Toroidal Hortotec derretido

Discussão em 'Amplificadores, Prés e Integrados' iniciada por augustoriodosul, 18 Nov 2019.

1. augustoriodosul

augustoriodosul Usuário

Desde 24 Fev 2009
    Rio do Sul/SC/BR
    Anúncio do HT Forum
    Olá a todos,
    Uma ocorrência muito esquisita, inusitada, aconteceu com um trafo Hortotec de 200VA, ao ligá-lo. Depois de alguns minutos, senti cheiro de queimado e ao verificar, a surpresa ao constatar que o referido trafo se derretia, embora não tivesse fogo visível. Sou cliente da Hortotec já há alguns anos, o Sr. José Luciano Costa sempre esclarece e atende com presteza. Mas, desta vez, limitou-se a conjecturar hipóteses. A minha dúvida e peço a ajuda de vocês, é se isso é comum ou corriqueiro, pois tenho mais uns 10 desses trafos hortotec, em operação. E assusta: e se outro entrar em combustão? Meu sistema é multi amplificado, por isso tantos amplificadores, todos de baixa potência. Anexas, algumas imagens do dispositivo danificado.

Anexos:

Anúncio do HT Forum
  2. jewel

jewel Usuário

Desde 24 Jun 2005
    Londrina/PR/BRASIL
    Regra geral, um curto no secundário do transformador provoca o superaquecimento do primário. Transformadores raramente queimam sozinhos

Não sei até onde vão seus conhecimentos de eletrônica, mas deixa ver se consigo te ajudar,

1- o trafo queimou sozinho? ou seja sem nenhuma carga no secundário. Se isso aconteceu, o mesmo estava com defeito, o que por sinal é bastante raro.

2- supondo que ao ligar, o trafo estivesse alimentando algum circuito, e provavelmente tendo um circuito retificador na sequencia do secundário, sugiro verificar os diodos retificadores. Basta um deles em curto para que o primário do trafo aqueça e derreta. Isso acontece, mas não sem antes ativar a proteção, caso ela exista. Um fusível em série com o enrolamento primário, (pela potencia do trafo, 4 ou 5A seria suficiente). Alem de verificar os diodos, veja se os capacitores eletrolíticos estão estufados. Caso constate um diodo defeituoso, recomendo a troca dos 4.
    Não disponho de mais dados sobre o circuito, mas lembro que um transistor de saida em curto ou com fuga, ira sobrecarregar a fonte, podendo inclusive queimar um dos diodos retificadores. Pode haver um outro componente curtocircuitando a alimentação.

se precisar de mais info, poste mais dados sobre os circuitos alimentados pelo trafo que queimou.

• 1
  3. augustoriodosul

augustoriodosul Usuário

Desde 24 Fev 2009
    Rio do Sul/SC/BR
    Olá Eder,
    De fato, como informei, os dados são insuficiente para para se diagnosticar o problema. Estava ligado a uma carga sim, um amp lateral mosfet, chinês, denominado M1-Mimesis(clone). Sua potência, se alimentado com 50 VDC, seria em torno de 100WRMS, com os dois canais. Mas este trafo é de 22v @200VA (x1.41=30v), isto produziria algo em torno de 40 a 50 WRMS, se excitado, mas, ao ligar, as suas entradas recebem quase zero volt(sem sinal, o Xover ainda não liberou o sinal de áudio). Depois do ocorrido, sim, testei o amp e a fonte, separados, estando tudo em ordem. Adquiri 4 desses trafos e substituí por exemplar análogo, mesma fonte e amp, funcionando normalmente até hoje. Utilizo algumas horas dia mas nem todos os dias da semana. Uma questão preocupante, meu setup é multi-amplificação com 7 canais, a maioria dos amps são protótipos, de baixa potência (até 50W) e o episódio causou um estrago sob o aspecto da confiabilidade: e se tivesse entrado em combustão, queimando a minha casa? Essa é a indagação que me levou a buscar opiniões neste Forum. Grato pelos esclarecimentos.

4. H400

H400 Usuário

Desde 13 Mar 2017
    Porto Alegre
    Parece q houve um super aquecimento apenas, não chegando a haver curto circuito, pela irregularidade do enrrolamento se ve q/foi enrrolado á mão.
    o núcleo toroidal pode ser reaproveitado.

Diria q a causa foi sobre-carga já q/o verniz do enrrolamento parece novo.

Última edição: 21 Nov 2019
    • 1
  5. augustoriodosul

augustoriodosul Usuário

Desde 24 Fev 2009
    Rio do Sul/SC/BR
    Olá H400,
    Será que a Hortotrafo/Hortotec enrola trafos toroidais à mão? Difícil de acreditar. De fato, a empresa tem um perfil de preços inferior à Toroid do Brasil, p.ex. Mas seria esse o barateamento de custos? E essa irregularidade, ao enrolá-lo, não poderia provocar curtos, quando manipulado, poderiam raspar o verniz? Grato.

6. H400

H400 Usuário

Desde 13 Mar 2017
    Porto Alegre
    No processo de enrrolameto é muito difícil remover o verniz, alias é muito difícil remover o verniz de qq jeito.

O enrrolamento irregular não provoca curtos
    apenas modifica o som ou os harmônicos.

Sim esse seu trafo foi enrrolado a mão, o q/dá um som diferente do enrrolado a máquina em um trafo de saída em um amp valvulado, como o seu é um transformador de força não sei q efeito ele daria, até gostaria de saber, enrrolamento a mão é muito usado em captadores de guitarra, os musicos preferem o som q ele dá nos médios, o enrrolamento feito à máquina fica totalmente simétrico como na foto abaixo, uma máquina de enrrolamento p/toroidal custa uma for-tu-na !!

Última edição: 21 Nov 2019
    • 1
  7. augustoriodosul

augustoriodosul Usuário

Desde 24 Fev 2009
    Rio do Sul/SC/BR
    Bem interessante, mal consigo acreditar. Mas as fotos são evidências. Seus argumentos, bem fundamentados: é a sua praia! Possuo mais de 30 trafos da Hortotrafo/Hortotec: as duas grafias quase sempre estão juntas. Não sei se são setores ou empresas associadas. Teve um outro exemplar, um roncador, sem carga, trocado gratuitamente. Os demais nunca deram problema, exceto este. Fica o registro e o alerta. Grato pelas explanações.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso