Anúncio do HT Forum

toyota etios clube

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por buenoo, 21 Jul 2014.

1. mckartista

mckartista Usuário

Desde 18 Jun 2015
    Brasil sil sil
    kawashima agora mudou de perfil é? rs

2. Gustavo_bl

Gustavo_bl Usuário

Desde 17 Mar 2008
    Porto Alegre - RS
    Isso é na Índia?

3. Gustavo_bl

Gustavo_bl Usuário

Desde 17 Mar 2008
    Porto Alegre - RS
    alguém tem o Etios com câmbio automático? Quais as impressões?

Meu etios sedan manual vai fechar 90.000 km, estou pensando em trocar por um automático.

4. rodrigojoi

rodrigojoi Usuário

2.397 1.530 411

Desde 21 Set 2010
    Joinville/SC/brasil
    Na empresa que minha esposa trabalha tem o sedam AT, tem também versa e livina AT, voyage, etc, embora seja dos mais feios,é o preferido de todos, mesmo com 4 marchas ele responde bem e tem custo de manutenção melhor que os demais.

5. Gustavo_bl

Gustavo_bl Usuário

Desde 17 Mar 2008
    Porto Alegre - RS
    boa... é que tem muitas materias em sites e revistas automobilísticas que criticam bastante esse AT de 4 marchas, inclusive recomendam comprar o MANUAL. O melhor mesmo é ouvir o usuário comum que utiliza o carro no dia a dia... eu mesmo tive uma Livina AT com 4 marchas e gostava bastante. Claro que não é perfeito, o melhor seria se fosse um CVT, mas não é a proposta do carro.

Mesmo não sendo um câmbio perfeito, ainda parece suficiente.

6. rodrigojoi

rodrigojoi Usuário

2.397 1.530 411

Desde 21 Set 2010
    Joinville/SC/brasil
    Se não estou enganado o versa é cvt, mas segundo ela o pessoal da empresa sempre prefere o etios.

• 1
  7. mckartista

mckartista Usuário

Desde 18 Jun 2015
    Brasil sil sil
    kawashima cosplay voltou.... kkkkkk

8. allan2015

allan2015 Usuário

368 521 86

Desde 19 Ago 2015
    Santa Catarina
    Olá , alguém já instalou a câmera de ré do mercado paralelo no Etios ? A do chicote adaptador. .

9. maicon09

maicon09 Usuário

364 357 78

Desde 2 Nov 2011
    SC
  10. Guruga

Guruga Usuário

Desde 31 Dez 2009
    Araçuaí/MG/Brasil
    Vou deixar meu depoimento sobre o Etios após 5 anos de compra. Já vou dizendo que não pretendo adquirir outro e cogito nunca mais ter um Toyota na vida.

O carro mecanicamente é bom, isso é um fato. Mas, quanto ao resto, deixa muito a desejar, principalmente na questão de itens de conforto, acabamento e acessórios. O pior de tudo é que o carro é muito caro, apenas por ter a marca Toyota estampada. Percebi, desde que adquiri o meu em 2014, um aumento de preço expressivo nesses anos, sem que tenha havido melhorias realmente substanciais no carro.

Mas não é por isso que não irei adquirir outro, ou, melhor dizendo, não é o motivo principal que me fez ficar desapontado com o carro e com a montadora. O motivo mesmo é o desrespeito com a segurança do usuário. E isso vem de um quesito que nem mesmo faz parte dos testes de segurança e que, em países mais desenvolvidos, seria apenas um caso de ausência de acessório. Mas que no Brasil impacta significativamente, apesar de indiretamente, na segurança do consumidor. Me refiro à falta do dispositivo de aviso do farol aceso.

Por quatro ou cinco vezes o carro já me deixou na mão porque o farol ficou aceso. A maioria das vezes foi dentro de área urbana, o que só gerou incomodo; mas uma vez aconteceu quando estava em um sítio, onde o sinal de telefone é fraco. Pior, estava com minha esposa e um filho de dois anos. Tive muito trabalho para conseguir telefonar para um parente ir nos prestar socorro.

Por que esse é um item de segurança? Porque se isso acontecer em algumas rodovias do país ou em algum lugar mais ermo, então você estará exposto a todo tipo de risco que nosso país oferece: assalto, sequestro, assassinato, etc.

E por que considero nunca mais adquirir outro carro dessa montadora? Porque considero que isso não é um erro de projeto, mas uma escolha deliberada para poupar alguns míseros reais, desconsiderando tudo de ruim que pode causar a quem utiliza o veículo. Há três formas básicas que a montadora poderia utilizar para evitar esse risco: desligamento automático do farol com a chave, aviso sonoro de farol aceso ou luz indicativa no painel. Qualquer montadora de garagem oferece pelo menos um desses itens, a maioria dois deles. O que faz a Toyota? Não apaga os faróis com a chave, não tem aviso sonoro de farol aceso e, cumulo do absurdo, nem mesmo um LED que indica se o farol está aceso. O engenheiro que pensou nisso deveria ser demitido e proibido de trabalhar com qualquer projeto automobilístico.

Mas o problema é que isso não é um erro, é falta de respeito. Me sinto um otário toda vez que me vejo nessa situação porque a montadora resolveu economizar alguns míseros reais na fabricação do carro. Se eu achasse que isso fosse um erro eu poderia ser mais compreensivo. Mas não é. Não é nem mesmo um vício oculto, caso em que eu ainda poderia entender. O que mais me deixa com raiva é que se fosse um defeito você poderia tomar atitudes para remediar ou prevenir, como trocar peças antes do tempo para evitar desgaste, etc. Não há como se precaver com esse "defeito", porque pode acontecer com o dono ou com qualquer pessoa que esteja utilizando o veículo, desde sua esposa, algum parente ou mesmo o manobrista do estacionamento.

É um vergonha uma empresa, que tem sua origem em uma cultura que preza tanto pela qualidade, fazer um PAPELÃO desse.

PS.: Eu sei que nas versões mais novas a Toyota incluiu o LED de farol aceso. Mas para mim o estrago já está feito e ela "consertar" nas versões mais novas não resolve os problemas que tenho com o carro.

11. BlackFocus

BlackFocus Usuário

90 107 14

Desde 24 Set 2008
    Novo Hamburgo(RS)-Brasil
    Dificilmente eu compraria um Etios, não gosto de carro feio, mas o teu motivo deve ser atribuído somente a você. Se dá tanta importância a esse aviso, poderia ter observado a falta antes de comprar o carro.
    Se apenas passou a dar importância após ter ficado na mão, o que pode acontecer, qualquer eletricista automotivo pode fazer essa alteração, incluindo o desligamento automático na chave ou colocar um aviso.
    Mas é indiscutível que o Etios é um carro de baixo custo e vários cortes são feitos no projeto para possibilitar sua venda no valor pedido. Montadoras visam sim o lucro e quanto maior melhor. Cabe ao consumidor se informar melhor e a partir daí comprar ou não.

Abraço

• 2
  12. ms73

ms73 Usuário

O Etios foi lançado como carro de baixo custo, continua tão tosco quanto era mas agora não está barato.

13. DaN!

DaN! Usuário

8.340 2.211 686

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Isso que é mágoa!

• 1
  14. Guruga

Guruga Usuário

Desde 31 Dez 2009
    Araçuaí/MG/Brasil
    Não compro carro pela beleza. Quando fui comprar o carro observei muita coisa, inclusive questões de regulagem de cinto de segurança, multimídia, e outras coisas que o carro não tem e que nunca me incomodaram. Mas esse é um detalhe muito específico que não é fácil de observar em um test drive. Testei o carro durante o dia, então não precisei acender os faróis. A lei que obriga a usar farol em rodovias só foi promulgada depois que adquiri o carro. Não esperava que ele não tivesse qualquer aviso de que o farol não estivesse aceso. QUALQUER AVISO, que fique bem frisado. Me diga quantos carros que você conhece que não tem nenhum aviso de que o farol está ligado? Esse não é um critério que se observa muito. E não, o problema foi detectado antes, mas não fiz alterações para não perder a garantia. Como moro no interior não é fácil conseguir um eletricista de confiança para mexer na parte elétrica do carro e não tenho referências em outras cidades. De qualquer forma, conseguir corrigir o problema não diminui o absurdo que é a Toyota ter feito uma economia que pode deixar o cliente literalmente a pé.

15. Gustavo_bl

Gustavo_bl Usuário

Desde 17 Mar 2008
    Porto Alegre - RS
    Me desculpa, mas que exagero sua mensagem...

tudo isso por causa de um led de luz acesa ausente?

que ano é o seu Etios?

O meu é 2014/2015 e tem aviso de luz acesa....

mas as montadoras são assim, todos os anos melhoram alguns modelos. Foi o caso do Etios, aos poucos a Toyota foi melhorando o projeto e adicionando melhorias...

Outro exemplo, meu modelo 2014/15 tem câmbio com cabo... tecnologia ultrapassada... a partir de 2016 a toyota melhorou isso, e o câmbio agora é hidráulico.

Depois a toyota ainda por cima adicionou controle de estabilidade/ESP.

Então sua mensagem não faz o menor sentido, pois o que você reclama que não tinha no seu Etios já existe na linha há pelo menos 5 anos.

• 2
  16. Guruga

Guruga Usuário

Desde 31 Dez 2009
    Araçuaí/MG/Brasil
    Vou tentar explicar pela última vez. Nenhum carro que eu conheço sai de fábrica sem nenhum aviso de farol aceso. Nenhum. Se você for parar para pensar sobre, verá que é um absurdo. Pense em quantas vezes você avaliou um carro para comprar em que "ter luz indicadora de farol aceso" estava entre os critérios para escolha do carro. Arrisco a dizer que nunca. Por quê? Porque nenhuma montadora nunca fez isso. Para me desmentir, basta encontrar algum outro carro em que isso tenha acontecido. De qualquer ano, de qualquer montadora. Me prove que estou errado. Se você conseguir, eu dou o braço a torcer e me recolho a minha indignação. O fato de a Toyota ter corrigido posteriormente, e só para as novas versões, não diminui a vergonha de ela ter feito uma economia tão porca a ponto de expor seus clientes a situações de risco. Como eu disse, em uma das ocasiões eu estava em local isolado, e tive muita dificuldade para conseguir contactar um parente. Imagine se meu filho ou minha esposa precisassem ser transportados com rapidez, mas eu tivesse ficado a pé por conta da economia com uma luz de farol aceso. Todos os donos de Etios do ano do meu carro que conversei na minha cidade já passaram pela mesma situação. E sim, isso já ocorreu antes. Eu nunca havia postado antes porque ponderava e achava que não iria adiantar. Mas hoje ocorreu de novo. Muitos vem aqui elogiar o carro, e é verdade que ele tem coisas boas, mas para mim nenhuma delas compensa esse absurdo que a Toyota fez. Todo mundo fica indignado quando eu digo que o carro não tem luz de farol. Uma vez eu disse isso para um policial que me parou em uma blitz, porque o farol estava apagado. Eu expliquei para ele que o carro não tinha o tal LED. Ele ficou tão espantado que me pediu para mostrar.

Perceba que é diferente um carro ter uma tecnologia ultrapassada e ele não ter "tecnologia" nenhuma. Um câmbio com cabo pode ser ultrapassado, mas não te impede de dirigir o carro, se ele estiver inteiro. Você não precisa se lembrar de ligar o cabo, ou de desligá-lo.

O problema foi corrigido para as versões posteriores, mas quantos carros estão circulando por aí com esse problema? Isso serve de alerta para quem quiser comprar uma versão mais antiga como a minha. E também mostra que a Toyota é mesquinha com coisas absolutamente pequenas. Sinceramente, alguém acha que uma luz indicativa de farol aceso é supérflua? Qual a justificativa para um carro não vir com ela? Se fosse erro eu até aceitaria, mas foi um escolha consciente. E é isso que me deixa mais indignado.

Respondendo sua pergunta: o meu é 14/14.

Última edição: 30 Jul 2019
  17. AlbertoRJ

AlbertoRJ Usuário

Desde 16 Dez 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Existem vários carros sem o alerta de farol aceso de fábrica ou pelo menos existiam na época de quando você comprou o seu Etios. Um deles era o HB20, mas sei que existem outros, basta pesquisar (Gol, Parati, Corsa, Classic, etc.). Como isso era uma característica do carro, quando você o comprou deveria ter conhecimento. Se não teve conhecimento poderia ao menos ter colocado um módulo de aviso para não ter "ficado na mão", que é bem barato e existem para vários modelos, com certeza para o Etios também:
    https://lista.mercadolivre.com.br/alarme-alerta-de-farol-aceso_has_true
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704757640-alerta-de-farol-ligado-etios-_JM?quantity=1

O carro pode ter os seus defeitos mas criar um problema com a marca por causa dessa característica acho exagero. O alerta, como todos sabem, foi incluído como item de série nos idos de 2014 (modelo 2015) por conta do feedback dos usuários e não como "recall". Hoje tem um apito que é praticamente impossível não notar.

18. DaN!

DaN! Usuário

8.340 2.211 686

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    O problema é o exagero.

"Nunca mais compro um Toyota porque um carro que tive (o mais simples da marca) não tinha a luzinha que indicava o farol aceso".

O carro não deu defeito, não faltou peças, não teve problema com o pós venda. Pode ter sido um erro de projeto, ok, mas dizer que nunca mais compra um carro da marca por isso me parece muita passionalidade e nenhuma racionalidade.

• 4
  19. rodrigojoi

rodrigojoi Usuário

2.397 1.530 411

Desde 21 Set 2010
    Joinville/SC/brasil
    Também não compraria um étios, acho feio com força, agora concordo com os demais, você comprou sabendo disso, foi uma escolha sua ... o problema seria se os itens que existem parassem de funcionar e a ccs ou montadora não dessem o devido respaldo necessário.
    Quanto a não comprar mais carro da marca, a decisão cabe somente a você, acho até que se esses itens eram tão importantes para você, nem deveria ter pego esse carro na época, mas sim um que tivesse, talvez tivesse outros prolemas, mas são escolhas ....

20. mckartista

mckartista Usuário

Desde 18 Jun 2015
    Brasil sil sil
    tenho carro desde 1994, onde essa "tecnologia" nao existia, já dirigi diversos carros até mais antigos e nunca, nunca tive esse problema nem essa magoa... afinal o aviso é apenas um lembrete... se voce teve esse problema 1x, que servisse de "lição" para nao errar mais... agora fazer 5x a mesma coisa, definitivamente a falta de respeito vc sua para com vc mesmo, na boa!!!!

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso