Anúncio do HT Forum

Transformação 6.1 em 5.1.2 Dolby Atmos

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Phillx, 8 Mai 2018.

1. Phillx

Phillx Usuário

Desde 7 Mai 2018
    Curitiba
    Estou prestes a adquirir um Denon X2400H, em substituição ao meu Onkyo Tx-DS787, para a seguintes caixas que tenho em 6.1:

- Frontais: 2x B&W DM601 S2 100w 8 ohms.
    - Central: 1x B&W LCR 60 S3 120w 8 ohms.
    - Traseiras, no teto: 3x B&W CWM 650 130W.
    - Subwoofer: MK K10 8" 75W RMS (150W).
    - Zona 2: 2x Selenium no teto para som ambiente.​

Nunca fiquei 100% satisfeito com o som porque as três caixas traseiras estão no teto, logo acima dos ouvintes e do sofá junto à parede. Para tentar solucionar, estou pensando em aproveitar o novo receiver e fazer uma configuração 5.1.2 Dolby Atmos, da seguinte forma:

1) Eliminar a caixa central do teto, posicionar as outras duas laterais um pouco mais à frente; e
    2) Comprar outras duas caixas (bookshelf ou de parede) para servirem como "side speakers" e colocá-las ligeiramente atrás do sofá, 15 cm acima dos ouvidos dos ouvintes.​

Acham que vale a pena mexer na sala para isso, ou a diferença de qualidade não vai ser tão perceptível?

Seguem as fotos do que pensei fazer para vocês me darem uma opinião. Obrigado!

Simulação:
    Simulacao.jpg

Fotos da minha sala:
    Posicao-caixas-laterais-2.jpeg Posicao-caixas-laterais.jpeg

2. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Boa tarde

Não é a toa que nunca ficou satisfeito com o resultado

A central jamais deveria estar no teto , deve achar uma central da mesma linha das suas frontais e isso ceio que não sera fácil pela idade de suas caixas mas se der sorte acha nos classificados.

As surround's devido a não ser parede atras e sim marcenaria com nichos onde o angulo de dispersão das caixas são matadas pois entram para dentro dos nichos.
    O canal central do 6.1 esta encoberto pelo projetor

Pode ser uma boa opção usar caixas do tipo dipolares nesta posição que colocou no desenho e usar um par das CWM650 para a função do atmos mas elas deverão estar com o TW voltado para o sofa OK

• 1
  3. Phillx

Phillx Usuário

Desde 7 Mai 2018
    Curitiba
    Olá @Márcio Veronez@Márcio Veronez ! Obrigado pelas dicas!

Veja, acho que não fui claro. Eu tenho uma central na mesma linha das minhas frontais. Essas caixas das fotos são as traseiras e, portanto, estão atuando como SL (Surround Left), SB (Surround Back) e SR (Surround Right). Assim, a caixa que me referi como central é a traseira central SB, mas só por estar no meio das outras duas. Essa caixa SB parece estar encoberta pelo projetor, mas não está. É só o ângulo da foto. Veja nessa outra foto de frente:
    IMG-1472.JPG

Dipolares? Ok. Você não é o primeiro que indica o uso delas. Vou dar uma olhada. Obrigado!

4. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    O ok desculpe pelo mal entendido quanto a central

Mesmo naquela posição ali a central do 6.1 esta encoberta para quem esta do lado esquerdo do sofa pois o angulo de dispersão sonora abre bem em relação as largura original da caixa.

As CWM650 são caixas muito boas como surround e geram ótimos efeitos , mas no seu caso ai é realmente complicado.

A surround adequada para seu conjunto se for manter a marca B&W seria a DS3

• 1
  5. Phillx

Phillx Usuário

Desde 7 Mai 2018
    Curitiba
    Entendi, Márcio. Muito obrigado! Vou partir para uma modificação, então.

6. Ezequiel

Ezequiel Usuário

Desde 26 Dez 2004
    Fortaleza/Ce/Brasil
    Meus quinhentos... Para Atmos, vc pode fastar as caixas superiores um pouco para frente ate um angulo de 60 graus entre elas e a posicao de audicao. Tire realmente a central traseira.
    Para as surrounds, sugiro caixas BIpolares na parede traseira e nao DIpolares. Por duas razoes: primeiro, as Bipolares funcionam melhor em paredes traseiras e segundo que, se não me engano, o padrao dolby atmos nao inclui caixas dipolares na configuracao.
    Em casa, tenho o PDF das configuracoes recomendadas pela Dolby para Atmos, se quiser, mando para vc. Mas vc encontra facil no site deles.

Abraco.

• 1
  7. Phillx

Phillx Usuário

Desde 7 Mai 2018
    Curitiba
    Obrigado, Ezequiel. A ideia seria mesmo colocar as caixas pouco à frente do sofá, no ângulo certo previsto no manual. Já vi esse manual no site da Dolby, ok. Sobre as bipolares, comecei a ler a respeito depois que você mencionou e vi que algumas pessoas realmente afirmam ser a melhor opção para colocar em paredes logo atrás dos ouvintes. Também li que a Dolby não recomenda dipolares, apesar de algumas pessoas ainda assim afirmarem ser a melhor opção para salas menores. Tem um interessante artigo a respeito aqui e um vídeo aqui. Vou dar uma olhada melhor nisso. Obrigado pela contribuição!

Última edição: 10 Mai 2018
  8. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Foi mal ai parceiro , escrevendo na correria nem percebi que tinha escrito di em vez de bi

As vezes acontece

• 2
  9. Ezequiel

Ezequiel Usuário

Desde 26 Dez 2004
    Fortaleza/Ce/Brasil
    Caixas Dipolares são ótimas opções para sistemas 5.1 ou 7.1 convencionais em que vc tem pelo menos 1,2m de espaço atrás do ouvinte, mas as surrounds tem que ser colocadas perfeitamente na lateral do ponto de audição para criar uma área "nula" entre elas. Passei umas semanas usando assim enquanto aguardava os outros amplificadores chegarem. O envolvimento delas é muito bom para filmes, mas deixa uma sensação estranha para música multi-canal.
    Gostei da sua sala, pode postar uma foto da parede frontal?
    Abraço.

• 1
  10. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    Sala muito bonita, parabens. Assim como a minha possui sofa classico, com altura padrao, por um lado fica bonito (a minha eh sala de uso misto, de estar e ht) porem sinto um certo desconforto por nao serem poltronas com apoio de cabeça.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso