Anúncio do HT Forum

Tutorial Completo: Como Clonar/Trocar/Aumentar o HD do PS3 sem perder nada!

Discussão em 'PlayStation' iniciada por elio_filho, 25 Set 2012.

1. elio_filho

elio_filho Usuário

Desde 24 Out 2008
    Pessoal, depois de muito pesquisar e não encontrar nenhuma solução prática e rápida para clonar o HD do PS3, aprendi a fazer backup completo de tudo, saves, trofeus, configurações, etc etc etc.

Fiquei tão feliz que resolvi postar aqui como troquei o HD de 80Gb do meu PS3 por um de 250Gb sem nenhum esforço. De brinde fiquei com o HD antigo perfeito, como backup para qualquer emergência ou para ser formatado e usar como disco externo normal de computador.

Quem quiser pode clonar o HD periodicamente e ter um backup completo do seu sistema para o caso de pane do HD interno do PS3, sem risco de perder os saves protegidos e demais coisas chatas de baixar da PSN, como os updates infinitos e enormes do GT5.

Lembrando que os HDs trocados funcionarão APENAS no PS3 antigo, o procedimento não vale para piratarias, clones, essas papagaiadas que inventam para bagunçar. A idéia é trocar os HDs pequenos originais do PS3 por outros de qualqyer tamanho, como 500Gb ou 1Tb, sem perder nenhum dado do PS3, nenhuma foto ou música sumirão! :aplauso:

MATERIAL NECESSÁRIO:

1) 01 Pendrive vazio (1Gb basta)

2) 02 Cases de HD SATA USB (um case receberá o HD velho do PS3, o outro o HD novo)

3) 01 programa free chamado EASE US DISK COPY - http://www.easeus.com/disk-copy/

4) 03 portas USB do computador/notebook/netbook/blablabla;

ATENÇÃO: recomendo enormemente que seja usado um NOTEBOOK/NETBOOK ou computador que tenha NO-BREAK. Se faltar energia no meio do backup tenho receio de estragar algum dos HDs, então havendo baterias pra segurar o processo até o fim seria importantíssimo!

Continua...

2. elio_filho

elio_filho Usuário

Desde 24 Out 2008
    TUTORIAL:

1) Baixe o programa mencionado acima, o EASEUS (45Mb) e rode, não precisa instalar;

2) Plugue o pendrive vazio na USB;

3) Rode o EASUS e deixe ele formatar o pendrive, que virará um disco de boot. Deixe o pendrive espetado lá.

4) Depois de formatar o pendrive certinho, DESLIGUE O COMPUTADOR = este passo é importante para evitar que o sistema operacional tente ler ou gravar o HD do PS3 e com isso vc perca todos seus dados criptografados pelo PS3;

5) DESLIGUE O PS3 DA TOMADA. Só então remova o HD antigo do PS3 cuidadosamente para não espanar nenhum parafuso;

6) Prepare o primeiro case SATA: coloque o HD antigo do PS3 e plugue numa USB do computador;

7) Prepare o segundo case SATA: coloque o HD novo que irá para o PS3 e plugue em outra USB do computador;

8) Ligue o computador e escolha como disco de boot o pendrive com o EASEUS;

9) Quando o computador iniciar dentro do programa EASEUS, escolha a opção DISK COPY. Esta é a opção que copiará o HD antigo para o novo, 1:1, byte por byte;

10) Escolha como SOURCE o HD antigo do PS3, que dependendo do seu PS3 será 40gb ou 80, 120, 160, 320... O meu era 80Gb;

11) Escolha como DESTINY o HD novo do PS3, que será do tamanho do HD novo que vc escolheu. O meu era 250Gb;

12) Preste atenção que ambos os discos aparecerão como "UNMOUNTED" devido ao sistema de arquivos maluco e criptografado do PS3, mas pode avançar sem medo;

13) Dependendo do tamanho dos seus HDs a cópia poderá demorar entre 1h e 6h. Aqui, 80Gb --> 250Gb demorou 1:30h, isso pq meu notebook é lentinho;

14) Quando terminar a clonagem o HD novo automaticamente será redimensionado para seu tamanho máximo, ou seja, o PS3 enxergará o HD com novo tamanho como se ele nunca tivesse saído de dentro do videogame;

15) DESLIGUE O COMPUTADOR quando tudo terminar e remova os cases das portas USB.

16) Remova o HD novo do case, remonte ele no PS3, mantenha a calma p/ não fazer as coisas correndo e ter problemas, falta pouco pravc testar se deu certo!

17) Depois de tudo montado certinho no PS3, religue ele na tomada e dê o boot.

18) SUPRESA, tudo continua funcionando do jeito que era, exceto o espaço em disco que aumentou! :D

ATENÇÃO: recomendo usar no PS3 qualquer HD desde que seja 5400rpm. Se possível usar um SSD recomendo, apesar do ganho em velocidade ser insignificante (a criptografia do PS3 é que é o gargalo) pelo menos esquenta pouco.

Dos HDs SATA que testei o de menor aquecimento foi um SAMSUNG 5400rpm 8Mb cache, é o que estou usando e que aquece muito menos do que o original de 80Gb antigo.

PLUS: se depois do processo, indo nas settings do PS3 o tamanho do HD aparecer incorreto basta dar o boot no PS3 abrindo o menu RECOVERY e fazer as opções 4 primeiro e depois a 3. Dica: http://www.semperthree.com/ps3recoverymenu.html

Abraços realizados,

3. LuQ

LuQ Usuário

Desde 1 Abr 2010
    Cuiabá-MT
    Parabéns pelo belo tutorial, vou fazer esse teste brevemente.

4. Betobsb

Betobsb Usuário

Desde 14 Jun 2010
    Uberlândia -MG
    Muito bom!!
    Ótimo saber que funciona.

5. EMERSON GALO DOIDO

EMERSON GALO DOIDO URSO ALVINEGRO - Aqui é GALO!!!

Desde 11 Dez 2008
    Praia do URSO
    Parabéns pelo tópico . Vai ajudar muita gente . No meu caso eu já troquei meu HD seguindo o tópico do amigo Beto . Coloquei um de 500Gb e por enquanto nao vou trocar por outro . Ehehehehe . Tá otimo agora . Um monte de jogo e ainda com muito espaço .

6. mbmendonca

mbmendonca Adding to the void!

Desde 16 Dez 2005
    Vinhedo/SP
    Elio, parabéns pelo tutorial. É uma forma rápida e simples de fazer esse processo chato e demorado.

Abraços

7. elio_filho

elio_filho Usuário

Desde 24 Out 2008
    A maior azia é que a Sony, via PS3, fez um sistema de backup muito azedo e cheio de falhas.

Deveria ter, mas não tem, uma opção "CHANGE INTERNAL DISK" na qual vc plugaria seu HD novo na USB, o próprio PS3 clonaria seu HD interno, validaria o HD novo pelo modelo+serial e depois bastaria tirar o velho e colocar o novo dentro que tudo funcionaria igual.

Mas não, tem de ser uma gambiarreira do caramba... hahahaha :D

Abraços tira o velho, pluga na USB, copia, coloca o novo,

8. handrey

handrey Usuário

Desde 21 Mai 2012
    São José/SC/Brasil

Mano, sabes me dizer se eu fizer essa clonagem ai, meus jogos que baixei da PSN também irão pro HD novo? tenho uns 30GB em jogos, se tiver que baixar tudo denovo to fu.. hehehehe queria um jeito de clonar e principalmente manter os jogos da PSN.

Desde já valeu, abraço.

9. tcabrino

tcabrino EVANDROLO65

Desde 6 Jul 2011
    Campinas, São Paulo
    Saves travados como o de GT5 ainda salvam?

10. Leo_Jedi

Leo_Jedi Usuário

Desde 20 Set 2010
    RJ
    Devidamente agradecido!
    Olha dificil dar uma resposta OFICIAL para uma solução não oficial, mas em tese, ja q o programa faz a cópia 1:1, byte a byte, deve funcionar. Quem tem PSN PLUS, e ja configurou o backup dos saves na nuvem da Sony (e tem tempo de sobrando rsss...), podia fazer o teste.

11. elio_filho

elio_filho Usuário

Desde 24 Out 2008
    Voces leram meu tutorial?

TUDO O QUE ESTIVER NO HD ANTIGO estará no novo usando o método, cada foto, cada MP3, cada save, cada troféu, tudo.

A única coisa que mudará do HD antigo pro HD novo é o espaço livre de sobra para mais games! :D

Abraços repetidos,

12. handrey

handrey Usuário

Desde 21 Mai 2012
    São José/SC/Brasil
    Valeu mano, fiz o processo ontem, troquei o meu HD de 80GB por um de 750, fiz o processo certinho, blz, clonei, coloquei de volta no PS3
    porém antes no meu de 80GB eu tinha 9GB de espaço livre, mas quando coloquei o de 750 ele reconheceu o HD, mostra la que o tamanho do HD é 698GB mas continua os mesmos 9GB livre, entrei no recovery mode como falasse, fiz primeiro a etapa 4, depois a 3, porém não resolveu
    continua constando 9GB livre, alguém sabe o que pode ser?

Abraços

13. elio_filho

elio_filho Usuário

Desde 24 Out 2008
    Não, Handrey. Ali mostra assim, por exemplo:

10Gb/500Gb

10Gb OCUPADOS de 500Gb DISPONÍVEIS. Sacou?

É que pode ocorrer nesse update de aparecer o tamanho do seu HD antigo, daí fazendo o recovery arruma o espaço total disponível.

Abraços esclarecidos,

14. handrey

handrey Usuário

Desde 21 Mai 2012
    São José/SC/Brasil
    Não não, ele mostra espaço disponível/espaço total, ou seja, o espaço ocupado é espaço total - espaço disponível,
    tinha 70GB usado no meu antigo, ou seja, se fosse isso ele mostraria 70GB/700GB e não 9GB/700GB,
    mas estranho que após o recovery ele continua mostrando os 9GB, sendo que teria que mostrar 630GB

Abraços

15. 65080

65080 Usuário

20.937 3.067 1

Desde 10 Out 2008
    Brasil
    Exatamente o que eu ia falar.

O colega Elio se equivocou. O PS3 mostra

Espaço Livre / Espaço Total

Então se ele mostrava (exemplo)

9GB/80GB

E agora mostra

9GB/700GB

Significa que ele não está atualizando o espaço livre corretamente.

A opção do Rebuild Database poderia resolver isso, ou então você poderia experimentar apagar alguma coisa e ver se atualiza o espaço livre.

Caso não dê certo pode ser que essa clonagem não seja 100% funcional então e o tutorial não sirva pro que se propõe.

Supondo que o PS3 crie alguma marcação no disco do tamanho que ele foi formatado (já que o PS3 precisa formatar todo HD novo que você coloca nele) e essa marcação seja clonada, o PS3 nunca vai atualizar o espaço realmente livre.

Pelo visto mais testes serão necessários pra considerar essa solução não-oficial como 100% válida.

16. elio_filho

elio_filho Usuário

Desde 24 Out 2008
    O meu mostra 14Gb / 250Gb, farei alguns testes.

O primeiro será copiar 15Gb no HD do PS3, acima do limite dos 14Gb indicados.

O segundo será apagar alguns dados, deixando um mínimo para o sistema se atualizar na contagem.

Obrigado a todos pela participação, é de modo comunitário que chegaremos a uma solução não-ortodoxa ao sistema ruim de backup oficial do PS3.

Abraços agradecidos,

17. handrey

handrey Usuário

Desde 21 Mai 2012
    São José/SC/Brasil

Pois é, fiz o rebuild database e o restore file system, ambos sem sucesso, continua aparecendo 9GB disponível, ontem não tive muito tempo, mas apaguei algumas músicas, instalei atualização do jogo e ele mexeu o espaço disponível, porém, em cima dos 9GB, hoje irei tentar novamente, estranho é que tudo funcionou bem, jogos da psn q eu tinha no hd e tal, também quero tentar a opção de colocar mais arquivos para estourar esses 9GB para ver se ele da algum erro, ou se aceita ultrapassar o valor disponível.

Abraços

18. handrey

handrey Usuário

Desde 21 Mai 2012
    São José/SC/Brasil
    Com certeza, todo mundo testando a gente vai aperfeiçoando, se funcionar, isso fica perfeito, muito melhor do que o sistema de backup do PS3, pois até agora este foi o unico ponto que fiquei curioso que não deu certo, mas o resto ficou perfeito.

Quando chegar em casa a noite vou dar uma fuçada pra tentar achar uma solução.

Abraços

19. E ai amigo, teve sucesso na sua tentativa?? Meu HD tem 160, tou querendo comprar um de 1TB para colocar nele.

20. elio_filho

elio_filho Usuário

Desde 24 Out 2008
    Ainda não achei uma solução oficial, clonar e fazer o resize do HD foi moleza, só não sabemos ainda o motivo do PS3 continuar marcando o mesmo espaço livre do HD antigo... tem algum macete faltando!

Abraços pesquisando mais sobre o assunto,

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso