Anúncio do HT Forum

Trocar FX 6100 por FX 8350 ou migrar para Ryzen?

Discussão em 'Games para PC' iniciada por RaphaBoss, 25 Fev 2019.

1. RaphaBoss

RaphaBoss Usuário

Desde 10 Dez 2017
    Rio das Ostras RJ
    Como o título já diz, estou em dúvida se é melhor trocar meu FX 6100 por um FX 8350( ou até mesmo um FX 9590 usado) ou trocar minha placa mãe e RAM para migrar para Ryzen? Quero rodar simuladores de corrida, Project cars 2, Assetto Corsa, mas especialmente o Assetto Corsa Competizione, onde meu fx 6100 não aguenta com 20 carros na pista (o jogo congela). Vi que o jogo roda legal com o FX 8350 no youtube. Mas todo mundo fala que é melhor ir de Ryzen. O problema é o custo que será no mínimo o dobro do investimento se eu escolher um Ryzen 5 e manter os 8gb de ram. Qual será o Ryzen equivalente? Achei o FX 8350 por 640 no ML. Minha placa de vídeo é uma gtx 1050, e minha placa mãe é uma M5a78l-m Lx/br. Preciso de ajuda.

Obrigado pela atenção.

2. RaphaBoss

RaphaBoss Usuário

Desde 10 Dez 2017
    Rio das Ostras RJ
    Acabei de ver que o FX 8350 tem um TDP de 125w, enquanto minha placa só aguenta 95... vou ter que ir de fx 8300 ou trocar pra ryzen...

3. Zkyzytuz

Zkyzytuz Esganando Estátuas

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Eu tenho um FX8350 desde 2014 e pensei em trocar por um Ryzen em 2017, mas desanimei pois meu PC ainda demonstra ótimo desempenho. Se fosse questão de trocar apenas CPU eu até o faria, mas exigiria troca de minha placa mãe top de linha + 16GB de RAM, muito investimento para um ganho de desempenho não muito perceptível para meu uso, que são jogos, estação multimídia e trabalho. Quem se beneficia muito com os Ryzen é quem mexe com renderização e afins, neste caso a diferença de desempenho é brutal.

Eu também jogo Assetto Corsa, e com meu FX8350 4,6Ghz+ Geforce 1070 consigo FPS entre 80 e 140, com setup todo no máximo e 2560x1080. No War Thunder consigo FPS entre 120 e 190, também com tudo no máximo. Ou seja, o FX8350 está segurando muitíssimo bem a GTX 1070.

Claro que seria melhor trocar tudo por um ryzen, mas minha sugestão é: Você pode fazer um up gastando bem pouco se pegar um 8370E, que tem quase o mesmo desempenho de um 8350, mas é 95W, portanto perfeitamente compatível com sua placa mãe.
    https://www.kabum.com.br/produto/99...Up9TMT090P3MD4ulRZR7ag9P9Wcqz03YaArEwEALw_wcB

Contudo, sua GTX 1050 talvez esteja também limitando seus sistema nos jogos, eu pensaria em trocar por uma 1060 ou 1070, inclusive atualmente há uma grande oferta de 1060 e 1070 usadas, eu mesmo comprei a minha 1070 (uma Galax) no Mercado Livre ano passado e está funcionando perfeitamente.

Mesmo a 1060 já permite quase o dobro de FPS em muitos casos:
    https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GTX-1060-6GB-vs-Nvidia-GTX-1050/3639vs3650

Última edição: 25 Fev 2019
  4. RaphaBoss

RaphaBoss Usuário

Desde 10 Dez 2017
    Rio das Ostras RJ
    Boa sugestão com o fx 8370e, vou considerar. Sobre a gtx 1050, ela ta dando conta do recado nas minhas exigências. Todo problema que tenho a devido ao processador. Mexo na resolução/anti aliasing, fps muda nada nos jogos. Então ela vai ficar provavelmente mais uns 2 anos, comprei ela ano passado.
    O asseto corsa eu rodo moleza, é o competizione que tá tendo problema. Tá em beta ainda, mas até o Project cars 2 dava um gargalo pesado por causa do processador. E eu sei que só vai piorar pra frente . Ryzen vai lançar os primeiros processadores 7nm no meio do ano, deve dar um upgrade legal no desempenho . Eu acho que vou esperar pra ver se vale, já estou considerando trocar tudo ( placa mãe , processador e talvez ram). Até o fx mais top vai acabar ficando muito pra trás daqui a algum tempo, então se for pra investir 700+ reais num processador que não vai ficar muito tempo , eu acho que vale investir o dobro pra pegar algo que vai valer mais pra frente como Ryzen/Intel.

5. RaphaBoss

RaphaBoss Usuário

Desde 10 Dez 2017
    Rio das Ostras RJ
    Minha placa mãe é baratinha, então troca-lá não é algo que eu me incomode tanto . Só não to podendo investir muito no momento, a fx8370e seria a solução imediata, mas não duradoura.

6. Zkyzytuz

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Sim, como um paliativo acho boa ideia pegar um 8370E.

O problema da troca de plataforma nem é tanto a placa mãe, pois por uns R$600 temos boas opções, o problema é ser obrigado a trocar também as memórias e preferencialmente com clock alto, pois o Ryzen se beneficia muito com clocks de 3000Mhz e superiores, mas estas custam uns R$450 8GB. No meu caso, 16GB, eu teria que gastar cerca de R$900 só de memórias.

Última edição: 25 Fev 2019
  7. Zkyzytuz

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Mas o 8370E tá custando R$369,00, e não R$700. Por isso eu disse que seria um paliativo bem em conta.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso