Anúncio do HT Forum

Tubulação da evaporadora e dreno condensando e pingando agua (+LG +fotos +isolamento ruim?)

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por nexusbrz, 3 Jan 2018.

1. nexusbrz

nexusbrz Usuário

Desde 27 Jun 2005
    recife
    Oi Pessoal, boa tarde.

Preciso de uma consultoria dos mestres! Por favor, quem puder, ajude a esclarecer esse problema!

Tenho um Split LG Inverter Artcool de 12000 BTUs na suite. Precisou fazer um serviço no final da garantia (motor estava vibrando e foi trocado), e o técnico constatou que a bandeja da parte de baixo do split estava acumulando água (pois quando ele removeu a tampa, caiu bastante água). Ele viu que o isolamento que vem da parede está bom, é bem grosso e não condensa/sua, mas a tubulação de cobre que continuava depois desse isolamento bom tinha sido mal isolada pelo instalador. Ele também achou que o sistema estava com muita carga de gás, por isso condensava e pingava um pouco de água na bandeja.

Ele então refez o isolamento térmico, isolando cada tubo de cobre individualmente (foi uma espuma branca, mas não sei se foi espuma grossa), passou uma faixa branca (acho que pvc), e depois passou fita tipo silver tape para colar as emendas e finalizar. O dreno também precisou ter uma emenda com redução, e foi colado com esse silvertape. Ele removeu gás na condensadora do inverter, então não se sabe quanto de gás que ficou, e também não sei se os gases do blend R-410 vazam na mesma proporção, ou se vaza em proporção diferente e o blend ficou com uma proporção errada e não sei se isso dá problema (acho que sim).

A primeira coisa que notei foi que o ar condicionado passou a gelar menos, com a remoção do gás. Agora, 3 meses depois, escorreu um monte de água pela parede, saindo da parte de baixo da evaporadora. Verifiquei que a bandeja não está com lodo e o dreno não está entupido, mas vi que o isolamento dos tubos de cobre está suando muito e pingando água, e depois fica com água acumulada dentro da fita. Vi que o dreno também está suando e pingando água na emenda. Também notei que essa espuma preta que fica acima da parte da tubulação, que provavelmente serve de isolante térmico, também fica muito molhada.

Por favor, poderiam dar uma olhada nas imagens anexadas, e o que poderia ser feito para solucionar esse problema? É normal o dreno suar? Devo chamar um técnico para refazer esse isolamento e esse dreno, e como ele deve ser? É necessário dar uma nova carga de gás?

(Vejam as fotos, para ter noção de como está essa instalação)

Obrigado antecipadamente!!

Anexos:

Última edição: 3 Jan 2018
  2. Igorbarroso

Igorbarroso Usuário

1 1 2

Desde 23 Mai 2018
    Fortaleza
    Caro nexusbrz, o ideal é que seja realizada a troca de todo o isolamento do dreno e tubulação de cobre. Além disso, pelo que você informou, o técnico não realizou o super aquecimento para identificar a quantidade de gás correta e nem utilizou balança para aferir a quantidade de gás retirado, aconselho que seja retirado todo o gás e recarregado da forma correta, pois o ideal é que se coloque a massa de gás correta no sistema, principalmente por se tratar de gás R-410 que é uma mistura de vários gases que na proporção errada pode acarretar vários problemas no sistema. Aconselho que contrate uma empresa especializada com acompanhamento técnico adequado.

Atenciosamente,
    Igor Barroso
    Engenheiro Mecânico
    Arpollo Projetos Mecânicos

• 1
  3. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

9.148 2.237 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Melhor conselho.Parabéns.:aplauso:

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso