Anúncio do HT Forum

[ Tutorial ] Automação Residencial / HT - Novii Remote

Discussão em 'Automação' iniciada por hotsauce2007, 12 Mar 2011.

1. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Olá,

Vou iniciar aqui um tutorial de como controlar luzes, aparelhos de som, projetor, receivers e até mesmo tudo que tenha um receptor IR ( InfraVermelho ).(y)

Uma pequena introdução sobre o que é infravermelho e como funciona:

O interior dos controles remotos infravermelhosA tecnologia dominante nos controles remotos de home theaters é o infravermelho (IR). A luz infravermelha é também conhecida como "calor". A premissa básica no funcionamento de um controle remoto IR é o uso da luz[/URL] para levar sinais entre um controle remoto e o aparelho a que ele controla. A luz infravermelha está na faixa invisível do espectro eletromagnético.

Um controle remoto IR (o transmissor) envia pulsos de luz infravermelha que representam códigos binários específicos. Estes códigos binários correspondem a comandos, como liga/desliga e aumentar o volume. O receptor IR na TV, ou outro aparelho, decodifica os pulsos de luz em dados binários (uns e zeros) que o microprocessador do aparelho pode entender. O microprocessador realiza então a tarefa correspondente.

Fonte: http://eletronicos.hsw.uol.com.br/controle-remoto2.htm

.

Conhecendo o NoviiRemote:

Site -> http://www.novii.tv/

.

O programa funciona da seguinte maneira : Você cria uma "entrada" , no caso pode ser "TV", feito isso você pode procurar o modelo de sua tv no banco de dados do Noviiremote, caso você não encontre, você mesmo pode fazer o controle inteiro usando a tecla "learn", onde você aponta o controle remoto para o seu dispositivo e joga o sinal IR, o Noviiremote irá memorizar o sinal e colocar tal sinal em um botão que você irá escolher.

Se você quiser fabricar o próprio layout, os botões e escrever, basta clicar em setup, edit, e começar a escolher os formatos / cor / estilo e nome...:aplauso:

Segue uma foto de um Noviiremote:

.

Uma foto dele instalado na Palm:

Segue um video mostrando algumas telas do programa e como ele se comporta em uma Palm:

No tutorial de hoje iremos utilizar uma PALM, muitos aqui possuem este aparelho guardado na gaveta ou podem comprar facilmente na internet, alem de ser usado como controle univeral ainda você pode ter acesso à internet, office e demais programas para edição, segue uma foto da palm que iremos utilizar:

.

Agora vem a parte divertida:

Luz:

Para controlar as luzes você pode comprar um sensor IR, como este aqui:

Preço e onde comprar:

Link -> http://www.dealextreme.com/p/universal-ir-remote-controlled-ac-outlet-for-appliances-110v-13147
    Preço: $5.67

Basta colocar o receptor na tomada, ou bocal de lampada desmontando a capa plástica e sincronizar o botão com um botão qualquer em um controle remoto ou no nosso Noviiremote, faça um botão "Luz" / ON / OFF e coloque na função Lear, o resultado será este:

.

Para controlar AC ou aparelhos de temperatura, basta fazer uma palheta para o determinado produto e começar a função Learn, depois de algumas horas de trabalho você pode "copiar" o design do controle na própria palm, algumas fotos de meus trabalhos:

Iluminação:

Resultado:

Link do Tutorial da fita de led -> http://www.htforum.com/vb/showthread.php/141653-Tutorial-Fita-de-LED-RGB-para-ambientes-pc...etc...

Cópia do controle do WDTV live:

Cópia do controle do HK3490:

Resultado:

Cópia do controle do Optoma HD66:

.

Após copiar todos os controles e fazer todas as funções de Learn, você só precisa sentar no sofá e começar a ligar todos os aparelhos, lembrando que como tudo funciona por IR, você pode desligar o projetor, receiver, player de bluray e até mesmo cortar a energia elétrica da sala...(y)

O noviiremote ainda aceita MACROS, ou seja, você pode definir uma macro com a sequência de tempo que você escolhe, exemplo:

Botão On Luz
    Botão ON - Projetor
    Intervalo 5 segundos
    Botão ON Receiver
    Botão ON Bluray
    Botão OFF luz
    Intervalo 3 segundos
    Botão Play Blu ray...

.

Motorizando Persianas / Janelas, segue o equipamento:

Link -> http://home.shop.ebay.com/i.html?_n...ow&_osacat=103459&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

Fotos e Videos do funcionamento:

Como montar:

Resultado final:

Lembrando que todas as funções podem ser mudadas, ou até mesmo personalizadas, o programa custa em média 29 / 39$,

Os jumpers para iluminação custam 6$
    O programa 39$
    Fita de led 25$
    Total da automação -> 70$...(y)

Qualquer dúvida só perguntar, mas tentei deixar o mais claro possível todas as etapadas com videos, fotos e até uma descrição.

Espero que com este tutorial mais pessoas possam automatizar seus equipamentos e tornar o ambiente mais agradável,

Até mais,
    Robert.

Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  2. zerob

zerob Usuário

Desde 8 Ago 2005
    R.J.
    Robert , mesmo eu sendo um cara totalmente " manual " , dou um parabéns por este seu tutorial sobre automação .

Mais uma vez você abre um tópico com uma contribuição objetiva - o que não é pouca coisa e só enriquece o conteúdo do HTF .

Abração ,

zerob

3. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    comprei essa curtina da metechs tem 2 meses
    ainda esta no correio de SP
    maldito correios
    demorou 5 dias para chegar do canada ate o brasil
    esta no correios desde o dia 20/01/2011
    quando chegar eu direi como é
    Fui taxado só não sei em quanto ainda

4. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Fala Luis,

Dois meses é muito tempo, ja ligou para conferir o valor do produto? Entre em contato com o correios e veja o valor, geralmente é 60% sobre o valor FOB ( Produto + Frete )...

Grande abraço,

5. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    sim ja liguei, email.... só depois que reclamei que andou
    Data Local Situação
    11/03/2011 08:39 CTCI SAO PAULO (GEARA) - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para TRIBUTADO - EMISSAO DSI/XX
    15/02/2011 10:19 CTCI SAO PAULO (GEARA) - SAO PAULO/SP Conferido
    14/02/2011 08:10 CTCI SAO PAULO (GEEXP) - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para CTCI SAO PAULO (GEARA) - SAO PAULO/SP
    05/02/2011 03:39 BRASIL - BRASIL/XX Encaminhado
    Em trânsito para FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS/XX
    05/02/2011 03:37 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
    Recebido/Brasil
    21/01/2011 11:07 CANADÁ Encaminhado
    Em trânsito para BRASIL - BRASIL/XX
    20/01/2011 17:23 CANADÁ Postado

6. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Luis,

Neste caso o valor da sua mercadoria passou de 500$, veja que existe uma DSI ( Declaração Simplificada de Importação ), você precisa ligar nos correios e contratar o "importa fácil" para fazer o desembaraço aduaneiro, este processo custa R$ 150,00 reais,

Entenda que é necessário fazer o quanto antes, pois do contrário o produto poderá retornar ao fabricante / loja.

Ligue nos correios e peça o serviço, veja os cálculos, neste caso você ainda irá pagar o ICMS do RJ, uma vez que fez uma "importação"...

Abraços,

7. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    Eu vou enviar os formularios q pediram hj.. O total foi 1995 reais... Quanto deve ser o imposto?

Demora depois de enviado a documentacao para chegar?

---------- Mensagem adicionada às 14:31 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 14:31 ----------

Eu vou enviar os formularios q pediram hj.. O total foi 1995 reais... Quanto deve ser o imposto?

Demora depois de enviado a documentacao para chegar?

8. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Luis,

O valor do imposto será cobrado assim:

Base legal

Decreto 2498/98
    Art. 20.do Decreto 2498/98
    Portaria do Ministro da Fazenda 156/99
    Instrução Normativa SRF Nº 096, de 04/08/1999

ICMS IMPORTAÇÃO DE MERCADORIAS

Em conformidade com a Emenda Constitucional n 33/2001( DOU 1 de12.12.2001),o ICMS poderá ser exigido de importadores de mercadorias independentemente de ser contribuinte ou não do imposto,ainda que ( pessoa física ou prestador de serviços ).

O Estado de São Paulo publicou a Lei 11.001 de 21.12.2001, introduzindo alterações na Lei 6374/89, definindo as alterações quanto ao contribuinte,e inseriu nova forma de cálculo do ICMS na importação de mercadorias ,passando a exigir que o ICMS seja incluído na própria base de cálculo.

Antes desta Lei tínhamos o seguinte :
    Exemplo:
    Base de Cálculo de ICMS : R$ 100,00 X 18% = R$. 18,00 de ICMS a recolher.

COM O ADVENTO DA NOVA LEI
    Como o valor do ICMS terá que integrar sua própria base de cálculo, teremos que seguir a seguinte sistemática:
    Exemplo:
    VALOR DECLARADO: R$ 365,07

1º) Passo: 365,07 x 60% = 219,04
    2º) Passo : 365,07+ 219,04 = 584,11
    3º) Passo : 584,11 / 0,82 (base de cálculo) = 712,32
    4º) Passo: 712,32 x 18%= 128,21

TOTAL : 219,04 + 128,21 = 347,25 (acrescentar taxas administrativas)
    Quando tivermos o ICMS de 12% , o fator de divisão será: 0,88, e, assim sucessivamente com outras alíquotas.
    É importante lembrar que:
    -Após obtido a somatória de todos os itens ( II, FRETE e IPI ),é que deverá ser feito a divisão por 0,82%,para uma alíquota de 18%
    -As referidas alterações estão valendo desde 12.12.2001

.

Pegue o valor em dóllar da mercadoria + Frete e faça as contas para chegar no resultado final, você ainda precisa colocar o valor do importa fácil e demais taxas que o correio irá cobrar,

Depois se precisar de ajuda me avise, vamos conversando e ajudando o pessoal que quer comprar o trilho,
    Ja sabe instalar?
    Postei alguns videos legais da instalação,

Grande abraço,

9. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    Tranquilo, obrigado pela ajuda.
    Farei uns videos e fotos sim.
    Mandei email para o importa facil.
    Eu quero resolver um problema na minha casa pois tenho uma angulacao na porta da varanda. Comprei 8 m de trilho duplo. Preciso fazer uma curvade uns 30 graus para compor 1 metro apos o retao de 3 metros.Alguma sugestao?

Devo pagar uns 1300 reais de imposto...

10. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Fala Luis,

Tem fotos de onde irá instalar?
    Fazer uma curva no trilho seria complicado, 30º graus é muita coisa , mas eu acredito que se você for em uma loja ou empresa que trabalha com portões automáticos eles consigam fabricar uma peça para você com este grau de inclinação, vendo por foto ficaria mais fácil,

Quando receber tudo me avise, a minha ainda esta em trânsito...

Grande abraço,

11. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    ok... manda seu email que eu envio apra voce..
    caso nao consiga realizar a curva, etou pensando em colocar uma cortina normal na parte de 1 metro fixa. e nas 2 retas colocaria os trilhos motorizados.

12. chazevedo

chazevedo Usuário

Desde 5 Jan 2007
    Rio de Janeiro
    Muito bom seu tutorial!

Já estava pensando em fazer isso com essa tomada da Dealextreme. Mas uma coisa me preocupa: O fato de ser infra vermelho. Pq estava pensando em ligar essa tomada de controle remoto numa sanca de iluminação indireta. Então ela ficaria escondida na sanca. Será que o controle remoto conseguiria acionar a tomada, mesmo não estando visível. Sei que por exemplo controle remoto de televisão vc apontando para uma parede ele reflete e funciona. Será que isso funcionaria tb nessa tomada na sanca, apontando para o teto? Vi que existem tomadas dessas que funcionam por radio frequência. Só que além de ser mais caro, seria mais um controle remoto para ser usado.

Outra dúvida é sobre esse cortineiro motorizado. Tenho um blackout e uma cortina normal, uma sobre a outra. Preciso comprar 2 desse pra ser usado em cada um?

Abraços

13. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Fala Chaze,

Você pode desmontar a tomada, cortar os fios do sensor e fazer uma extenção, faça um furo na sanca ou deixe somente o sensor aparecendo, assim fica bem melhor do que tentar colocar o sinal para "rebater" nas paredes, é tranquilo.

Em relação à cortina, você pode colocar um trilho para os dois, pois assim ambos irão se fechar juntos, se você quer fechar um por vez será necessário usar dois trilhos, mas acredito que o interessante seja fechar ambos juntos, não?

O problema de usar mais de um trilho será o custo elevado, mas se você precisa fechar ou abrir somente o blackout separado, é a única alternativa,

Grande abraço,

14. .:maia:.

.:maia:. Usuário

Desde 14 Jun 2007
    SP
    ótimo tópico!!

A única coisa que não pesquei foi: já tenho a cortina (hunter douglas). Posso colocar esse motor nela? Pq na Luxaflex me cobraram cerca de 1.500 por folha de cortina...hahahah.

abs

MAIA

15. dougnet

dougnet Usuário

Desde 1 Nov 2006
    Brasil
    Muito bom o tutorial,tomando coragem aqui pra me aventurar na experiência.

16. Luis Guilherme

Luis Guilherme Dr.

Desde 17 Nov 2006
    niteroi-rj
    Caro MAia, bem vindo a realidade de cortinas do Brasil...
    O que voce poderia fazer é comprar o modelo acima que compramos. E solicitar adaptacao apra alguma pessoa que faca cortinas apra colocar nos pegadores do trilho novo. Nao acredito qeu voce podera adaptar o motor ao trilho da hunter douglas.
    Quando chegar a minha posso verificar junto com alguma foto da sua, do seu trilho, para verificar se existe uma maneira de adaptar.

17. chazevedo

chazevedo Usuário

Desde 5 Jan 2007
    Rio de Janeiro
    Existe alguma forma de fazer esse esquema da tomada por controle remoto da dealextreme como se fosse ligação com interruptor paralelo? Ou seja, eu poder acender a lampada no interruptor, desligar no controle remoto e depois ligar novamente no interruptor? Pq se eu fizer da forma normal, o interruptor terá que ficar sempre ligado para o controle remoto funcionar, se desligar o interruptor, o controle remoto não funcionará.
    Vi que esse esquema de ligação, cada interruptor tem 3 ligações, mas a tomada tem só duas ligações, correto? alguma forma de solucionar isso?

18. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Fala Chaze,

Você pode colocar um interruptor com IR, veja:

http://shop.ebay.com/i.html?_trkparms=65%253A12%257C66%253A2%257C39%253A1%257C72%253A4726&rt=nc&_nkw=ir+dimmer&_dmd=2&_trksid=p3286.c0.m14&_vc=1

.

Ou você pode colocar o sensor no interruptor e controlar ele ali mesmo, neste caso você quer fazer um circuito independente para o IR e para a lampada, certo? Fica complicado pois o sensor precisa de energia para funcionar, o unico modo seria colocar duas instalações ou usar um dimmer + IR control + interruptor normal, veja este:

http://cgi.ebay.com/LUTRON-MIR-603T...004?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a642a8f74

19. chazevedo

chazevedo Usuário

Desde 5 Jan 2007
    Rio de Janeiro
    No caso seria um espelho com 5 interruptores, então fica complicado usar 5 desses interruptores de controle remoto.
    O que eu queria na verdade é que ficasse independente o interruptor do controle remoto, sem ter que um estar ligado para o outro funcionar, entende? Mas como vc disse, a tomada de controle remoto precisa de energia pra funcionar o que inviabiliza uma ligação paralela... Acho que não tem jeito mesmo de fazer como eu quero... :(

20. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Chaze,

O unico jeito de fazer este processo que você quer seria colocando dois interruptores, um com controle remoto e outro manual, correto?...

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso