável...

Em resumo, o salto de qualidade foi bem notável (bem mais notável do que a mudança do Sansui FR-D3 para o Audio Technica LP240)... não que o AT LP240 seja ruim (muito longe disso), mas não tem como não notar (mesmo com poucas horas de execução) que o Marantz TT-15s1 está em um outro nível (muito superior). Depois de mais algumas horas de audição coloco mais opiniões.

Sistema utilizado:
    - TD Marantz TT-15s1 (com cápsula Clearaudio Virtuoso)
    - Pré de phono Cambridge Audio 640p
    - Integrado Cambridge Audio 840a v2
    - Cabo de interconexão AUD700
    - Caixas KEF Q900
    - Cabos de Caixa BJC (10AWG)
    - Condicionador de energia Belkin PF-60

• 5
  2. rbardal

rbardal Rafael Bardal

3.754 2.456 696

Desde 5 Jan 2011
    Curitiba
    Bom dia Roben. Parabens pela aquisição. Muito bonito o seu TD e seu review foi ótimo.
    Mata minha curiosidade, quanto pagou e aonde comprou?

3. rclunardi

rclunardi Usuário

Desde 1 Mar 2009
    Porto Alegre/RS
    Rafael,
    Comprei na Som Melhor Audio e Video (não quero fazer propaganda de loja, mas se você colocar no google vai direto para o site deles). Como já tinha comprado com eles, tinha sido bem atendido e dão nota/garantia, foi uma opção tranquila. Paguei na faixa dos 4000 reais (para importação direta, pagando todos os impostos, sairia mais que isso, visto que o preço dele nos EUA é algo na faixa de 1000 dólares). Se olhar em alguma loja de fora, só a cápsula Clearaudio Virtuoso custa na faixa de 800/900 dólares.

4. allexgalvao

allexgalvao keep the music playing

Desde 16 Dez 2009
    Brasil
    Muito bom o seu review Roben! Parabéns pelo set :aplauso:

Algumas curiosidades: a cápsula está inclusa no preço? e já veio montada? Como toca o Cambridge com essas KEF?

5. rclunardi

rclunardi Usuário

Desde 1 Mar 2009
    Porto Alegre/RS
    Alex,
    Sim... a cápsula (clearaudio virtuoso) SEMPRE (não tem opção) vem junto com o TD... o bom de usá-la (além de ser uma cápsula de alto nível) é que as regulagens são bem mais simplificadas (só seguir os passos do manual, sem precisar usar gabaritos e etc)... ela não vem montada, mas para montá-la (e regulá-la) é só seguir a receita de bolo do manual (sem muito esforço)...
    Em relação ao cambridge audio 840a v2 (vi que vc comprou o 851) ele toca MUITO bem as KEF Q900... eu gostei muito da combinação do cambridge e kef (mais do que cambridge e monitor audio, por exemplo)... abraços!

6. allexgalvao

Desde 16 Dez 2009
    Brasil
    Bom saber disso, pois as MA RX8 eram uma das minhas opções.

PS: comprei o Cambridge na mesma loja (Som Melhor) e fui muito bem atendido. Fica a dica para quem quer produtos com nota e facilidade no pagamento.

7. JeffersonLopes

JeffersonLopes Só ouvindo..

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Parabens pela compra. No vinylengine , há diversos manuais - inclusive o de serviço .

http://www.vinylengine.com/library/marantz/tt-15s1.shtml

Lembre-se que é necessário se logar para baixar os arquivos e é gratuito. A principio não consegui ver nenhum teste, mas aparentemente parece ser muito bom.

8. rbardal

rbardal Rafael Bardal

3.754 2.456 696

Desde 5 Jan 2011
    Curitiba
    Paguei quase isso também com meu Rega RP3 na Alpha, importando tudo certinho.
    Bom saber que temos mais essa opção de compra.

9. allexgalvao

Desde 16 Dez 2009
    Brasil
    Rafael,

NMHO, o Marantz está alguns degraus acima do RP3. Na musicdirect, custa $ 1.499,00 e o RP3 $ 895,00. Creio que o concorrente na faixa dele é o RP6. Aqui no Brasil é que os custos são equivalentes, a depender da política de cada revenda.

PS: só pra deixa claro - se o Marantz toca melhor que o RP3 aí é outra história...

10. rclunardi

rclunardi Usuário

Desde 1 Mar 2009
    Porto Alegre/RS
    Alex,
    Quando li fóruns gringos (muitos, pra falar a verdade), alguns deles realmente faziam comparativo com o RP6 (e não com o RP3) e com VPI scout... não posso opinar sobre os Rega e os VPI, mas os Thorens modernos que escutei (como o 190 e 240-2) não me agradaram nenhum pouco...
    Abraços,
    Roben.

11. phcassa

phcassa Usuário

Desde 16 Mar 2008
    Volta Redonda - RJ
    Roben excelente review. E vai ajudar e muito os novos proprietários desta máquina. Estou cogitando retornar ao vinil. To bastante inclinado pra esse toca disco. Já andei cotando o valor. Antes de comprar deixe eu lhe perguntar uma coisa. O LP-240 e o Sansui você cogita vender? Este Sansui pe o preto? me mande uma MP. Parabéns pela máquina e um grande abraço.

12. rclunardi

rclunardi Usuário

Desde 1 Mar 2009
    Porto Alegre/RS
    Pablo,
    Já vendi os dois (não fiz teste AB, mas botei pra tocar discos que eu estava bem acostumado e conhecia muito bem)... tenho alguns discos de "teste"... como o Heart - Dreamboat Annie e o Hendrix - Axis: Bold As Love que são discos que tem momentos acústicos, vocais com silêncios, instrumentos diversos... ou seja.. consigo perceber bem os detalhes...
    O Sansui era prata...

13. Radames

Radames Usuário

Desde 18 Nov 2010
    Uberaba, MG
    Show de bola, Lunardi!
    Gostei bem desse seu novo set. Cada vez mais sofisticado (y)
    Não sei porque mas sou retrógrado demais, talvez preguiçoso. Aquela coisa automática do DD200q me agrada tanto que quase me proíbe a troca de toca-discos :lol:
    Fiquei de olho foi na ex-sua 150mlx que está nos classificados rsrsrsrs

Abração!

14. rclunardi

rclunardi Usuário

Desde 1 Mar 2009
    Porto Alegre/RS
    Radames,
    Como está meu amigo? Usei a cápsula menos de um ano (comprei quando fui pros EUA ano passado entre no fim de abril/começo de maio)... vendi o TD com a cápsula para o colega Rocker e no mesmo dia encomendei o Marantz.. hehehe... posso lhe dizer que é uma baita cápsula...
    em relação ao sistema de retorno... principalmente quando se está bebendo (uma boa cerveja ou um bom vinho), faz muita falta...

15. Paulo FC

Paulo FC Usuário

Desde 9 Set 2006
    Curitiba
    Roben, parabéns pelo toca discos e pelo ótimo review :aplauso::aplauso::aplauso:

16. supekutorumandx

supekutorumandx Usuário

Desde 26 Mar 2011
    São Paulo
    Belo review e bela máquina, bom saber das opções do mercado.

17. Radames

Radames Usuário

Desde 18 Nov 2010
    Uberaba, MG
    Por aqui tudo tranquilo, Lunardi! A vida no interior é bem mais tranquila e saudável :rofl:.
    E o doutorado? Depois me passa os detalhes por MP, caso esteja pronta quero dar uma lida na sua tese (y)
    Agora, o automático faz falta até depois que se coloca o disco no lugar. Puxa o Start e lá vai o braço sozinho pro lugar certo e, se quiser, ele ainda repete o lado do disco pra você hehehe. Era uma coisa que me cansava no Numark, tanto que não está mais comigo.

Abração!

18. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Lindo!! :aplauso:

Parabéns e obrigado pelas valiosas informações. (y)

19. Daniel Poa

Daniel Poa Usuário

1.822 5.388 576

Desde 19 Fev 2010
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Grande Roben! Fiquei uns dias sem acompanhar o fórum, aí hoje fui na casa do Daniel (Rocker) e vi seu ex toca discos lá! Aí que fiquei sabendo da sua nova aquisição, parabéns! Lindo mesmo o bixo!

20. rclunardi

rclunardi Usuário

Desde 1 Mar 2009
    Porto Alegre/RS
    Daniel,
    Temos que marcar um dia pra reunir o pessoal e escutar o TD... e o "pior" é que estou providenciando um substituto ao pré de pho cambridge audio 640p (acabei vendendo esse finm de semana pro Rocker tb..)... ainda em dúvida se pego um usado da Cary ou um novo (musical fidelity m1vinl ou primare 32)... acho que até amanhã defino...

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso