Anúncio do HT Forum

Torre Sonus Faber Concerto Domus - DIY claro!

Discussão em 'DIY' iniciada por Egou, 6 Set 2015.

1. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Galera, boa tarde!

Sou novo aqui, gosto muito de som e já tenho certa experiência em construção de caixas acústicas.
    Minha empreitada é melhorar meu HT com um up nas caixas. Pesquisando sobre o assunto me encantei com as Sonus Faber Concerto Domus. Ai veio a idéia de construir as minhas.

Hoje meu set conta com caixas da JBL N24 para as frontais e central, o sub fui eu quem fiz e as surround são genéricas. Meu receiver é um Yamaha RX-V377 5.1

Gosto muito do som das minhas JBL e tive a ideia de aproveitá-las no projeto.

Então vamos lá.

A ideia é fazer uma torre seguindo as linhas da Sonus Faber já citada. Porém, a idéia é fazer uma torre usando os falantes e Xover da JBL na parte superior da torre e um Sub de 8" na parte inferior. Farei também uma central nos mesmos moldes usando os falantes da JBL tb.

Minha idéia é colocar um amplificador de 2 canais dentro de uma das caixas do sub. Uma dica que vi num outro projeto é fazer uma caixa do sub selada e a outra dutada. As respostas seriam diferentes, cobrindo uma faixa maior de frequência.

Tenho todos os componentes, menos a placa do amplificador, que é facilmente encontrada no ML.

Alguém já fez algo parecido? Tem alguma idéia pra adicionar ao projeto?

2. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Ninguém interessado? Gostaria muito de ouvir as opiniões dos que tem mais experiência.
    Fiquem a vontade...

3. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Amigo, belas caixas lembram as sublimes do vjgomes com esse acabamento curvo. Soh não sei se mudaria as suas caixas da jbl,
    parecem boas caixas.

4. samaronelopes

samaronelopes Usuário

Desde 14 Jun 2010
    Piracicaba-SP
    Projeto DIY é sempre inspirador, então vamos lá:

1 - Você possuí os parametros T/S desses suas caixas frontais que espera desmontar?
    2 - Onde você viu essa informação que dois subs seria uma boa? Pois pra mim isso vai gerar ganho exagerado em certas faixas. Eu indico apenas um bom subwoofer.
    3 - Sem os parametros T/S das caixas acho que não vai conseguir um bom resulado, a não ser que você apenas replique o volume e dimensões atuais dentro da torre, apenas para efeito de ter um torre estéticamente mais bonita.

Caso abandone a idéia de desmontar suas caixas e parta para fazer algo totalmente novo, você vai acabar concluído que o mercado brasileiro é escasso de opções para falantes realmente bons. Muita gente consegue resultados razoáveis com mids eastech (alguns dá pra achar os T/S), também com os Nars (a maioria têm T/S).

Quando passa pra TWs aí a coisa aperta mais ainda. Existem alguns medianos com domo de seda. Mas eu sugiro importar esses. Subwoofer de 8" acho que só temos mesmo os Questos, o resto são fracos ou requerem caixas enormes para ter uma resposta aceitável (Nar, Panther). Tudo vai depender do seu grau de exigência e quanto quer dispor na brincadeira. Nós conte suas expectativas.

Abs

5. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Prezado Samaronelopes.

Muito obrigado pelas suas observações.
    As minhas caixas são realmente muito boas. A idéia é mesmo manter o volume das caixas originais para ter a mesma resposta.
    Pretendo usar os falante e xovers das caixas justamente por não encontrar no Brasil falantes descentes. Com essa mudança dou uma boa melhorada na estética do meu HT.
    Quanto aos Subs, já tenho os falantes e as caracteristicas deles. Eles receberão o mesmo sinal, mono, mas um estará em uma caixa selada e o outro em uma dutada. isso fará com que um tenha uma resposta mais rápida, com mais detalhamento, no caso da selada. O que estará na dutada terá uma resposta mais longa, com graves mais profundos. Um acabará compensando o outro. Pelo menos é o que diz a teoria.

6. samaronelopes

samaronelopes Usuário

Desde 14 Jun 2010
    Piracicaba-SP
    Boa tarde Egou,

Sobre o "transplante" das book, ok. Agora sobre os subwoofers, creio que se você quer repostas complementares terá que fazer o selado em bandpass e o dutado em lowpass, pois caso não, na região de encontro dos dois haverá ganho e a resposta pode embolar, não acha? Agora se você prefere um grave e subgrave acentuado então vai conseguir. Se já está com o projeto pronto, então é mãos a massa. Estarei observando, obrigado por compartilhar.

7. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Bem pessoal, atualizando o tópico.
    Fui semana passada em uma loja de HT e fiz audições em várias torres de várias marcas e me encantei com outro modelo da Sonus Faber, a Olympica 2.
    Ela é uma caixa de 3 vias LT com um desing apaixonante. Estou mudando meus desenhos aqui para clonar essa caixa.

Preciso da ajuda dos experts de plantão para definir a parte dos graves. Vou usar um par de Subs da Eastech de 8" que tenho aqui, mas não tenho os parâmetros. o modelo é FSB52B580-8308. Se não me engano são usados em algumas caixas da Philips.

Alguém tem esses parâmetros ou sabe onde consigo?

Mais uns dias já posto os desenhos do projeto...

8. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Galera, ninguém tem nem ideia de onde conseguir os parâmetros? (n)
    Os desenhos no CAD já estão em andamento... to dependendo de um amigo desenhista...

9. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Complicado achar os parâmetros desse sub amigo.
    Eu sugiro que entre em contato com o fabricante para te passarem.
    Como você tem dois, se os parâmetros forem favoráveis, minha sugestão é que faça um sub bipolar com os alto-falantes montados em faces opostas.
    Boa sorte na empreitada. (y)

• 1
  10. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Pelo que li no site, a Olimpica II é bass-reflex, não LT.... E não usa subwoofers, são woofers...

11. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Verdade, acho que me expressei mal. Bass-reflex. E não é sub mesmo, é woofer. Mas a ideia não mudou. A intenção é fazer igual. Obrigado pela correção.

12. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Pessoal, a quem possa interessar, achei um artigo no Audio Espresso onde ensina a medir os parâmetros TS usando medidores e métodos bem simples... estou medindo meus auto falantes com grande sucesso.
    Logo logo terei todo o projeto da caixa pra postar aqui.

Última edição: 7 Out 2015
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso