Anúncio do HT Forum

Transformando um macbook pro em home studio

Discussão em 'Home Studio' iniciada por Kamuisakeu, 28 Jul 2009.

1. Kamuisakeu

Kamuisakeu Usuário

2 0 0

Desde 28 Jul 2009
    São Paulo
    Aeee galera!

Sou novo no forum então caso tenha algo errado em minha postagem avisem por favor!

Recentemente adquiri um macboo pro rpa trabalhar (desenvolvimento) mas agora que já me habituei melhor com o mac os )(semrpe fui usuario de pcs/windows) queria aproveitar mais do meu amigão aqui. É por isso que decidi ver se consigo transformá-lo num home studio basico.

Sei que preciso de no mínimo 3 coisas:

- Uma interface pra ligar instrumentos ao mac(placa de video e/ou mesa).
    - Um ou mais softwares de gravação/mixagem/criação.
    - Criatividade e boa vontade.

Levando em conta que meu objetivo é o de fazer gravações própria com mais qualidade do que só usar um mic e gravar tudo, gostaria de saber:

- Em relação ao primeiro item, que placa/mesa vcs me recomendam? Nada muito profissa, o objetivo são gravaçoes caseiras com qualidade, o minimo que me proporcionar isso já está de bom tamanho. Levando em conta que pretendo gravar vocal, baixo, guitarra e teclados (a bateria, inicialmente será com loops ou coisa assim).

- Agora vem o software, meu macbook vem com o garageband 09, com ele já consigo obter bons resultados ou vocês me indicariam outro(s)?

- A criatividade está a mil e a boa vontade estou colocando em prática perguntando pra vcs que já manjam! Enquanto isso vou dando uma lida nos posts mais genericos sobre o assunto!

Até mais pessoal!

2. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Seja bem-vindo ao fórum! (y)

Realmente você vai precisar de uma interface de áudio externa. Tem várias opções, dá uma olhada nas Digi, M-Audio, Behringer, etc.

Eu nunca mexi com o Garage Band, mas dizem que é muito bom. Como você já tem instalado aí, aprende a usar bem ele e aí sim ver se ele tem limitações que te atrapalha.

3. pdemarco

pdemarco Usuário

Desde 31 Dez 2002
    Atibaia/SP
    Olá colega,

então uma solução barata é usar um mixer da Behringer que venha com o interface USB. Você terá varios inputs (dependendo do mixer).

Se quiser utilizar mixagem por software recomendo os interfaces da M-audio, são excelente.

Depende muito de sua aplicação, se quiser mixagem ao vivo existem soluções da Ableton (www.ableton.com).

O Logic Studio da Apple é bom também para pós-produção.
    Um bom começo é o Garage Band, você consegue fazer bem simples uma produção, geralmente ele acompanha os computadores da Apple no pacote iLife.

Abraços

4. clebervb

clebervb Usuário

Desde 2 Dez 2007
    Itumbiara/Goias/Brasil
    Comprei um iMac, estou com dúvida parecida com a do pdemarco.
    Pelo visto Sonar é só pra Windows.

O garageband é super prático, dá pra tirar um ótimo som dele facilmente, e é bem leve, porém é muito limitado.
    Exemplo, não aceita vst`s externos, não importa trilhas de áudio, não exporta o projeta pra Wav, e o pior, não dá pra editar nada nas trilhas, como adicionar fade no inicio ou fim, etc, apenas consegue apagar o que não interessa.

Ou seja, é como o iMovie perto do Finalcut. Tem um bom resultado, é pratico, mas muito limitado.

Vou testar o Logic Studio pra ver. Se tiverem mais sugestões.(y)

5. brunoac

brunoac Moderador

2.014 1.123 831

Desde 30 Abr 2007
    Campinas, Brasil.
    Costumo brincar com o garageband.
    Tenho um macbook pro com 4gb de memória e, em alguns momentos, o garage não consegue processar toda a informação.
    Uso sempre apenas com o garage rodando, portanto concluí que é uma limitação do programa mesmo.
    Pensei no LogicStudio, e como o colega acima, gostaria de sugestões.

6. clebervb

clebervb Usuário

Desde 2 Dez 2007
    Itumbiara/Goias/Brasil
    brunoac,

Acredito que no seu caso o problema está no processador, aqui no iMac já testei 20 trilhas simultâneas, com bateria, guitarras, etc, e rodou perfeito.
    Dá uma olhada nas propriedades do garageband.

7. brunoac

brunoac Moderador

2.014 1.123 831

Desde 30 Abr 2007
    Campinas, Brasil.
    Clebervb, obrigado pela dica.
    Realmente dei uma melhorada nas preferências do programa.
    Quando tiver um tempo pra brincar com o garage, provavelmente só na semana que vem, vejo se melhorou.

(y)

8. Leonardo77

Leonardo77 Usuário

Desde 9 Jul 2007
    Br
    Colegas,

Meu depoimento...(y)

Estou usando macbook pro com motu 828firewire mk3, to fazendo uma pre produção do proximo cd da minha banda e mudei pra mac tem menos de um ano, estou bem satisfeito usando o logic 9.

Meu mac pro por enquanto tem apenas 2gb e ta rodando tranquilo em 44khz e 24bits, olha que to usando a pre pra estudar a mix e enchendo de plugin (testando a vontade os compressores, reverbs, instrumentos virtuais etc... .....:aplauso::aplauso::aplauso: viva o macbook pro....(y)(y)

Usava antes as vezes o sonar e na maioria das vezes o nuendo no windows xp com quad core 2.2 e 4gb.

O casamento motu+mac+logic tem dado certo ate agora... se continuar assim na proxima etapa que sera a gravaçao pra valer 88khz e 24bits (ate agora somente previas gravadas sem muito capricho ) usarei o mesmo setup.

Estou gostando...
    Abrs
    Leo

segue exemplos da pré-produção com o equipo:

http://www.youtube.com/watch?v=Oi-Np8vC1gk

http://www.youtube.com/watch?v=I6FKNOxuTiQ

9. tearodman

tearodman Usuário

5 0 0

Desde 18 Set 2008
    Jau/SP/Br
    Eu uso MacPro 13 + Presonus Firestudio Project (8+8 canais) + Logic 9 no meu home-studio.
    Funciona sem problemas.
    A diferença do Garageband para o Logic Pro é exatamente essa do iMovie Vs. Final Cut.
    Se as VST`s do Logic não te interessarem muito, tem a versão Express que custa 1/3 da versão pro e vem também com 1/3 dos acessórios, pois o básico o Express faz.

A brincadeira até o momento tá assim:
    http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/-zqjDO7EifDdZhX9FFyxXQ?feat=directlink

Falta eu aprender a mexer cada vez mais no home-studio.

amplexos

T.

10. Luciano Martins

Luciano Martins Usuário

Desde 8 Set 2008
    Sao Paulo - SP
    Eu uso um Macbook Pro de 13'', com 4gb e HD seagate de 500gb a 7200rpm com FastTrack Pro da M-Audio e Logic Pro 9.

Roda 20 a 30 canais brincando.

A FastTrack Pro tem Midi, In/out, 2 entradas balanceadas, 2 desbalanceadas, Saída digital (cabo coaxial) e 2 saidas rca, me atende muito bem.

11. Manza

Manza Usuário

3 0 0

Desde 7 Fev 2008
    Belem/Pará/Brasil
    Amigo, aqui eu uso o MAcbookpro + um teclado controlador para tocar e gravar coisas ao vivo (o teclado é um Novation X-Station, que ja vem embutido uma interface de audio com duas entradas) + Logic Pro que é infinitamente melhor que o garageband ( são 50GB de programa!)
    em casa, para uma gravação mais profissional eu utilizo um iMac 24'' + Digital Performer (vou migrar para o Logic Pro, só me falta terminar uns trabalhos) + uma M-Audio 2626 Firewire. fica tudo limpo e ambos os Macs aguentam tudo de boa.

12. bomsom

bomsom Usuário

Desde 4 Jan 2009
    Salvador-BA Brasil
    Tenho um MBP e uma interface Presonus Firebox que tem conexão firewire. Funciona muito bem no Mac sem a necessidade de drivers, realmente plug and play! Ja testei no Garage Band e Logic 9 que um amigo meu tem, sem problemas. Como não faço grandes coisas, o GB pra mim ta beleza por enquanto. Se voce quiser mais recursos vai de Logic Express 9 ou Logic Studio 9 como ja foi sugerido pelos colegas. Da uma pesquisada pra ver qual versão te atende melhor, ja que a diferença de preço entre os dois é consideravel.

Se quiser um sistema todo da Apple tem ainda a interface Apogee Duet. É bem mais cara mas pelos reviews que ja li a qualidade é bem superior aos similares de outras marcas e ainda é bonita igual ao MBP!

Boa Sorte(y)

13. clebervb

clebervb Usuário

Desde 2 Dez 2007
    Itumbiara/Goias/Brasil
  14. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Acho que a Fast Track Pro (USB) é muito flexível e funciona muito bem. Para quem está começando, é uma ótima compra. Conheço vários estúdios pequenos que usam este modelo de interface. E ainda tem a vantagem de ser dinheiro em caixa, pois é muito popular e fácil de vender.

Por outro lado, se tiver grana para comprar uma Profire 610 (firewire), acho que vale a pena.

Quanto aos monitores, recomendo KRK RP5G2, que é bom e barato. Se tiver dinheiro para comprar um par de monitores mais sofisticados, a M-Audio BX8A Deluxe está alguns degraus acima e é muito boa.

15. Luciano Martins

Luciano Martins Usuário

Desde 8 Set 2008
    Sao Paulo - SP
    Olá

Eu uso MBP 13 com 4gb e 500gb hd 7200 rpms, realmente roda 30 trilhas brincando. Uso com a UX-2 da Line 6 (ela vem com o plugin POD FARM, muito bom) , para midi uma interface USB da M-Audio, um mixer 1002FX da Behringer , monitores Alesis MK2 520 e Logic Studio 9.

A Fast Track Pro é um equipo muito bom, pois conta com audio e midi no mesmo esquipamento.
    Outra solução são os mixers da Behringer que tem controle por USB, se eu não tivesse o UX2 compraria o mixer USB e o controlador da M-Audio.

Ficou muito bom mesmo, só falta mais prática no Logic, pois ele é complexo e genial !

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso