Anúncio do HT Forum

Torque

Discussão em 'Mecânica, Manutenção e Acessórios' iniciada por Wheeling600, 11 Fev 2020.

1. Wheeling600

Wheeling600 Usuário

Desde 5 Dez 2008
    My House
    Turma,

Resolvi nesse fds tirar os tambores traseiros do meu carro, para dar uma checada, limpada e lubrificada no conjunto e no colar de esferas que vem.

Procurei na Internet mas não achei o torque de aperto nas porcas do cubo. Nada relativo a isto, nem mesmo no site Reparador Fiat. Por fim, dei um aperto de 154Nm. Vi um vídeo de um cara trocando o de um Palio (diferente do meu) e na caixa do cubo dizia para dar um aperto de 210Nm, mas cada carro é um carro.

Meu carro é um Palio Sporting 1.6 16v e com menos de 17000km, tinha pouca graxa nas esferas.

Já nas motos é mais fácil achar manual de serviço...

Torquímetro é uma ferramenta essencial e tenho 3 aqui.

Acho que vou na CC da Fiat pra ver se algum mecânico sabe me informar, mas se alguém puder ajudar, agradeço.

Última edição: 14 Fev 2020
  2. Kleber Pinheiro

Kleber Pinheiro Membro avantajado

Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Eu geralmente presto atenção na força exercida na desmontagem. Mas considerando que é uma rosca invertida e que geralmente tem trava, acho que o torque não é um problema não. Eu mesmo nunca vi ninguém torqueando na remontagem, o povo só encosta e depois aperta até pingar leite... :lol:

3. Wheeling600

Wheeling600 Usuário

Desde 5 Dez 2008
    My House
    Irmão,

Muito dificil saber o torque em certos parafusos. Tive que colocar o peso do corpo para folgar as porcas. Aperto ainda de fábrica e eu não iria usar meu torquimetro para folgar o parafuso.

Fui na Fiat e conversei com o gerente da oficina. Estou aguardando a resposta dele, pois disse que iria ver no sistema da Fiat qual o torque aplicado.

Não sigo a risca o torque para tudo quanto é tipo de parafuso, mas os que são importantes na montagem de uma peça de segurança, ai sim, faço o uso do torquimetro.

Odeio ver os caras apertando parafuso com pneumáticas... Lógico que as oficinas não vão ficar instruindo os mecânicos a ficarem pesquisando e dando o torque do parafuso de uma roda, por ex. Eu mesmo quando faço algum serviço nos pneus, quando chego em casa, folgo os parafusos e dou o aperto correto.

Abs.

4. Kleber Pinheiro

Kleber Pinheiro Membro avantajado

Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Mas tem grampo de trava, não?

O problema maior eu acho que não é nem falta de torque, mas excesso. Força o rolamento.

5. Wheeling600

Wheeling600 Usuário

Desde 5 Dez 2008
    My House
    Não tem não irmão.

Tanto a falta quanto o excesso são prejudiciais, ainda mais numa peça que sofre peso, força, torção...

Eu tinha dado o aperto de 154Nm e lhe digo que não chega nem perto do que tive para folgar e olhe que ainda usei um cambão para folgar.

Cobrei hoje novamente ao gerente da oficina. Ele deve estar perdido pois creio que nem usam ou não sabe onde encontrar.

Conversando com meu mecânico, ele disse que simplesmente aperta com a mão, fazendo só um pouco de força, mas aquele aperto que estava nas porcas foi feito na pneumática pesada ou no torquímetro. Na mãozinha ali não foi não rsrs.

6. Wheeling600

Wheeling600 Usuário

Desde 5 Dez 2008
    My House
    Bem,

O gerente me passou a informação

O torque é de 280Nm...:o

Meu torquímetro maior só vai até 210Nm... Ai ferrou.

Vou levar na Fiat para que eles dêem esse aperto... :(

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso