Transforme seu Toca-discos

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por JulioCesar, 20 Fev 2007.

1. JoseAugusto

JoseAugusto Usuário

Puxa vida, STP,

Essa patente aí entrou de vez no ritmo do nosso carnaval, requebrando pra tudo quanto é lado! :lol: :lol: :lol:

2. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Fiz uma busca hoje e encontrei essa e algumas outras. Nenhuma com algo similar à sua idéia, se bem que não esgotei as possibilidades. É muita coisa.

No meio da busca sempre aparece alguma coisa interessante que não tem nada a ver com que se procura. Hoje achei uma de um sistema Dolby para discos de 1981 (GB 2068627) que chamou minha atenção pelas duas agulhas, ou uma agulha e um troço para ler ruído:

A grosso modo, uma agulha ou o outro trem esquisito lê o ruído de fundo do disco, assim como outros ruídos como o rumble gerado pelo motor. O sinal gerado fornece a informação a ser suprimida do programa musical através do decodificador Dolby.

Para o sistema ser completo, é gravado um sinal de referência na matriz, a ser lido pela agulha adicional ou a coisinha esquisita:

Pois é, né?

• 1
  3. JMS

JMS Usuário

7 0 2

Desde 10 Set 2008
    São Paulo
    Bom dia,

Parabéns pelo se TD, pela construção, podemos até ouvir com o olhos.

Eu tenho um Gradiente DD 200 Q, (aquele com a vassourinha na capsula), é possivel transformá-lo??

4. Felipe Duarte

Felipe Duarte Vinil, Válvula e Jazz

Desde 30 Nov 2008
    São Paulo
    sptamarante

Esse tipo de agulha não é aqule lançado no começo dos anos 80 para se ter um som quadrifônico?
    Tinha que ter um disco e um sistema especial
    na figura 6 pode-se pensar isso, mas as outras são bem estranhas

abraço

5. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Não, os vários sistemas quadrafônicos usavam apenas uma agulha e o sinal era gravado em apenas um sulco. Em alguns, dois canais, um frontal e um traseiro, eram misturados em um canal e um decodificador depois separava o sinal segundo uma matriz matemática. Em outros, o sinal dos canais traseiros eram gravados acima da faixa audível, entre os 20-50 kHz, o que levou ao desenvolvimento da agulha Shibata e similares para ler tais registros muito delicados, além de métodos de corte e prensagem de discos mais sofisticados. Neste caso, o sinal também era processado por um decodificador para separar os canais e reequalizar o sinal acima da faixa audível.

Tudo isso no começo dos anos 70. O Dark Side of the Moon, de 1973, por exemplo, saiu originalmente também em um formato quadrafônico, o SQ da CBS. Aliás, a mixagem original do Alan Parsons foi feita em 4 canais. Meu exemplar desse disco tem o logotipo SQ no selo, mas nunca ouvi esse disco em 4 canais, pois meu equipamento é estéreo e só tenho dois ouvidos...

Esse sistema aí acima é um redutor de ruídos, como eram inicialmente os diferentes sistemas Dolby.

6. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    Sérvio , como diria nosso amigo Gaulês , " Esses Nipônicos são loucos " ...:lol:

7. Felipe Duarte

Felipe Duarte Vinil, Válvula e Jazz

Desde 30 Nov 2008
    São Paulo
    sptamarante:
    Valeu pela aula sobre os quadrifônicos, então quer dizer que um Lp quadrifônico rola normal num som estéreo,
    não sabia...

8. CARDOGUI

CARDOGUI Usuário

Desde 5 Jul 2003
    Brasil
    Oi pessoal,
    mudando um pouquinho de assunto, sem querer interronper, alguém saberia me dizer como lubrificar o eixo do motor do GA312. Estes pequenos motores trabalham com bucha, sem rolamentos, e uma pequena gota de óleo vez ou outra só tráz benefício. consegui um motor de um Gradiente B-25, ele tem a forma de um motor tradicional, isto é com o rotor visível e tamanho avantajado, entretanto é silencioso não vibra e funciona muito bem (não tem controle eletrônico), fabricado no Japão pela Fujiya audio co. e neste caso a lubrificação é fácil. No GA312 tem um selo de papel no fundo, que retirado dá visão do eixo, mas a parte de cima ? ....só se pingar uma gota no pé do eixo. Grato, Guilherme.

9. Jimmy_Bolha

Jimmy_Bolha Usuário

Desde 20 Set 2006
    São Paulo/SP/BR
    Ola Guilherme,

Quando você retirou o selo de papel deu pra notar algum vestigio de gordura?

Pergunto pelo seguinte: algumas buchas já tem um lubrificante sólido integrado ao material da bucha. Normalmente grafite, molibdênio, etc.

Essas buchas dispensam lubrificação. Não apenas dispensam, como não gostam mesmo... :)

Então verifique...

Um abraço,

Jimmy Bolha

10. Jimmy_Bolha

Jimmy_Bolha Usuário

Desde 20 Set 2006
    São Paulo/SP/BR
    Em ultima analise, parece os Noise Canceling dos head-phones.

Linda idéia porem me parece de dificil aplicação... Tambem pode ter efeitos colaterais...

Mas talvez se as grandes empresas (aquelas que realmente são capazes de desenvolver tecnologias) não tivessem perdido o interesse no mercado, essa ideia poderia ter "ido pra frente"...

Um abraço,

Jimmy Bolha

11. CARDOGUI

CARDOGUI Usuário

Desde 5 Jul 2003
    Brasil
    Oi Jimmy,
    não tem gordura, óleo, nada, está sequinho, aliás, o que gira não é somente o eixo mas uma peça redonda que em seu centro está travado o eixo, parece ser a ponta do rotor do motor. Acho que vou colocar um novo selo/fita crepe e deixar assim. Grato. Guilherme.

12. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    Caramba , foi só eu terminar o meu TD que o tópico acabou ?
    Já estava no final da segunda página do sub-forum ...
    Quéisso moçada , cadê a turma ? Todo mundo abandonou seus projetos ?

13. cjmcb

cjmcb Usuário

Desde 4 Nov 2007
    Londrina-PR-Brasil
    Olá Júlio,
    Pensei exatamente a mesma coisa ontem à noite!
    No meu caso, vc sabe, estou morando numa casa temporária e no meio da reforma da casa nova, então, as coisas estão muito complicadas.
    Estava pensando se conseguiria ter algum avanço, mesmo que pequeno, para postar e manter o tópico ativo.
    Vou tentar.

14. cjmcb

cjmcb Usuário

Desde 4 Nov 2007
    Londrina-PR-Brasil
    Amigos,
    A quem interessar, existe um DD1 numa loja de usados aqui em Londrina, por R$ 450,00.
    Examinei-o rapidamente e ele apresenta uma folga bem pequena no braço e o solenoide do lift nao esta funcionando, embora o hidraulico esteja legal.
    A aparencia é boa, demonstrando que nao foi "surrado".
    Se interessar, enviem uma MP que envio o endereço completo.

15. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    Carambola , cadê a turma da mão na massa ...
    Acho que vou usar a experiência acumulada e construir outro TD ... Só pra movimentar aqui um pouco .
    Se alguém souber de uma sucata de Philips GA 312 mê dê um toque , por favor .

16. cjmcb

cjmcb Usuário

Desde 4 Nov 2007
    Londrina-PR-Brasil
    Olá Júlio,
    Isso, ponha "fogo" na tchurma!
    Vc sabe que estou em "compasso de espera", no meio de uma reforma, né?
    Mas tem um novo colega que demonstrou algum interesse em construir um TD DIY a partir de um GA-312.
    Vamos ver esse novo colega e os que estao desenvolvendo seus projetos - se não em engano, o Felipe, tb!
    Mãos à obra, pessoal!

17. claudio marchiori

claudio marchiori Usuário

Desde 3 Set 2008
    Seropédica-RJ
    Olá pessoal,
    o que vcs acham do motor do technics SL-L20?
    Abraços
    Claudio

18. Roosevelt

Roosevelt Apareço de vez em nunca.

Desde 16 Jul 2002
    São Paulo
    Eu até esbocei certo desejo páginas atrás, mas nem sei como começar!
    Precisaria ter algum tipo de diagrama, com medidas corretas, indicações e etc, para não montar uma completa porcaria.

Abraço.
    Roosevelt

19. cjmcb

cjmcb Usuário

Desde 4 Nov 2007
    Londrina-PR-Brasil
    Olá Roosevet,
    O que, especificamente, vc pretende fazer, algo baseado no motor do GA-312, de outro TD ou comprar um motor, etc.?
    E quanto ao braço, pretede usar algum pronto ou fabricar o seu próprio?

20. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    O Prato , base e tudo que envolve neste sentido pode ser feito tranquilamente , o braço , é melhor comprar ou reutilizar um pronto .
    Experiêcia própria , não por que seja impossível , mas é necessário muito conhecimento e o uso de maquinário de precisçao , que foge a algo " home made " . (y)
    Quem tem um Philips GA 312 e um RPII , por exemplo , pode juntar os dois que fica um espetáculo . (y)

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso