Anúncio do HT Forum

TV Digital na Região Bragantina

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por RBNT, 10 Out 2010.

1. RBNT

RBNT Usuário

Desde 11 Fev 2007
    Brasil
    Tópico criado em 10/10/2010 para análise de sinais HDTV que estavam sendo recebidos em Atibaia.

O primeiro sinal HD local em Atibaia ocorreu em 10/10/2013, com o início das operações da Rede Vida HD (canal 19/27.1). Em 2014 houve entrada de mais 3 canais:

- Vanguarda/Globo: 17/48.1
    - Band Campinas: 21/52.1
    - SBT Vale: 15/36.1

Na relação da Anatel, constam ainda para entrada os canais 23 e 51 sem definição de quem sejam as emissoras.

-------------------------
    Áreas abrangidas por este tópico:
    - Atibaia
    - Bragança Paulista
    - Piracaia
    - Bom Jesus dos Perdões
    - Joanópolis
    - Vargem
    - Nazaré Paulista

=========================================================================
    Estou com um receptor Toshiba emprestado, para ver se conseguiria sintonizar algum canal por aqui.

Eu tinha comprado a antena abaixo, para quando começarem a transmitir por aqui (e também ficando como 'backup' pra sintonizar o analógico da retransmissora):

Bom, fazendo a busca não tive muito sucesso. Mas... mas... uma coisa me chamou atenção: canal 18. Em várias vezes que fiz a busca, ficava parado por uns 10s neste e continuava.

O que fiz? Busca manual, e estes são os dados:

Pelo que vi aqui, o canal 18 é a Globo paulistana correto? Mais uma curiosidade: viram a posição que está a antena? Ela está virada para o sentido de MG.

Gostaria saber o seguinte:

1- Qual o mínimo de porcentagem para que consiga ter sintonia?
    2- Se instalar um booster, resolveria o problema? Se sim, me indiquem qual a melhor alternativa e quantos dB (e nesta, claro, eu compraria junto um receptor já que este aqui é emprestado).

O cano instalado possui altura de 1,3 mt, e estou tentando sintonizar na região central de Atibaia.

Aguardo retorno.

Última edição: 1 Mai 2019
  2. GotardI

GotardI TV & Sat

1.806 1.132 611

Desde 27 Dez 2008
    Jundiaí - SP
    Oi euroradiotv,

Vc está sintonizando a Globo HD SP, mesmo com a antena apontada em outra direção. Direcione a antena para a capital, e terá sintonia mais forte do sinal, mesmo sem booster é grande as chances de ter o sinal memorizado e assistível da Globo.

Se vc recebe forte os sinais analógicos de Atibaia, sugiro a instalação de um Booster de 26db, pois um maior pode saturar o sinal e não resolverá.
    Mas antes de instalar um booster, instale uma antena de maior ganho (para os canais Paulistanos, sugiro uma antena banda IV, de preferência da marca Thevear), e cabo RG6 acima de 67% de malha. Veja como será os resultados. Se ainda não for satisfatório, aí sim instale o booster.

Att.

3. RBNT

RBNT Usuário

Desde 11 Fev 2007
    Brasil
    Obrigadão pelo retorno ;)

Então... aí que está uma coisa interessante, e esqueci de falar acima: quando virei a antena pra SP, esse sinal caiu pra 5%. Mas farei esses procedimentos sugeridos sim :)

4. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

6.860 2.478 681

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Continue apontado para o lado que dá mais sinal. Tente o Chuviscômetro/Cachoeirômetro também.

Parabéns pela iniciativa de abertura do tópico. Espero que desde a "Terra do Morango" você consiga fazer bons DX-TVD.
    (y)
    Jonas

5. GotardI

GotardI TV & Sat

1.806 1.132 611

Desde 27 Dez 2008
    Jundiaí - SP
    Pode ser então que sua antena não tenha uma visada boa para a capital e esteja recebendo um sinal refletido. Não existe nenhuma transmissão Digital no canal 18 na região a não ser a Globo SP. Aliás, vc deve estar recebendo o sinal do gap-filler que está no Pico do Jaraguá. Também pode estar havendo interferência analógica da Tv gazeta de Campinas, Canal 18.

Aliás, não detectou sinais HD de Campinas?

sds.

6. RBNT

RBNT Usuário

Desde 11 Fev 2007
    Brasil
    Inicialmente, obrigadão pelo elogio Jonas Negreiros :) Não vejo a hora de começar receber sinais na minha full HD :) Ela está implorando por conteúdos em alta definição :) :) :)

GotardI, estava imaginando isso mesmo. Aliás me lembro que lá pelas idas de 1991-1993, quando a Band transmitia seu sinal VHF pelo Pico do Jaraguá, o sinal chegava perfeito aqui. Agora olhando pelo analógico, o canal 18 não apresenta nenhum sinal disponível.

Agora os de Campinas... esses preciso dar uma olhada, já que recebo com razoável perfeição aqui o sinal da TVB pelo 6 VHF - sendo que a 'visão' para Campinas é mais aberta que SP.

7. RBNT

RBNT Usuário

Desde 11 Fev 2007
    Brasil
    Uma coisa que esqueci de perguntar: qual o mínimo 'aceitável' para ter sinal HD?

8. rafael_netto

rafael_netto Voltando ao forum

Desde 23 Abr 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Isso não existe. Depende das características do sinal. Os medidores do Semp ainda por cima são bugados dificultando uma interpretação.

No meu caso específico a Globo Rio tem sinal estável quando o medidor de cima passa de 70%. Outros canais conseguem funcionar com valores menores.

9. BrunoDTV

BrunoDTV Usuário

Desde 30 Mar 2009
    Surubim/Olinda/PE
    O SNR tem que dar pelo menos 14 pra começar a formar a imagem e 15 para a imagem ficar estavel/fixa, sem quadricular.

10. RBNT

RBNT Usuário

Desde 11 Fev 2007
    Brasil
    Obrigadão :)

11. ffugita

ffugita Usuário

Desde 13 Nov 2007
    SP - SP
    Pra pegar sinal de SP tentaria usar uma antena com ganho maior (proeletronic, thevear, etc), cabos RG6 com maior malha possivel (90%), e conectores de compressão (os mesmos que a tv a cabo usam). Provavelmente vc conseguirá sintonizar ao menos a globo... Experimentar mudar a antena de local, e tentar um mastro com altura maior também ajudará. Mexer a antena poucos metros no telhado podem influenciar em muito o sinal.

12. Fabius_

Fabius_ Usuário

Desde 24 Jul 2008
    Campinas
    Para localizar o sinal de Campinas, você pode usar o Google Earth, mirando com o recurso "linha" da sua antena até estas coordenadas: 22°56'34"S 47°01'36"W, mais ou menos onde estão as antenas do Jardim São Gabriel, onde (ainda) está a totalidade dos canais já em funcionamento.

Os canais que você pode pegar mirando os transmissores de Campinas (por volta de 50km de Atibaia em linha reta) são os seguintes:

UHF - Virtual - Nome - Frequência (em kHz)

16 - 4.1 - Band Campinas - 485143
    28 - 6.1 - TVB - 557143 (talvez dê problema, pois é a mesma frequência do SBT SP)
    42 - 12.1 - EPTV - 641143
    46 - 2.1 - Record - 665143

13. Euroradiotv,
    Bom dia,
    Se você não estiver captando os sinais da Globo SP do reforçador que tem no Pico do Jaraguá, com certeza é o do outro reforçador, que está em Mairiporã.
    Se você colocar uma Banda IV, como o Gotardi disse, e aumentar bastante a altura do mastro, você vai conseguir assistir. Tente também com um booster de 26 dB, de preferência da Thevear.
    Sugiro que você utilize uma antena com uma linha exclusiva para o sinal DX digital, que será ligado no conversor SEMP, e outra antena, com outro cabo, para os sinais analógicos locais, para ligar direto na TV.
    Boa sorte

14. RBNT

RBNT Usuário

Desde 11 Fev 2007
    Brasil
    Opa. Dicas anotadas :)

A Banda IV da Thevear, só vou encontrar na Sta. Ifigênia - busquei mas lojas aqui, e o pessoal não conhece (pra não dizer que são apenas 'vendedores de cabos' :) :) )

Quanto aos canais de Campinas, vou dar uma olhada. Só no caso da Record acho que não pegarei, pois o sinal analógico deles aqui em Atibaia é nesse número.

Os canais SD na retransmissora de Atibaia são esses:

27 - Rede Vida
    36 - SBT
    40 - Cultura
    46 - Record
    49 - Vanguarda/Globo
    52 - Band (sat)

15. Interatividade em Jundiaí !!!

Bom dia à todos!
    Recentemente adquiri uma outra tv Sony Full Hd, sendo esta de 40", e já veio com preparação para Ginga.
    Após eu ter atualizado o firmware, deixei habilitado para a tv me avisar, se tivesse passando algo com interatividade.
    Como eu sou um super noveleiro de plantão ( :D ), ontem a noite, durante Passione, começou piscar no canto da tala um I:ataque:.
    Muito bacana, pois tive acesso a muitas informações, fotos, e até a opção de participar de uma enquete.
    Porém para participar da enquete, precisa de um canal de retorno via internet, que pode ser conectado via cabo, ou até mesmo via wireless.
    A título de follow up, meus sinais HDTV de São Paulo vão muito bem, graças à Deus, pois nem parecem ser DX. Este foi um dos motivos de eu ter investido agora em mais uma tv Full Hd.
    Segue em anexo algumas fotos que postei.
    Um abraço a todos, e uma ótima semana!!!(y)

Interatividade 22.10.10.jpg
    Interatividade Globo SP em Jundiaí 22.10.10.jpg
    Interatividade em Jundiaí GLOBO SP 5.1.jpg
    Interatividade Jundiaí.jpg

16. Dixhon Oil-Sherhul

Dixhon Oil-Sherhul Esperando a Record Ribeirão HD

Desde 27 Jul 2010
    Ribeirão Preto, SP
    Uma cidade que fica entre o Vale do Paraiba, e a região de Campinas, nas beiras na Rod. Dom Pedro I.

Dependente do sinal digital da TV Vanguarda, que apenas olha para as suas geradoras, e esquecem de suas retransmissoras, sendo que, uma delas, seria a cidade de Atibaia.

Vagas para canais Digitas, neste momento, para a cidade de Atibaia:

15 SP Atibaia TVD 0

17 SP Atibaia TVD 0

19 SP Atibaia TVD 0

23 SP Atibaia TVD 0

51 SP Atibaia TVD 0

Quem se arriscaria a dizer em que numero cada emissora vai...

17. Dixhon Oil-Sherhul

Desde 27 Jul 2010
    Ribeirão Preto, SP
    Enquanto as outras afiliadas digitalizam as suas retransmissoras, a TV Vangurda, ainda ficaram nas geradoras.

A TV Vangurda pertence ao Boni, aquele que desenvolve o formato do Big Brother, o No limite, e que apresenta o Fantastico, se não estiver enganado.Se estiver, que me corrijam.A cidade de Atibaia, pertence a TV Vangarda de S.J. dos Campos.Eles disseram que iriam digitalizar Atibaia no fim de Fevereiro de 2012.

18. Dixhon Oil-Sherhul

Desde 27 Jul 2010
    Ribeirão Preto, SP
    Rede Vanguarda lança pedra fundamental da nova sede, em São José dos CamposNo mês em que completa 8 anos, emissora dá um passo para o futuro[​IMG]A Rede Vanguarda lançou hoje (27) a pedra fundamental da sua nova sede. O evento reuniu autoridades, políticos e empresários da região.

O governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, foram recebidos pelos acionistas José de Bonifácio de Oliveira Sobrinho e Roberto Buzzoni.

Alckmin ressaltou a importância da data. "Uma grande conquista para a nossa região, para São Paulo, para o Brasil, uma televisão de excelência, qualidade, tratando das questões da região, discutindo o desenvolvimento, oportunidades de crescimento, emprego, cultura, educação, na área social. Então, é uma grande conquista a nova sede da Vanguarda aqui em São José, um prédio moderníssimo, multimídia. O Vale do Paraíba está ganhando um grande presente, que vai trazer bons frutos à região "

Para o prefeito Eduardo Cury, a construção é motivo de orgulho. "A gente tem muito orgulho. Além da excelência que é a Vanguarda, com esse novo centro de produção nós vamos poder gerar oportunidade para os nossos talentos aqui, para exportar produtos na área de TV e vídeos. Só temos a agradecer essa confiança da Vanguarda aqui na região".
    O empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), disse que as novidades estão por vir. "Os amigos da TV Vanguarda sabem que nós inauguramos as transmissões digitais em junho de 2010 e em novembro deste ano a Vanguarda vai ser a primeira afiliada da Rede Globo de Televisão 100% digital, transmitindo em alta definição toda a sua programação local. Esperamos que daqui a dois anos, quando completarmos os 10 anos, esperamos entregar a nova sede da Vanguarda que não será apenas a sede de uma emissora broadcasting, será uma sede multimídia voltada para a produção de vídeo em diversas áreas e produção de internet, produção para os aplicativos móveis. Será uma tecnologia diferente, totalmente ecológica que nós queremos presentear ao Vale do Paraíba pelo reconhecimento que eles deram ao trabalho da Vanguarda".

Modernidade

A nova sede será um edifício ecológico, projetado com as mais modernas técnicas para conservação do meio ambiente. O projeto está sendo desenvolvido pelo arquiteto Edo Rocha, um dos mais conceituados do Brasil.

A nova sede será construída num terreno entre as Av. Major Naked e Eduardo Cury. Na ocupação conceitual do terreno estão previstos a construção de quatro prédios, sendo um vertical de seis andares onde estarão a Presidência, Admnistração, Comercial e um Glass Estúdio; um bloco de produção para um estúdio de 300m2, redação, switcher, áudio e ilhas de edição; um bloco de exibição com uma Central Técnica, um Controle Mestre e Manutenções e um bloco de serviços.

A construção abrigará a mais moderna tecnologia de TV, permitindo toda produção e exibição da programação e de eventos locais em alta definição. Haverá também uma torre de aproximadamente 102 metros, já aprovada pelo Comar (Comando Aéreo Regional).

História

A Rede Vanguarda completa oito anos de história e se consolida como preferência de TV regional para mais de dois milhões e 500 mil telespectadores. O desenvolvimento da Rede Vanguarda é notável não apenas pela liderança absoluta de audiência, em todas as faixas de horários, mas também pelo talento de seus profissionais.

A Rede Vanguarda surgiu em agosto de 2003, com uma nova geradora em Taubaté e a renovação da emissora em São José dos Campos. Em apenas oito anos, a Vanguarda já foi premiada duas vezes como a melhor TV regional do Brasil.

Com equipamentos digitais de última geração, a Rede cobre uma das regiões mais ricas do estado de São Paulo e do Brasil. São 46 cidades que assistem a programação da Rede Vanguarda no Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região Bragantina.

Em todos os 50 canais da rede, a potência dos transmissores foi ampliada. A Vanguarda adquiriu um conjunto completo de equipamentos de alta definição para os estúdios e para as equipes de externa, para produzir e exibir sua programação em alta definição. Ao todo, são 10 equipes de reportagens e três caminhões para transmissão de links.

Alta definição

Desde julho de 2010 a Vanguarda já transmite em sinal digital nas emissoras de São José e Taubaté e a partir de novembro passará também a produzir todos os seus telejornais e programas em HD.
    Nos próximos quatro anos, essa tecnologia será implantada em mais 80% da rede de retransmissores.

Os investimentos vão provocar grandes mudanças para o telespectador e para anunciantes. Os ganhos de qualidade de imagem e som, associados à programação diferenciada da Vanguarda, vão promover um amplo campo de desenvolvimento para novas abordagens de comunicação.

18h45min - 27/08/2011
    Vanguarda (27/08)
    Rede lança pedra fundamental

19. Jonathan95

Jonathan95 Usuário

2 0 0

Desde 10 Jan 2012
    Atibaia, São Paulo - Brasil
    Também sou de Atibaia,
    moro em uma parte relativamente baixa ao Centro,
    porém muito próximo. Recentemente comprei uma Tv Full HD da Samsung, e como
    todos eu acredito que fazem eu caí na "busca de sinal digital".
    Mas o que venho a dizer não é isso.
    Vc disse que mora no centro, por ser mais alto que aqui (Jd. Cerejeiras),
    pode não ser um fato, mas na minha opinião era praa pegar mais sinal, podemos dizer assim.
    Uso uma antena externa, cabo coaxial simples desses vendidos em depósitos e aqui pegam os seguintes canais em ótima qualidade sem chuvisco e nem fantasma, com excessão do 24 e do 30 que é super chuviscado.

24 - TV ALMG
    27 - Rede Vida
    30 - Tv Aparecida
    36 - SBT
    40 - Cultura
    45 - Globo (EPTV)
    46 - Record
    49 - Globo (Vanguarda)
    52 - Band
    58 - Shop Tour

*Obs: Não uso nenhum tipo de decoder ou booster externo. Minha antena fica mirada com relação a minha localidade em direção ao "Bourbon".

20. RBNT

RBNT Usuário

Desde 11 Fev 2007
    Brasil
    É que acabei tirando a antena lá de fora, porém dos canais aí os não locais só uma correção: o 45 é a Globo Minas. Falo porque em um dia de 'bobeira' estava testando e vi durante o meio-dia um jornal 'MG TV'.

Possivelmente também receba aí o canal 25, da TV TEM de Jundiaí. Aqui em cima até com antena interna a recebo.

O 58 não é mais Shop Tour: virou 'TV Novo Tempo'. E se tiver cobertura, tem também a Vanguarda no canal 63.

Agora sobre o HDTV, está 'de rosca' :) Eu só consegui, como deve ter visto nas páginas anteriores, que só a Globo HD 'manifestou algo' no canal 18 mas com potência fraca (mesmo com um booster de 40db).

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso