Transmissão de canais locais em operadoras via satélite

Discussão em 'Área Técnica' iniciada por PeterShelton_JP, 16 Out 2016.

1. PeterShelton_JP

PeterShelton_JP Usuário Muito Ativo

196 110 293

Desde 4 Mai 2015
    João Pessoa
    Uma coisa que sempre me chamou a atenção é a limitação natural das operadoras de TV por assinatura via satélite em ter as afiliadas locais das grandes redes abertas. Por isso, o must carry se limitou ao sinal nacional [com exceção da Rede Globo]. A Oi TV carrega 43 afiliadas da Globo em Full HD e isso ocupa muito espaço nos transponders. E sempre me perguntava como uma operadora DTH poderia transmitir mais canais locais para os principais mercados sem ocupar tanta banda no satélite. Ainda mais sabendo que as principais operadoras operam via satélite [e que é o principal meio de acesso da Classe C aos canais pagos].

Até que eu descobri que a DirecTV e a Dish Networks disponibilizam, via satélite, TODAS as afiliadas locais das grandes redes para quase todos os mercados [na região metropolitana de Miami-Fort Lauderdale são disponibilizados 19 canais locais]. E eu me pergunto, como fazem isso sem ocupar tanta banda no satélite? Pelo que andei verificando, existe uma tecnologia de feixe concentrado de sinais que permite o uso do mesmo transponder para vários canais locais
    . Alguém sabe como isso funciona? Porque não adotam essa tecnologia no Brasil?

Anúncio do HT Forum