Tratamento acústico.

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Fox _ Mulder, 24 Jul 2019.

1. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.820 6.435 816

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Um vídeo bem interessante. Tratamento acústico.

Última edição: 24 Jul 2019
    • 7
  2. cwefheiw

cwefheiw Usuário

Desde 7 Jul 2009
    Salvador
    é interessante pq mostra pq a espuma é um péssimo absorber por não ter efeito no médios. até gostei mais o som da sala vazia rs

3. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.820 6.435 816

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Fazer o que né? Gosto é gosto....

4. cwefheiw

cwefheiw Usuário

Desde 7 Jul 2009
    Salvador
    nossa cara. agora q saquei q o vídeo é seu. não quis ser ofensivo. me desculpa.

mas é sério. perceba q a reverberação apenas diminuiu nas frequências altas. é menos aparente, verdade, mas deixa uma reverberação totalmente distorcida. por isso os profissionais usam lãs minerais, q tem ação nos médios tb

• 1
  5. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.820 6.435 816

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Tranquilo, sem neura.(y)

• 1
  6. Rogério R

Rogério R Usuário

66 30 12

Desde 10 Jan 2018
    Cataguases
    Interessante vou fazer um teste na minha sala já com os equipamentos e moveis...

• 1
  7. thiagocaverna

thiagocaverna Usuário

Fantastico o video. Da uma noção muito bacana da absorção. Parabéns !

• 1
  8. AndreBiscaia

AndreBiscaia Usuário

Desde 12 Mai 2008
    Curitiba-Pr
    Excelente... não tem como ser mais didático. Já me deu ideias de como melhorar a sala.
    O excesso de reverberação fica nítido em cenas de ação, quando ainda tenho o 'resto' do som de alguns milisegundos conflitando com o som produzido. :D:D:D

• 1
  9. Fábio A. Castelli

Fábio A. Castelli Usuário

69 13 11

Desde 24 Set 2014
    Rio de Janeiro / Sorocaba
    video bastante interessante @Fox _ Mulder@Fox _ Mulder

Queria compartilhar minhas primeiras experiências. Vai que alguém me ajuda.

Eu acabei de montar meu primeiro set. Me considero inexperiente.

meu set é um Rega mira 3, Torres MA RX6, DAC Meridian Director e TD Rega RP6. Entao ouço música digital e analógica.

A sala tem 2,8m de largura por 5,2m de comprimento. É estreita. As caixas estão no meio da face de 5,2 metros. Importante dizer que há 2 áreas de recuo. Cubículos. Eu no meu sofá fico posicionado a 1,7 metros das caixas. As caixas estão cerca de 40cm da parede em tie-in quase apontadas para o centro do sofá.

Tenho percebido que em volume alto os sons se misturam. Sinto maior definição quando o volume está mais baixo. Outro detalhe é que sinto os graves melhor quando me posiciono com meus ouvidos na altura do woofer, o do meio. Abrindo o sofá retrátil neste caso. Será que as caixas estão baixas demais? Os graves ficam mais encorpados e penetrantes.

Não fiz nenhum tratamento específico até agora. O piso é azulejo, mas coloquei um tapete felpudo. A lateral direita é janelão de vidro. Mas tem uma cortina. A parede esquerda esta descoberta. O sofá em frente às caixas é de tecido. Tenho um quadro em pintura alto relevo na parede de trás, acima do sofá. Acredito que o sofá seja absorvedor. O quadro acredito que seja difusor. Há móveis de madeira maciça espalhados e uma estante de livros em madeira com laqueadura branca. As portas são todas madeira maciças.

estou estudando colocar painéis absorvedores. Na frente para os graves e atrás para os médios e agudos. Será que estou no caminho certo?

Última edição: 28 Jun 2020
    • 1
  10. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.820 6.435 816

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Não existe uma receita de bolo, cada sala é um caso diferente.

A Cortina quanto mais "grossa", melhor.

Lembro bem que quando posicionei meus painéis absorvedores atrás das Dali,o médio grave ficou ruim, e observo que os dutos das Dali Lektor III são frontais.

Os ouvidos geralmente ficam na altura do twitter.
    Acredito que, além dos painéis absorvedores, bass traps também podem te ajudar.
    Você vai ter que posicionar os painéis até achar uma posição em que as frequências estejam de acordo com seu gosto.

• 1
  11. Fábio A. Castelli

69 13 11

Desde 24 Set 2014
    como consegue reposicionar? São parafusados, certo?

quando deu ruim vc deixou o painel justamente atrás da bookshelf? Penso em colocar painéis de grave no meio, abaixo da TV e entre as torres.

considero sim bass trap. Tem indicação de marca e loja?

• 1
  12. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.820 6.435 816

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Sim,as minhas são aparafusadas.

Sim, atrás. Minhas caixas estavam afastadas a 45cm das paredes de trás.

Eu compro pelo Mercado livre, mas tem a loja abaixo.

https://www.portaldaacustica.com.br/

13. Fábio A. Castelli

69 13 11

Desde 24 Set 2014
    como tu fez pra testar as configurações? Teria que fazer vários buracos na parede. E muita paciência.

será que não existe nenhum software de otimização da posição dos painéis? Vi que teu arranjo foi localizado. E acredito que localizou bem.

• 1
  14. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.820 6.435 816

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Minha sala estava em reforma, por isso tive a oportunidade de fazer vários testes.

Existe sim, não sei o nome, de uma olhada pela Net, acredito que aqui no forum também tenha tal informação.

Mas ainda faltam alguns ajustes.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso