Tupia manual

Discussão em 'DIY' iniciada por flimay2k, 6 Mar 2007.

1. flimay2k

flimay2k Usuário

Desde 16 Ago 2006
    Brasil/ são páulo
    E aí galera do serrote.

Estou querendo aprimorar as brincadeiras com madeira comprando uma tupia, mas não tenho espaço para ter uma dessas de bancada - moro num apartamento - e queria comprar umas dessas portáteis.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54004535-tupia-manual-220v-30000-rpm-acessorios-garantia-_JM

Nunca mexi numa tupia dessas, queria saber se elas servem para fazer cortes circulares com precisão além do encaixes e rebaixos para os falantes.

Alguém tem uma dessas poderia me dizer se funciona legal? Precisa comprar separadamente algumas guias e acessórios?

E pra aproveitar alguém conhece na internet algum guia de como usar uma tupia, tipos de fresas, guias etc. Dei uma procurada rápida e não achei nada que valesse a pena.

Valeu.

2. mr_flag

mr_flag Usuário

Desde 26 Out 2004
    Joinville/SC
    Olá, essas tupias made in China para trabalhar com MDF e madeiras mais moles funcionam muito bem. E pela diferença de preço para uma nacional vale a pena. Eu tenho uma Makita, mas a base dela quebrou e uma base nova custaria o preço que paguei numa dessa. E como falei, para MDF que é utilizado em 90% dos trabalhos....
    Quando a corte redondo eu sempre tenho problemas. Se tento cortar com tico-tico e depois fazer o rebaixo com a tupia, o resultado é de doer!
    Então eu lembrei que quando fiz um curso de marcenaria aqui em Joinville, havia na escola uma ferramenta que acoplada a uma furadeira de bancada fazia corte redondos de diâmetros maiores. Aqui ela é conhecida pelos marceneiros como "bailarina".
    O corte fica perfeito, e o rebaixo preciso. Tentei procurar na internet alguém que fende essa ferramenta, mas não encontrei. Vou na escola tentar descobrir o fabricante da peça.
    []s
    Robson

3. mr_flag

mr_flag Usuário

Desde 26 Out 2004
    Joinville/SC
  4. VICBALA

VICBALA Usuário

Desde 23 Jan 2007
    são paulo,sp,brasil
    mr flag, comprei uma dessas,(n) :choro: perdi dinheiro,ficou com folga na primeira usada.

5. angelodn

angelodn Usuário

Desde 20 Set 2005
    cwb/pr/br
    Essa marca Ferrari eh meia boca mesmo, já perdi dinheiro com ela, mas a idéia é boa... (y)

6. flimay2k

flimay2k Usuário

Desde 16 Ago 2006
    Brasil/ são páulo
    mr_flag,

a sua tupia chinesa vem com uma guia para fazer o rebaixo ou você usa aquelas fresas que tem um rolamento?

pelo que eu dei uma olhada nos acessórios para a tupia da makita, daria pra fazer uma guia para cortar em circulos com uma certa facilidade a dúvida é se essas chinesas tem o parafuso na lateral para prender essa guia, nas fotos do mercado livre não dá pra ver, e os vendedores sempre dizem que dá pra fazer qualquer coisa com a ferramenta... papo de vendedor.

acho que nesse final de semana vou dar uma chegada na florêncio de abreu e ver o que eu consigo arrumar por lá...

quanto a bailarina eu já conhecia há um tempinho, mas os resultados sempre são questináveis e a qualidades das ferramentas totalmente duvidosas... além do tamanho ser bastante limitado quando trabalhamos com falantes.

7. working man

working man Usuário

Desde 22 Dez 2004
    São Paulo
    Por 80 lascas parece bem convidativo. Acho que pra usar com MDF deve aguentar, o MDF vira farofa quando passa alguma coisa nele... :)

Me deu uma vontade de comprar pra testar.... :D

8. mr_flag

mr_flag Usuário

Desde 26 Out 2004
    Joinville/SC
    Colegas, dado o interesse dos colegas vou descobrir a marca da bailarina que utilizei.
    Mesmo parecendo ser mais precisa do que essa da Ferrari, antes de furar eu fiz um teste num retalho, somente um risco e medi para ter certeza.
    Quanto a tupia chinesa que comprei é igual a da foto, não vem com outros acessórios, somente com a base mesmo!

[]s

9. working man

working man Usuário

Desde 22 Dez 2004
    São Paulo
    Uma dúvida, mr_flag...

Essa tupia tem o apoio ou furo na base para o encaixe de guias?

10. mr_flag

mr_flag Usuário

Desde 26 Out 2004
    Joinville/SC
    Work,

A base dela tem a regulagem de altura e a fresa é fixa por uma espécie de porca que prende a fresa apertando uma arruela de pressão (bem parecida com a makita).
    Para fazer rasgos retos prendo uma régua de alumínio com dois sargentos do tipo grampo (daqueles que tem um 1,99).

[]s

Robson
    []s

11. flimay2k

flimay2k Usuário

Desde 16 Ago 2006
    Brasil/ são páulo
    No ML tem uma outra opção de tupia manual que parece que tem o parafuso para prender as guias como o da makita. Por 99 bucazóides.

No final de semana vou ver se encontro uma dessas ao vivo pra inspecionar o produto.

12. JFC

JFC Usuário Ativo

13. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Josef,

Viu meu e-mail ? :)

Amigos,

Olhando pelo preço, vejamos:

DE GRAÇA - Por este preço, não tem nem o que pensar...

UMA FORTUNA - Se não der nem para fazer a primeira caixa...rs

É uma decisão complicada, ainda mais quando falamos desta ferramenta
    maravilhosa para construção de caixas... uma maravilha, faço loucuras
    com uma... eu optei por aquela Makita que na verdade é uma
    "TRIMADEIRA" mas que trabalha que é uma beleza e com sorte, é possível
    comprar na casa dos R$ 250,00... vale cada centavo.

Por R$ 330,00 tem uma B&D maravilhosa, com fresa da linha
    profissional, uma tentação...

Na verdade, o rebaixo não precisa ser feito com frezas especiais, que
    até existem mas custam uma fortuna, algumas acima de R$ 100,00 logo, o
    mais divertido é compra a de R$ 20,00 regular na altura e dar várias
    passadas... uma brincadeira divertida e muito mais em conta... :)
    aliás, com criatividade, é possível fazer gabaritos para qualquer
    finalidade, para terem uma ideia, consigo fazer furos perfeitos com
    diâmetro apenas um pouco maior que a própria fresa, uma loucura pois
    isso é infinitamente menor que a menor medida da propria guia da
    ferramenta... aliás, nestas minhas brincadeiras, já fiz gabaritos que
    me permitem até não ter esta maravilhosa guia que o estimado amigo
    JOSEF postou... resumindo, para quem gosta, é uma ferramenta
    obrigatória. :) (y)

Forte abraço a todos,

Renato

14. Wilkson

Wilkson Usuário

9 0 1

Desde 31 Mar 2006
    Fortaleza
    Blz Galera, uma foto de como utilizar uma tupia para fazer os furos dos falantes:

[]'s

Wilkson.

15. JFC

JFC Usuário Ativo

Vi e estou negociando a minha alforria :D
    No dia, terei a resposta! :D
    Um abraço,

José Francisco

16. ccunha

ccunha Usuário

Desde 23 Out 2005
    Brasília
    Bem pessoal,

O uso de bailarina para fazer furos é um pouco delicado, tenho essa da Ferrari. O problema é a velocidade que se vai colocar nelas. Elas são um pouco pesadinhas, pois são feitas de aço e isso vocês sabem que peso + velocidade = perigo. Tem que estar muito bem apertado as facas de corte, pois se soltar uma...E a velocidade de operação deve ser baixa, coisa de no máximo 1000 RPMs, NMHO.
    Outra ponto, se vai comprar uma tupia...seria interessante em se pensar na vida útil e pegar uma nacional mesmo que tem assistência técnica, essas chinesas são baratas, mas se queimar queimou.
    Existe a B&D e Skill, fico com a primeira, que tem até controle de velocidade, muito bom para se trabalhar com cópia de gabaritos e para iniciantes, pois reduz a margem de erro.
    Quanto ao preço das fresas, não se assutem é isso mesmo, são meio carinhas. Dê preferência para fresas de marcas renomadas, essas fresas que se vendem no ML a preço de banana é caixão, cegam rápido e afia-las não é um tarefa tão simples.
    E como o amigo Renato falou...com gabaritos simples se dá para fazer ótimos trabalhos esse modelo que a Jasper faz é uma ferramenta maravilhosa, o problema é o frete que aumenta em muito o valor do produto, pensei em trazer esse e o micro pela parts express, mais o frete de lá para cá deixa proibitivo...pagar quase R$ 180,00 é complicado.

Espero ter ajudado em algo
    Abraços

Carlos Henrique

17. ccunha

ccunha Usuário

Desde 23 Out 2005
    Brasília
    Um exemplo de guia para corte inspirado no modelo da Jasper que uso.

Abraços

Carlos Henrique

18. mr_flag

mr_flag Usuário

Desde 26 Out 2004
    Joinville/SC
    Pessoal,

Com relação a bailarina deve ficar claro que a indicação do seu uso com segurança é em furadeiras de bancada, onde a rotação é mais baixa e o controle do avanço do mandril é milimétrico!(y)

Entenda-se por furadeira de banca não aquelas que são feitas com um adaptador para furadeira manual, ok?
    []s
    Robson

19. bombeiro

bombeiro Usuário

2 0 0

Desde 14 Set 2008
    são bento do sul sc
    quais ferrametas preciso pra fazer brinquedos e artesanatos?

20. bombeiro

bombeiro Usuário

2 0 0

Desde 14 Set 2008
    são bento do sul sc
    qnto a estes estojos de fresas para tupia funcionam ? custam em media 279,00 com 50 fresas